Kegerator -FRIGOBAR Consul 120L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Urso

Active Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
26
Reaction score
16
Boa Tarde Pessoal,

Meu nome é Luciano, sou de SP (zona sul) e cervejeiro a uns 5 anos aproximadamente, no processo natural de evolução dos equipamentos hoje estamos com capacidade de 120L. Acabamos por abolir completamente o envase em garrafas, priming e etc e o resultado é que tivemos um salto de qualidade na cerveja absurdo.
Por esse motivo surgiu a necessidade de criar um kegarator que fosse suficiente para um post mix de 19 + um menor e tambem o co2 pequeno.
Buscando na OLX acabei comprando um consul CRC12 e resolvi colaborar com os colegas.

O primeiro passo foi desmontar inteiro, lavar com cloro e instalar 4 rodizios para facilitar o deslocamento.
Dei uma quebrada de lixa no corpo, apliquei batida de pedra com o rolinho e depois esmalte sintético preto.
Desmontei a porta e tirei a borracha.
Nas partes plasticas da porta lixei para tirar o brilho, apliquei o priming spray e depois preto fosco spray. E mandei preto fosco spray na porta inteira e por ultimo verniz fosco spray. Esse é o Resultado.
2019-09-17 11.27.13.jpg


Eu queria uma solução que me permitisse ainda usar as prateleiras caso eu queira e para isso eu acabei achando melhor mexer na placa do evaporador.

Na parte de refrigeração, soltei o evaporador fiz 2 pequenos cortes na parte de baixo da placa e com um alicate fui dobrando ambos os lados para livrar do corpo da geladeira na hora de dobrar. Fiz também um furo centralizado na parte de cima para passar a tubulação da torre de 2 torneiras que vou instalar no dia que o nosso maldito correio conseguir me entregar.....

2019-09-17 11.26.18.jpg

2019-09-17 11.26.09.jpg

Na porta eu cortei a base da prateleira de baixo que batia no postmix, passei silicone e colei um perfil de alumínio para evitar absorção de agua pelo poliuretano.
2019-09-17 11.31.08.jpg


Passei o sensor do termostato pelo mesmo canal aonde vai o tubo de gás do evaporador e com isso não precisei furar o corpo do frigobar

Testando temperatura fiz um setup no termostato a -2 e atingiu com muita facilidade, fiquei muito impressionado pois esfria muito e rápido.
2019-09-17 11.25.53.jpg


Por hora é isso pessoal, a hora que chegar a torre com as torneiras que eu comprei no Aliexpress eu coloco aqui o resultado final.

Valeu!
 

Attachments

  • 2019-09-17 11.25.53.jpg
    2019-09-17 11.25.53.jpg
    50.9 KB · Views: 100
  • 2019-09-17 11.31.08.jpg
    2019-09-17 11.31.08.jpg
    53 KB · Views: 98
Já vi relatos que cabem dentro desse frigobar: 1 postmix de 20l, 1 postmix de 10l e o cilindro. Eu só tenho um cilindro e 1 postmix de 20l, mas realmente creio que dê sim!!!
8AA4E013-29E3-48D7-B70A-A9FB1DBB8C71.jpeg
 
Já vi relatos que cabem dentro desse frigobar: 1 postmix de 20l, 1 postmix de 10l e o cilindro. Eu só tenho um cilindro e 1 postmix de 20l, mas realmente creio que dê sim!!!View attachment 122585
Obrigado pela dica! Tenho 3 frigobares Consul 120 e gostaria de fazer um kegeretor com duas torneiras em um deles. Pode enviar fotos internas com detalhes por onde você passou a tubulação da torre naja. Grato!
 
Também quero usar ou um CRC12 ou um RE120 para um kegerator de 2 torneiras.

Alguém fez resfriamento de torre com líquido dentro do frigobar e comportou o volume necessário?

Meu plano é deixar um postmix de 19L, um de 9L e o reservatório de líquido refrigerante dentro do frigobar, o cilindro de CO2 ficaria para fora. A intenção não é congelar a torre (até porque precisaria de um sistema dedicado para isso), apenas resfriar para que não estrague a cerveja na linha e para que consiga extrair desde o primeiro copo sem espuma por variação térmica.

Alguém fez algo parecido com esses frigobares?

