• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Kegerator -FRIGOBAR Consul 120L

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Urso

Active Member
Afiliado
3/12/15
Olá Pessoal,

Finalmente chegou a torre que comprei no Aliexpress, achei o acabamento muito bacana, deve dar um pouco de trabalho por conta das torneiras americanas não terem regulagem, mas tá valendo. Só falta arrumar uma pingadeira...

2019-10-24 17.20.07.jpg
Aproveitei e arranquei o termostato original, foi só tirar isolar o terra e ligar junto os dois fios. Fiz uma tampinha tabajara com um pedaço de canaleta....
2019-10-24 17.20.27.jpg

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Interessante seria instalar uma ventoinha pra jogar o ar frio pra dentro da torre, assim a linha toda fica refrigerada. Existe essa acessório pra vender, mas se você fazer uma adaptação com um cooler consegue a mesma eficácia e barato.

Olá Pessoal,

Finalmente chegou a torre que comprei no Aliexpress, achei o acabamento muito bacana, deve dar um pouco de trabalho por conta das torneiras americanas não terem regulagem, mas tá valendo. Só falta arrumar uma pingadeira...

Ver anexo 122711
Aproveitei e arranquei o termostato original, foi só tirar isolar o terra e ligar junto os dois fios. Fiz uma tampinha tabajara com um pedaço de canaleta....
Ver anexo 122712

Urso

Active Member
Afiliado
3/12/15
Pensei nisso mas como isolei bem a tubulação só deve espumar um pouco nos primeiros copos até estar tudo gelado... Quando estrear te falo rsrsrsr

Interessante seria instalar uma ventoinha pra jogar o ar frio pra dentro da torre, assim a linha toda fica refrigerada. Existe essa acessório pra vender, mas se você fazer uma adaptação com um cooler consegue a mesma eficácia e barato.

Urso

Active Member
Afiliado
3/12/15
Fiz um teste no sistema, um barril de heineken e um mini keg de 5 L. Funcionou perfeitamente, um pouco de espuma na primeiro copo até esfriar tudo mas o resultado foi muito bom.... Se considerar 300 pilas na torre com duas torneiras americanas mangueiras na medida e tal pelo aliexpress, valeu muito a pena....
Fiz uma gambi para ligar o keg de heineken no post mix usando um tubo da beertender + mangueira + carbonator....

Attachments

Última edição:

Nando

New Member
Afiliado
23/10/18
Olá Pessoal,

Ver anexo 122711
Ver anexo 122712
Boa noite, desculpa o incômodo, mas vc poderia me dizer como vc cortou a placa do congelador e detalhar um pouquinho mais como vc tirou e isolou o termostato original? Muito obrigado!

Urso

Active Member
Afiliado
3/12/15
Boa noite, desculpa o incômodo, mas vc poderia me dizer como vc cortou a placa do congelador e detalhar um pouquinho mais como vc tirou e isolou o termostato original? Muito obrigado!
Fiz um corte pequeno com o tesourão e fui dobrando com cuidado com um alicate grande.
Termostato é simples, voce solta tudo e despluga tudo e joga fora. Vai sobrar 3 fios saindo do frigobar, um verde que é terra e voce só isola e os outros dois voce liga um no outro.

Nando

New Member
Afiliado
23/10/18
Fiz um corte pequeno com o tesourão e fui dobrando com cuidado com um alicate grande.
Termostato é simples, voce solta tudo e despluga tudo e joga fora. Vai sobrar 3 fios saindo do frigobar, um verde que é terra e voce só isola e os outros dois voce liga um no outro.
Muito obrigado!!!

Afiliado
6/1/19

Urso, bom dia. O kegerator já está em uso? Estou começando a montar o meu. Fiquei curioso sobre o congelamento relatado pelo jackson_poa apesar de o dele não se Consul 120L.

Outra coisa, vc acha que a posição da torre ficou boa? Porque do jeito que vc dobrou a serpentina do evaporador e fazendo o furo que tem nela só dá para instalar mais ou menos por ali, né? Eu ia dobra a serpentina para ficar em pé mas achei o sei jeito bem mais elegante.

Parabéns!!

Urso

Active Member
Afiliado
3/12/15
Urso, bom dia. O kegerator já está em uso? Estou começando a montar o meu. Fiquei curioso sobre o congelamento relatado pelo jackson_poa apesar de o dele não se Consul 120L.

Outra coisa, vc acha que a posição da torre ficou boa? Porque do jeito que vc dobrou a serpentina do evaporador e fazendo o furo que tem nela só dá para instalar mais ou menos por ali, né? Eu ia dobra a serpentina para ficar em pé mas achei o sei jeito bem mais elegante.

Parabéns!!
Usei 3 vezes, nenhuma delas congelou a linha. Lugar da torre ficou bom pacas. estou muito satisfeito. Já estou fazendo outro pra deixar na praia rsrsrsr....
Tenho alguns cuidados, quando acabo o churras desengato, meto uma pet com um carbonator e pressão para lavar a linha e depois deixo a linha com alcool 70.

