Kegerator Consul Frostfree CRB39 342litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rick Morais

Member
Joined
Jul 13, 2020
Messages
6
Reaction score
8
Location
Sao Paulo
Olá pessoal

Este não é bem um tópico DIY, mas vai servir para quem quiser replicar...
Depois de uma experiencia frustada com uma geladeira usada para fazer de Kegerator, com a permissão especial da diretoria (esposa) eu meti o pé e comprei uma geladeira 0km.
A escolhida foi a Consul Frostfree CRB39 de 1 porta e 342litros. A parte do congelador é totalmente desmontável e ela vai ficar totalmente livre na parte de dentro gerando máximo espaço para os barris.
Como perderei a garantia de fábrica, resolvi investir também para alguém instalar o controlador TC900e-Power e toda fiação necessária para fazer um projeto bonito, funcional e bem feito.

Devo recebê-la nos próximos dias e vou postando nesse tópico as impressões. Autorizei o técnico Lucas Alves da empresa Consertolândia de São Bernardo do Campo, a fazer um vídeo sobre esse projeto com os detalhes.
Segue:


Ainda falta adesivar e colocar as torneiras (2). Mas vamos com calma, que toda braquiária 💰que tinha no bolso foi embora...:(


Seguiremos com updates.
Abraço
Rick Morais
 
boa tarde Rick essa sua geladeira é a mesma da minha tbm tô fazend o um kegerator nela tbm removi o congelador coloquei o tic nela por fora porem não mexi na estrutura se vc deixar em super frio ela chega a - 6 °c fiz um teste aqui o que fiz foi colocar o sensor dentro de uma garrafinha de agua mineral com alcool 70 e deixei ela setada pra dar - 1,7°c histerise de 00.4 to fazendo testes ainda não furei so to deixando barril de chopp dentro pra ver no que dá
 
Muito legal o projeto! Eu tenho uma CRB39 que uso como kegerator (já tem duas torneiras, falta mais uma) e é a geladeira ideal para o cervejeiro por ter o congelador desmontável.
 

Attachments

  • 20200705_144859.jpg
    20200705_144859.jpg
    35.4 KB · Views: 176
Muito legal o projeto! Eu tenho uma CRB39 que uso como kegerator (já tem duas torneiras, falta mais uma) e é a geladeira ideal para o cervejeiro por ter o congelador desmontável.
Internamente como que fica? cabe quantos post mix de 19L? Se rolar mada uma foto de dentro!
E ela chega tranquilo em 0ºC?
 
Muito legal o projeto! Eu tenho uma CRB39 que uso como kegerator (já tem duas torneiras, falta mais uma) e é a geladeira ideal para o cervejeiro por ter o congelador desmontável.
opa beleza vc não usou tic para controle deixou ela original? qual regulagem que vc tá deixando pra não congelar a cerveja ajustou tbm a velocidade do ventilador?
 
Cara, chega muito tranquilo a 0 graus, especialmente se você desmontar o congelador, a geladeira tem um sistema de ventilação muito bom.

Ela é bastante espaçosa também, acredito que caibam 3 postmixs de 19 litros com jeitinho: desmontando as prateleiras da porta, deixando um suporte para apoiar os postmixs que vão ficar na parte de trás, e deixando só a grade mais superior dentro da geladeira. Medi rapidamente aqui, a parte interna tem 46 cm de profundidade e 53 cm de largura, o degrau do compressor 23 cm de altura e do piso até a grade mais alta onde etão as cervejas cerca de 85 cm. (Atentar que existe um modelo muito parecido, mas um pouco menor, que é o CRB36).

Para controle de temperatura estou usando o bom e velho STC-1000 direto na energia principal, e tem funcionado sem problemas até agora (programado para 2,5ºC +- 0,5ºC), nenhuma formação de gelo até o momento. Mas certamente essa solução com o full gauge é muito mais interessante.
 

