Kegerator com Electrolux R130

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme_BR

Well-Known Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
155
Reaction score
72
Pessoal bom dia. Temos muito material sobre como dobrar o congelador em formato U dos modelos Consul e Eletrolux. Porém esses modelos não suportam 2PM de 19L então parti pra aquisição de um R130.
Ele é bem espaçoso. Cabem 2pm de 19 um de 10 e o cilindro... Se tirar o congelador...
Vi algumas pessoas trocando o congelador por um de outro modelo, mas fica caro e difícil de encontrar um técnico q faça.
Olhando o formato do congelador, imaginei droba-lo para o lado mesmo, ficando encostado em cima e na lateral. Mas aí vai bater no degrau interno, então pensei em cortar o congelador onde não tem tubulação e fazer umas dobras... Seria possível? Alguém já teve alguma boa ideia com esse frigobar?
 

Attachments

  • IMG_20190830_131245338.jpg
    IMG_20190830_131245338.jpg
    44.3 KB · Views: 277
Essas sao algumas fotos de quem trocou a placa do congelador
 

Attachments

  • Screenshot_20190830-133638.png
    Screenshot_20190830-133638.png
    164.9 KB · Views: 362
  • Screenshot_20190829-192220.png
    Screenshot_20190829-192220.png
    331.9 KB · Views: 359
Eu fiz isso... dobrei para o lado e cortei uma parte onde não tinha tubulação. Funcionou de boa.
 
Acabei decidindo manter o congelador para lupulos e etc.
Cortei parte das aletas laterais para caberem 2PM de 19L. Tenho uns PM mais magrinhos e outros gordinhos então preciso fazer isso pra caber lado a lado.
Assim cabem 4PM no frigobar. 2de 19 na frente e 2 de 10 atras.
Preciso fazer uma base de madeira atrás pq a parte q cobre o motor é inclinada, mas ficou de boa.
Isolei a espuma de onde recortei com manta acrílica. Ficou top.
 

Attachments

  • Screenshot_20191027-091533.png
    Screenshot_20191027-091533.png
    176.8 KB · Views: 279
  • Screenshot_20191027-091518.png
    Screenshot_20191027-091518.png
    192.4 KB · Views: 287
  • Screenshot_20191027-091458.png
    Screenshot_20191027-091458.png
    158.4 KB · Views: 279
  • Screenshot_20191027-091451.png
    Screenshot_20191027-091451.png
    171.4 KB · Views: 283
Tambem tenho interesse, estou com um desse pra fazer kegerator, a ideia é usar torre
 
O meu nao recortei e cabia 2 cilindros de 19.
Na foto tem um de 10 e um de 20
 

Attachments

  • IMG_20191227_104252019.jpg
    IMG_20191227_104252019.jpg
    32.6 KB · Views: 203
  • IMG_20191227_104241994.jpg
    IMG_20191227_104241994.jpg
    21.5 KB · Views: 196
Acabo de perceber que o problema era os posmix que eu tava usando pra teste. Eram maiores. Os da coca cola (56cm de altura) cabem justinho (uma vez que o espaço disponivel é de 57cm).

Sendo assim, cabe um de 9,5l e um de 19,5l.
 
Acabo de perceber que o problema era os posmix que eu tava usando pra teste. Eram maiores. Os da coca cola (56cm de altura) cabem justinho (uma vez que o espaço disponivel é de 57cm).

Sendo assim, cabe um de 9,5l e um de 19,5l.
Cabem 2 de 19...
 
2 de 19L fica top hein.... já vou começar a procurar esse modelo na OLX ahahah To precisando de um Kegerator (e tb para fermentar esporadicamente). Mantendo o freezer da forma original (sem descer/cortar/trocar) chega fácil perto de 0 °C?
 
2 de 19L fica top hein.... já vou começar a procurar esse modelo na OLX ahahah To precisando de um Kegerator (e tb para fermentar esporadicamente). Mantendo o freezer da forma original (sem descer/cortar/trocar) chega fácil perto de 0 °C?
Fica atento quanto ao motor. O meu no caso utilizava um gas antigo e ai muita gente nao colocava gás. Tive um problema e precisei repor, foi uma novela.
Mas funcionando de boa chega a zero fácil...
 
