• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Kegerator em geladeira Inverse

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

chazevedo

New Member
Afiliado
22/4/21
Mensagens
1
Localização
Rio de Janeiro
Oi, Pessoal!

Acompanho o fórum a um bom tempo, mas essa é minha primeira postagem.

Estou querendo começar um projeto de montar um Kegerator onde eu tb usaria para fermentar e maturar a cerveja. Moro em apartamento, então ter duas geladeiras para isso está fora de questão.
Me surgiu agora uma oportunidade de pegar uma geladeira inverse usada, 0800 (de graça). Inverse para alguém que não saiba é aquela geladeira com o congelador embaixo.
Procurei pela internet e não vi nenhum projeto em geladeira desse tipo.
Alguém sabe se poderia dar certo? Pensei em fazer a parte do congelador para serviço (arrumar um jeito de trazer as mangueiras pra cima até a torneira que seria instalada) e a parte de cima para a fermentação. Será que seria possível manter uns 18 graus na geladeira e uns 2 no congelador.

Enfim... Estou com dúvidas se é um projeto viável.
 

Pepe.Denis

Well-Known Member
Afiliado
30/7/20
Mensagens
57
Localização
Salto, SP
Chazevedo, tente procurar por projetos feitos com geladeiras Duplex... Como é um conceito de geladeira mais antiga, talvez seja mais fácil de localizar conteúdos.
Na prática, a Inverse é uma Duplex ao contrário.
 

Tiburcio Jobs

Active Member
Afiliado
6/6/18
Mensagens
38
Localização
Guaíra PR
De graça até injeção na testa... Geladeira boa e funcionando então...
Algumas considerações:
Esse balanço de temperatura entre congelador e refrigerador é controlado pelo dumper mecânico. Manter temperatura controlada em duas câmaras a partir de uma fonte de frio não é tão simples.
Ainda não vi alguém que tenha feito serviço e fermentação no mesmo refrigerador ao mesmo tempo.
Sugiro considerar fazer apenas fermentação ou serviço... Não acredito ser viável manter essa diferença de temperatura entre uma câmara e outra.
 

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Afiliado
8/7/21
Mensagens
133
Localização
são bernardo do campo
vish ai é complicado pq a geladeira ligaria pra gelar o freezer de serviço e resfriaria tambem onde esta fazendo a fermentação

quando é assim, o uso comum é do freezer pra guardar estoque de lupulo, copos e destilados kkk

mas ve as possibilidades poxa, de repente vc é pioneiro e lança tendência kkk
 

RodrigoDettmann

Well-Known Member
Afiliado
6/5/18
Mensagens
84
Localização
Rio Grande/RS
Como falaram ali, o compressor gela o freezer e a parte do refrigerador é resfriada por uma passagem de ar que abre e fecha através de um dumper (ele abre e fecha de acordo com a temperatura). Se tu tirar o dumper e achar uma forma de controlar essa abertura do ar, pode ser totalmente viável. Mas claro, vai ter que rolar uma "engenharia". 😅
 
Topo