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Urso, excelente projeto e iniciativa do topico. Tenho o mesmo frigobar e estou estudando de colocar uma torre dupla no meu.

Pros amigos que estão em dúvida sobre quantos post mix cabe. Tenho post mix de 9 e de 19L e cabe um de cada se cortar a prateleira da parte inferior da porta, como o Urso fez.

Urso, sobre o furo no congelador, você usou que tipo de serra? É muito difícil fazer o corte uma vez que o local de trabalho é um tanto apertado? Voce chegou a fazer o isolamento pra nao congelar (q o outro amigo fez no dele e mandou fotos)?

Abraços

Williammm

Member
Afiliado
18/8/19
Se tiver algum ninja que conseguiu colocar 2 postmix de 19 litros num desses, manda foto e explica como conseguiu. Tô nessa missão hahaha
Valeu

Walney

Member
Afiliado
28/11/18
Se tiver algum ninja que conseguiu colocar 2 postmix de 19 litros num desses, manda foto e explica como conseguiu. Tô nessa missão hahaha
Valeu
Olha, até dá! porém será necessário fazer alguns ajustes para caber... vou deixar anexas algumas fotos, e caso queira mais detalhes mando outras.

Attachments

Williammm

Member
Afiliado
18/8/19
Olha, até dá! porém será necessário fazer alguns ajustes para caber... vou deixar anexas algumas fotos, e caso queira mais detalhes mando outras.
Muito bom Walney! Suspeitei que tivesse que gastar a parte interior pra caber os dois, vou salvar suas fotos pra um projeto futuro. Só uma pergunta, essa espuma que ficou aparente, não vai gastando com o tempo? Seria melhor dar um acabamento ou pode deixar assim? Caso positivo daria o acabamento com o que? Valeuu a ajuda

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Walney, como você fez para girar o congelador?

Walney

Member
Afiliado
28/11/18
Muito bom Walney! Suspeitei que tivesse que gastar a parte interior pra caber os dois, vou salvar suas fotos pra um projeto futuro. Só uma pergunta, essa espuma que ficou aparente, não vai gastando com o tempo? Seria melhor dar um acabamento ou pode deixar assim? Caso positivo daria o acabamento com o que? Valeuu a ajuda
Olá William, tudo jóia?! então, respondendo sua pergunta, primeiramente deixa eu fixar uma observação aqui.

1- Depois que eu "moldei" o interior do frigobar, tive uma sensação que talvez não seria necessário retirar esse quadrante do lado esquerdo. Estão sugiro que se alguém seguir esse mesmo esquema, tente primeiro retirar somente o quadrante do lado direito(lado do controlador de temperatura) e um pedaço logo abaixo no degrau onde fica o motor.

2- quanto sua dúvida referente espuma / isolamento térmico, digo há vc por experiência própria, pelo menos até agora não tive nenhum problema quanto ao isolamento térmico, pois esse material é um tipo de isopor bem firme e me parece que não penetra líquido nele, é como se divesse alguma película que não deixasse atravessar/absorver. Então eu prefiro deixar assim por estética, ao invés de ficar enchendo de produtos ou qualquer outra coisa que prejudique há própria aparência interna, porém vai do gosto de cada um.

3- Agora uma coisa que será inevitável é, ao remover parte do isolamento do lado do controlador de temperatura, vai ser muito impossível nao cortar/romper um ou outro fio que vem do motor para o controlador, pois eles estão bem próximos ao casco parte plástica interna conforme poderá observar nessas outras fotos que deixarei anexas. Mesmo assim não vejo nenhum empecilho nisso, pois é só juntar as pontas dos fios rompidos e fazer isolamento com fita isolante, ou para quem dispunha e queiram uma acabamento mais top, é só usar espaguete termo retrátil que vai ficar show.
Abraço e espero ter sido bem claro no que diz respeito ao projeto em si.Sei que fui um pouquinho há diante nas respostas, porém, achei um tanto quanto necessário e dessa forma evitaremos imprevistos em nossos projetos... cheers 🍻😄

Attachments

Walney

Member
Afiliado
28/11/18
Walney, como você fez para girar o congelador?
Olá Spoock! Quanto ao dobrar a evaporadora, não tem muito segredo, é só ter um pouquinho de paciência e suavidade nos movimentos que vc conseguirá! o sistema em si é bem maleável. Porém em tudo que formos fazer nas nossas vidas existe os prós e contras... Porém vai na fé que vc consegue.

Abraço

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Olá Spoock! Quanto ao dobrar a evaporadora, não tem muito segredo, é só ter um pouquinho de paciência e suavidade nos movimentos que vc conseguirá! o sistema em si é bem maleável. Porém em tudo que formos fazer nas nossas vidas existe os prós e contras... Porém vai na fé que vc consegue.

Abraço
Walney, obrigado pela resposta.. a minha evaporadora eu já desdobrei mas não girei ela.... acho que para gira-la terei que dobrar ela novamente pois agora não tem espaço para fazer ela girar....

Então, provavelmente antes de desdobra-la você girou ela, certo?

Penso de girar ela para não precisar furar a evaporadora para passar a tubulação para a torneira.

2

Latest posts