• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

De Niro

Member
Afiliado
7/2/19
Interessante, Luc! E como vc faz, pode explicar melhor?

tem que ficar com o celular na mesma wifi o tempo todo? Ou ele manda para algum serviço na internet que triangula e entrega o dado no seu aparelho?

Valeu!

Olá Luizcarias,
Eu consegui fazer funcionar com MQTT.
Instalei dois aplicativos no meu celular : MQTTBroker App e MQTT Dash. Funciona bem!

Afiliado
6/6/18
Meu problema é bem parecido com o seu. No meu caso, o iSpindel só manda os dados pro Ubidots quando eu reseto ele. Aí ele manda os dados uma única vez e depois não manda mais. Mesmo as luzes piscando no intervalo correto, ele não chega a mandar os dados pro Ubidots. Aí se eu reseto ele, ele manda mais uma vez e nunca mais manda nada (e pisca as luzes normalmente de 20 em 20s - que é o intervalo que estou usando para testes). O que será que pode ser?
dae, amigo conseguiu resolver, qual era o problema, estou com o mesmo

Luc_Fer

Member
Afiliado
30/5/18
Interessante, Luc! E como vc faz, pode explicar melhor?

tem que ficar com o celular na mesma wifi o tempo todo? Ou ele manda para algum serviço na internet que triangula e entrega o dado no seu aparelho?

Valeu!
Alô De Niro, o MQTT pode mandar pra internet também, mas aí cairia no mesmo caso do Ubidots, de ter que pagar assinatura depois de um tempo. No meu caso é na wifi local mesmo, para medir fora do portal do ispindel, que gasta muita bateria e afeta a medida de temperatura. É só rodar o MQTT Broker App que ele mostra o ip do celular na rede wifi e a porta(geralmente 1883). Em seguida vc entra no setup do ispindel e configura o ip do celular e a porta nos parâmetros mqtt. Aí vc configura sua rede wifi e o intervalo que vc quiser no ispindel e salva. Depois vc abre o Mqtt Dash e adiciona o ip do celular e as variáveis do ispindel. Geralmente é no formato "ispindel/ispindelxxx/topic", onde ispindelxxx é o nome do seu aparelho e "topic" pode ser temperature, tilt, battery ou gravity.

De Niro

Member
Afiliado
7/2/19
Alô De Niro, o MQTT pode mandar pra internet também, mas aí cairia no mesmo caso do Ubidots, de ter que pagar assinatura depois de um tempo. No meu caso é na wifi local mesmo, para medir fora do portal do ispindel, que gasta muita bateria e afeta a medida de temperatura. É só rodar o MQTT Broker App que ele mostra o ip do celular na rede wifi e a porta(geralmente 1883). Em seguida vc entra no setup do ispindel e configura o ip do celular e a porta nos parâmetros mqtt. Aí vc configura sua rede wifi e o intervalo que vc quiser no ispindel e salva. Depois vc abre o Mqtt Dash e adiciona o ip do celular e as variáveis do ispindel. Geralmente é no formato "ispindel/ispindelxxx/topic", onde ispindelxxx é o nome do seu aparelho e "topic" pode ser temperature, tilt, battery ou gravity.
Obrigado por responder!

Mas e quando o celular estiver fora dessa rede wifi? O iSpindel armazena esses dados num buffer e só sobe quando o celular reaparece, ou caso vc saia do alcance do wifi vc perde estas medidas?

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
O iSpindel envia um banco de dados a cada período. Se algum sistema receber os dados, blz, se não receber ai serão perdidos.

Luc_Fer

Member
Afiliado
30/5/18
Obrigado por responder!

Mas e quando o celular estiver fora dessa rede wifi? O iSpindel armazena esses dados num buffer e só sobe quando o celular reaparece, ou caso vc saia do alcance do wifi vc perde estas medidas?
Isso mesmo De Niro, as medidas só aparecem quando o celular (ou tablet) estiver no mesmo wifi. A ideia é usar esse sistema na calibração do ispindel, por exemplo, ou então colocar um tablet ou celular fixo para monitoramento. Para guardar as medidas e traçar gráficos tem que conectar o ispindel a algum banco de dados local ou na nuvem.

stephanrg

Member
Afiliado
25/6/15
Amigos, estou com um problema. Montei um no modelo antigo. Placa PCB raiz, hehehehe.
Estou com dificuldades no Ubidots. Afinal, como é o modo de transmissão de dados? Sei que ao ligar e clicar 3x no reset, entra no modo de configuração. Mas como é o modo de transmissão de dados?
Já coloquei pra transmitir em 5 segundos, 1 segundo... Só transmite 1x, logo que eu salvo a configuração. Não atualiza os dados na quantidade de segundos que eu coloquei na configuração...
Já fiquei apertando o reset de várias formas, e não transmite os dados de forma contínua. Só passa os dados 1x.

