Kegerator: dicas de frigobar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Boa tarde, amigos,

Estou buscando um frigobar para instalar uma torre com duas torneiras em cima e colocar dentro dois post-mix. Os maiores que vi vendendo são um da Consul de 120 litros (Consul CRC12) e um da Electrolux de 122 litros (Electrolux RE120). Por acaso alguém possui algum dos dois e saberia informar se consigo colocar dois post-mix, mesmo que seja um de 19 litros e outro de 10 litros?

A minha ideia inicial era utilizar um pequeno freezer horizontal da Electrolux (Electrolux H160) mas mesmo ele sendo compacto acabaria atravancando um pouco a minha sala que não é lá das mais espaçosas e a patroa não ficou muito feliz com a ideia...

Aproveitando o embalo, vocês saberiam dizer se existe algum risco em furar o teto do frigobar para instalar a torre?

Agradeço muito desde já!

Abraços,

Chico Mello
 
Ola chico,
acho q não cabe nesses frigobares por causa da altura, acho q o de 10L cabe. Falo isso pq fui com a fita na loja e medi. Mas não fiz o teste de tentar colocar o barril dentro. Se alguém tiver o frigobar,,,

Procurei muito esse H160A aqui em bsb mas não achei em loja física. Queria saber das medidas internas dele, pelos meus cálculos (somente especulação) acho q cabem 4 post mix na horizontal 46x46 cm. Na vertical acho que teria q fazer o colar de madeira igual o pessoal dos keezers fazem de uns 20 cm para atingir 60 de altura. Iria depender do tamanho do degrau do compressor.

abraço
 
Eu tenho um H160A, cabem 2 postmixes de 19l em pé facilmente. a questao é que metade dele tem uma altura e a outra metade tem outra, por causa do motor interno.

Meu plano no futuro é fazer um keezer com madeira aumentando a altura dele o suficiente pra colocar mais dois postmixes em cima do motor.
 
Eu tenho um H160A, cabem 2 postmixes de 19l em pé facilmente. a questao é que metade dele tem uma altura e a outra metade tem outra, por causa do motor interno.

Meu plano no futuro é fazer um keezer com madeira aumentando a altura dele o suficiente pra colocar mais dois postmixes em cima do motor.

Po Raisoshi, quebrou um galhão, valeu mesmo!
Tem ideia de quantos centímetros tem q aumentar pra dar um post mix de 19L?
falou
 
Tá um pouquinho sujo... Kk

Dimensões internas: 48cm x 50cm(frente x profundidade)

Alturas internas: 69cm e 41.5cm

Postmix acho que tem 58.5cm de altura então faltariam 17cm(um pouco mais pra mangueira etc).
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1422687755868.jpg
    uploadfromtaptalk1422687755868.jpg
    33 KB · Views: 2,686
Olá fcamello,

utilizo um frigobar da Electrolux modelo R130 no meu pseudo-kegerator (pseudo porque são só os post-mix dentro com as torneirinhas picnic mesmo) e cabem dois barris de 19L, acredito que um de 19L e outro de 10L seja melhor ainda. Como o frigobar tem um degrau, tenho que colocar um mais ao fundo e o outro mais a frente, de maneira que os barris não ficam lado a lado, mas em diagonal.

Se quiser colocar uma torre, terá que retirar o congelador que fica em cima (até porque com ele não é possível ligar as conexões do barril mais ao fundo). Acho que dá para "abrí-lo" e deixá-lo grudado na parede, como muitos cervejeiros nas suas geladeiras convertidas em câmaras de fermentação.

Se precisar de mais detalhes é só perguntar, abraço!
 
Fala, Lucas,

Obrigado pela resposta! Cara, esse teu frigobar seria perfeito pra mim. Pena que este modelo não está mais à venda na internet... Aliás, tá rolando uma baixa nos estoques de frigobares maiores no mercado. Vou aguardar um pouco pra ver se um modelo como o seu aparece novamente. Valeu demais!

Abraço!
 
Pessoal eu fiz uma adaptação num frigobar RE-120 da Electrolux. Levei numa oficina que conserta refrigeradores pra deslocar o congelador e furar o "teto" pra instalação da torre. Na porta tirei a peça original e coloquei uma chapa de acrílico opaca branca. Cabe um postmix de 19L e um 10L além do cilindro de CO2. Segue foto.
 