Obrigado.
 
Pessoal, estou pensando em fazer um fermentador com esse frigobar. Vocês conseguiriam passar um esquema de como fizeram com o termostato? Ligaram ele direto no motor do frigobar? Obrigado!
 
Obrigado pela dica! Tenho 3 frigobares Consul 120 e gostaria de fazer um kegeretor com duas torneiras em um deles. Pode enviar fotos internas com detalhes por onde você passou a tubulação da torre naja. Grato!

Então, foi bem simples, 1 furo onde passei um tubo de cobre e 3 furos para os parafusos que seguram a torre. No meu caso coloquei o congelador de lado e não precisei furar a placa do congelador. No caso do colega Urso (que iniciou o tópico) pode se ver que ele furou a placa do congelador pois ele manteve a posição do congelador, se eu fosse fazer novamente, faria igual o dele, fica mais bem acabado!
 
Também quero usar ou um CRC12 ou um RE120 para um kegerator de 2 torneiras.

Alguém fez resfriamento de torre com líquido dentro do frigobar e comportou o volume necessário?

Meu plano é deixar um postmix de 19L, um de 9L e o reservatório de líquido refrigerante dentro do frigobar, o cilindro de CO2 ficaria para fora. A intenção não é congelar a torre (até porque precisaria de um sistema dedicado para isso), apenas resfriar para que não estrague a cerveja na linha e para que consiga extrair desde o primeiro copo sem espuma por variação térmica.

Alguém fez algo parecido com esses frigobares?

Obrigado.

A minha torre não é uma Naja, eu mandei fazer e assim não tem a preparação que a Naja tem para o resfriamento, mas tranquilamente vc consegue colocar os 2 postmix e o reservatório de glicol dentro.

Quanto a perder o primeiro chopp, realmente o primeiro não sai perfeito, mas também não sei se o investimento iria compensar no caso de ser feito isso num kegerator, penso que caso vc fosse colocar numa base diferente aí eu iria com certeza, mas no kegerator vai gerar transpiração na torre durante todo o tempo, coisa atualmente só ocorre quando estamos no 3 chopp.
 
Pessoal, estou pensando em fazer um fermentador com esse frigobar. Vocês conseguiriam passar um esquema de como fizeram com o termostato? Ligaram ele direto no motor do frigobar? Obrigado!

Furei na parte traseira, pegou só isopor, e termostato ficou dentro, não anulei o controlador do frigobar, apenas isolei o termostato original para que não desarmasse o motor, se precisar acho que tenho o esquema pra ligar o TIC17 na tomada.
 
Entendi, muito obrigado! Faz um tempo que eu dava uma olhada aqui no forum mas ainda não tinha tido coragem de postar nada. Você tem alguma foto de como ficou esse isolamento do termostato original? Valeu!
 
Entendi, muito obrigado! Faz um tempo que eu dava uma olhada aqui no forum mas ainda não tinha tido coragem de postar nada. Você tem alguma foto de como ficou esse isolamento do termostato original? Valeu!

Fiquei curioso também! O ideal seria arrancar o original, ligar o compressor direto e deixar o controle só para o tic. Um tempo atraz pensei em fazer isso nas minhas geladeiras de fermentação estudei o diagrama e acabei desistindo...
 
Boa Tarde Pessoal,

Meu nome é Luciano, sou de SP (zona sul) e cervejeiro a uns 5 anos aproximadamente, no processo natural de evolução dos equipamentos hoje estamos com capacidade de 120L. Acabamos por abolir completamente o envase em garrafas, priming e etc e o resultado é que tivemos um salto de qualidade na cerveja absurdo.
Por esse motivo surgiu a necessidade de criar um kegarator que fosse suficiente para um post mix de 19 + um menor e tambem o co2 pequeno.
Buscando na OLX acabei comprando um consul CRC12 e resolvi colaborar com os colegas.

O primeiro passo foi desmontar inteiro, lavar com cloro e instalar 4 rodizios para facilitar o deslocamento.
Dei uma quebrada de lixa no corpo, apliquei batida de pedra com o rolinho e depois esmalte sintético preto.
Desmontei a porta e tirei a borracha.
Nas partes plasticas da porta lixei para tirar o brilho, apliquei o priming spray e depois preto fosco spray. E mandei preto fosco spray na porta inteira e por ultimo verniz fosco spray. Esse é o Resultado.
View attachment 122575

Eu queria uma solução que me permitisse ainda usar as prateleiras caso eu queira e para isso eu acabei achando melhor mexer na placa do evaporador.

