iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scarabrew

Well-Known Member
Joined
May 8, 2017
Messages
460
Reaction score
207
Location
Birmingham, AL
1 - O QUE É

É um densímetro digital que mede a densidade da cerveja dentro do fermentador durante o processo de fermentação, e se comunica via Wi-Fi para enviar os resultados e assim monitorar quando a fermentação chegou ao fim em função da densidade e não do tempo. Você pode estar distante do fermentador e monitorar sua cerveja pela web.

floating.jpg

file.php


[ame="https://www.youtube.com/watch?v=As063Fy1lSQ"]https://www.youtube.com/watch?v=As063Fy1lSQ[/ame]

2 - COMO FUNCIONA

A ideia central do dispositivo é utilizar um acelerômetro que detecta a variação do ângulo do dispositivo que mudará ao longo do tempo em função da variação da densidade (empuxo)

kraengung.jpg


O dado obtido inicialmente será ângulo. O dispositivo será calibrado e será criada uma curva de calibração para converter ângulo em densidade.
Dashboard.jpg

attachment.php



3 COMPONENTES

1 Cilindro plástico tamanho XXL [Link1|Link2] | Link3 *O do link 2 é bem mais em conta, principalmente se comprar várias unidades.
1 Gaveta plástica impressa em 3D [Link]
1 Peso de 20 g [Link]
1 Bateria de lítio 18650 [Link]
1 Placa de circuito impresso no tamanho 3x4 cm [Link]
1 Placa Wemos D1 Mini [Link]
1 Sensor GY-521 com Acelerômetro/Giro (modelo MPU-6050) [Link]
1 Sensor de temperatura DS18B20 [Link]
3 Resistores (1 de 4,7 kohms, 1 de 220 kohms e 1 de 470 ohms) [Link|Link|Link]
1 Microswitch On-Off [Link]
1 Recarregador de bateria TP4056 [Link]

*Dica: A partir da placa Wemos D1 mini em diante todos os componentes são do mesmo vendedor, para facilitar a logística


4 - PÁGINA OFICIAL NO GITHUB

https://github.com/universam1/iSpindel


5 - TÓPICOS OFICIAIS NOS FÓRUNS ESTRANGEIROS

Alemanha: https://hobbybrauer.de/forum/viewtopic.php?f=58&t=11826
Holanda: http://www.hobbybrouwen.nl/forum/index.php?topic=33743.0
HBT EUA: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=598187


Informação valiosa: O iSpindel sincroniza as informações com o BrewPiLess que é o controlador para monitorar a temperatura da cerveja da fermentação dentro do freezer/geladeira. Com a combinação do monitoramento da densidade + controle de temperatura, tem-se uma poderosa ferramenta para controle da fermentação e obtenção de melhores resultados na produção da cerveja.

Há basicamente 3 maneiras de montar o iSpindel mas os componentes acima são indicados para construir a versão "A", que vou detalhar nos próximos posts.
 
Last edited by a moderator:
6 - MONTAGEM DO DISPOSITIVO

Diagrama:
Schematic.jpg


1 - Soldar o conector macho pela parte de baixo da placa para reduzir a altura e permitir o encaixe no tubo de plástico.
1.jpg


2 - Colocar os soquetes com conector longo e curto e soldar a placa Wemos.
2.jpg


3 - Não cortar os 4 últimos pinos longos.
3.jpg


4 - Remover o LED do GY-521. Os 4 pinos da direita não devem ser conectados a nada.
4.jpg


5 - Soldar os resistores, cabos e switch. Soldar por cima é mais fácil.
5.jpg

6.jpg


6 - Soldar os fios de acordo com o seguinte diagrama.
7.jpg


7 - Soldar o sensor de temperatura DS18B20. Somente o pino do meio soldado ao resistor é que deve ser soldado ao conector da placa Wemos. Os outros dois pinos (Vcc e GND) não devem ser soldados à placa Wemos.
8.jpg


8 - Remover o diodo da placa Wemos. Instale 4 pinos para conectar o carregador Tp4056. As conexões estão indicadas em vermelho.
9.jpg


9 - Soldar o a placa TP4056. A bateria será soldada utilizando fios à esta placa (Observe os polos positivo e negativo).
10.jpg