Attachments

  • frigobar.jpg
    frigobar.jpg
    156.7 KB · Views: 3,083
Tá um pouquinho sujo... Kk

Dimensões internas: 48cm x 50cm(frente x profundidade)

Alturas internas: 69cm e 41.5cm

Postmix acho que tem 58.5cm de altura então faltariam 17cm(um pouco mais pra mangueira etc).

To pesquisando preços de freezers e gostei muito desse modelo. Se eu colocar um suporte para nivelar os degraus, será que cabe uma bombona de 30L nele?
 
Caraca, Jorge, muito legal! Quero fazer exatamente isso. Por algum motivo não acompanhei mais o tópico e perdi essa tua postagem...

Já estou com este mesmo frigobar e esperando a torre e torneiras chegarem. Se possível, me tira uma dúvida: como você retirou a estrutura interna da porta? Tem alguma manha (parafuso ou pino) ou você foi cortando na marra?
 
Pessoal eu fiz uma adaptação num frigobar RE-120 da Electrolux. Levei numa oficina que conserta refrigeradores pra deslocar o congelador e furar o "teto" pra instalação da torre. Na porta tirei a peça original e coloquei uma chapa de acrílico opaca branca. Cabe um postmix de 19L e um 10L além do cilindro de CO2. Segue foto.
Cabe 2 de 19L se deixar o cilindro de fora ou se montar um suporte pro cilindro de CO2 deitado na parte de cima?

A propósito, pode usar o cilindro de CO2 deitado?
 
fcamello, quem tirou aporta foi o pessoal da oficina que falei. Eu tentei mas não vi parafusos ou presilhas segurando a estrutura original. Eles literalmente "arrancaram" a peça, a chapa foi colocada pra efeito de acabamento.
 
minholi, é exatamente como disse o brandonis, Cabe 1 de 20 e 1 de 10l por causa do degrau do motor/compressor.
 
Pessoal eu fiz uma adaptação num frigobar RE-120 da Electrolux. Levei numa oficina que conserta refrigeradores pra deslocar o congelador e furar o "teto" pra instalação da torre. Na porta tirei a peça original e coloquei uma chapa de acrílico opaca branca. Cabe um postmix de 19L e um 10L além do cilindro de CO2. Segue foto.

Jorge, olhando a foto fiquei na duvida como foi que o congelador foi deslocado.
Quero fazer exatamente o que vc fez, poderia mandar uma foto de como ficou o congelador?
Você é de qual cidade? se for do rio pode indicar a oficina?

vlw!!!!!
 
Fala, Victor! Você já está com o frigobar? Quando comprei (dei sorte e peguei um segunda mão bem barato), olhando para o congelador é bem intuitivo o que você precisa entortar e girar para fazer a placa ficar encostada no fundo. Acabei fazendo tudo em casa, inclusive os furos para instalação da torre (comprei parafusos e porcas de inox em São Cristovão para evitar enferrujar a parte interna do frigobar). No fim das contas consigo colocar lá dentro 1 post de 19L, um de 10L e mais um cilindro de CO2 de 2 kg (nem precisei destruir os plásticos internos da porta). Em cima, uma torre com duas torneiras e só alegria! Moro no Rio tb (Laranjeiras) e se você precisar de alguma ajuda ou quiser ver o esquema do congelador lá em casa é só marcarmos!

Um abraço,

Chico Mello
 
Fala, Victor! Você já está com o frigobar? Quando comprei (dei sorte e peguei um segunda mão bem barato), olhando para o congelador é bem intuitivo o que você precisa entortar e girar para fazer a placa ficar encostada no fundo. Acabei fazendo tudo em casa, inclusive os furos para instalação da torre (comprei parafusos e porcas de inox em São Cristovão para evitar enferrujar a parte interna do frigobar). No fim das contas consigo colocar lá dentro 1 post de 19L, um de 10L e mais um cilindro de CO2 de 2 kg (nem precisei destruir os plásticos internos da porta). Em cima, uma torre com duas torneiras e só alegria! Moro no Rio tb (Laranjeiras) e se você precisar de alguma ajuda ou quiser ver o esquema do congelador lá em casa é só marcarmos!