Galera, bom dia!
Encontrei um desse perto de casa a 250 conto, vale a pena?
Depende da condição dele, de qq modo, 250 pratas nesse frigobar tá bom sim. Ele é uma geladeira de tamanho reduzido, é bem maior q os demais. Eu quase não consigo trazer pra casa, deu trabalho pra entrar na mala do carro (um Livina).

Agora tô dando uma revitalizada nele, limpando, trocando a borracha da porta, pintando... Mas o importante, que é refrigerar, tem que estar ok.
 
Galera, bom dia!
Encontrei um desse perto de casa a 250 conto, vale a pena?
Esse é um dos melhores frigobares para utilizar como fermentador. A porta, ao ser fechada, não invade o volume interno do frigobar, tendo prateleiras removíveis. Cabe uma bombona de 30L dentro. Tenho um mais antigo, o Prosdócimo-Electrolux R13. Antigo mas com grande capacidade de refrigeração. R$ 250,00, se estiver funcionando e sem muitos amassões e ferrugem, é bom preço. Depois podes pintá-lo.
 
Obrigado galera, vou pegar então! Ele tá até que bom de lata, mas como vou mudar todo o acabamento não me importo muito kkkk
E gelando tá sim, motorzinho revisado semana passada
 
Boa tarde. O postmix coube mesmo com o congelador? E como vai funcionar seu kegerator? Na porta? Torre no alto?
Só vi essa pergunta agora revisitando o forum...
Cara coube sim. Dois de 19 e um cilindro de paintball atrás. Eu coloquei uma torre nele, mas achei ruim pq a cerva não ficava muito gelada.
Dai coloquei 2 torneiras na porta mesmo. Ficou razoável. Quando tem mais gente bebendo é de boa, mas pra tirar 1 copo/dia não achei q valeu. Aqui no Rio faz muito calor então a torneira do lado de fora está sempre quente e na primeira retirada a cerva vem mais ou menos gelada e muita espuma. Depois que equilibra a temperatura fica de boa.
 
Só vi essa pergunta agora revisitando o forum...
Cara coube sim. Dois de 19 e um cilindro de paintball atrás. Eu coloquei uma torre nele, mas achei ruim pq a cerva não ficava muito gelada.
Dai coloquei 2 torneiras na porta mesmo. Ficou razoável. Quando tem mais gente bebendo é de boa, mas pra tirar 1 copo/dia não achei q valeu. Aqui no Rio faz muito calor então a torneira do lado de fora está sempre quente e na primeira retirada a cerva vem mais ou menos gelada e muita espuma. Depois que equilibra a temperatura fica de boa.

Uma boa saber esse seu relato, tb sou do rio então já ate fiquei pensando que essa coisa do calor poderia ser um problema, uma vez q as.torneiras ficam de fora expostas aos 33 graus que faz aqui em.casa num dia de calor excessivo.

Vou pensar numa maneira de resolver isso, ou amenizar.
 
To louco pra saber também como cortar e dobrar e também como trocar o evaporador
Pego o meu no sábado
 
Uma boa saber esse seu relato, tb sou do rio então já ate fiquei pensando que essa coisa do calor poderia ser um problema, uma vez q as.torneiras ficam de fora expostas aos 33 graus que faz aqui em.casa num dia de calor excessivo.

Vou pensar numa maneira de resolver isso, ou amenizar.
Se achar um jeito posta aqui pra gente. Por enquanto minhas torneiras estao dentro.
 
To louco pra saber também como cortar e dobrar e também como trocar o evaporador
Pego o meu no sábado
Vc pode cortar qq parte que nao tenha o tubo passando (ondinhas mais altas no evaporador.) Tb nao corte muito proximo.
Pra trocar o evaporador fica muito bom mas o custo é alto. Precisa comprar um evaporador de outra geladeira, reto, retira o original e chama um cara pra colocar gas de novo pq vc vai perder todo o gas. Tem q se preocupar com dimensionamento da serpentina do evaporador tb.
Outra opção é arrancar de vez o evaporador e passar serpentina de cobre por dentro do frigobar, no fundo. Fica muito bom tb.
 
