Italian Grape Ale !

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Budha

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
192
Reaction score
84
Fala pessoal tudo certo.

Tão, consegui fazer rolo em 24L de suco totalmente orgânico de uva. E o foco é produzir o sabor duma belezinha que a Saint Beer levou como Sour em 2018 aqui no festival Brasileiro da Cerveja... era pura uva, pegada belga, e uma drinkabilidade maravilhosa, nada como essas porqueiras de choop de uvas... negócio foi tão fino que ela ganhou medalha junto com a Tupiniquim Páscoa , onde ambas jamais foram para prateleiras :( .

Em fim, já mandei minhas dúvidas para Gabriela da Lev Teck aqui de floripa quanto aos açucares e fermentação....

Fica mesmo é a opinião que quero ouvir do pessoal quanto ao que vc faria no meu lugar rsss, to bem indeciso se dou uma pegada belga (corpo), se dou uma exagero em aroma (ésteres) ou se faço em cima de uma base tipo Munich helles... não mais ja li tb a categoria X3 do BJC que traz nortes dessa pegada, mas o que tomei aquele dia não condiz muito com o que o BJCP traz....
Também não sei se adiciono nos 5min da fervura, na primaria ou na secundária.

PS: Gosto de Uva não quero ficar dentro de padrões, quero fazer algo bem loco de secar engradado rsss...

Pensando em 85L onde 24 serão suco de uva, isso adiciona a receita 2kg de frutose....

A única coisa que ja pensei legal é que vou usar alguma Hallertau, e talvez pouco aroma de lúpulo.
 
Fala Budha!

Cara, acho que tudo vai depender da sua paciência. Se quer fazer um cerveja rápida ou com uma pegada mais longa, mas de qualquer maneira iria para o mundo das sours.

Para situações onde conseguiria aguardar um bom tempo, iria com algo um pouco semelhante a lambic/fruit lambic. O pessoal da Jester King faz algumas cervejas bem interessantes. Dá uma olhada:

Cerveza de Tempranillo e Terroir Project da JesterKing: https://jesterkingbrewery.com/barrel-aged

São dois exemplos de sours que tem uva como ingrediente na mistura. Uma é uma base sour ale com as leveduras/bacterias que é maturada em barril e depois o mosto de uva é adicionado. A segunda, respectivamente, fermentou-se o mosto de uva naturalmente (levedura selvagem) e depois foi adicionado o mosto de malte/cereal (49% uva - 51% malte/cereal), após isto foi maturado em barril e refermentado na garrafa.

Acredito não termos o conhecimento suficiente e/ou o equipamento deste pessoal, mas talvez conseguiria realizar algo um pouco semelhante. Utilizando um blend de levedura+bacteria (por exemplo: White Labs WLP655 - https://www.lamasbrewshop.com.br/fermento-liquido-white-labs-wlp001-california-ale-yeast-2.html) você poderia fazer uma boa base de sour e posteriormente adicionar o mosto/suco de uva na maturação para refermentar junto a chips de carvalho para um toque amadeirado. Obviamente este é um processo longo, no qual somente a primeira fermentação levaria algo em torno de 6 meses. No caso, não utilizaria lúpulos aromáticos para compor, pois poderiam sobrepor o sabor da fruta.

Caso queira uma solução mais rápida, pode-se fazer um 'kettle sour' para baixar o pH, fermentar normalmente e depois adicionar o suco de uva na maturação para uma refermentação. A proporção, infelizmente não consigo ter ideia, mas acredito que algo em torno de 30% do volume do mosto já daria algo interessante. Mais uma vez, também não exageraria nos lúpulos. Devido ao objetivo ser uma mistura entre cerveja/uva, o lúpulo deve ser somente um coadjuvante para trazer amargor e proteção bactericida.

