• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Oi Renato, pelos links não consegui, mas pesquisando no shopee eu encontrei.

A placa do recarregador de bateria é TYPE-C?
Oi Leonardo, boa noite.

Me desculpe, que mancada minha postar o link errado. o_Oo_Oo_O

Sim, é TYPE-C. Optei por USB-C por alguns fatores.

Primeiro pra não ter que ficar tentando encontrar o lado certo do cabo na hora de encaixar na placa carregadora, Segundo que ao encaixar o cabo de imediato evita-se que o conjunto se desloque dentro do tubo e assim provoque um desbalanceamento, o que te faria fazer uma nova calibração, e, por fim pra não ser possível carregar a bateria pela placa wemos, se porventura a retirarem o conjunto do tubo.

Agora sim os links corretos: (completo) https://shopee.com.br/product/341684073/5078229794/
(kit de peças + bateria) https://shopee.com.br/product/341684073/8639152454/

Abs
.

Afiliado
26/2/20
Oi Leonardo, boa noite.

Primeiro pra não ter que ficar tentando encontrar o lado certo do cabo na hora de encaixar na placa carregadora, Segundo que ao encaixar o cabo de imediato evita-se que o conjunto se desloque dentro do tubo e assim provoque um desbalanceamento, o que te faria fazer uma nova calibração, e, por fim pra não ser possível carregar a bateria pela placa wemos, se porventura a retirarem o conjunto do tubo.

Agora sim os links corretos: (completo) https://shopee.com.br/product/341684073/5078229794/

Abs
.
Olá Renato, tudo bem?

também estou interessado.. sabe se é facil a calibração dele?

[]s
Roberto

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Olá Renato, tudo bem?

também estou interessado.. sabe se é facil a calibração dele?

[]s
Roberto
Oi Roberto, boa tarde.

Diria é fácil sim, contudo deve ser feita com calma pra você não se perder e ter de repetir. E desde que você não movimente a placa dentro do tubo (ela entra justa no tubo pra que isso não ocorra), não é necessário repeti-la, apenas recarregar a bateria a cada brassagem.

Ele trabalha com dois pontos fixos, offset quando é colocado na horizontal em 90 graus e a OG 1.000, quando em água limpa ele deve medir entre 24 - 26 graus. Esses dois pontos já envio calibrados.

O que caberia a você fazer é diluir controladamente açúcar em água de modo a levantar os dados da curva de densidade-ângulo. Ao final será gerado uma equação que servirá ao equipamento pra converter ângulo em FG. Quanto mais pontos forem obtidos, mais precisa será suas medidas, mas tem gente que obtém 3 pontos e põe pra funcionar, depois o valor que ele fornece não bate com o densímetro/refratômetro aí saem falando que o aparelho não presta.

A etapa seguinte é você inserir os parâmetros de configuração do wifi e do app que vai ler seus dados, tem app gratuito (Ubidots, Brewspy) e tem pago (Brewfather). Já testei e vi que em fermentadores não pressurizados não entra líquido nele, mas por precaução eu sempre retiro antes de começar o coldcrash pra não correr riscos.

Abs

Afiliado
26/2/20
Oi Roberto, boa tarde.

Diria é fácil sim, contudo deve ser feita com calma pra você não se perder e ter de repetir. E desde que você não movimente a placa dentro do tubo (ela entra justa no tubo pra que isso não ocorra), não é necessário repeti-la, apenas recarregar a bateria a cada brassagem.

Ele trabalha com dois pontos fixos, offset quando é colocado na horizontal em 90 graus e a OG 1.000, quando em água limpa ele deve medir entre 24 - 26 graus. Esses dois pontos já envio calibrados.

O que caberia a você fazer é diluir controladamente açúcar em água de modo a levantar os dados da curva de densidade-ângulo. Ao final será gerado uma equação que servirá ao equipamento pra converter ângulo em FG. Quanto mais pontos forem obtidos, mais precisa será suas medidas, mas tem gente que obtém 3 pontos e põe pra funcionar, depois o valor que ele fornece não bate com o densímetro/refratômetro aí saem falando que o aparelho não presta.

A etapa seguinte é você inserir os parâmetros de configuração do wifi e do app que vai ler seus dados, tem app gratuito (Ubidots, Brewspy) e tem pago (Brewfather). Já testei e vi que em fermentadores não pressurizados não entra líquido nele, mas por precaução eu sempre retiro antes de começar o coldcrash pra não correr riscos.

Abs
Legal. minha ideia é usar o brewpiless que tem função para sincronizar com o iSpindel.. acho que funciona né.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Gostei cara, pretendo comprar 4 deles, mas antes comprarei um pra validar o uso com o brewfather. Consegue fazer um preço melhor para 4 ou 5 unidades, após a compra do primeiro?

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Oi pessoal,

Foram lançadas novas versões de firmware. 6.6.0, 7.0.0, 7.1.0, 7.1.1 e 7.1.2.

As versões 7.1.0 e 7.1.1 foram publicadas sem o arquivo firmware.bin, portanto no meu entender nem deviam ser publicadas.