Attachments

  • 20200915_214943.jpg
    20200915_214943.jpg
    45.7 KB · Views: 372
  • 20200915_214959.jpg
    20200915_214959.jpg
    47.4 KB · Views: 356
Last edited:
Cara, chega muito tranquilo a 0 graus, especialmente se você desmontar o congelador, a geladeira tem um sistema de ventilação muito bom.
(...)
Boa.. Valeu demais..
Essa geladeira parece ideal mesmo!!
 
montei tbm meu kegerator ficou com 3 torneiras na consul frost free 342 litros não estou utilizando nenhum controlador após muitos testes ela gela bem no ajuste 3 de temperatura com ventilador posição verão mantive a parte inferior do congelador só retirando a porta coloquei espuma isolante nas mangueiras que vai da torneira para os barris para evitar possivel congelamento dai que tá a varios dias já funcionando gela muito bem a cerveja fiz um monitoramento a parte com um termometro dentro pote com e parte de alcool e água , tá chegando a -,1,0 grau negativo assim mantive as caracteristicas normais da geladeira já que ela é frost free em certo momento ela aciona o degelo automatico certinho depois eu posto as fotos
 
Boa tarde, tenho uma geladeira frost free e ainda não consegui fazer com que a cerveja chegue a 0º. Estou pensando em furar a parte de baixo do congelador e instalar um cooler, mas não tenho muito conhecimento. Alguém já fez algo parecido?
 
Boa tarde, tenho uma geladeira frost free e ainda não consegui fazer com que a cerveja chegue a 0º. Estou pensando em furar a parte de baixo do congelador e instalar um cooler, mas não tenho muito conhecimento. Alguém já fez algo parecido?
a sua geladeira então deve ser aquela de 2 portas ? congelador separado.. dá uma olhada no youtube busca kegerator parece que vi uma que tinha 2 portas e o cara explicava como fazer
 
Tenho a versão de 300 litros, que possui a mesma largura e profundidade, sendo apenas mais baixa que a de 342 litros.
Não fiz a furação para colocar as torneiras na porta, estou extraindo direto do postmix. Cabem 4 tranquilamente.
Outra coisa legal que achei nessa geladeira é que já tem um furo que utilizei para passar a mangueira do CO2, fica logo atrás de onde ficava a caixa de verduras.
Como já citaram anteriormente, a geladeira funciona muito bem sem o uso do controlador de temperatura, apenas com o controle original.

20201015_132100.jpg
 
Tenho a versão de 300 litros, que possui a mesma largura e profundidade, sendo apenas mais baixa que a de 342 litros.
Não fiz a furação para colocar as torneiras na porta, estou extraindo direto do postmix. Cabem 4 tranquilamente.
Outra coisa legal que achei nessa geladeira é que já tem um furo que utilizei para passar a mangueira do CO2, fica logo atrás de onde ficava a caixa de verduras.
Como já citaram anteriormente, a geladeira funciona muito bem sem o uso do controlador de temperatura, apenas com o controle original.

View attachment 124907
Legal se vc colocar as torneiras na porta vai ficar melhor ainda
 
Boa tarde a todos.
Aproveitando o tópico, e razão de não ter encontrado nada a respeito, venho perguntar aos mais experientes em kegerator...
Qual mangueira é mais recomendada para linha de gás???
Há problemas em utilizar as de silicone 3/8???
A minha pergunta se dá em razão de ter montado meu kegerator com as mangueiras trançadas, próprias para linha de gás... no entanto, as mesmas ao resfriar, se tornam muito menos maleáveis, comprometendo o manuseio.
Acabei trocando por mangueiras de silicone, que permanecem maleáveis mesmo geladas.
Se puderem, gostaria da opinião de vcs, ou talvez, aos mais experientes, dados técnicos.
Abraços
 
Muito legal o projeto! Eu tenho uma CRB39 que uso como kegerator (já tem duas torneiras, falta mais uma) e é a geladeira ideal para o cervejeiro por ter o congelador desmontável.
Como voce colocou a pingadeira? ela se conformou ao abaulado da geladeira?
 