Um abraço,

Chico Mello

Fala chico. Ainda não comprei o frigobar porque por enquanto o único que tenho certeza q cabe 1pm de 19 e 1 pm de 10, ambos de 23cm de diametro, é o RE120 de 122 litros.
O problema é que ele saiu de linha e agora só usado. O atual, de 120 litros RE122, ainda nao tenho certeza.
Me diz qual o seu modelo da consul? Crc12? Ab ou cb ou ac? Eles mudam a linha mas tb mudam as configurações internas. Então seria legal o modelo exato.
Esse da consul é mais barato q o da electrolux, entao vai me interessar copiar o seu modelo.
Vlw fico no aguardo do modelo
Abc
 
Fala, Victor. Comprei o da Electrolux RE120 usado que achei na olx por uma pechincha (paguei 350 pratas). Te digo que achei até melhor comprar um usado pra não ter tanto medo de furá-lo e mexer na configuração interna. Encapei ele com contact preto fosco e pintei as partes plásticas com spray Colorgin preto. Ficou lindo!
Quanto as mudanças na litragem dos novos modelos, sua preocupação é pertinente. No RE120 acomodo tudo mas no limite. Alguns centímetros a menos aqui ou ali podem te obrigar a cortar parte do revestimento interno o que acho meio perrengue...
Abraço
 
Jorge, olhando a foto fiquei na duvida como foi que o congelador foi deslocado.
Quero fazer exatamente o que vc fez, poderia mandar uma foto de como ficou o congelador?
Você é de qual cidade? se for do rio pode indicar a oficina?

vlw!!!!!

Victor, seguem fotos do congelador. Ele foi esticado pra ficar colado ao fundo do frigobar e foi furado em uma parte que não passa gás. Sou de Fortaleza. Acho que se você levar a uma oficina de reparos de refrigeradores com essas fotos fica fácil pro técnico fazer.

A única cagada que achei foi o cara ter fixado com parafusos que estão enferrujando. No teu caso diz pra colocar parafusos de inox ou plástico.
 

Attachments

  • Frigobar01.jpg
    Frigobar01.jpg
    92.3 KB · Views: 1,211
  • Frigobar02.jpg
    Frigobar02.jpg
    99.2 KB · Views: 1,041
Victor, seguem fotos do congelador. Ele foi esticado pra ficar colado ao fundo do frigobar e foi furado em uma parte que não passa gás. Sou de Fortaleza. Acho que se você levar a uma oficina de reparos de refrigeradores com essas fotos fica fácil pro técnico fazer.

A única cagada que achei foi o cara ter fixado com parafusos que estão enferrujando. No teu caso diz pra colocar parafusos de inox ou plástico.

Jorge,

nunca tinha visto alguém fazer o furo dessa forma, na própria placa. O normal é dobrar e entortar, de forma que o congelador fica em L, mas na lateral e nos fundos, como na foto abaixo.
Esse seu jeito é melhor, mas talvez mas perigoso caso erre o furo, rs....

Ai no seu caso, para prender a torre da torneira no frigobar só tem furo pela parte externa ou dentro (entre o congelador e o teto do frigobar) tem alguma fixação?

vlw!
 

Attachments

  • IMG-20160226-WA0006.jpg
    IMG-20160226-WA0006.jpg
    166.7 KB · Views: 1,032
Victor, seguem fotos do congelador. Ele foi esticado pra ficar colado ao fundo do frigobar e foi furado em uma parte que não passa gás. Sou de Fortaleza. Acho que se você levar a uma oficina de reparos de refrigeradores com essas fotos fica fácil pro técnico fazer.

A única cagada que achei foi o cara ter fixado com parafusos que estão enferrujando. No teu caso diz pra colocar parafusos de inox ou plástico.
Jorge, eu estou com um frigobar de 80L da cônsul que estou fazendo uma adaptação não pra fabricação de cerveja, mas pra gelar mesmo, beber a cerveja na temperatura que quero e me veio a ideia de fazer essa dobra na placa do congelador e encostar na parte de trás do frigobar. Queria saber como você fez isso se foi sozinho, se precisou de alguma ferramente especial, que cuidados devo ter ao dobrar, etc.

O que fiz até agora foi instalar o termostato tic-17 pra regular a temperatura, mas percebi que com a placa nessa posição original perco certo espaço e o consumo de energia aumenta, além de que demora mais tempo se eu setar o frigobar pra uma temperatura mais baixa. Segue fotos do termostato adaptado e do sensor fixado com cola quente dentro do frigobar.
448ea50654c3dd2e0dda3b57a9c62625.jpg
f8c759e41316e478cf9269b70b18421c.jpg
 
Jorge,

nunca tinha visto alguém fazer o furo dessa forma, na própria placa. O normal é dobrar e entortar, de forma que o congelador fica em L, mas na lateral e nos fundos, como na foto abaixo.
Esse seu jeito é melhor, mas talvez mas perigoso caso erre o furo, rs....

