Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
sobre o peso da bateria, varia de bateria pra bateria, pela voltagem vc deve usar as 18650, como citaram, e elas costumam variar muito de peso,as 20g que vc tem que colocar pe spi uma media, pra mim foi bem mais que 20g, vc vai ter que ir colocando ou tirando peso e testar a flutuabilidade em agua (1000 SG).
Uma dica importante, que me fez bater cabeca na hora, a placa giros deve ficar apontada pra cima quando ela for flutuar, ou seja, o peso que vc for adicionar deve ser colocado no lado oposto ao que a placa giros esta, senao vc podera ter algum problema com a calibração

aproveitando o post
estou usando o ubidots, mas como criei muitos graficos e widgets e synthetics (para calcular o plato em SG) tive alguns problemas com limite de dots diarios, por isso e por nao conseguir usar formulas avancadas (para calcular o %ABV atual) estive pensando em alternativas para as proximas brassagens, usei um pouco o blink mas nao gostei muito tb, vcs tem alguma sugestão?

Aproveitando o post II
alguem consegui vincular com o beersmith? vi que não seria muito facil...
Beersmith não ví ninguém que tenha feito isso. Ele pode ser integrado com o Brewpiless, mas se você quer só monitorar a fermentação recomendo o app Brewfather, a versão free é limitada, mas dá pra você aprender como mexer com o app, depois sugiro que parta para versão paga U$ 20.00 por uma assinatura anual (menos de R$ 10 por mês), no meu entender a relação custo/benefícios é boa visto que o app tem outras funcionalidades.
Abs

Última edição:

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Alguém tem pra venda?
Oi Pepe.Denis,

No momento eu tenho só a placa pra venda. Em alguns dias receberei um material que comprei pra uma venda coletiva e terei material extra pra vender, seja em forma de kit ou montado. Quando tiver com todo material em mãos farei anúncio na seção de vendas.
Abs

Chris86

Member
Afiliado
10/6/20
PessoALL,

Uma dúvida de interpretação, no esquema de ligação, eu tive a impressão que o fio Laranja se conectava no lugar do diodo que foi removido.
Eu li em uma msg desse tópico, que o fio laranja vai na verdade no conector de 5v do Wemos, é isso mesmo?

Valeu!!

[]'s
Não precisa fazer a ligação do fio laranjam ele é dispensável, arranque o diodo da placa d1 mini e deixe aberto aqueles pontos onde o diodo estava, para que não façam corrente, isso significa que a placa só ira ligar se os outros contato com as outras placas estiverem bem feitos( recomendo colocar o firmware antes de retirar o diodo)
pelo que eu entendi essa ligação com o fio laranja só é necessária para que vc possa acessar ou carregar o aparelho por ambas entradas USB (não tenho certeza dessa informação) mas o fio laranja é totalmente opcional, e eu recomendo muito que vc não o faça pois a solda onde estava o diodo é difícil de fazer

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Não precisa fazer a ligação do fio laranjam ele é dispensável, arranque o diodo da placa d1 mini e deixe aberto aqueles pontos onde o diodo estava, para que não façam corrente, isso significa que a placa só ira ligar se os outros contato com as outras placas estiverem bem feitos( recomendo colocar o firmware antes de retirar o diodo)
pelo que eu entendi essa ligação com o fio laranja só é necessária para que vc possa acessar ou carregar o aparelho por ambas entradas USB (não tenho certeza dessa informação) mas o fio laranja é totalmente opcional, e eu recomendo muito que vc não o faça pois a solda onde estava o diodo é difícil de fazer
Lá no github tem uma discussão que deverá vai acabar com o problema de ter que remover o D1 da Wemos. Diode to Protect 18650 from Over-Voltage Damage · Issue #408 · universam1/iSpindel

Afiliado
4/9/20
Amigos, estou com um problema. Montei um no modelo antigo. Placa PCB raiz, hehehehe.
Estou com dificuldades no Ubidots. Afinal, como é o modo de transmissão de dados? Sei que ao ligar e clicar 3x no reset, entra no modo de configuração. Mas como é o modo de transmissão de dados?
Já coloquei pra transmitir em 5 segundos, 1 segundo... Só transmite 1x, logo que eu salvo a configuração. Não atualiza os dados na quantidade de segundos que eu coloquei na configuração...
Já fiquei apertando o reset de várias formas, e não transmite os dados de forma contínua. Só passa os dados 1x.

Alguém tem alguma luz?