Olá pessoal

Este não é bem um tópico DIY, mas vai servir para quem quiser replicar...
Depois de uma experiencia frustada com uma geladeira usada para fazer de Kegerator, com a permissão especial da diretoria (esposa) eu meti o pé e comprei uma geladeira 0km.
A escolhida foi a Consul Frostfree CRB39 de 1 porta e 342litros. A parte do congelador é totalmente desmontável e ela vai ficar totalmente livre na parte de dentro gerando máximo espaço para os barris.
Como perderei a garantia de fábrica, resolvi investir também para alguém instalar o controlador TC900e-Power e toda fiação necessária para fazer um projeto bonito, funcional e bem feito.

Devo recebê-la nos próximos dias e vou postando nesse tópico as impressões. Autorizei o técnico Lucas Alves da empresa Consertolândia de São Bernardo do Campo, a fazer um vídeo sobre esse projeto com os detalhes.
Segue:


Ainda falta adesivar e colocar as torneiras (2). Mas vamos com calma, que toda braquiária 💰que tinha no bolso foi embora...:(


Seguiremos com updates.
Abraço
Rick Morais

que legal cara, montei meu termostato com seu video que encontrei no youtube....
até te perguntei la se ela chegava em 0° facil
 
a sua geladeira então deve ser aquela de 2 portas ? congelador separado.. dá uma olhada no youtube busca kegerator parece que vi uma que tinha 2 portas e o cara explicava como fazer
Sim, ela tem o congelador separado. Pensei em comprar outra geladeira, mas já tenho três em funcionamento aqui em casa. Já assisti várias vezes aquele vídeo do Canal do chopp, mas não é muito didático. Já pensei em cortar o freezer por conta própria, mas tenho medo de furar alguma tubulação e vazar o gás.
 
Sim, ela tem o congelador separado. Pensei em comprar outra geladeira, mas já tenho três em funcionamento aqui em casa. Já assisti várias vezes aquele vídeo do Canal do chopp, mas não é muito didático. Já pensei em cortar o freezer por conta própria, mas tenho medo de furar alguma tubulação e vazar o gás.
nesse caso é melhor chamar uma pessoa que entende de refrigeração que ela vai saber aonde pode fazer o furo
 
Muito legal o projeto! Eu tenho uma CRB39 que uso como kegerator (já tem duas torneiras, falta mais uma) e é a geladeira ideal para o cervejeiro por ter o congelador desmontável.
Mais uma pergunta.. qual o comprimento da rosca precisa pra atravessar a porta da geladeira e conseguir instalar tranquilo? Praticamente todas as que eu vejo pra vender a rosca tem só 35mm, será que dá?
 
Opa, parabéns pelo projeto. Se der, tens como me dizer a profundidade dela nessa parte de cima, onde fica o congelador? E o comprimento total, com o congelador desmontado.
A minha intenção também é pra usar ela para colocar um fermentador cônico, por isso a pergunta.
Obrigado.
 
Mais uma pergunta.. qual o comprimento da rosca precisa pra atravessar a porta da geladeira e conseguir instalar tranquilo? Praticamente todas as que eu vejo pra vender a rosca tem só 35mm, será que dá?
ngm sabe me dizer a espessura da porta de uma geladeira dessas não? informação difícil encontrar sem comprar a geladeira e furar pra ver
 
ngm sabe me dizer a espessura da porta de uma geladeira dessas não? informação difícil encontrar sem comprar a geladeira e furar pra ver
Amigo, comprei uma recentemente, só esperando as torneiras chegarem(q deve ser essa semana) dai vou furar e ti falo.
 
Pessoal que ta usando a linha crb, eu encomendei na montanha brew shop a pingadeira em inox. Muito bem feita e desenhada pra essa porta.
Caaaaaaraaaacoooolis meu irmão muito obrigado tava doido atrás de uma pingadeiras assim, pode mandar foto, com ela na geladeira?
 