Na parte de refrigeração, soltei o evaporador fiz 2 pequenos cortes na parte de baixo da placa e com um alicate fui dobrando ambos os lados para livrar do corpo da geladeira na hora de dobrar. Fiz também um furo centralizado na parte de cima para passar a tubulação da torre de 2 torneiras que vou instalar no dia que o nosso maldito correio conseguir me entregar.....

View attachment 122576
View attachment 122577
Na porta eu cortei a base da prateleira de baixo que batia no postmix, passei silicone e colei um perfil de alumínio para evitar absorção de agua pelo poliuretano.
View attachment 122578

Passei o sensor do termostato pelo mesmo canal aonde vai o tubo de gás do evaporador e com isso não precisei furar o corpo do frigobar

Testando temperatura fiz um setup no termostato a -2 e atingiu com muita facilidade, fiquei muito impressionado pois esfria muito e rápido.
View attachment 122581

Por hora é isso pessoal, a hora que chegar a torre com as torneiras que eu comprei no Aliexpress eu coloco aqui o resultado final.

Valeu!
Tudo bom amigo, fiz um parecido com o seu e tive um probleminha vou relatar pra poder ajudar no seu. meu liquido estava congelando na mangueira por ter feito o mesmo furo na parte do evaporador. Fiz uma proteção na mangueira ( extração) para ela não congelar, no meu pensamento ela estava passando muito perto do evaporador e congelava( no controlador -1) coloquei um pedaço de cano pvc mais uma mangueira de compressor de ar e passei a mangueira de extração por dentro, me ajudou muito.
Meu projeto não está finalizado fiquei bem triste por esse probleminha daí está em teste ainda.
Mas me ajudou muito tomara que te ajude
Boa Tarde Pessoal,

Meu nome é Luciano, sou de SP (zona sul) e cervejeiro a uns 5 anos aproximadamente, no processo natural de evolução dos equipamentos hoje estamos com capacidade de 120L. Acabamos por abolir completamente o envase em garrafas, priming e etc e o resultado é que tivemos um salto de qualidade na cerveja absurdo.
Por esse motivo surgiu a necessidade de criar um kegarator que fosse suficiente para um post mix de 19 + um menor e tambem o co2 pequeno.
Buscando na OLX acabei comprando um consul CRC12 e resolvi colaborar com os colegas.

O primeiro passo foi desmontar inteiro, lavar com cloro e instalar 4 rodizios para facilitar o deslocamento.
Dei uma quebrada de lixa no corpo, apliquei batida de pedra com o rolinho e depois esmalte sintético preto.
Desmontei a porta e tirei a borracha.
Nas partes plasticas da porta lixei para tirar o brilho, apliquei o priming spray e depois preto fosco spray. E mandei preto fosco spray na porta inteira e por ultimo verniz fosco spray. Esse é o Resultado.
View attachment 122575

Eu queria uma solução que me permitisse ainda usar as prateleiras caso eu queira e para isso eu acabei achando melhor mexer na placa do evaporador.

Na parte de refrigeração, soltei o evaporador fiz 2 pequenos cortes na parte de baixo da placa e com um alicate fui dobrando ambos os lados para livrar do corpo da geladeira na hora de dobrar. Fiz também um furo centralizado na parte de cima para passar a tubulação da torre de 2 torneiras que vou instalar no dia que o nosso maldito correio conseguir me entregar.....

View attachment 122576
View attachment 122577
Na porta eu cortei a base da prateleira de baixo que batia no postmix, passei silicone e colei um perfil de alumínio para evitar absorção de agua pelo poliuretano.
View attachment 122578

Passei o sensor do termostato pelo mesmo canal aonde vai o tubo de gás do evaporador e com isso não precisei furar o corpo do frigobar

Testando temperatura fiz um setup no termostato a -2 e atingiu com muita facilidade, fiquei muito impressionado pois esfria muito e rápido.
View attachment 122581

Por hora é isso pessoal, a hora que chegar a torre com as torneiras que eu comprei no Aliexpress eu coloco aqui o resultado final.