A versão 6.6.0 há relatos de travamentos quando usada com o software Ubidots.

Fiz upgrade da versão 6.5.1 para a versão 7.1.2 lançada hoje.

A primeira mudança foi no nome da rede de ispindel para ispindel_ispindel000, até aí ok, apesar de constar versão 7.1.2 aparece na info como versão 7.1.0.

Aproveitei para os dados da minha rede (mudei de local) e dei o salvar, aí ele simplesmente travou. Desliguei, liguei e dei reset pra entrar no modo AP. A rede apareceu, mas não foi possível acessar o software de jeito nenhum, dei reset várias vezes e nada.

Não tive alternativa senão retirar o conjunto do tubo, conectar o cabo e fazer downgrade pra versão 6.5.1. e tudo voltou ao normal. Por ter mexido no hardware, vou ter de recalibrar.

Conclusão: se fizer update tenha em mente que pode ter problemas. Eu recomendo não atualizar pra versão 7.1.2 e aguardar novas atualizações corrigindo esses bugs.

Abs

P.S. Quem desejar adquirir o iSpindel que eu monto, segue o link: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794

Afiliado
23/6/18
Oi pessoal,

Foram lançadas novas versões de firmware. 6.6.0, 7.0.0, 7.1.0, 7.1.1 e 7.1.2.

As versões 7.1.0 e 7.1.1 foram publicadas sem o arquivo firmware.bin, portanto no meu entender nem deviam ser publicadas.

A versão 6.6.0 há relatos de travamentos quando usada com o software Ubidots.

Fiz upgrade da versão 6.5.1 para a versão 7.1.2 lançada hoje.

A primeira mudança foi no nome da rede de ispindel para ispindel_ispindel000, até aí ok, apesar de constar versão 7.1.2 aparece na info como versão 7.1.0.

Aproveitei para os dados da minha rede (mudei de local) e dei o salvar, aí ele simplesmente travou. Desliguei, liguei e dei reset pra entrar no modo AP. A rede apareceu, mas não foi possível acessar o software de jeito nenhum, dei reset várias vezes e nada.

Não tive alternativa senão retirar o conjunto do tubo, conectar o cabo e fazer downgrade pra versão 6.5.1. e tudo voltou ao normal. Por ter mexido no hardware, vou ter de recalibrar.

Conclusão: se fizer update tenha em mente que pode ter problemas. Eu recomendo não atualizar pra versão 7.1.2 e aguardar novas atualizações corrigindo esses bugs.

Abs

P.S. Quem desejar adquirir o iSpindel que eu monto, segue o link: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794
Bom dia Renato
Tem como retirar com vc em campinas?

denilson souza

New Member
Afiliado
22/7/20
Bom dia, você vende apenas a tampa?
Tudo bem amigo !!! desculpa a minha ignorância a respeito do assunto ,a pergunta é eu uso um fermentador inox da TK de 50 lt será que esse aparelho irá funcionar ? Meu roteador está a 8 mt longe separado por duas paredes ( a rede já é Mesh de 500 mg) obrigado.

Afiliado
29/1/21
Tudo bem amigo !!! desculpa a minha ignorância a respeito do assunto ,a pergunta é eu uso um fermentador inox da TK de 50 lt será que esse aparelho irá funcionar ? Meu roteador está a 8 mt longe separado por duas paredes ( a rede já é Mesh de 500 mg) obrigado.
Acho que só testando, porque não é muito recomendado para inox.

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Oi Denilson,

O inox atenua o sinal emitido eletromagnético pelo iSpindel dificultando a sua recepção, por isso a recomendação é que o roteador wifi fique o mais próximo possível do fermentador. Pelo que você comentou, não há como colocar o roteador ao lado do fermentador, então as soluções possíveis:

1) Utilizar repetidor de wifi próximo ao fermentador.

2) Usar um repetidor de sinal do iSpindel Nautilis (Nautilis iSpindel relay – Nautilis IOT & Homebrewery)

3) O iSpindel ser montado com uma placa wemos-pro que emite sinal com maior intensidade visto possuir uma antena externa.

4) Um celular como roteador de internet.

Primeiro eu colocaria um repetidor de wifi pra garantir que o sinal da sua rede chegue ao local onde se encontra seu fermentador com intensidade suficiente para que o iSpindel consiga se conectar. Se ainda assim o sinal transmitido pelo iSpindel não consiga ser recebido pelo repetidor, aí sim partiria para as alternativas 2 ou 3. A opção de usar celular como roteador é viável também, mas nese caso você teria de deixar um aparelho praticamente exclusivo para isso.

Abs

P.S. Quem desejar adquirir o iSpindel que eu monto, segue o link: https://shopee.com.br/iSpindel-i.341684073.5078229794 ou se quiser comprar diretamente mande um e-mail: [email protected]

FabricioFLS

Active Member
Afiliado
18/5/20
Oi Leonardo, boa noite.

Abs
.
Renato o Ispindel que compre de você tem durado somente 3 dias de fermentação, está configurado para enviar informação de uma e m uma hora, e o AP está próximo gerando sinal forte do wifi. Sabe o que pode ser?

Latest posts