Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Chris86

Member
Afiliado
10/6/20
estou montando um para mim. confesso não ser um expert em solda, então de repente alguma tenha que ser revista, mas primeiro:
retirei o diodo da placa wemos, agora ela não liga mais o led azul, quando faço contato onde havia o diodo ela responde. Quando ligo ela pela pilha, a placa gyros que esta soldada acima da wemos, liga o led, mas a wemos não, Tenho quase certeza que é a minha solda...
só para ter certeza, é só para remover o diodo da wemos, certo? não é para ligar os contatos onde ele estava

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
estou montando um para mim. confesso não ser um expert em solda, então de repente alguma tenha que ser revista, mas primeiro:
retirei o diodo da placa wemos, agora ela não liga mais o led azul, quando faço contato onde havia o diodo ela responde. Quando ligo ela pela pilha, a placa gyros que esta soldada acima da wemos, liga o led, mas a wemos não, Tenho quase certeza que é a minha solda...
só para ter certeza, é só para remover o diodo da wemos, certo? não é para ligar os contatos onde ele estava
Oi Chris,

Sim!!!! Tem de retirar o diodo e não faz ligação alguma nos contatos, deixe em aberto. Ao conectar a Wemos você envia 5 volts ao VCC da placa, que está acoplada à bateria. A bateria não suporta ser alimentada com 5 volts e se você fizer isso por muito tempo ela fatalmente se incendiará. A "desvantagem" de se remover o diodo é que sempre que for atualizar o firmware via cabo USB necessitará de uma bateria totalmente carregada. Sinceramente, recomendo a remoção do diodo D1 mini como medida de segurança.

Attachments

Última edição:

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Oi Chris,

Sim!!!! Tem de retirar o diodo e não faz ligação alguma nos contatos, deixe em aberto. Ao conectar a Wemos você envia 5 volts ao VCC da placa, que está acoplada à bateria. A bateria não suporta ser alimentada com 5 volts e se você fizer isso por muito tempo ela fatalmente se incendiará. A "desvantagem" de se remover o diodo é que sempre que for atualizar o firmware via cabo USB necessitará de uma bateria totalmente carregada. Sinceramente, recomendo a remoção do diodo D1 mini como medida de segurança.
Atualização pode simplesmente fazer via modo AP do iSpindel pela sua interface. Sempre tomem cuidado com o conector USB de recarga, coloquem o cabo USB com carinho, o TP4056 não tem contatos que aguentam muita força.

Gravei um vídeo rápido para um amigo ensinando como usar o iSpindel com o app Blynk e acabei deixando público no youtube já que pode auxiliar mais gente na descrição tem o link para o vídeo que o Marassi ensina a calibração.

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Oi Dumpa!

Valeu pela dica do app. Poderia me esclarecer: esse app só faz monitoramento online ou tem algum jeito de ser feita a coleta offline pra que de tempos em tempos a gente se conecte e faça download dos dados. Outra coisa, tem jeito de capturar dados de forma simultânea de dois (ou mais) fermentadores com esse app? Abs

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Oi Dumpa!

Valeu pela dica do app. Poderia me esclarecer: esse app só faz monitoramento online ou tem algum jeito de ser feita a coleta offline pra que de tempos em tempos a gente se conecte e faça download dos dados. Outra coisa, tem jeito de capturar dados de forma simultânea de dois (ou mais) fermentadores com esse app? Abs
o iSpindel tem que estar enviando os dados para algum lugar e esses dados serem salvos, então o offline não faz muito sentido. O Blynk pode adicionar vários, mas pode estourar a pontuação do modo gratuito e aí teria que adquirir pontos de energia como chamam.

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Offline no sentido de não manter o app conectado 24/7 com ispindel. Bom, se a cada x minutos o ispindel envia dados, onde é que eles são armazenados? Ele tem um buffer e ao acionar o app esses dados são descarregados é isso?

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Offline no sentido de não manter o app conectado 24/7 com ispindel. Bom, se a cada x minutos o ispindel envia dados, onde é que eles são armazenados? Ele tem um buffer e ao acionar o app esses dados são descarregados é isso?
O iSpindel fica a maior parte do seu tempo em estado de hibernação, ele só ativa quando vc aciona o modo acess-point que é apertando tuas vezes o botão de reset, ou ele só ativa rapidamente para enviar um banco de dados e logo dorme novamente.
Esse banco de dados tem que ser recebido por alguma coisa que armazene os dados e que consiga lhe mostrar. Para ele enviar o banco de dados é preciso que ele esteja conectado a um wi-fi e daí tem mais duas opções.
Existem equipamentos que recebem os dados do iSpindel como o Craftbeer e o BrewPi. Esses equipamentos estando conectado no wi-fi que está o iSpindel e ele conseguindo enviar o dados, vc não precisa da internet pra isso, por outro lado tem os softwares e sites que fazem esse papel de receber os dados tbm, só que nesse caso o envio dos dados é pra uma nuvem na internet e daí o APP ou site coleta esses dados pra lhe mostrar em Dashboards (caixas de dialogo) bonitinhas.

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Não fica 24/7, como o Mazza disse ele fica sempre em estado de hibernação se estiver ligado, você configura ele para acordar de xis em xis minutos, ele acorda, pega os dados e envia para um equipamentos como o Brewpiless, CraftBeerPi ou para nuvem em Ubidots, Blynk, Brewfather... Se ficasse conectado o tempo todo 24/7 a bateria drena em poucas horas com o tanto de comunicação que ele fará.

