• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Kegerator Naja com Freezer horizontal

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Resumo de gastos até o momento:
torre, torneira belga, porta medalhão, extrator tipo S e serpentina com frete R$ 923,00;
taxa de importação R$ 330,00;
cilindro CO2 de 2,3kg cheio R$ 580,00 + R$ 13,80 de frete;
regulador de pressão farmabrás R$ 175,00 + R$ 12,90 de frete;
broca diamantada 40mm R$ 92,00
cooler 12 latas (dia dos pais da escolinha) R$ 75,00
mangueiras 3/8 e 1/4 (2 m cada) e braçadeiras R$ 80,00
-----------------------------------------------------------------
Total R$ 2.281,70

ThiagoSantos

Well-Known Member
Afiliado
31/1/14
Sim, a cerveja irá esquentar na mangueira, terá que isolar termicamente a mesma muito bem, fora isso eu acho necessário circular solução refrigerante da mangueira até a torre, para manter mais gelada e não dar choque térmico, não precisaria se fosse servido numa festa por exemplo que a cerveja não para de sair, porém para uso doméstico, onde vai tirar pelo menos 1 copo por dia, sim é necessário.

@BrunoMiguell @ThiagoSantos
Dae senhores. Sou novo aqui. Também sou de Porto Alegre e estou querendo colocar um kegerator embutido na bancada da cozinha, com torre para duas torneiras belgas. Por enquanto só estou projetando espaço e móvel pq o apartamento ainda não foi entregue, mas será em breve.
No meu caso o kegerator será montado numa adega kitchenaid usada que será adaptada para a temperatura chegar até -2/-3 graus. A adega será embutida no armário da bancada com o tampo de granito em cima.
Minha outra dúvida é se a mangueira que ficará entre o kegerator e a torre não deixará esquentar o chopp, mesmo sendo uma mangueira curta (estou imaginando que terá uns 15, 20cm da saída da adega até o fim da torre). Seria necessário passar algum líquido pela torre para refrigerar o chopp? Poderia ser água ao invés de glicol ou algo do tipo? Minha preocupação é com a cerveja gelada, nem tanto com a torre suando. Seria suficiente um revestimento da mangueira com cobre e isolamento térmico?
Outra coisa, é possível prender a torre diretamente no granito colocando apenas uma bandeja avulsa para gotejamento? Ela é aparafusada?
Alguém aí afim de prestar uma "consultoria remunerada" hehehehe.
Valeu.
Abraço

ThiagoSantos

Well-Known Member
Afiliado
31/1/14
Atualizando sobre a chopeira.

Apesar de ter comprado um freezer novo, o mesmo estragou, ao chamar uma assistência, fui informado que vazou gás pela serpentina interna que fica em volta do aparelho, que a mesma era feita de alumínio e de uma espessura muito fina, me disseram que essa marca (Consul) costuma utilizar esse tipo de serpentina e que geralmente não duram 3 anos, a chance de oxidar é maior ainda caso o aparelho não fique ligado direto, que é o meu caso, só ligava quando tinha barril na naja.

Resumindo, não há conserto, somente refazer toda serpentina de cobre e internamente, irá custar uns R$ 800,00, fica a dica, não comprar freezer com serpentina de alumínio, se comprar, nunca desligue e de preferência procuro por marcas que utilizem cobre, como Metalfrio.

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
No meu caso que irei utilizar a chopeira só em festas da família e com barril locado de no máximo 10 litros para consumo imediato, a refrigeração pode ser dispensada,
Porém estou pensando em algo paliativo para utilizar nestes eventos e dar uma suadinha na torre.
Para quem produz a própria cerveja e o consumo é por período prolongado acho indispensável a refrigeração pois a cerveja neste trecho pode estragar causando risco de contaminação do equipamento.

Sim, a cerveja irá esquentar na mangueira, terá que isolar termicamente a mesma muito bem, fora isso eu acho necessário circular solução refrigerante da mangueira até a torre, para manter mais gelada e não dar choque térmico, não precisaria se fosse servido numa festa por exemplo que a cerveja não para de sair, porém para uso doméstico, onde vai tirar pelo menos 1 copo por dia, sim é necessário.