Vc pode cortar qq parte que nao tenha o tubo passando (ondinhas mais altas no evaporador.) Tb nao corte muito proximo.
Pra trocar o evaporador fica muito bom mas o custo é alto. Precisa comprar um evaporador de outra geladeira, reto, retira o original e chama um cara pra colocar gas de novo pq vc vai perder todo o gas. Tem q se preocupar com dimensionamento da serpentina do evaporador tb.
Outra opção é arrancar de vez o evaporador e passar serpentina de cobre por dentro do frigobar, no fundo. Fica muito bom tb.
Assim que levar ele pra casa vou dar uma olhada se consigo identificar facilmente o caminho dos tubos pra poder cortar quando precisar.
Essa ideia de fazer a serpentina em cobre fazendo um zigzag na parte de traz eh bacana hein!!! Como é feita a conexão de um novo evaporador ou serpentina de cobre nos tubos que vão e voltam do compressor? Solda? emenda com anilha?
 
Assim que levar ele pra casa vou dar uma olhada se consigo identificar facilmente o caminho dos tubos pra poder cortar quando precisar.
Essa ideia de fazer a serpentina em cobre fazendo um zigzag na parte de traz eh bacana hein!!! Como é feita a conexão de um novo evaporador ou serpentina de cobre nos tubos que vão e voltam do compressor? Solda? emenda com anilha?
Rapaz, aí só chamando um tecnico pq ao desconectar o evaporador antigo, toda gas vai embora, voce vai precisar repor. Se nao me engano a emenda com o novo evaporador ou serpentina é feita com solda, mas tem um monte de gente que faz esse serviço.
Abraços
 
Fala galera blza?
Revivendo o post novamente rssrs

Alguem ai desdobrou o evaporador? foi tranquilo? funcionou?
Se puderem me dar um help nessa questão...
Preciso enfiar um postmix 19 dentro desse frigobar kkkkk

Att.
Rafa
 
O meu eu dobrei o congelador e cortei parte da parte de baixo pra os posts (nessa parte nao tinha tubulação) fuz um furo na parte de cima para passar as mangueiras e uso com uma torre, cabem 2 postmix de 19l e caberia outro de 5 atras, uso o cilindro do lado de fora e faço a distribuição por manifold. O congelador é super tranquilo de dobrar o mais chatinho foi colocar a torre. ao tirar a o plastico da tampa do frigobar vi que nao dava muito sustentação para a torre, entao cortei um pouco dos plasticos e coloquei uma chapa de madeira, fiz os furos dos parafusos e mangueiras e tudo certo, a torre ficou bem firme, mas como o furo que eu passo as mangueiras nao é tao grande acaba que a torre nao fica refrigerada, vou fazer aquele esquema que o robinho ta fazendo de instalar 2 tubos de aluminio circulando agua gelada para refrigerar essa área.
 
O meu eu dobrei o congelador e cortei parte da parte de baixo pra os posts (nessa parte nao tinha tubulação) fuz um furo na parte de cima para passar as mangueiras e uso com uma torre, cabem 2 postmix de 19l e caberia outro de 5 atras, uso o cilindro do lado de fora e faço a distribuição por manifold. O congelador é super tranquilo de dobrar o mais chatinho foi colocar a torre. ao tirar a o plastico da tampa do frigobar vi que nao dava muito sustentação para a torre, entao cortei um pouco dos plasticos e coloquei uma chapa de madeira, fiz os furos dos parafusos e mangueiras e tudo certo, a torre ficou bem firme, mas como o furo que eu passo as mangueiras nao é tao grande acaba que a torre nao fica refrigerada, vou fazer aquele esquema que o robinho ta fazendo de instalar 2 tubos de aluminio circulando agua gelada para refrigerar essa área.
Bom dia Amigo, você poderia enviar fotos de como ficou? Principalmente do congelador dobrado?
 
Olá, ficou assim
usei uma esmerilhadeira mas acho que com dremel deve ficar melhor... esmerilhadeira dá um cagaço só.