10 - Monte no tubo de plástico conforme abaixo.
11.jpg
 
1 - O QUE É



É um hidrômetro digital que mede a densidade da cerveja dentro do fermentador durante o processo de fermentação, e se comunica via Wi-Fi para enviar os resultados e assim monitorar quando a fermentação chegou ao fim em função da densidade e não do tempo. Você pode estar distante do fermentador e monitorar sua cerveja pela web.



floating.jpg


file.php




https://www.youtube.com/watch?v=As063Fy1lSQ



2 - COMO FUNCIONA



A ideia central do dispositivo é utilizar um acelerômetro que detecta a variação do ângulo do dispositivo que mudará ao longo do tempo em função da variação da densidade (empuxo)



kraengung.jpg




O dado obtido inicialmente será ângulo. O dispositivo será calibrado e será criada uma curva de calibração para converter ângulo em densidade.

Dashboard.jpg


attachment.php






3 COMPONENTES



1 Cilindro plástico tamanho XXL [Link1|Link2] *O do link 2 é bem mais em conta, principalmente se comprar várias unidades.

1 Gaveta plástica impressa em 3D [Link]

1 Peso de 20 g [Link]

1 Bateria de lítio 18650 [Link]

1 Placa de circuito impresso no tamanho 3x4 cm [Link]

1 Placa Wemos D1 Mini [Link]

1 Sensor GY-521 com Acelerômetro/Giro (modelo MPU-6050) [Link]

1 Sensor de temperatura DS18B20 [Link]

3 Resistores (1 de 4,7 kohms, 1 de 220 kohms e 1 de 470 ohms) [Link|Link|Link]

1 Microswitch On-Off [Link]

1 Recarregador de bateria TP4056 [Link]



*Dica: A partir da placa Wemos D1 mini em diante todos os componentes são do mesmo vendedor, para facilitar a logística





4 - PÁGINA OFICIAL NO GITHUB



https://github.com/universam1/iSpindel





5 - TÓPICOS OFICIAIS NOS FÓRUNS ESTRANGEIROS



Alemanha: https://hobbybrauer.de/forum/viewtopic.php?f=58&t=11826

Holanda: http://www.hobbybrouwen.nl/forum/index.php?topic=33743.0

HBT EUA: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=598187





Informação valiosa: O iSpindel sincroniza as informações com o BrewPiLess que é o controlador para monitorar a temperatura da cerveja da fermentação dentro do freezer/geladeira. Com a combinação do monitoramento da densidade + controle de temperatura, tem-se uma poderosa ferramenta para controle da fermentação e obtenção de melhores resultados na produção da cerveja.



Há basicamente 3 maneiras de montar o iSpindel mas os componentes acima são indicados para construir a versão "A", que vou detalhar nos próximos posts.



Fala Paiakan!!!! Esse post veio na hora certa. Estou tentando gravar meu wemos pelo ide do Arduino mas não consigo compilar sem erro. Consegui gravar o firmware usando o .bin que está disponível no github, porém com esse .bin da versão 5.12, ainda não consegui conectar o iSpindel no brewpiLess. Acho q preciso compilar e descarregar pela ide do Arduino mesmo. Como vc gravou seu wemos?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Fala Paiakan!!!! Esse post veio na hora certa. Estou tentando gravar meu wemos pelo ide do Arduino mas não consigo compilar sem erro. Consegui gravar o firmware usando o .bin que está disponível no github, porém com esse .bin da versão 5.12, ainda não consegui conectar o iSpindel no brewpiLess. Acho q preciso compilar e descarregar pela ide do Arduino mesmo. Como vc gravou seu wemos?
Fala Felipe, tudo certo?

Cara, ainda estou aguardando a chegada das placas da China e por isso ainda não conseguirei lhe ajudar. Tudo o que tenho no momento é a gaveta impressa em 3D que fiz por aqui. Mas acredito que em breve a resposta chega.
 
Fala Felipe, tudo certo?



Cara, ainda estou aguardando a chegada das placas da China e por isso ainda não conseguirei lhe ajudar. Tudo o que tenho no momento é a gaveta impressa em 3D que fiz por aqui. Mas acredito que em breve a resposta chega.



Consegui fazer o iSpindel comunicar com o brewpiLess!!! Em modo teste por enquanto. Mas já é possível ler a inclinação.