Valeu!
Tudo bom amigo estou fazendo um projeto parecido com o seu tive um problemas com a extração do liquido, estava congelando, por ter feito o fura na placa evaporadora, a temperatura e muito baixa perto da placa, daí coloquei um cano pvc mais uma mangueira de ar(de compressor) e por dentro a da extração do liquido. Resolveu muito está em teste ainda e não está nada acabado.
Pode ser que te ajude no teu projeto.
Eu acho que fui bem claro mas qualquer dúvida. Pode ser um pouco de exagero da minha parte mas foi oque deu certo.
 

Attachments

  • 15691690023863977222500826146165.jpg
    15691690023863977222500826146165.jpg
    33.2 KB · Views: 478
  • 15691691323576167634540532473183.jpg
    15691691323576167634540532473183.jpg
    21.8 KB · Views: 466
  • 15691691646094001831161608856312.jpg
    15691691646094001831161608856312.jpg
    50.1 KB · Views: 498
  • 20190922_132217.jpg
    20190922_132217.jpg
    42.6 KB · Views: 446
  • 20190922_132806.jpg
    20190922_132806.jpg
    23.9 KB · Views: 429
  • 20190922_132729.jpg
    20190922_132729.jpg
    49 KB · Views: 418
  • 20190922_132350.jpg
    20190922_132350.jpg
    35.3 KB · Views: 399
  • 20190922_132317.jpg
    20190922_132317.jpg
    38.5 KB · Views: 406
  • 20190922_132926.jpg
    20190922_132926.jpg
    33.3 KB · Views: 461
  • 20190922_132834.jpg
    20190922_132834.jpg
    39.8 KB · Views: 427
Tudo bom amigo, fiz um parecido com o seu e tive um probleminha vou relatar pra poder ajudar no seu. meu liquido estava congelando na mangueira por ter feito o mesmo furo na parte do evaporador. Fiz uma proteção na mangueira ( extração) para ela não congelar, no meu pensamento ela estava passando muito perto do evaporador e congelava( no controlador -1) coloquei um pedaço de cano pvc mais uma mangueira de compressor de ar e passei a mangueira de extração por dentro, me ajudou muito.
Meu projeto não está finalizado fiquei bem triste por esse probleminha daí está em teste ainda.
Mas me ajudou muito tomara que te ajude

Tudo bom amigo estou fazendo um projeto parecido com o seu tive um problemas com a extração do liquido, estava congelando, por ter feito o fura na placa evaporadora, a temperatura e muito baixa perto da placa, daí coloquei um cano pvc mais uma mangueira de ar(de compressor) e por dentro a da extração do liquido. Resolveu muito está em teste ainda e não está nada acabado.
Pode ser que te ajude no teu projeto.
Eu acho que fui bem claro mas qualquer dúvida. Pode ser um pouco de exagero da minha parte mas foi oque deu certo.

Muito bem Observado, eu imaginava que isso poderia acontecer mas agora com seu apontamento quando eu for instalar a torre vou pensar em alguma engenhoca para isolar porque a torre que comprei é de 2 torneiras ...
 
Muito bem Observado, eu imaginava que isso poderia acontecer mas agora com seu apontamento quando eu for instalar a torre vou pensar em alguma engenhoca para isolar porque a torre que comprei é de 2 torneiras ...
Vi um projeto com cano de cobre aqui no fórum é uma ideia. Quando fizer o seu passa relatos daí.
 
Tudo bom amigo, fiz um parecido com o seu e tive um probleminha vou relatar pra poder ajudar no seu. meu liquido estava congelando na mangueira por ter feito o mesmo furo na parte do evaporador. Fiz uma proteção na mangueira ( extração) para ela não congelar, no meu pensamento ela estava passando muito perto do evaporador e congelava( no controlador -1) coloquei um pedaço de cano pvc mais uma mangueira de compressor de ar e passei a mangueira de extração por dentro, me ajudou muito.
Meu projeto não está finalizado fiquei bem triste por esse probleminha daí está em teste ainda.
Mas me ajudou muito tomara que te ajude

Tudo bom amigo estou fazendo um projeto parecido com o seu tive um problemas com a extração do liquido, estava congelando, por ter feito o fura na placa evaporadora, a temperatura e muito baixa perto da placa, daí coloquei um cano pvc mais uma mangueira de ar(de compressor) e por dentro a da extração do liquido. Resolveu muito está em teste ainda e não está nada acabado.
Pode ser que te ajude no teu projeto.
Eu acho que fui bem claro mas qualquer dúvida. Pode ser um pouco de exagero da minha parte mas foi oque deu certo.
Boa tarde, Jackson_poa!