Alguém tem alguma luz?

Valeu!!!

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Amigos, estou com um problema. Montei um no modelo antigo. Placa PCB raiz, hehehehe.
Estou com dificuldades no Ubidots. Afinal, como é o modo de transmissão de dados? Sei que ao ligar e clicar 3x no reset, entra no modo de configuração. Mas como é o modo de transmissão de dados?
Já coloquei pra transmitir em 5 segundos, 1 segundo... Só transmite 1x, logo que eu salvo a configuração. Não atualiza os dados na quantidade de segundos que eu coloquei na configuração...
Já fiquei apertando o reset de várias formas, e não transmite os dados de forma contínua. Só passa os dados 1x.

Alguém tem alguma luz?

Valeu!!!
Soldou todos resistores indicados?
Se sim, verifique as soldas, pode haver solda fria.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Estar soldado não quer dizer que a solda está fazendo contato elétrico com o PAD. Isso chama-se solda fria.

stephanrg

Member
Afiliado
25/6/15
Estar soldado não quer dizer que a solda está fazendo contato elétrico com o PAD. Isso chama-se solda fria.
Eu Fiz outra e constatei que o problema é esse mesmo. Cabacice!!! Minha solda não estava boa, apesar de o multímetro ter verificado que existe contato. Obrigado!

stephanrg

Member
Afiliado
25/6/15
Aproveito pra deixar perguntas mais difíceis, desafiadoras.
  • Alguém conseguiu que o Ispindel fizesse o link com o Blynk?
  • Alguém tem os a programação em Arduino?
  • Daria pra mandar os dados pro Ubidots e Blynk ao mesmo tempo?
  • Existe uma forma do blynk converter o tilt (inclinação) em densidade?

Última edição:
Afiliado
19/3/19
Opa galera, primeiramente desculpem desenterrar esse topico.
Eu tenho o brewpiless rodando em casa, e queria montar o ISpindle agora mas vi que algumas pessoas aqui deste foram e outros ja fizeram modificacoes, usando outras placas, resistores, em fim. Como cheguei agora, 3 anos depois que montaram o primeiro, queria uma dica de qual projeto seguir? Seria melhor usar o GIThub oficial do projeto em alemao, a pagina americana ? ou existe algum outro passo a passo mais claro ? Uma observacao e que moro na australia, e para mim seria mais facil comprar as pecas da china, e nao do Brasil.
Obrigado.

Nickolaubr

Well-Known Member
Afiliado
21/3/17
Opa galera, primeiramente desculpem desenterrar esse topico.
Eu tenho o brewpiless rodando em casa, e queria montar o ISpindle agora mas vi que algumas pessoas aqui deste foram e outros ja fizeram modificacoes, usando outras placas, resistores, em fim. Como cheguei agora, 3 anos depois que montaram o primeiro, queria uma dica de qual projeto seguir? Seria melhor usar o GIThub oficial do projeto em alemao, a pagina americana ? ou existe algum outro passo a passo mais claro ? Uma observacao e que moro na australia, e para mim seria mais facil comprar as pecas da china, e nao do Brasil.
Obrigado.
Bruno, comprei o meu tudo aí da China há muito tempo. Acredito ainda valer... (os utilizo até hje)
Tinha até uma lista do AliExpress com os componentes... Mas acabei de ver que está desatualizada e com itens em falta.

Boa sorte!
(Quando estive na Austrália, com a hipótese de ir trabalhar aí, uma coisa que pensei ser imprescindível era brassar a minha própria cerveja aí. Vai ser cara assim la na pqp!)

Cheers mate!

hzeni

New Member
Afiliado
18/7/19
Pessoal, alguém poderia me indicar o caminho para fazer o ispindel conversar com o craftbeerpi? Com o brewfather está ok...

Obrigado pela ajuda

2
Group Builder