Last edited:
Caaaaaaraaaacoooolis meu irmão muito obrigado tava doido atrás de uma pingadeiras assim, pode mandar foto, com ela na geladeira?
Chega seguna a minha. Mas vi em uma
Geladeira e pedi o contato. Assim que montar posto o resultado
 
Amigo, comprei uma recentemente, só esperando as torneiras chegarem(q deve ser essa semana) dai vou furar e ti falo.
Boa.. valeeu..

E essa curva que a geladeira da Consul tem no meio não atrapalha pra colocar as torneiras? imagino que elas ficam tortas
 
Hoje instalei um controlador full gauge tc900 na outra que tenho pra fermentação/maturação
 

Attachments

  • C86E37EA-C1FA-4ECD-8AEA-4CC15D897827.jpeg
    C86E37EA-C1FA-4ECD-8AEA-4CC15D897827.jpeg
    17.3 KB · Views: 94
Já possuía uma CRB36 na minha edícula, e como era uma geladeira muito boa, acabei comprando uma outra usada em grupos de venda no facebook. Quando fui ver a geladeira na casa do vendedor ela estava ligada e funcionando, aparentemente tudo certo. Deixei ela ligada num canto, minha ideia era tranformá-la num kegerator mais tarde. Quando comecei a mexer vi que a geladeira gelava até -14 graus (não desligava), mas quando abria porta a temperatura interna subia muito e demorava baixar. No fim das contas era a placa que estava com defeito (acabei substituindo a placa pelo full gauge TC900e Power), mas até chegar na placa testei todos os componentes, e pra isso acabei pesquisando bastante. Vou dar uma compilada nos vídeos que pesquisei e me ajudaram, deixando registrado aqui para os demais:

1. Desmontagem
Parte interna:
Parte superior (compartimento da placa):
Na minha opinião, o correto é retirar o adesivo frontal (onde estão escritos as temperaturas 1, 2, 3 e 4) para a correta desmontagem (veja o vídeo do teste de placa).

2) Sensores:
Existem dois sensores, que na verdade são termístores de 2,7 Kohms à 25 Celcius. Um termístor fica colado ao evaporador e comanda o início do degelo. O outro termístor controla a temperatura, ligando e desligando o compressor. Quem faz esse gerenciamento de liga e desliga é a placa que fica na parte superior.
Caso haja problema com formação de gelo, por exemplo, poder ser que o sensor de gelo esteja com problema.
A forma mais simples de testar os termístores é medir a resistência com um multímetro (com a desvantagem de ter que cortar os fios). Lembre-se que a resistência é 2,7 Kohms à 25 graus Celsius, e à medida que a temperatura cai, a resistência sobe.
Nesse vídeo abaixo, é ensinado como medir a resistência pela placa (sem precisar cortar os fios dos termístores), e também apresenta uma tabela com variação de temperatura.


3)Resistência:
A maneira mais fácil de testar a resistência é por meio do auto-teste, como ensinado no vídeo a seguir:

Caso a resistência não funcione, pode ser que o fusível térmico de proteção esteja aberto e não permita a passagem de corrente. Teste a continuidade do fusível térmico com o multímetro ou alimente os bornes da resistência diretamente para ver se funciona.


4) Teste de Placa:
https://www.youtube.com/watch?v=5aFTdq29vLw&t=48s
No meu caso específico, todos os componentes funcionavam corretamente, o que me fez desconfiar da placa. Comprar uma placa nova me custaria uns R$ 150 e um full gauge uns R$ 200. Optei pelo full gauge.

5. Troca da placa pelo Full Gauge T 900e Power:
O vídeo do dono do tópico ajuda bastante, mas o vídeo do canal do chopp é mais didático (apesar de não ser o mesmo modelo, as ligações são as mesmas):
https://www.youtube.com/watch?v=wvXbIZXmeWk&t=559s
Única diferença é que o que fio que liga o compressor e o ventilador é o mesmo.

Espero que as informações ajudem quem precisar.
Mais à frente posto sobre furação, arranjo de barris etc.
Abraços!
 

Attachments

  • Open.jpeg
    Open.jpeg
    29.3 KB · Views: 44
  • FG.jpeg
    FG.jpeg
    65.3 KB · Views: 43
Back
Top