Poderia por gentileza me confirmar o tamanho deste postmix que está nas fotos? 19L ou 10L?. Eu tenho um freezer de 120L idêntico a este e minha dúvida é se cabe o postmix de 20L uma vez que ele tem a placa evaporadora que limita o tamanho.

Muito obrigado e boas brejas!
 
Eu não pintei, apenas envelopei e quanto a porta, cortei todo o plástico interno e colei uma placa de acrílico branco, ficou um acabamento bem legal.View attachment 122584

Opa, como fez para cortar o plástico? Descolou a borracha e retirou ele ou cortou mesmo? E lembra a espessura da sua placa de acrílico?
 
Olá Pessoal,

Finalmente chegou a torre que comprei no Aliexpress, achei o acabamento muito bacana, deve dar um pouco de trabalho por conta das torneiras americanas não terem regulagem, mas tá valendo. Só falta arrumar uma pingadeira...

2019-10-24 17.20.07.jpg

Aproveitei e arranquei o termostato original, foi só tirar isolar o terra e ligar junto os dois fios. Fiz uma tampinha tabajara com um pedaço de canaleta....
2019-10-24 17.20.27.jpg
 
Interessante seria instalar uma ventoinha pra jogar o ar frio pra dentro da torre, assim a linha toda fica refrigerada. Existe essa acessório pra vender, mas se você fazer uma adaptação com um cooler consegue a mesma eficácia e barato.

Olá Pessoal,

Finalmente chegou a torre que comprei no Aliexpress, achei o acabamento muito bacana, deve dar um pouco de trabalho por conta das torneiras americanas não terem regulagem, mas tá valendo. Só falta arrumar uma pingadeira...

View attachment 122711
Aproveitei e arranquei o termostato original, foi só tirar isolar o terra e ligar junto os dois fios. Fiz uma tampinha tabajara com um pedaço de canaleta....
View attachment 122712
 
Pensei nisso mas como isolei bem a tubulação só deve espumar um pouco nos primeiros copos até estar tudo gelado... Quando estrear te falo rsrsrsr

Interessante seria instalar uma ventoinha pra jogar o ar frio pra dentro da torre, assim a linha toda fica refrigerada. Existe essa acessório pra vender, mas se você fazer uma adaptação com um cooler consegue a mesma eficácia e barato.
 
Fiz um teste no sistema, um barril de heineken e um mini keg de 5 L. Funcionou perfeitamente, um pouco de espuma na primeiro copo até esfriar tudo mas o resultado foi muito bom.... Se considerar 300 pilas na torre com duas torneiras americanas mangueiras na medida e tal pelo aliexpress, valeu muito a pena....
Fiz uma gambi para ligar o keg de heineken no post mix usando um tubo da beertender + mangueira + carbonator....
 

Attachments

  • kegerator1.jpeg
    kegerator1.jpeg
    45.6 KB · Views: 385
  • 2019-11-04 17.20.43.jpg
    2019-11-04 17.20.43.jpg
    71.6 KB · Views: 331
Last edited:
Olá Pessoal,

Finalmente chegou a torre que comprei no Aliexpress, achei o acabamento muito bacana, deve dar um pouco de trabalho por conta das torneiras americanas não terem regulagem, mas tá valendo. Só falta arrumar uma pingadeira...

View attachment 122711
Aproveitei e arranquei o termostato original, foi só tirar isolar o terra e ligar junto os dois fios. Fiz uma tampinha tabajara com um pedaço de canaleta....
View attachment 122712
Boa noite, desculpa o incômodo, mas vc poderia me dizer como vc cortou a placa do congelador e detalhar um pouquinho mais como vc tirou e isolou o termostato original? Muito obrigado!
 
