• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Renato o Ispindel que compre de você tem durado somente 3 dias de fermentação, está configurado para enviar informação de uma e m uma hora, e o AP está próximo gerando sinal forte do wifi. Sabe o que pode ser?
Oi Fabrício,

A causa da parada da transmissão é a bateria. O ispindel para de transmitir quando a tensão da bateria chega ao valor mínimo de 3.1v.

Você teria os dados dessa fermentação para analisarmos os dados da bateria? Com eles vai dar pra saber qual era a tensão da bateria no início e quando ele parou de transmitir. Em tese, transmitir de 1 em 1 hora não deve esgotar a bateria. Sem ter os dados da tensão da bateria imagino 2 situações:

1) A bateria não estava com carga plena ao começar a fermentação, carregada plenamente (luz azul no carregador) a tensão da bateria deve estar em torno de 4.1v, isso pode ter acontecido devido aos seguintes fatores:

a) bateria não estava plenamente carregada (luz vermelha) no início da fermentação, com o tempo a carga foi consumida atingindo a tensão mínima e ele parou de transmitir;

b) defeito na bateria, ela não está carregando plenamente, apesar de ter ficado muitas horas carregando;

c) defeito no módulo carregador, ele pode indicar carga plena (luz azul) ainda que a bateria não esteja totalmente carregada.

2) Algo está drenando a carga da bateria e o equipamento deve ser trocado.

Analisando os dados da tensão da bateria vai dar pra isolar o(s) problema(s) e saber o quê fazer pra torná-lo plenamente operacional.

Abs

FabricioFLS

Active Member
Afiliado
18/5/20
Oi Fabrício,

A causa da parada da transmissão é a bateria. O ispindel para de transmitir quando a tensão da bateria chega ao valor mínimo de 3.1v.

Você teria os dados dessa fermentação para analisarmos os dados da bateria? Com eles vai dar pra saber qual era a tensão da bateria no início e quando ele parou de transmitir. Em tese, transmitir de 1 em 1 hora não deve esgotar a bateria. Sem ter os dados da tensão da bateria imagino 2 situações:

1) A bateria não estava com carga plena ao começar a fermentação, carregada plenamente (luz azul no carregador) a tensão da bateria deve estar em torno de 4.1v, isso pode ter acontecido devido aos seguintes fatores:

a) bateria não estava plenamente carregada (luz vermelha) no início da fermentação, com o tempo a carga foi consumida atingindo a tensão mínima e ele parou de transmitir;

b) defeito na bateria, ela não está carregando plenamente, apesar de ter ficado muitas horas carregando;

c) defeito no módulo carregador, ele pode indicar carga plena (luz azul) ainda que a bateria não esteja totalmente carregada.

2) Algo está drenando a carga da bateria e o equipamento deve ser trocado.

Analisando os dados da tensão da bateria vai dar pra isolar o(s) problema(s) e saber o quê fazer pra torná-lo plenamente operacional.

Abs
1625766548619.png
1625766567765.png

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Oi Fabrício,

Pelo gráfico dá pra ver que a causa da parada da transmissão ocorreu mesmo devido a tensão da bateria ter caído abaixo de 3.0v. Dá pra ver que a bateria começou com tensão de 4.16v e finalizou com 2.91v, ou seja, estava plenamente carregada no início da fermentação e por algum motivo a caiu abruptamente um dia e meio após iniciar o registro, o que é anormal.

Te solicitaria, se possível, simular uma fermentação, ou seja, recarregar a bateria e ligar, registrar os valores como você fez só para confirmar o comportamento da bateria.

Pode tanto ser a bateria como o módulo wemos que está com defeito e consumindo além do normal. Em todo caso me mande um e-mail ([email protected]) pra combinarmos a troca dele.

Abs
Renato

Vmoronari

New Member
Afiliado
17/4/21
Alguem ai teve problemas com o Ispindel no Cold crash? Estou usando um e estou receoso de passar pro cold com o Ispindel dentro.
O meu veio normal e sem nenhuma vedação especial

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Alguem ai teve problemas com o Ispindel no Cold crash? Estou usando um e estou receoso de passar pro cold com o Ispindel dentro.
Se puder tirar, tire antes do cold. Troque a vedação, faça um disco de silicone no mesmo diâmetro da vedação original, aí dificilmente vai ter problemas. Já fiz teste de 1 semana a 1 ºC com o disco e não entrou uma gota ou teve condensação dentro do tubo.

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
@Renato_Maia ....Olá Renato, por favor, gostaria de saber mais sobre esse equipamento, por gentileza me envie mensagem, grato.
Oi Winder, me desculpe só vi sua mensagem agora.

Resumindo o iSpindel é um equipamento que fica imerso e inclinado no mosto e que serve para medir a evolução da fermentação via wifi.

Conforme a fermentação ocorre, muda a densidade do líquido e isso altera sua inclinação no líquido, com o passar do tempo seu app vai plotando um gráfico da fermentação. Um detalhe importante é que ele não opera full time com o wifi, ele passa a maior parte do tempo offline, de tempos em tempos (configurado por você) ele "acorda" coleta dados, os envia via wifi para seu app e desliga.

Ele pode ser integrado com o Brewpiless, como o excelente projeto do Helton, o que daria para controlar as rampas de fermentação remotamente. Com app como o Brewfather (versão paga) dá pra integrá-lo com a receita.

Abs

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Como disse o Dumpa, tire antes do cold, afinal não tem muito sentido medir algo que não vai mais se alterar, ao partir pro cold significa que chegou-se a FG. Ao descer a temperatura, a pressão interna no fermentador diminui, então a probabilidade de entrar líquido dentro do tubo aumenta.

Assim como reportou o Dumpa, eu também já fiz teste sem naqueles que eu vendo deixando no cold e também mergulhando ele totalmente em água por 48hs sem qualquer proteção e não infiltrou. Para vedar você pode usar um disco ou o´ring de silicone ou até mesmo um eva de 1 ou 2mm. Se for fermentador pressurizado eu ainda recomendaria passar um filme de pvc externamente pra não acontecer de infiltrar como nessa foto.

Abs

Attachments

cbarros

Well-Known Member
Afiliado
4/4/14
Eu sempre levo até o final mas com um saquinho de sílica, aqueles que vem em frascos de compridos! Nunca tive problemas!

Attachments