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Boa Tarde, seguindo com o projeto quase tudo pronto, ligada as mangueiras e já foi colocado no lugar.
Agora só falta o teste com o barril para certificar que não há vazamento.
Usei mangueira de silicone 3/8 atóxica para a linha de chopp e 1/4 para o gás. O cilindro deu um pouco de trabalho para não vazar, tive que recolocar 3 vezes o regulador, e o segredo é caprichar na fita veda rosca e no aperto do encaixe.

Attachments

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Agora só preciso arrumar a sacada que tá uma bagunça....kkkkkkkkk to aproveitando a instalação da choperia e fazendo um mini reforma no restante da sacada.
Quando estiver tudo pronto posto outra foto.

emlucas

New Member
Afiliado
5/6/17
Olá Tiago, boa tarde!
amigo vc pode me informar onde vc comprou essa bandeja?
Comprei a naja dupla, será que esse tamanho da sua seria suficiente?
desde já agradeço a atenção.

ThiagoSantos

Well-Known Member
Afiliado
31/1/14
Comprei de um vendedor do Mercado Livre, não lembro qual, o tamanho é padrão, tanto para as duplas ou triplas.

abs

Olá Tiago, boa tarde!
amigo vc pode me informar onde vc comprou essa bandeja?
Comprei a naja dupla, será que esse tamanho da sua seria suficiente?
desde já agradeço a atenção.

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Conforme prometido seguem as fotos do projeto finalizado. Neste feriado foi a estréia da chopeira que fez sucesso com os cunhados.

Tive um pequeno contratempo com o escape da braçadeira que engata a mangueira na entrada da torneira (que já tinha dado problema na colocação) e perdi 1 litro de chopp no vazamento, mas foi resolvido com a troca da braçadeira.

O projeto é bem compacto, para quem tem pouco espaço é ótimo. No meu caso cabe um barril de até 15 litros (foi o que usei) tranquilamente. A tiragem do chopp ficou em temperatura bem agradável para beber, mesmo com apenas 2 kg de gelo no cooler pequeno.

off topic: Ainda montei um emulador de videogames antigos (Atari, NES, SNES, N64, Dreamcast, Arcade, etc), juntamos a bebedeira com a jogatina dos tempos de infância....rs

Attachments

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Mais alguns detalhes. Não usei a linha de resfriamento da torre, o que não afetou a temperatura do chopp.
A torneira chega a ficar suada, a torre não.
A torre, torneira, serpentina e extratora vieram da china e não tive nenhum tipo de problema com os produtos, sendo os mesmo de qualidade muito boa.
Agora preciso desenvolver um sistema para lavagem do sistema após o uso, sem usar a peça de retrolavagem que não tenho onde instalar.
A mangueira de 3/8 de silicone cabe certinho no bico da torneira de chopp, então vou comprar mais um pedaço desta mangueira, onde vou ligar a mangueira de um lado na saída da torneira de água e do outro no bico da torneira de chopp. Desconecto a linha de chopp da extratora para que a água possa sair e capto a água em um balde. Vou testar depois posto aqui.

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Ficou muito legal seu projeto @wamacedo tive vendo a foto do cantinho onde você colocou o cilindro, o cooler com serpentina e o barril de chope, não sei se você já chegou a ver as medidas de um frigobar pequeno que caiba nesse espaço, assim poderia deixar fixo um barril e tomar choppe todo dia =]

Conforme prometido seguem as fotos do projeto finalizado. Neste feriado foi a estréia da chopeira que fez sucesso com os cunhados.

Tive um pequeno contratempo com o escape da braçadeira que engata a mangueira na entrada da torneira (que já tinha dado problema na colocação) e perdi 1 litro de chopp no vazamento, mas foi resolvido com a troca da braçadeira.

O projeto é bem compacto, para quem tem pouco espaço é ótimo. No meu caso cabe um barril de até 15 litros (foi o que usei) tranquilamente. A tiragem do chopp ficou em temperatura bem agradável para beber, mesmo com apenas 2 kg de gelo no cooler pequeno.

off topic: Ainda montei um emulador de videogames antigos (Atari, NES, SNES, N64, Dreamcast, Arcade, etc), juntamos a bebedeira com a jogatina dos tempos de infância....rs

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Ficou muito legal seu projeto @wamacedo tive vendo a foto do cantinho onde você colocou o cilindro, o cooler com serpentina e o barril de chope, não sei se você já chegou a ver as medidas de um frigobar pequeno que caiba nesse espaço, assim poderia deixar fixo um barril e tomar choppe todo dia =]
Olá @thiagodifoiz obrigado pelos elogios. O tamanho do espaço é muito pequeno (33x52x62) (LxPxA) e não cabe um frigobar. E também como alugo o barril para algumas festinhas com os parentes o uso acaba sendo eventual e devolvo o barril em 2 dias no máximo.

