Isolamento Keezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Pessoal quase finalizando meu Keezer aqui, acho que vai ficar legal.
O que vocês recomendam pra fazer o isolamento do colar de madeira? Tanto para umidade quanto para não perder temperatura interna.
 
Olá, se passar somente STAIN acho que resolve.
Eu, no meu projeto, além de stain eu passei por dentro fita elastomérica e fita aluminizada para dar um acabamento por dentro e ajudar na fixação do colar já que só fiz a coroa no do primeiro degrau.
Uma coisa que também pode fazer e fica simples/fácil é no degrau menor fazer uma coroa com espuma.
 
Last edited:
Bom dia.
Eu envernizei a madeira, por dentro e por fora e por dentro usei a manta adesiva para telhado.
Ficou bom... agora estou lutando com a circulação de ar dentro do mesmo, pois a parte de cima em relação à base, fica diferente em mais de 10 graus....
Estou usando um cooler ligado junto com o controlador, mas ainda estou testando....
Abraços
 
A madeira é um excelente isolante térmico, bastaria proteger ela com um bom verniz naval para a umidade.
 
Em meu keezer, não fiz nenhum isolamento térmico extra. Está apenas com o colar de madeira envernizada. Tem mantido bem a temperatura, o compressor mantém bons intervalos de ativação. Poderia até tentar usar outro isolante na face interna do colar no futuro, para aumentar ainda mais a eficiência, mas, por enquanto, não quero mexer.

Sobre a coluna de ar mais quente na região do colar, isso pode ser resolvido com a instalação de ventoinhas para recircular o ar frio, programando a ativação delas junto do compressor.

Saudações.
 
Concluí meu keezer há alguns dias. Aguardo a pingadeira para postar umas fotos aki no fórum.
Fiz o colar com 20cm de altura para poder ter boa altura para os copos até a pingadeira e sobrar espaço em cima para quem sabe empilhar dois fermentadores.
Não fiz isolamento especial. Apenas selei os cantos com silicone para evitar alguma entrada de ar.
Mas notei que além da diferença de temperatura no colar há a formação de pequena condensação na tampa.
Usando um cooler de baixo para cima não pode aumentar esse efeito e escorrer água no colar ao abrir a tampa pela inclinação?
Saudações,
 
Concluí meu keezer há alguns dias. Aguardo a pingadeira para postar umas fotos aki no fórum.
Fiz o colar com 20cm de altura para poder ter boa altura para os copos até a pingadeira e sobrar espaço em cima para quem sabe empilhar dois fermentadores.
Não fiz isolamento especial. Apenas selei os cantos com silicone para evitar alguma entrada de ar.
Mas notei que além da diferença de temperatura no colar há a formação de pequena condensação na tampa.
Usando um cooler de baixo para cima não pode aumentar esse efeito e escorrer água no colar ao abrir a tampa pela inclinação?
Saudações,
O meu ficou faltando a pingadeira por enquanto.
Revesti o interior do colar com manta asfáltica e envernizei a madeira.
Como está em um local aberto, gera uma umidade na madeira do lado externo, mas pelo que vi é comum pelo local que ele fica.
 

Attachments

  • ADA7A056-5708-4C39-AA05-6290974F4504.jpeg
    ADA7A056-5708-4C39-AA05-6290974F4504.jpeg
    36.9 KB · Views: 132
  • F7E50014-0880-4970-BD99-6701A92D31E6.jpeg
    F7E50014-0880-4970-BD99-6701A92D31E6.jpeg
    47.7 KB · Views: 130
A madeira é um excelente isolante térmico, bastaria proteger ela com um bom verniz naval para a umidade.
Quando eu projetei meu keezer, pesquisei bastante sobre isolamento térmico da madeira. Pensei que a madeira fosse um bom isolante. Assim, priorizei paredes mais espessas, pensando não ser necessário isolar. Infelizmente isso não é verdade. A madeira deixa passar bastante temperatura. Usei cumaru.
Instalei uma ventoinha bem potente para manter a temperatura uniforme. Isso funciona bem. Mas a madeira não isola adequadamente. Assim, esfria a madeira na parte de fora com a ventoinha ligada e chega a formar condensação. Se não ligar a ventoinha, a diferença de temperatura na região do colar internamente é grande.
Hoje liguei a ventoinha. Vou postar as fotos para ajudar quem estiver fazendo seu projeto. Meu conselho é isolar internamente, ainda que seja necessário reduzir a espessura das paredes.
IMG_20210218_222158.jpg
IMG_20210218_222127.jpg
IMG_20210218_222121.jpg
IMG_20210218_222112.jpg
IMG_20210218_195948.jpg
IMG_20210218_195924.jpg
IMG_20210218_195906.jpg
IMG_20210218_195856.jpg
 
Concluí meu keezer há alguns dias. Aguardo a pingadeira para postar umas fotos aki no fórum.
Fiz o colar com 20cm de altura para poder ter boa altura para os copos até a pingadeira e sobrar espaço em cima para quem sabe empilhar dois fermentadores.
Não fiz isolamento especial. Apenas selei os cantos com silicone para evitar alguma entrada de ar.
Mas notei que além da diferença de temperatura no colar há a formação de pequena condensação na tampa.
Usando um cooler de baixo para cima não pode aumentar esse efeito e escorrer água no colar ao abrir a tampa pela inclinação?
Saudações,

Que curioso... A condensação se formou na superfície plana da tampa? Em tese, isso não deveria acontecer, já que a tampa já tem o isolamento térmico próprio do freezer.