Renato_Maia

Well-Known Member
Afiliado
31/8/17
Não fica 24/7, como o Mazza disse ele fica sempre em estado de hibernação se estiver ligado, você configura ele para acordar de xis em xis minutos, ele acorda, pega os dados e envia para um equipamentos como o Brewpiless, CraftBeerPi ou para nuvem em Ubidots, Blynk, Brewfather... Se ficasse conectado o tempo todo 24/7 a bateria drena em poucas horas com o tanto de comunicação que ele fará.
Valeu amigo.

KleecioSS

Member
Afiliado
24/3/17
Galera,

Quem montou o ispindel sem comprar a placa pronta tenho uma dúvida sobre o peso e a bateria que foi usada.
Eu comprei uma bateria no Aliexpress, mas comprei uma de 5000 mAh, só depois que eu percebi que ela é maior que as demais baterias.

Dessa forma, como seria feito a compensação do peso dentro do tubo? Continuaria com 20g?

[]'s

dumpa

Well-Known Member
Afiliado
28/8/14
Galera,

Quem montou o ispindel sem comprar a placa pronta tenho uma dúvida sobre o peso e a bateria que foi usada.
Eu comprei uma bateria no Aliexpress, mas comprei uma de 5000 mAh, só depois que eu percebi que ela é maior que as demais baterias.

Dessa forma, como seria feito a compensação do peso dentro do tubo? Continuaria com 20g?

[]'s

Se é uma 18650 não é o mAh que conta, tem que ver o peso dela, tem bateria aí no mercado que diz ter 8800 mAh e deve ser 2000 mAh, se for.... Normalmente uma 18650 pesa entre 41 a 44 g.. 20g é uma base, dependendo de como montar pode precisar de algumas gramas a mais. Isso você vai descobrir quando colocar na água pela primeira vez.

Chris86

Member
Afiliado
10/6/20
Valeu pelas dicas, tive alguns problemas com o meu nivel de solda, hehehe, mas acho que agora ta tudo ok.
Estou usando o Ubidots e me surgiu umas duvidas
Estou para brassar semana que vem e testarei ele in loco pela primeira vez

Ainda não descobri onde fica algum botão do ubidots que resete os dados antigos captados pelo ISpindel

Estou tentando entender sobre as variáveis sintéticas do ubidots, a ideia é adicionar uma formula que converta o Plato captado pela inclinação e adicione ele numa formula que o transforme em Gravidade Especifica (SG). E aproveitando as variáveis sinteticas, incluir uma que calcue o ABV, pegando a OG e a FG

Conheço as formulas, sei aplicar elas na mão, mas to apanhando pra colocar elas direto no app da ubidots. Por acaso alguém tem algum norte nessa área?

Paiakan

Well-Known Member
Afiliado
8/5/17
Valeu pelas dicas, tive alguns problemas com o meu nivel de solda, hehehe, mas acho que agora ta tudo ok.
Estou usando o Ubidots e me surgiu umas duvidas
Estou para brassar semana que vem e testarei ele in loco pela primeira vez

Ainda não descobri onde fica algum botão do ubidots que resete os dados antigos captados pelo ISpindel

Estou tentando entender sobre as variáveis sintéticas do ubidots, a ideia é adicionar uma formula que converta o Plato captado pela inclinação e adicione ele numa formula que o transforme em Gravidade Especifica (SG). E aproveitando as variáveis sinteticas, incluir uma que calcue o ABV, pegando a OG e a FG

Conheço as formulas, sei aplicar elas na mão, mas to apanhando pra colocar elas direto no app da ubidots. Por acaso alguém tem algum norte nessa área?
Já fiz isso. É fácil. Mas estou num churrasco agora, hehe. Amanhã ou depois eu posto algo aqui. Mas a interface do Ubidots é bem intuitiva.

KleecioSS

Member
Afiliado
24/3/17
PessoALL,

Uma dúvida de interpretação, no esquema de ligação, eu tive a impressão que o fio Laranja se conectava no lugar do diodo que foi removido.
Eu li em uma msg desse tópico, que o fio laranja vai na verdade no conector de 5v do Wemos, é isso mesmo?

Valeu!!

[]'s

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17

Chris86

Member
Afiliado
10/6/20
sobre o peso da bateria, varia de bateria pra bateria, pela voltagem vc deve usar as 18650, como citaram, e elas costumam variar muito de peso,as 20g que vc tem que colocar pe spi uma media, pra mim foi bem mais que 20g, vc vai ter que ir colocando ou tirando peso e testar a flutuabilidade em agua (1000 SG).
Uma dica importante, que me fez bater cabeca na hora, a placa giros deve ficar apontada pra cima quando ela for flutuar, ou seja, o peso que vc for adicionar deve ser colocado no lado oposto ao que a placa giros esta, senao vc podera ter algum problema com a calibração

aproveitando o post
estou usando o ubidots, mas como criei muitos graficos e widgets e synthetics (para calcular o plato em SG) tive alguns problemas com limite de dots diarios, por isso e por nao conseguir usar formulas avancadas (para calcular o %ABV atual) estive pensando em alternativas para as proximas brassagens, usei um pouco o blink mas nao gostei muito tb, vcs tem alguma sugestão?

Aproveitando o post II
alguem consegui vincular com o beersmith? vi que não seria muito facil...