Valeu!!!
Boa Noite,
sei que o post é antigo, mas acabei de comprar um pelo ML e fiz a calibragem e configuração corretamente, porem ele manda apenas a primeira leitura, não atualiza mais de jeito nenhum, tenho que entrar nas configurações e após o Save, ele manda uma primeira leitura e depois não atualiza.
Sera que é apenas o problema de montagem como foi visto pelo colega? dessa forma não teria como resolver a não ser devolvendo a compra pelo ML.
Obrigado

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Boa Noite,
sei que o post é antigo, mas acabei de comprar um pelo ML e fiz a calibragem e configuração corretamente, porem ele manda apenas a primeira leitura, não atualiza mais de jeito nenhum, tenho que entrar nas configurações e após o Save, ele manda uma primeira leitura e depois não atualiza.
Sera que é apenas o problema de montagem como foi visto pelo colega? dessa forma não teria como resolver a não ser devolvendo a compra pelo ML.
Obrigado
Amigo tenta usar ele no Blynk, veja se ele se comunica. Pode seguir os passos descritos no link abaixo. Se tiver dúvidas posta ahi. Abraço.

Birutis

New Member
Afiliado
8/9/20
Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

Ver anexo 122317 Ver anexo 122318

Para quem quiser gravar aí vai o bin:
Boa tarde pessoal
Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

Ver anexo 122317 Ver anexo 122318

Para quem quiser gravar aí vai o bin:
Boa tarde Luc_Fer!
Comprei na China Wemos D1 mini e recebí mini ESP12F, tentei de todas as formas carregar o firmware, inclusive a sua versão "APORTUGUESADA" .
Só aparece a identificação da placa , mas não acessa a página do Ispindel para concluir a configuração.
Tentei os IP'S 192.168.4.1 , 192.168.100.30 , etc. e com várias versões de flash download tool.
Pode me ajudar?

lgbaldim

Member
Afiliado
12/8/19
Pessoal fiz a calibração do Ispindel e ele apresentou uma medida em cima da risca com o refratômetro....
1600801544234.png
Reparem que consegui resfriar o mosto até 30 graus e foi assim para o fermentador para chegar na temperatura de inoculação...

no dia seguinte, por volta das 13 horas já estava com um pouco de atenuação...
1600801715976.png

e seguimos até na data de hoje (22/09/2020) com a seguinte informação:
1600801787446.png

Segue gráfico completo:
1600801859764.png

O detalhe e a dúvida que estou é que hoje fui colocar uma enzyma (endozym AGP 120) buscando uma Brut IPA e aproveitei para tirar um copo para realizar uma medição como sempre fiz antes do Ispindel. Para minha surpresa o meu refratômetro (uso tabela de correção) marcando 1038 (Valor já corrigido). E agora? Onde pode estar o problema?? Confio no Ispindel ou no refratômetro? Detalhe; eu fiz uma limpeza no refratômetro e peguei outra amostra do fermentador, mesma medida. 1038. Limpei novamente e utilizei a solução que vem junto, ou seja, água pura... e aferindo, bateu exatamente os 1000.

Obrigado pessoal.

Danielsantos

Well-Known Member
Afiliado
4/8/15
Pessoal fiz a calibração do Ispindel e ele apresentou uma medida em cima da risca com o refratômetro....
Ver anexo 124732
Reparem que consegui resfriar o mosto até 30 graus e foi assim para o fermentador para chegar na temperatura de inoculação...

no dia seguinte, por volta das 13 horas já estava com um pouco de atenuação...
Ver anexo 124733

e seguimos até na data de hoje (22/09/2020) com a seguinte informação:
Ver anexo 124734

Segue gráfico completo:
Ver anexo 124735

O detalhe e a dúvida que estou é que hoje fui colocar uma enzyma (endozym AGP 120) buscando uma Brut IPA e aproveitei para tirar um copo para realizar uma medição como sempre fiz antes do Ispindel. Para minha surpresa o meu refratômetro (uso tabela de correção) marcando 1038 (Valor já corrigido). E agora? Onde pode estar o problema?? Confio no Ispindel ou no refratômetro? Detalhe; eu fiz uma limpeza no refratômetro e peguei outra amostra do fermentador, mesma medida. 1038. Limpei novamente e utilizei a solução que vem junto, ou seja, água pura... e aferindo, bateu exatamente os 1000.

Obrigado pessoal.
qual o ângulo que ele marca em água a 20°c?