Ai no seu caso, para prender a torre da torneira no frigobar só tem furo pela parte externa ou dentro (entre o congelador e o teto do frigobar) tem alguma fixação?

vlw!

O técnico fixou a torre com parafusos que estão fixados só por fora do frigobar mesmo, não atravessou o teto não.
 
Jorge, eu estou com um frigobar de 80L da cônsul que estou fazendo uma adaptação não pra fabricação de cerveja, mas pra gelar mesmo, beber a cerveja na temperatura que quero e me veio a ideia de fazer essa dobra na placa do congelador e encostar na parte de trás do frigobar. Queria saber como você fez isso se foi sozinho, se precisou de alguma ferramente especial, que cuidados devo ter ao dobrar, etc.

O que fiz até agora foi instalar o termostato tic-17 pra regular a temperatura, mas percebi que com a placa nessa posição original perco certo espaço e o consumo de energia aumenta, além de que demora mais tempo se eu setar o frigobar pra uma temperatura mais baixa. Segue fotos do termostato adaptado e do sensor fixado com cola quente dentro do frigobar.
448ea50654c3dd2e0dda3b57a9c62625.jpg
f8c759e41316e478cf9269b70b18421c.jpg

Não fui eu que fiz, levei a uma oficina de refrigeração e o técnico que fez essa "esticada" e o furo no congelador. Ele deve saber onde não passa gás e furou sem danificar o congelador. Achei que ele fez um furo maior que o necessário, pois só precisava passar a mangueira de 1/2".
 
Mas pelo que percebi o único trocador de calor do evaporador é nessa placa do congelador, acho que não passa tubulação nas paredes do frigobar.

De qualquer forma você poderia indicar aqui em Fortaleza o técnico que fez esse serviço pra você?

Att,
Felipe Monte.
 
Cara, estou com um frigobar igual a esse, Consul 80, vou usar para controle de fermentação e maturação. Eu queria virar a placa do congelador de cabeça pra baixo, livrando mais espaço na altura, mas a posição do cano de gás acho que vai impedir qualquer manobra, sob risco de fraturar o cano e inutilizar o aparelho.

Da forma como foi fabricado, não vejo uma forma de simplesmente dobrá-lo.

Se conseguir manejar a placa de refrigeração do seu, por favor coloque fotos, muito me interessa. Abraço.
 
Estou pensando em fazer isso com minha geladeira que uso para fermentação, mas no meu caso pretendo fazer 2 furos na porta para instalar 2 torneiras, será que vou ter problema de vedação ??

Outra dúvida, o cilindro de CO2 pode ficar dentro da geladeira junto com os postmix ??
 
Cara, estou com um frigobar igual a esse, Consul 80, vou usar para controle de fermentação e maturação. Eu queria virar a placa do congelador de cabeça pra baixo, livrando mais espaço na altura, mas a posição do cano de gás acho que vai impedir qualquer manobra, sob risco de fraturar o cano e inutilizar o aparelho.

Da forma como foi fabricado, não vejo uma forma de simplesmente dobrá-lo.

Se conseguir manejar a placa de refrigeração do seu, por favor coloque fotos, muito me interessa. Abraço.

Eu comprei um CRC120 da Consul e pelo que vi a placa do congelador é diferente do modelo da Electrolux. Acho que a placa do Electrolux é mais estreita e basta apenas dobrar para baixo. O da consul tem uma saliência que não permite isso.
De qq forma é possível dobrar o da Consul sim, olha a foto abaixo.
Não é meu e ja esqueci quem me enviou essa foto. Mas é possível.
 

Attachments

  • consul.JPG
    consul.JPG
    42.4 KB · Views: 1,212
  • consul frente.JPG
    consul frente.JPG
    27.2 KB · Views: 1,034
É verdade, analisando aqui o aparelho, parece ser possível dobrar a parte inferior do congelador em direção ao fundo. Porém, o tamanho da placa "pra frente" é maior do que o espaço que existe para dobrá-la para "trás/fundo". No caso da foto imagino tenham havido recortes.

Como não é uma questão determinante no meu caso por agora, vou continuar de olho, caso veja um projeto com mais detalhes. Essa adaptação iria permitir um uso de baldes de maiores litragens e facilitar outras coisas, pois o degrau do motor limita muito o diâmetro de baldes, e a placa do congelador a altura de galões. Enfim, é um frigobar, afinal.

Agradeço por compartilhar, ficarei atento.

Abraço.
 
