Kegerator com Serpentina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RenanHR

Member
Joined
Aug 23, 2020
Messages
5
Reaction score
1
Location
Ribeirão Preto
Olá pessoal,
Vou montar um kegerator embaixo do meu balcão de mármore. O problema é que o espaço é de apenas 78 cm de altura.
Estou aqui quebrando a cabeça pois não encontrei nenhum frigobar de 120 litros que coubesse nesse espaço, então provavelmente terei que utilizar de 80 litros. Mas nesses de 80 litros não consigo colocar 2 postmix.
Foi aí que me veio essa ideia maluca...
Colocar uma panela de alumínio grande dentro do frigobar, encher ela de álcool, e colocar 2 serpentinas (1 pra cada torneira), deixar a panela fechada, fazer as furações no frigobar e deixar os 2 postmix do lado de fora.
O que vocês acham? Será que daria certo?
 

Attachments

  • IMG-20200823-WA0012.jpeg
    IMG-20200823-WA0012.jpeg
    25 KB · Views: 94
Olá Renan,
Estou com a mesma ideia/intenção, mas com um equipamento um pouco maior, para 4 ou 6 torneiras em um freezer. Também procuro informações técnicas sobre esta possibilidade. A princípio acho que não existe problema. Acredito que a única questão seria o tempo de mudança de temperatura do líquido do balde. Quanto maior a quantidade, mais tempo e energia seriam necessários para levar de 30°C para -3°C.
Se alguém puder nos ajudar, ficaremos grato!
 
Farei isso provavelmente no meu freezer, que hoje comporta 3 barris... A ideia é ter 5 torneiras, sendo que três barris ficariam pra fora, e a serpentina dentro de um recipiente no degrau do motor, dentro do freezer...
 
Esse é o princípio da chopeira.

O problema aí seria deixar os post mix em temperatura ambiente. Se você sempre secar eles rápido, coisa de uma semana ou menos, até daria certo, mas se demorar muito, a cerveja vai sofrer alterações indesejadas.
 
Esse é o princípio da chopeira.

O problema aí seria deixar os post mix em temperatura ambiente. Se você sempre secar eles rápido, coisa de uma semana ou menos, até daria certo, mas se demorar muito, a cerveja vai sofrer alterações indesejadas.
Mas você está dizendo isso por experiência? Eu por experiência, deixo kegs de 50L e 30L fora de refrigeração entre 10 e 20 dias sem alterações indesejadas, pelo contrário as breja até dá uma arredondada.... Já fiz isso com ales em geral, cervejas torradas e weiss... As únicas vezes que notei algo que não queria foi com cervejas que usavam muito malte Pilsen... Não sei se tem a ver, mas depois que parei de usar o Pilsen nunca mais tive problemas com tempo de barril.
Teoricamente Vai muito de fazer uma Carbonatação correta, trasfega, etc.. o que prejudica a cerveja nesses casos é a oxidação.
 
Mas você está dizendo isso por experiência? Eu por experiência, deixo kegs de 50L e 30L fora de refrigeração entre 10 e 20 dias sem alterações indesejadas, pelo contrário as breja até dá uma arredondada.... Já fiz isso com ales em geral, cervejas torradas e weiss... As únicas vezes que notei algo que não queria foi com cervejas que usavam muito malte Pilsen... Não sei se tem a ver, mas depois que parei de usar o Pilsen nunca mais tive problemas com tempo de barril.
Teoricamente Vai muito de fazer uma Carbonatação correta, trasfega, etc.. o que prejudica a cerveja nesses casos é a oxidação.

Sim, já tive experiência com cerveja que ficou ruim no barril sem refrigeração (piorou a cerveja, mas não ficou intragável), mas como você mencionou, depende muito do processo até a cerveja chegar no barril.
Temperatura mais alta favorece as reações químicas, então se a cerveja tiver condições para oxidar, vai oxidar muito mais rápido, por exemplo.
 
Bom dia pessoal.
Se o uso da serpentina dentro do frigobar ou freezer é possível, por que colocá-la dentro de um recipiente com álcool???
Não seria possível apenas deixá-la no interior do freezer ou frigobar, vez que eles irão gelar a mesma???
Não entendi a lógica...
Obrigado
Abraços
 
Cara, no canal do chopp ele ensina a fazer um mini freezer, ou seja, um freezer de tamanho customizado. Basicamente ele usa uma dessas caixas térmicas de zinco que você pode fazer ou mandar fazer (ou comprar alguma de tamanho compatível com o seu espaço) e pedir para um técnico de refrigeração instalar o motor e sistema de refrigeração.

 
Bom dia, tentei fazer esta ideia da serpentina dentro do gelo com uma torre naja inundada com duas torneiras e recirculação da agua gelada. Não consegui fazer funcionar de nenhum jeito, na verdade funciona, mais só tirava espuma, tentei tirar carbonatação do chopp que veio mais mesmo assim saia espuma, isso porque troca muito calor as mangueiras até a torre.

