1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Kegerator -FRIGOBAR Consul 120L

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por Urso, 17/9/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 17/9/19 #1

Urso

Urso

Urso

Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Boa Tarde Pessoal,

Meu nome é Luciano, sou de SP (zona sul) e cervejeiro a uns 5 anos aproximadamente, no processo natural de evolução dos equipamentos hoje estamos com capacidade de 120L. Acabamos por abolir completamente o envase em garrafas, priming e etc e o resultado é que tivemos um salto de qualidade na cerveja absurdo.
    Por esse motivo surgiu a necessidade de criar um kegarator que fosse suficiente para um post mix de 19 + um menor e tambem o co2 pequeno.
    Buscando na OLX acabei comprando um consul CRC12 e resolvi colaborar com os colegas.

O primeiro passo foi desmontar inteiro, lavar com cloro e instalar 4 rodizios para facilitar o deslocamento.
    Dei uma quebrada de lixa no corpo, apliquei batida de pedra com o rolinho e depois esmalte sintético preto.
    Desmontei a porta e tirei a borracha.
    Nas partes plasticas da porta lixei para tirar o brilho, apliquei o priming spray e depois preto fosco spray. E mandei preto fosco spray na porta inteira e por ultimo verniz fosco spray. Esse é o Resultado.
    2019-09-17 11.27.13.jpg

Eu queria uma solução que me permitisse ainda usar as prateleiras caso eu queira e para isso eu acabei achando melhor mexer na placa do evaporador.

Na parte de refrigeração, soltei o evaporador fiz 2 pequenos cortes na parte de baixo da placa e com um alicate fui dobrando ambos os lados para livrar do corpo da geladeira na hora de dobrar. Fiz também um furo centralizado na parte de cima para passar a tubulação da torre de 2 torneiras que vou instalar no dia que o nosso maldito correio conseguir me entregar.....

2019-09-17 11.26.18.jpg
    2019-09-17 11.26.09.jpg
    Na porta eu cortei a base da prateleira de baixo que batia no postmix, passei silicone e colei um perfil de alumínio para evitar absorção de agua pelo poliuretano.
    2019-09-17 11.31.08.jpg

Passei o sensor do termostato pelo mesmo canal aonde vai o tubo de gás do evaporador e com isso não precisei furar o corpo do frigobar

Testando temperatura fiz um setup no termostato a -2 e atingiu com muita facilidade, fiquei muito impressionado pois esfria muito e rápido.
    2019-09-17 11.25.53.jpg

Por hora é isso pessoal, a hora que chegar a torre com as torneiras que eu comprei no Aliexpress eu coloco aqui o resultado final.

Valeu!

Arquivos Anexados:

2. 18/9/19 #2

cpancote

cpancote

cpancote

Member

Afiliado:
    13/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Eu não pintei, apenas envelopei e quanto a porta, cortei todo o plástico interno e colei uma placa de acrílico branco, ficou um acabamento bem legal. 9F95AB91-B4E2-4CB0-9CA4-597638D46E29.jpeg

3. 18/9/19 #3

valter.roberto

valter.roberto

valter.roberto

Member

Afiliado:
    16/5/18
    Curtidas Recebidas:
    7
    Olá colegas cervejeiros! E cabem dois postmix nesse modelo?

4. 18/9/19 #4

cpancote

cpancote

cpancote

Member

Afiliado:
    13/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Já vi relatos que cabem dentro desse frigobar: 1 postmix de 20l, 1 postmix de 10l e o cilindro. Eu só tenho um cilindro e 1 postmix de 20l, mas realmente creio que dê sim!!! 8AA4E013-29E3-48D7-B70A-A9FB1DBB8C71.jpeg

valter.roberto curtiu isso.
  5. 18/9/19 #5

valter.roberto

valter.roberto

valter.roberto

Member

Afiliado:
    16/5/18
    Curtidas Recebidas:
    7
    Obrigado pela dica! Tenho 3 frigobares Consul 120 e gostaria de fazer um kegeretor com duas torneiras em um deles. Pode enviar fotos internas com detalhes por onde você passou a tubulação da torre naja. Grato!

6. 18/9/19 #6

renatoat

renatoat

renatoat

Well-Known Member

Afiliado:
    23/7/13
    Curtidas Recebidas:
    82
    Também quero usar ou um CRC12 ou um RE120 para um kegerator de 2 torneiras.

Alguém fez resfriamento de torre com líquido dentro do frigobar e comportou o volume necessário?

Meu plano é deixar um postmix de 19L, um de 9L e o reservatório de líquido refrigerante dentro do frigobar, o cilindro de CO2 ficaria para fora. A intenção não é congelar a torre (até porque precisaria de um sistema dedicado para isso), apenas resfriar para que não estrague a cerveja na linha e para que consiga extrair desde o primeiro copo sem espuma por variação térmica.

Alguém fez algo parecido com esses frigobares?

Obrigado.

7. 18/9/19 #7

Urso

Urso

Urso

Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Ficou muito bacana,eu ia fazer o mesmo mas só pegava a prateleira de baixo, aí cortei e resolveu.

8. 19/9/19 #8

farahlima

farahlima

farahlima

New Member

Afiliado:
    19/9/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pessoal, estou pensando em fazer um fermentador com esse frigobar. Vocês conseguiriam passar um esquema de como fizeram com o termostato? Ligaram ele direto no motor do frigobar? Obrigado!