Então, sim, nesse caso, corrigir a diferença de temperatura na coluna de ar vai aumentar a condensação, já que a tampa de seu freezer, aparentemente não está isolando bem a temperatura.

Saudações.
 
Como falei anteriormente, usei fita elastomérica, é muito boa para isolante, usada geralmente em canos de ar condicionado e é "barata".
Passem bastante "stain" também
 
Bom dia

O meu também fica em ambiente externo, na garagem, em dias com muita umidade no ar, ou qualquer outra situação de clima, ele condensa na cinta de madeira e na própria parede do freezer.
 
O meu só condensa no colar de madeira e só se ligar a ventoinha.
 
Que curioso... A condensação se formou na superfície plana da tampa? Em tese, isso não deveria acontecer, já que a tampa já tem o isolamento térmico próprio do freezer.

Então, sim, nesse caso, corrigir a diferença de temperatura na coluna de ar vai aumentar a condensação, já que a tampa de seu freezer, aparentemente não está isolando bem a temperatura.

Saudações.
Opa, a condensação é por dentro da tampa.
 
Passem bastante "stain" também
Não sei se escolhi bem pelo stain. Tb fiquei na dúvida entre ele e o verniz. Mas acho que o stain bem passado vai proteger a parte interna da madeira melhor. Se a película do verniz falhar a madeira fica desprotegida e deve ficar feia.
 
Não sei se escolhi bem pelo stain. Tb fiquei na dúvida entre ele e o verniz. Mas acho que o stain bem passado vai proteger a parte interna da madeira melhor. Se a película do verniz falhar a madeira fica desprotegida e deve ficar feia.
Esse foi um dos motivos de escolher cumaru. Resiste muito à umidade.
 
Pessoal o que vocês recomendam para isolar o colar? Isopor? EVA? Manta asfáltica?
 
Como falei anteriormente, usei fita elastomérica, é muito boa para isolante, usada geralmente em canos de ar condicionado e é "barata".
Passem bastante "stain" também
O seu colar isolado desse jeito nao condensa?
 
E segura legal? Ou fica condensando do lado de fora?
Segura sim mas ainda não testei com a ventoinha instalada. Tem alguns meses que não faço cerveja porque me mudei e não me arrumei com isso ainda. Estou até vendendo meu tribloco.

Ventoinha sem isolamento de eva fica assim:

IMG_20210218_222158.jpg
IMG_20210218_222127.jpg
IMG_20210218_222121.jpg
IMG_20210218_222112.jpg
IMG_20210218_195948.jpg
IMG_20210218_195924.jpg
IMG_20210218_195906.jpg
IMG_20210218_195856.jpg
 
Olá, se passar somente STAIN acho que resolve.
Eu, no meu projeto, além de stain eu passei por dentro fita elastomérica e fita aluminizada para dar um acabamento por dentro e ajudar na fixação do colar já que só fiz a coroa no do primeiro degrau.
Uma coisa que também pode fazer e fica simples/fácil é no degrau menor fazer uma coroa com espuma.
Bom dia. Vc pode, por favor, postar umas fotos do seu para a gente ver? Valeu
 
O meu ficou faltando a pingadeira por enquanto.
Revesti o interior do colar com manta asfáltica e envernizei a madeira.
Como está em um local aberto, gera uma umidade na madeira do lado externo, mas pelo que vi é comum pelo local que ele fica.
Fala amigo, não parou de condensar? Comprei manta asfáltica nessa esperança..
 
O meu ficou faltando a pingadeira por enquanto.
Revesti o interior do colar com manta asfáltica e envernizei a madeira.
Como está em um local aberto, gera uma umidade na madeira do lado externo, mas pelo que vi é comum pelo local que ele fica.

Tenho um que usei a mesma concepção sua, inclusive acontece essa condensação mas creio que em virtude da tampa que fica meio aberta em virtude da quantidade de mangueiras que ficam naquela superfície ali. No meu caso o keezer tem duas portas e ainda conta com uma barra de resistência no meio que esquenta para fazer o degelo.


Acredito que quando a porta não fica 100% vedada a veintoinha, que também instalei, ajuda a empurrar esse ar quente batendo com o ar frio ali na tampa e gera essa umidade que escorre pelo colar. Foi o que pude perceber.

O meu já tem mais de um ano e de vez em quando acontece essa umidade quando o cidadão aqui, alcoolizado não fecha a tampa direito. Importante é reforçar o verniz nessas partes externas.
 
Back
Top