View attachment 125405View attachment 125406
Estou vendo que usou um calço de madeira apoiando para desdobrar o congelador, interessante.
Cagaço?!?! Só de pensar já da cagaço, vc ainda foi além colocou uma esmerilhadeira... foi guerreiro...
Carlo obrigado por compartilhar as fotos... estou comprando um e seguirei seus passos, mas com uma dremel... rs rs
 
Estou vendo que usou um calço de madeira apoiando para desdobrar o congelador, interessante.
Cagaço?!?! Só de pensar já da cagaço, vc ainda foi além colocou uma esmerilhadeira... foi guerreiro...
Carlo obrigado por compartilhar as fotos... estou comprando um e seguirei seus passos, mas com uma dremel... rs rs



É Rai rsrsrs eu sou uma mulher kkkkkk

A torre ficou assim, essa é a foto que eu tirei antes de parafusar. Quando chegar em casa eu mando uma com mais detalhe.
WhatsApp Image 2020-12-14 at 13.03.34.jpeg


Quando tira a tampa voce vai ver que é meio oco... nao daria sustentação... entao eu cortei um pouco do plastico e coloquei uma chapa de madeira que ficaria entre o freezer e a tampa
IMG_20200526_193713707.jpg


Não achei foto da madeira mas se nao me engano deu um pouco mais de 20mm de altura, o recorte eu peguei o molde da propria tampa depois que desbastei. A parte chata é sincronizar a furação, minha broca era pequena aí tive que fazer furo de cima pra baixo e de baixo pra cima.

As mangueiras passam pelo meio do condensador, fiz um furo com uma serra copo, a temperatura estando controlada não congela.

Sincronizando os furos em teoria é só correr pro abraço... Os parafusos usei os com 70mm de comprimento... mas dá pra usar menor mas foi o unico que encontrei... Ainda fiz mais uma coisinha, peguei uma tabua de carne de plástico pequena (daquelas brancas e furei para colocar de suporte por dentro da geladeira. O plástico de dentro não é muito rígido, e meio que começou a entrar quando apertava o parafuso, com a tabua ficou tudo retinho. e por conta da madeira a torre ficou bem rígida no lugar.

a luta agora está sendo pra ver como vou furar a torre sem cagar ela toda, o buraco do meio vou colocar uma wintap, só que o CO2 tem que sair de dentro da torre... ainda estou vendo como vou fazer isso.


Ah e ainda vou pintar depois... decidindo ainda a cor... pensei em um grafite escuro e a tampa com outra cor... sei lá...
 
Uma boa saber esse seu relato, tb sou do rio então já ate fiquei pensando que essa coisa do calor poderia ser um problema, uma vez q as.torneiras ficam de fora expostas aos 33 graus que faz aqui em.casa num dia de calor excessivo.

Vou pensar numa maneira de resolver isso, ou amenizar.

O robinho fez um esquema no canal dele com 2 canos de aluminio dentro da torre circulando agua gelada, depois dá uma passada lá ;)
 
É Rai rsrsrs eu sou uma mulher kkkkkk

A torre ficou assim, essa é a foto que eu tirei antes de parafusar. Quando chegar em casa eu mando uma com mais detalhe.View attachment 125407

Quando tira a tampa voce vai ver que é meio oco... nao daria sustentação... entao eu cortei um pouco do plastico e coloquei uma chapa de madeira que ficaria entre o freezer e a tampa
View attachment 125409

Não achei foto da madeira mas se nao me engano deu um pouco mais de 20mm de altura, o recorte eu peguei o molde da propria tampa depois que desbastei. A parte chata é sincronizar a furação, minha broca era pequena aí tive que fazer furo de cima pra baixo e de baixo pra cima.

As mangueiras passam pelo meio do condensador, fiz um furo com uma serra copo, a temperatura estando controlada não congela.

Sincronizando os furos em teoria é só correr pro abraço... Os parafusos usei os com 70mm de comprimento... mas dá pra usar menor mas foi o unico que encontrei... Ainda fiz mais uma coisinha, peguei uma tabua de carne de plástico pequena (daquelas brancas e furei para colocar de suporte por dentro da geladeira. O plástico de dentro não é muito rígido, e meio que começou a entrar quando apertava o parafuso, com a tabua ficou tudo retinho. e por conta da madeira a torre ficou bem rígida no lugar.

a luta agora está sendo pra ver como vou furar a torre sem cagar ela toda, o buraco do meio vou colocar uma wintap, só que o CO2 tem que sair de dentro da torre... ainda estou vendo como vou fazer isso.


Ah e ainda vou pintar depois... decidindo ainda a cor... pensei em um grafite escuro e a tampa com outra cor... sei lá...
Foi mal com relação ao nome ... :-|
Legal, obrigado pelas dicas... seu frigobar está bem conservado :) , fico aguardando as outras fotos, se puder enviar uma onde eu consiga ver todo o congelador por dentro, eu agradeço.
 
Back
Top