Boa noite, desculpa o incômodo, mas vc poderia me dizer como vc cortou a placa do congelador e detalhar um pouquinho mais como vc tirou e isolou o termostato original? Muito obrigado!

Fiz um corte pequeno com o tesourão e fui dobrando com cuidado com um alicate grande.
Termostato é simples, voce solta tudo e despluga tudo e joga fora. Vai sobrar 3 fios saindo do frigobar, um verde que é terra e voce só isola e os outros dois voce liga um no outro.
 
Fiz um corte pequeno com o tesourão e fui dobrando com cuidado com um alicate grande.
Termostato é simples, voce solta tudo e despluga tudo e joga fora. Vai sobrar 3 fios saindo do frigobar, um verde que é terra e voce só isola e os outros dois voce liga um no outro.
Muito obrigado!!!
 
Fiz um corte pequeno com o tesourão e fui dobrando com cuidado com um alicate grande.
Termostato é simples, voce solta tudo e despluga tudo e joga fora. Vai sobrar 3 fios saindo do frigobar, um verde que é terra e voce só isola e os outros dois voce liga um no outro.


Urso, bom dia. O kegerator já está em uso? Estou começando a montar o meu. Fiquei curioso sobre o congelamento relatado pelo jackson_poa apesar de o dele não se Consul 120L.

Outra coisa, vc acha que a posição da torre ficou boa? Porque do jeito que vc dobrou a serpentina do evaporador e fazendo o furo que tem nela só dá para instalar mais ou menos por ali, né? Eu ia dobra a serpentina para ficar em pé mas achei o sei jeito bem mais elegante.

Parabéns!!
 
Urso, bom dia. O kegerator já está em uso? Estou começando a montar o meu. Fiquei curioso sobre o congelamento relatado pelo jackson_poa apesar de o dele não se Consul 120L.

Outra coisa, vc acha que a posição da torre ficou boa? Porque do jeito que vc dobrou a serpentina do evaporador e fazendo o furo que tem nela só dá para instalar mais ou menos por ali, né? Eu ia dobra a serpentina para ficar em pé mas achei o sei jeito bem mais elegante.

Parabéns!!

Usei 3 vezes, nenhuma delas congelou a linha. Lugar da torre ficou bom pacas. estou muito satisfeito. Já estou fazendo outro pra deixar na praia rsrsrsr....
Tenho alguns cuidados, quando acabo o churras desengato, meto uma pet com um carbonator e pressão para lavar a linha e depois deixo a linha com alcool 70.
 
Urso, excelente projeto e iniciativa do topico. Tenho o mesmo frigobar e estou estudando de colocar uma torre dupla no meu.

Pros amigos que estão em dúvida sobre quantos post mix cabe. Tenho post mix de 9 e de 19L e cabe um de cada se cortar a prateleira da parte inferior da porta, como o Urso fez.

Urso, sobre o furo no congelador, você usou que tipo de serra? É muito difícil fazer o corte uma vez que o local de trabalho é um tanto apertado? Voce chegou a fazer o isolamento pra nao congelar (q o outro amigo fez no dele e mandou fotos)?

Abraços
 
Segue uma foto com os 2 post mix
 

Attachments

  • IMG-20200621-WA0011.jpeg
    IMG-20200621-WA0011.jpeg
    23.9 KB · Views: 182
Se tiver algum ninja que conseguiu colocar 2 postmix de 19 litros num desses, manda foto e explica como conseguiu. Tô nessa missão hahaha
Valeu
 
Se tiver algum ninja que conseguiu colocar 2 postmix de 19 litros num desses, manda foto e explica como conseguiu. Tô nessa missão hahaha
Valeu
Olha, até dá! porém será necessário fazer alguns ajustes para caber... vou deixar anexas algumas fotos, e caso queira mais detalhes mando outras.
 