0919f085b514088a4f5d147b41a8f492.jpg


f4f352bd3522580d5f60f895ca8cba4e.jpg


57a2b39bc0f5d8d8795cb327b06d17c1.jpg





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Maravilha.

Até o momento tudo que tenho é a gaveta. Imprimi umas a mais caso alguma desse problema. E aparentemente duas ficaram com as paredes laterais finas demais e podem quebrar.

Fica a dica para quem for utilizar o desenho do link e já estiver com o tubo em mãos: Se houver espaço, aumente a largura das abas laterais.

IMG_20170606_093950_zpsfxpht7ix.jpg

IMG_20170606_094136_zpsmypd0b1i.jpg
 
Minha gambiarra quase pronta. Falta a gaveta 3D e o tubo big pet.

818edb979f91696c0485e80dc854e643.jpg


ecbd14a8f0317bbd40a8e872a8d07592.jpg


300fea6150a308e30fb5533979e56cb2.jpg


6c7fa4459a1158f8e8cd5d62206d83fd.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Um membro do HBt americano desenvolveu uma placa que facilita absurdamente o processo de soldagem.

Preço: $7.45 para 4 unidades
Link: https://pcbs.io/share/8gbKR

attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php


Acabei de fazer um pedido e aparentemente o frete é grátis se utilizar First Class. Qualquer novidade aviso por aqui.


Outra informação importante é que o pessoal do HBTA tem relatado problemas com o iSpindel quando entra no "Deep sleep" e não acorda mais. Tem um cara sugerindo inclusive o uso de um diodo Schottky ou de resistores menores, de 390, 350 ou 330 ohms. Link do post original
 
L
Um membro do HBt americano desenvolveu uma placa que facilita absurdamente o processo de soldagem.

Preço: $7.45 para 4 unidades
Link: https://pcbs.io/share/8gbKR

Acabei de fazer um pedido e aparentemente o frete é grátis se utilizar First Class. Qualquer novidade aviso por aqui.


Outra informação importante é que o pessoal do HBTA tem relatado problemas com o iSpindel quando entra no "Deep sleep" e não acorda mais. Tem um cara sugerindo inclusive o uso de um diodo Schottky ou de resistores menores, de 390, 350 ou 330 ohms. Link do post original

Paiakan, deu certo o pedido? Frete grátis ? To querendo pedir Tbm.
 
L

Paiakan, deu certo o pedido? Frete grátis ? To querendo pedir Tbm.
Ôpa, as placas já estão em processo de fabricação. Acredito que em mais uma semana eu tenha a resposta se preciso pagar um adicional por isso. Se o valor for exorbitante eu redireciono para um endereço nos EUA e depois redespacho pra cá.

Mantenho vocês informados quando tiver novidade.
 
Positivo e operante, me repassaram o código de rastreio agora. Não sei como os caras conseguem ter lucro com isso dando frete internacional grátis.

com alguns chineses trabalhando como escravos!! kkkkkk
 
Opa!

Novidades no assunto?

Reparei que o modelo 3D disponibilizado é diferente do que tá no projeto... no outro tem um espaço entre a bateria e as placas, alguém fez com esse modelo daqui?
 
Positivo e operante, me repassaram o código de rastreio agora. Não sei como os caras conseguem ter lucro com isso dando frete internacional grátis.
O governo subsidia algumas modalidades de frete

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Opa!

Novidades no assunto?

Reparei que o modelo 3D disponibilizado é diferente do que tá no projeto... no outro tem um espaço entre a bateria e as placas, alguém fez com esse modelo daqui?

eu estou alterando o projeto um pouco. estou fazendo um Ispindel para caber dentro de um tubo Falcon. A interface entre o NodeMcu e o GY251 está me dando um pouco de dor de cabeça, mas vai sair. Até mesmo porque eu não utilizei o mini estou usando o MCU normal.
 
eu estou alterando o projeto um pouco. estou fazendo um Ispindel para caber dentro de um tubo Falcon. A interface entre o NodeMcu e o GY251 está me dando um pouco de dor de cabeça, mas vai sair. Até mesmo porque eu não utilizei o mini estou usando o MCU normal.