Pessoal,

Arranjei um Frigobar já. Um Electrolux R130, mas agora estou atrás da torre de chope que vi algumas pessoas postarem por aqui.

Alguém sabe aonde comprar esta torre a um preço módico??

Valeu!
Abraço!
 
Pessoal,

Arranjei um Frigobar já. Um Electrolux R130, mas agora estou atrás da torre de chope que vi algumas pessoas postarem por aqui.

Alguém sabe aonde comprar esta torre a um preço módico??

Valeu!
Abraço!

Eu deixei de comprar esse frigobar pois o congelador era fechado e não iria conseguir dobrar ele....
vc tem certeza que consegue colocar a torre?

Com relação à torre, acho que só la fora. Indico a www.chicompany.net/
ou um projeto DIY: http://byo.com/hops/item/2407-build-a-draft-tower - esse não conheço que já fez.
 
Fala, Victor!! blz?

Cara peguei ele hoje... Dá para abrir tranquilo a placa dele (foto), porém ainda não sei como vou dobrar... Se alguém tiver alguma sugestão... Estou pensando até em trocar a placa de repente... Alguém já fez isto neste frigobar??

Se conseguir dobrar direito cabe até dois post mix 19l e o cilindro no fundo...

Quanto a torre achi legal a do primeiro link, porém eles entregam isto no Brasil? Conhece alguém que já tenha importado isso? Tem que pagar imposto? Quanto tempo demorou para chegar??

Bom valeu as dicas... Gostaria de tentar achar de algum fornecedor aqui no Brasil... Mas estou indo para os EUA em Agosto, se for o caso uso minha torneira picnic até lá...

Abraço!!!
 

Attachments

  • IMG_4651.jpg
    IMG_4651.jpg
    155.2 KB · Views: 856
O unico problema dessa torre DIY é que o liquido que ficar dentro da mangueira acima do Kegerator vai esquentar!!
 
Eu comprei um CRC120 da Consul e pelo que vi a placa do congelador é diferente do modelo da Electrolux. Acho que a placa do Electrolux é mais estreita e basta apenas dobrar para baixo. O da consul tem uma saliência que não permite isso.
De qq forma é possível dobrar o da Consul sim, olha a foto abaixo.
Não é meu e ja esqueci quem me enviou essa foto. Mas é possível.

Conseguiu dobrar a placa do seu frigobar Victor? O postmix de cima consegue conectar naquele espaço que sobra? Tem como postar umas fotos pra gente ver como ficou.
Valeu
 
Fala, Victor!! blz?

Cara peguei ele hoje... Dá para abrir tranquilo a placa dele (foto), porém ainda não sei como vou dobrar... Se alguém tiver alguma sugestão... Estou pensando até em trocar a placa de repente... Alguém já fez isto neste frigobar??

Se conseguir dobrar direito cabe até dois post mix 19l e o cilindro no fundo...

Quanto a torre achi legal a do primeiro link, porém eles entregam isto no Brasil? Conhece alguém que já tenha importado isso? Tem que pagar imposto? Quanto tempo demorou para chegar??

Bom valeu as dicas... Gostaria de tentar achar de algum fornecedor aqui no Brasil... Mas estou indo para os EUA em Agosto, se for o caso uso minha torneira picnic até lá...

Abraço!!!


Cabe dois de 19L sem alterações no interior? pode colocar uma foto com ele montado?

Valeu
 
Frigobar Electrolux 120 com algumas modificações.
Os torpedos são um pouco mais largos que os kegs de alça emborrachada, +-1cm, foi necessario cavar uns 2 cm de cada lado na espuma.
No degrau sobra espaço p colocar um cilindro de aluminio 2,3kg
 

Attachments

  • kegarator.jpg
    kegarator.jpg
    73.4 KB · Views: 857
  • kegarator2.jpg
    kegarator2.jpg
    106.4 KB · Views: 920
  • kegarator3.jpg
    kegarator3.jpg
    112.7 KB · Views: 916
  • kegarator4.jpg
    kegarator4.jpg
    100.5 KB · Views: 813
  • kegarator5.jpg
    kegarator5.jpg
    71.8 KB · Views: 795
Frigobar Electrolux 120 com algumas modificações.
Os torpedos são um pouco mais largos que os kegs de alça emborrachada, +-1cm, foi necessario cavar uns 2 cm de cada lado na espuma.
No degrau sobra espaço p colocar um cilindro de aluminio 2,3kg


Andre
Esse frigobar é o Modelo RE120 ?
Poderia informar as dimensões internas dele ?

Valeu [emoji106]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top