9. 19/9/19 #9

cpancote

cpancote

cpancote

Member

Afiliado:
    13/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Então, foi bem simples, 1 furo onde passei um tubo de cobre e 3 furos para os parafusos que seguram a torre. No meu caso coloquei o congelador de lado e não precisei furar a placa do congelador. No caso do colega Urso (que iniciou o tópico) pode se ver que ele furou a placa do congelador pois ele manteve a posição do congelador, se eu fosse fazer novamente, faria igual o dele, fica mais bem acabado!

valter.roberto curtiu isso.
  10. 19/9/19 #10

cpancote

cpancote

cpancote

Member

Afiliado:
    13/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    A minha torre não é uma Naja, eu mandei fazer e assim não tem a preparação que a Naja tem para o resfriamento, mas tranquilamente vc consegue colocar os 2 postmix e o reservatório de glicol dentro.

Quanto a perder o primeiro chopp, realmente o primeiro não sai perfeito, mas também não sei se o investimento iria compensar no caso de ser feito isso num kegerator, penso que caso vc fosse colocar numa base diferente aí eu iria com certeza, mas no kegerator vai gerar transpiração na torre durante todo o tempo, coisa atualmente só ocorre quando estamos no 3 chopp.

11. 19/9/19 #11

cpancote

cpancote

cpancote

Member

Afiliado:
    13/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Furei na parte traseira, pegou só isopor, e termostato ficou dentro, não anulei o controlador do frigobar, apenas isolei o termostato original para que não desarmasse o motor, se precisar acho que tenho o esquema pra ligar o TIC17 na tomada.

12. 19/9/19 #12

farahlima

farahlima

farahlima

New Member

Afiliado:
    19/9/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Entendi, muito obrigado! Faz um tempo que eu dava uma olhada aqui no forum mas ainda não tinha tido coragem de postar nada. Você tem alguma foto de como ficou esse isolamento do termostato original? Valeu!

13. 19/9/19 #13

Urso

Urso

Urso

Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Fiquei curioso também! O ideal seria arrancar o original, ligar o compressor direto e deixar o controle só para o tic. Um tempo atraz pensei em fazer isso nas minhas geladeiras de fermentação estudei o diagrama e acabei desistindo...

14. 22/9/19 #14

Jackson_poa

Jackson_poa

Jackson_poa

New Member

Afiliado:
    16/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Tudo bom amigo, fiz um parecido com o seu e tive um probleminha vou relatar pra poder ajudar no seu. meu liquido estava congelando na mangueira por ter feito o mesmo furo na parte do evaporador. Fiz uma proteção na mangueira ( extração) para ela não congelar, no meu pensamento ela estava passando muito perto do evaporador e congelava( no controlador -1) coloquei um pedaço de cano pvc mais uma mangueira de compressor de ar e passei a mangueira de extração por dentro, me ajudou muito.
    Meu projeto não está finalizado fiquei bem triste por esse probleminha daí está em teste ainda.
    Mas me ajudou muito tomara que te ajude
    Tudo bom amigo estou fazendo um projeto parecido com o seu tive um problemas com a extração do liquido, estava congelando, por ter feito o fura na placa evaporadora, a temperatura e muito baixa perto da placa, daí coloquei um cano pvc mais uma mangueira de ar(de compressor) e por dentro a da extração do liquido. Resolveu muito está em teste ainda e não está nada acabado.
    Pode ser que te ajude no teu projeto.
    Eu acho que fui bem claro mas qualquer dúvida. Pode ser um pouco de exagero da minha parte mas foi oque deu certo.

Arquivos Anexados:

15. 23/9/19 #15

Urso

Urso

Urso

Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Muito bem Observado, eu imaginava que isso poderia acontecer mas agora com seu apontamento quando eu for instalar a torre vou pensar em alguma engenhoca para isolar porque a torre que comprei é de 2 torneiras ...

16. 23/9/19 #16

Jackson_poa

Jackson_poa

Jackson_poa

New Member

Afiliado:
    16/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Vi um projeto com cano de cobre aqui no fórum é uma ideia. Quando fizer o seu passa relatos daí.

17. 23/9/19 #17

pgonzal

pgonzal

pgonzal

Member

Afiliado:
    8/4/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa tarde, Jackson_poa!

Poderia por gentileza me confirmar o tamanho deste postmix que está nas fotos? 19L ou 10L?. Eu tenho um freezer de 120L idêntico a este e minha dúvida é se cabe o postmix de 20L uma vez que ele tem a placa evaporadora que limita o tamanho.

Muito obrigado e boas brejas!

18. 24/9/19 #18

Jackson_poa

Jackson_poa

Jackson_poa

New Member

Afiliado:
    16/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa noite é de 19litro

pgonzal curtiu isso.
  19. 24/9/19 #19

guilhermewood

guilhermewood

guilhermewood

New Member

Afiliado:
    18/1/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Opa, como fez para cortar o plástico? Descolou a borracha e retirou ele ou cortou mesmo? E lembra a espessura da sua placa de acrílico?

20. 16/10/19 #20

brunocf1

brunocf1

brunocf1

New Member

Afiliado:
    17/2/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Você tirou todo o plastico ou só recortou um na medida das borrachas? Que cola utilizou para fixar o acrilico?

Compartilhe esta Página