Será que vai caber num falcon?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tive que alterar algumas coisas. Não é muito fácil encontrar o mini Esp8266 aqui no DF, portanto usei o Node MCU. Ainda não testei o consumo dele também.

Tive que reimprimir o suporte da bateria, dessa forma conseguiria redimensionar tudo para um tubo Falcon. Muito mais fácil de se encontrar.
 

Attachments

  • IMG_5017.jpg
    IMG_5017.jpg
    147.1 KB · Views: 447
  • IMG_5018.jpg
    IMG_5018.jpg
    127.8 KB · Views: 400
  • IMG_5019.jpg
    IMG_5019.jpg
    127.9 KB · Views: 422
E como ficou o balanceamento? Talvez você tenha que colocar uma quantidade maior de pesos/chumbos para poder balancear o dito cujo já que o sled impresso é menor e o NodeMCU é maior do que o Wemos D1 Mini, fazendo um contrapeso para o lado contrário.
 
Com certeza!!! Ainda não cheguei lá no balanceamento!! Terminei de fazer o suporte na 3D e estou fazendo a placa.
 
Update 1: Chegaram as placas do iSpindle|iSpindel.

RXbzCrV.jpg



Update 2: Chegaram os tubos. O azul foi comprado no Ebay e o vermelho foi gentilmente cedido pelo @felipealex que comprou do anúncio do MercadoLivre. Aparentemente o do ML é um pouco maior e é necessária alguma adaptação no sled 3D ou fixação do sled com algum parafuso no tubo para evitar que se desloque.

yetssTV.jpg
 
Update 1: Chegaram as placas do iSpindle|iSpindel.

RXbzCrV.jpg



Update 2: Chegaram os tubos. O azul foi comprado no Ebay e o vermelho foi gentilmente cedido pelo @felipealex que comprou do anúncio do MercadoLivre. Aparentemente o do ML é um pouco maior e é necessária alguma adaptação no sled 3D ou fixação do sled com algum parafuso no tubo para evitar que se desloque.

yetssTV.jpg
Tem o link das placas??

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Encomendei minhas placas também, mas por descuido comprei 2 lotes = 8 placas, assim que chegar disponibilizo para quem quiser
 
Encomendei minhas placas também, mas por descuido comprei 2 lotes = 8 placas, assim que chegar disponibilizo para quem quiser
Tenho interesse em um dos seus lotes.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Fala pessoal, também estou montando e as minhas peças já chegaram. Também comprei as placas do Mikmonken para facilitar o meu primeiro projeto de arduino.

Comecei a soldar hoje e cai em um problema. A tp-4056 que comprei no link do primeiro post, nao tem os furos de out+ e out-, notei que ela tem um código(fc-75) e as que aparecem no post do homebrewtalk americano com a placa do Mikmonken tem o código fc-96.

Vou ter que comprar de novo nao? Alguém já caiu nesse caso?

Abraços e obrigado
 
Fala pessoal, também estou montando e as minhas peças já chegaram. Também comprei as placas do Mikmonken para facilitar o meu primeiro projeto de arduino.
Comecei a soldar hoje e cai em um problema. A tp-4056 que comprei no link do primeiro post, nao tem os furos de out+ e out-, notei que ela tem um código(fc-75) e as que aparecem no post do homebrewtalk americano com a placa do Mikmonken tem o código fc-96.
Vou ter que comprar de novo nao? Alguém já caiu nesse caso?
Abraços e obrigado

Pelo que entendi, seu módulo TP4056 é de 4 pinos. Nesse caso as saídas out+ e out- serão as mesmas BAT+ e BAT-. O único problema pra você que usa as placas mikmonken é o tamanho do módulo... vai ter que adaptar pra ligar os pinos.
Estou esperando as placas mikmonken chegar e sei que terei os mesmos problemas pra resolver. Também comprei as TP4056 de 4 pinos..
Att.
 
Legal, obrigado Allan. Acabei comprando a de 6 pinos e vou esperar chegar. Depois vou postando a experiência.

Se alguém precisar de tubos tenho sobrando.
 
Legal, obrigado Allan. Acabei comprando a de 6 pinos e vou esperar chegar. Depois vou postando a experiência.

Se alguém precisar de tubos tenho sobrando.
Eu preciso :)


Enviado de meu MIX usando Tapatalk
 
Back
Top