PS: Seria esta cerveja que você falou da Saint Bier? http://www.saintbier.com/novidade/saint-bier-apresenta-lancamento-no-festival-brasileiro-cerveja-263

Att.,

Luis
 
Last edited:
Então...
Vou fazer uma IGA
10kg pilsen, 0.8kg trigo, e 0.8kg carared. mostura á 70c
10kg de uva amassadas junto com 1kg de açucar, levados ao fogo até chegar no ponto de fervura junto com as cascas,
fermentação primaria com U-04 secundaria com Red Star.
Não faço ideia do que vai sair, pequei algo na Internet e elaborei essa "receita"
Resultado conto depois.
 
Então...
Vou fazer uma IGA
10kg pilsen, 0.8kg trigo, e 0.8kg carared. mostura á 70c
10kg de uva amassadas junto com 1kg de açucar, levados ao fogo até chegar no ponto de fervura junto com as cascas,
fermentação primaria com U-04 secundaria com Red Star.
Não faço ideia do que vai sair, pequei algo na Internet e elaborei essa "receita"
Resultado conto depois.

Mano, num deixe de relatar os resultados!!
 
Mano, num deixe de relatar os resultados!!

Galera vi que faz tempo, mas alguem aí se aventurou em fazer uma Grape Ale ?

Nem sabia que exisita até hoje, que estava olhando leveduras para minha tripel e me deparei com umas leveduras de vinho e pensei, será que sai algo adicionando levedura de vinho ??

Dai vi o estilo e tudo mais, fiquei louco pra saber mais, e se utilizaram a uva na mostura, na fermentação, qto tempo de fermentação, quais os resultados, etc ...

Erlan tu fez a sua ??
 
IMG_20200205_095947.jpg

[... said:
"
Erlan tu fez a sua ??

Eu fiz...como falei dei um puta toque belga nela, com 20% de suco de uva integral e orgânico o negócio ficou para quem realmente gosta de Uva, mas ainda 1000X melhor que a porcaria dos choops de vinho! Ficou CERVEJA de UVA hehe...

Eu tentaria novas pegadas com uns 10 até menos litros de suco de uva no meus 85L de mosto. Adicionei aos 5 min. apenas para esterilizar. Sabor e Aroma surpriendente... mas uva, uva pura rsss
 
View attachment 124359


Eu fiz...como falei dei um puta toque belga nela, com 20% de suco de uva integral e orgânico o negócio ficou para quem realmente gosta de Uva, mas ainda 1000X melhor que a porcaria dos choops de vinho! Ficou CERVEJA de UVA hehe...

Eu tentaria novas pegadas com uns 10 até menos litros de suco de uva no meus 85L de mosto. Adicionei aos 5 min. apenas para esterilizar. Sabor e Aroma surpriendente... mas uva, uva pura rsss
Meu Caro,
No caso do suco de uva, fez uso de suco na forma como vc tinha falado, uva amassadas mesmo, ou fez com suco industrializado?
 
Não sei se o Erlan vai responder, mas conheço ele, essa semana ele mandou a foto dessa cerveja no grupo, também não sei se é a receita de 2018.
Mas ele disse lá que vai mandar a cerveja para concurso, acredito que deve ter ficado boa. ;)🍻

Galera vi que faz tempo, mas alguem aí se aventurou em fazer uma Grape Ale ?

Nem sabia que exisita até hoje, que estava olhando leveduras para minha tripel e me deparei com umas leveduras de vinho e pensei, será que sai algo adicionando levedura de vinho ??

Dai vi o estilo e tudo mais, fiquei louco pra saber mais, e se utilizaram a uva na mostura, na fermentação, qto tempo de fermentação, quais os resultados, etc ...

Erlan tu fez a sua ??
 
Meu Caro,
No caso do suco de uva, fez uso de suco na forma como vc tinha falado, uva amassadas mesmo, ou fez com suco industrializado?
Meu suco é regional e licenciado sim, mas foi orgânico e integral...é desses vidros do mercado, mas fiz jogo em um encontro agro-ecológico que estava expondo a cerveja...
 
Back
Top