Attachments

  • 20200222_144257.jpg
    20200222_144257.jpg
    35.4 KB · Views: 315
  • 20200222_175945.jpg
    20200222_175945.jpg
    26.1 KB · Views: 322
  • 20200222_180337.jpg
    20200222_180337.jpg
    41.5 KB · Views: 318
  • 20200222_180455.jpg
    20200222_180455.jpg
    32.2 KB · Views: 311
  • 20190828_202935.jpg
    20190828_202935.jpg
    45 KB · Views: 297
Olha, até dá! porém será necessário fazer alguns ajustes para caber... vou deixar anexas algumas fotos, e caso queira mais detalhes mando outras.
Muito bom Walney! Suspeitei que tivesse que gastar a parte interior pra caber os dois, vou salvar suas fotos pra um projeto futuro. Só uma pergunta, essa espuma que ficou aparente, não vai gastando com o tempo? Seria melhor dar um acabamento ou pode deixar assim? Caso positivo daria o acabamento com o que? Valeuu a ajuda
 
Olha, até dá! porém será necessário fazer alguns ajustes para caber... vou deixar anexas algumas fotos, e caso queira mais detalhes mando outras.
Walney, como você fez para girar o congelador?
 
Muito bom Walney! Suspeitei que tivesse que gastar a parte interior pra caber os dois, vou salvar suas fotos pra um projeto futuro. Só uma pergunta, essa espuma que ficou aparente, não vai gastando com o tempo? Seria melhor dar um acabamento ou pode deixar assim? Caso positivo daria o acabamento com o que? Valeuu a ajuda
Olá William, tudo jóia?! então, respondendo sua pergunta, primeiramente deixa eu fixar uma observação aqui.

1- Depois que eu "moldei" o interior do frigobar, tive uma sensação que talvez não seria necessário retirar esse quadrante do lado esquerdo. Estão sugiro que se alguém seguir esse mesmo esquema, tente primeiro retirar somente o quadrante do lado direito(lado do controlador de temperatura) e um pedaço logo abaixo no degrau onde fica o motor.

2- quanto sua dúvida referente espuma / isolamento térmico, digo há vc por experiência própria, pelo menos até agora não tive nenhum problema quanto ao isolamento térmico, pois esse material é um tipo de isopor bem firme e me parece que não penetra líquido nele, é como se divesse alguma película que não deixasse atravessar/absorver. Então eu prefiro deixar assim por estética, ao invés de ficar enchendo de produtos ou qualquer outra coisa que prejudique há própria aparência interna, porém vai do gosto de cada um.

3- Agora uma coisa que será inevitável é, ao remover parte do isolamento do lado do controlador de temperatura, vai ser muito impossível nao cortar/romper um ou outro fio que vem do motor para o controlador, pois eles estão bem próximos ao casco parte plástica interna conforme poderá observar nessas outras fotos que deixarei anexas. Mesmo assim não vejo nenhum empecilho nisso, pois é só juntar as pontas dos fios rompidos e fazer isolamento com fita isolante, ou para quem dispunha e queiram uma acabamento mais top, é só usar espaguete termo retrátil que vai ficar show.
Abraço e espero ter sido bem claro no que diz respeito ao projeto em si.Sei que fui um pouquinho há diante nas respostas, porém, achei um tanto quanto necessário e dessa forma evitaremos imprevistos em nossos projetos... cheers 🍻😄
 

Attachments

  • 20200222_180011.jpg
    20200222_180011.jpg
    23.5 KB · Views: 148
  • 20200222_153957.jpg
    20200222_153957.jpg
    33.3 KB · Views: 147
Walney, como você fez para girar o congelador?
Olá Spoock! Quanto ao dobrar a evaporadora, não tem muito segredo, é só ter um pouquinho de paciência e suavidade nos movimentos que vc conseguirá! o sistema em si é bem maleável. Porém em tudo que formos fazer nas nossas vidas existe os prós e contras... Porém vai na fé que vc consegue.

Abraço
 
Olá Spoock! Quanto ao dobrar a evaporadora, não tem muito segredo, é só ter um pouquinho de paciência e suavidade nos movimentos que vc conseguirá! o sistema em si é bem maleável. Porém em tudo que formos fazer nas nossas vidas existe os prós e contras... Porém vai na fé que vc consegue.

Abraço
Walney, obrigado pela resposta.. a minha evaporadora eu já desdobrei mas não girei ela.... acho que para gira-la terei que dobrar ela novamente pois agora não tem espaço para fazer ela girar....

Então, provavelmente antes de desdobra-la você girou ela, certo?

Penso de girar ela para não precisar furar a evaporadora para passar a tubulação para a torneira.
 

Latest posts

Back
Top