Consegui tirar chopp sem muita espuma somente quando gelei o barril, e fiz um sistema de tubulação phyton circulando alcool gelado ao redor das mangueiras de chopp, saindo do barril também gelado até chegar na torre naja inundada. Mesmo assim sempre que demora muito a tirar o chopp ele da uma espumada por causa do chopp que esta na tubulação.

Abs.
 
Bom dia pessoal.
Se o uso da serpentina dentro do frigobar ou freezer é possível, por que colocá-la dentro de um recipiente com álcool???
Não seria possível apenas deixá-la no interior do freezer ou frigobar, vez que eles irão gelar a mesma???
Não entendi a lógica...
Obrigado
Abraços
Acredito que o balde de álcool/glicol auxilia na "estabilização" da temperatura. Ter a serpentina em contato com um líquido (mais denso que o ar) facilita a troca de calor em relação ao ar resfriado no interior do freezer. Se o líquido tiver um sistema de recirculação, melhor ainda.
Como a cerveja é líquida, a troca de calor fica mais estável com outro líquido...
Mas é uma impressão minha, de forma empírica, sem conhecimento exato de conceitos da física dos fluídos.
 
Bom dia pessoal.
Se o uso da serpentina dentro do frigobar ou freezer é possível, por que colocá-la dentro de um recipiente com álcool???
Não seria possível apenas deixá-la no interior do freezer ou frigobar, vez que eles irão gelar a mesma???
Não entendi a lógica...
Obrigado
Abraços
Cada material tem uma propriedade chamada Calor Específico, vou tentar simplificar a explicação mas se você quiser pode procurar por esse termo na internet e encontrará algumas explicações técnicas mais precisas.

Essa propriedade é a quantidade de calor medida em cal/g.ºC, ou seja, quantas calorias são necessárias para alterar em 1ºC 1g da substância. Quando falamos em resfriar algum líquido é um raciocínio exatamente inverso, ou seja, para esquentar 1g de água em 1ºC precisamos adicionar 1 Cal e para resfria precisamos retirar essa 1 Cal.

O calor específico da água é 1cal/g.ºC, do álcool é 0,58cal/g.ºC e do ar é 0,24cal/g.ºC. então para cada g de água eu preciso de 1,8g de álcool ou 4,2g de ar. Como a densidade do ar é super pequena, você precisaria de uma geladeira imensa para conseguir "roubar"o calor da cerveja. Para você ter uma idéia, a densidade do ar a 0ºC é 1,24kg por 1.000 litros.

A conta correta não é essa, mas para você ter uma noção, o equivalente em calorias de 1l de água (1kg) seria uma geladeira de 800 litros a 0ºC.

Então, respondendo a sua pergunta, é possível deixar a serpentina dentro do freezer, mas ele teria que ser tão grande que não valeria a pena. O ideal me parece ser uma mistura de água e álcool, já que a água é ainda melhor que o álcool para "guardar" frio, mas se ela congelar vc pode ter problemas de amassar a serpentina.
 
Pensei em dois problemas, primeiro a pressão vai ter que ser muito maior em temperatura ambiente para se manter a carbonatação e outra que a temperatura do barril vai variar e logo o nível de carbonatação também, não sei se vai influenciar muito.
Pra conseguir servir o melhor seria uma serpentina bem longa e uma torneira com regulagem, italiana ou belga.
Outra coisa é que o motor do frigobar teria que ter capacidade de gelar a água da mesma forma que uma chopeira. Por exemplo, se durante uma festa o consumo for muito grande, a água pode começar a esquentar. Pensa assim, pra você conseguir tomar um barril em duas horas a geladeira tem que ser capaz de gelar todo o barril em duas horas. Nesse caso o freezer acho que não teria problema, por ser mais forte.
Um ponto positivo é que se o barril terminar é só conectar outro e segue o baile.
 
Bom dia, tentei fazer esta ideia da serpentina dentro do gelo com uma torre naja inundada com duas torneiras e recirculação da agua gelada. Não consegui fazer funcionar de nenhum jeito, na verdade funciona, mais só tirava espuma, tentei tirar carbonatação do chopp que veio mais mesmo assim saia espuma, isso porque troca muito calor as mangueiras até a torre.

Consegui tirar chopp sem muita espuma somente quando gelei o barril, e fiz um sistema de tubulação phyton circulando alcool gelado ao redor das mangueiras de chopp, saindo do barril também gelado até chegar na torre naja inundada. Mesmo assim sempre que demora muito a tirar o chopp ele da uma espumada por causa do chopp que esta na tubulação.

Abs.
Eu fiz isso em casa e deu certo, nao tiro chopp a 1grau, mas consigo a 5 graus de boa sem espuma, agora montei uma bomba de recirculacao pra resfriar um pouco a torre e nao perder tanta temperatura quando passar pela torre mas ainda nao testei
 
Eu fiz isso em casa e deu certo, nao tiro chopp a 1grau, mas consigo a 5 graus de boa sem espuma, agora montei uma bomba de recirculacao pra resfriar um pouco a torre e nao perder tanta temperatura quando passar pela torre mas ainda nao testei

Bom dia amigo!

Qual o líquido que utilizou na recirculação?

Estou pensando em usar alcool 46 ou vodka. O que me aconselha?
 
Back
Top