• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

LINKOL

Active Member
Afiliado
22/9/15
Boa tarde pessoal

Boa tarde Luc_Fer!
Comprei na China Wemos D1 mini e recebí mini ESP12F, tentei de todas as formas carregar o firmware, inclusive a sua versão "APORTUGUESADA" .
Só aparece a identificação da placa , mas não acessa a página do Ispindel para concluir a configuração.
Tentei os IP'S 192.168.4.1 , 192.168.100.30 , etc. e com várias versões de flash download tool.
Pode me ajudar?

Estou com o mesmo problema alguém sabe informar se estamos fazendo certo. Ou se tem que tem que instalar alguma coisas no Wemos ates de rodar o Firmware ?

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Estou com o mesmo problema alguém sabe informar se estamos fazendo certo. Ou se tem que tem que instalar alguma coisas no Wemos ates de rodar o Firmware ?
Ele tem que estar todo montado para conseguir acessar o modo AP do iSpindel, se estiver faltando algum componente ele não inicializa.

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
Boa tarde pessoal,

Estou montando um ispindel usando a placa wemos d1 mini.

porém não está funcionando corretamente.

A rede iSpindel aparece no wifi porém na hora de conectar dá erro, diz que o windows não pode ser conectar a esta rede.
Tentei várias versões de firmware porém sem sucesso, até troquei a d1 mini e tbm não funcionou.

Li em no forum do opensourcedistilling que o modelo de d1 mini com os cantos chanfrados não funcionam.

Alguém sabe algo sobre isso?

Peguei o log pela serial e aparece essas mensagens

FW 6.5.1
2.2.2-dev(38a443e)
Worker run!
mounting FS... mounted!
ERROR: failed to load json config

ERROR config corrupted
scanning for OW device on pin: 5
No devices found!
scanning for OW device on pin: 12
Found device with ROM = 28 AA A4 C9 13 13 1 42
Chip = DS18B20
Data = 1 97 1 4B 46 7F FF C 10 E3 CRC=E3
Temperature = 25.44 Celsius,
offsets not available
Boot-Mode: External System
power-cycle or reset detected, config mode
...........
ERROR no Wifi credentials

going to Config Mode
reboot RFCAL

Alguém tem idéia do que pode estar errado?

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
Boa tarde pessoal,

Estou montando um ispindel usando a placa wemos d1 mini.

porém não está funcionando corretamente.

A rede iSpindel aparece no wifi porém na hora de conectar dá erro, diz que o windows não pode ser conectar a esta rede.
Tentei várias versões de firmware porém sem sucesso, até troquei a d1 mini e tbm não funcionou.

Li em no forum do opensourcedistilling que o modelo de d1 mini com os cantos chanfrados não funcionam.

Alguém sabe algo sobre isso?

Peguei o log pela serial e aparece essas mensagens

FW 6.5.1
2.2.2-dev(38a443e)
Worker run!
mounting FS... mounted!
ERROR: failed to load json config

ERROR config corrupted
scanning for OW device on pin: 5
No devices found!
scanning for OW device on pin: 12
Found device with ROM = 28 AA A4 C9 13 13 1 42
Chip = DS18B20
Data = 1 97 1 4B 46 7F FF C 10 E3 CRC=E3
Temperature = 25.44 Celsius,
offsets not available
Boot-Mode: External System
power-cycle or reset detected, config mode
...........
ERROR no Wifi credentials

going to Config Mode
reboot RFCAL

Alguém tem idéia do que pode estar errado?
Resolvido o problema

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
Qual foi a solução encontrada para resolver o problema ?
Descobri que o problema eram as placas wemos falsificadas do aliexpress, elas gravavam a firmware e até geravam
o AP wifi, porém não conectavam testei com 2 placas do mesmo vendedor.
Comprei outra wemos pelo mercadolivre e funcionou de primeira.

FabricioFLS

Member
Afiliado
18/5/20
Olá pessoal, ontem comecei a utilizar pela primeira vez o iSpindel em uma fermentação, juntamente com o brewfather.
Consegui fazer a conexão normalmente porém no gráfico não aparece a leitura da densidade, na tela de dispositivos ele aparece a inclinação do iSpindel mas na fermentação ele não me traz o valor da gravidade.
Alguém sabe me dizer onde eu possa ter errado?

1617044091517.png
1617044112000.png

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
Olá pessoal, ontem comecei a utilizar pela primeira vez o iSpindel em uma fermentação, juntamente com o brewfather.
Consegui fazer a conexão normalmente porém no gráfico não aparece a leitura da densidade, na tela de dispositivos ele aparece a inclinação do iSpindel mas na fermentação ele não me traz o valor da gravidade.
Alguém sabe me dizer onde eu possa ter errado?

Ver anexo 126158
Ver anexo 126159
Você fez a calibração do iSpindel e salvou a equação polinomial nas configurações dele?

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Bom dia!!!
Posso atualizar via OTA? pelo menu de configurações ou somente via USB e flasher?
Oi Rafael,

Pode atualizar via menu do iSpindel sim, mas pra acessar o menu tem colocá-lo no modo AP. Pra fazer isso basta curtocircuitar os terminais de reset. Antes de atualizar acesse e faça um print da tela do menu configuration pra salvar os dados da rede, do aplicativo e o polinômio que você usa, porque depois de atualizar o firmware todas essas informações são zeradas.

Rafael Maximo

Active Member
Afiliado
18/12/19
Oi Rafael,

Pode atualizar via menu do iSpindel sim, mas pra acessar o menu tem colocá-lo no modo AP. Pra fazer isso basta curtocircuitar os terminais de reset. Antes de atualizar acesse e faça um print da tela do menu configuration pra salvar os dados da rede, do aplicativo e o polinômio que você usa, porque depois de atualizar o firmware todas essas informações são zeradas.
Obrigado Renato!

O meu iSpindel tem um botão adaptado pra dar esse curto rsrs

Show de bola, vou fazer isso então!

Versão final ta legal e estavel? 6.5.1?

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Obrigado Renato!

O meu iSpindel tem um botão adaptado pra dar esse curto rsrs

Show de bola, vou fazer isso então!

Versão final ta legal e estavel? 6.5.1?
Sim tá beleza.👍

O que necessitam mudar é o projeto em si, porque desde que a TDK descontinuou o chip MPU6050 do acelerômetro, estão usando um chip clone no módulo e de cada 10 módulos que você compra 4-5 tem vindo com defeito, não há controle de qualidade algum.☹

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Nunca tive problemas com o MPU6050, como ele utiliza um barramento de comunicação então pode ser problemas no projeto, montagem, entre outras coisas.
Estou utilizando a versão 6.2.1 e está tudo normal também.

Os problemas mais comuns são com a bateria pois é um ambiente muito hostil pra ela e a eletrônica no geral.

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
O problema em si não é o chip MPU-6050, ele sempre funcionou bem, só que a TDK - Inversense descontinuou sua fabricação e não foi só o MPU6050, o fez também com o MPU-6000, MPU-6500 e o MPU-20608-G lançando outra família de chips a MPU-20600 e ao descontinuar ela foi bem explicita na sua página ao dizer sobre o MPU-6050 [Not Recommended for New Designs].

Tendo a TDK descontinuado o chip, os clones entraram em ação e não exite um módulo GY-521 vendidos hoje em dia que não seja montado com chip clone. Parece não haver controle de qualidade algum, pois de cada 10 módulos vendidos, 4-5 tem vindo com defeito. No menu o iSpindel Info, tanto Tilt quanto Gravity aparece a mensagem "Nan", sinal que o módulo é defeituoso.