Mas depois que montamos sempre temos algo a evoluir no projeto, e quem sabe nas próximas evoluções ....rs

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Eu consegui achar um frigobar de 130 Litros, esse final de semana irei ver as medidas internas, é quase certo que irá caber 2 PM de 19 litros sem precisar escavar.

SergioGraciano

Well-Known Member
Afiliado
17/6/16
Boa tarde,

Primeiramente parabéns pelo projeto, muito bonito mesmo.
Gostaria de pedir uma opinião: Será que fica bom se eu rosquear a torneira (que não seja refrigerada) diretamente no freezer? O barril já vai estar gelado, então pensei em ligá-lo à torneira direto, sem passar nem por serpentina e nem refrigerar a torneira, será que da certo e fica bom?
Qual seria a torneira mais indicada para fazer da forma que falei?

Grato!

wamacedo

Member
Afiliado
21/2/17
Sergio na internet temos diversos projetos de kegerator (refrigerador + chopeira) e funcionam perfeitamente. Quanto a torneira acho que é muito de gosto pessoal e a que mais vejo neste tipo de projeto é a italiana.

E gosto da torneira belga pela beleza.

Boa tarde,

Primeiramente parabéns pelo projeto, muito bonito mesmo.
Gostaria de pedir uma opinião: Será que fica bom se eu rosquear a torneira (que não seja refrigerada) diretamente no freezer? O barril já vai estar gelado, então pensei em ligá-lo à torneira direto, sem passar nem por serpentina e nem refrigerar a torneira, será que da certo e fica bom?
Qual seria a torneira mais indicada para fazer da forma que falei?

Grato!

RicardoPittas

Member
Afiliado
23/11/17
Renato, o freezer gela o barril, eu ainda estou testando a regulagem do TIC porque aqui em Porto Alegre estamos passando por uma onda de calor muito alta e a sala do meu apartamento é toda envidraçada, a meia noite ainda esta batendo 35 graus, o freezer agora esta "setado" para -2 graus, o sensor do TIC está dentro de um copo cheio de água. O barril está equilibrado nesta temperatura, meu problema no momento é o reservatório de álcool para refrigerar a naja (metal), como a temperatura externa está muito alta >30ºC, a troca de calor na naja é maior que a do reservatório dentro do freezer, o que acaba esquentando o álcool, não esfriando corretamente o metal da naja.

A cerveja saiu bem gelada, porém, como o metal da naja está mais quente que a cerveja, há um aumento de temperatura que faz sair com mais espuma um meio copo.

Para resolver isso vou fazer um reservatório maior (>3,6L) e com paredes de inox ou alumínio para que a transferência térmica dentro do freezer seja maior.

Hoje o álcool circula pela naja a 7ºC...

O link era este mas parece que o vendedor não vende mais http://www.aliexpress.com/item/Single-hole-Beer-tower-Snake-shape-Beer-column-beer-brewing-equipment-asseccories/954458476.html
Na época paguei 60,70 dólares na naja.

Este link é de outro vendedor que era mais caro do que eu comprei, porém com maiores qualificações...
http://www.aliexpress.com/item/One-way-cobra-beer-tower/912245996.html

abs
Conseguiu resolver o problema do álcool e temperatura e fazer a torre congelar?

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Eu desisti de montar com um frigobar, pra começar não acha nos usados facilmente, quando acha um frigobar é daqueles antigos barulhento.
Acabei comprando uma geladeira slin semi-nova 240 litros da consul por 400 reais. Comprei uma torre de inox para 2 torneiras nos EUA e mandei por navio para cidade vizinha aqui na fronteira de minha cidade. Chegou hoje depois de 50 dias, se alguém tiver interesse amanha pego ele e posto foto aqui no grupo, paguei 60 dólares e vendo pelo mesmo preço.

2