Isolamento elétrico da resistência na panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GutoSchettini

Member
Joined
Mar 21, 2015
Messages
13
Reaction score
2
Olá,

Eu estou montando uma resistência de 5000 W / 220 V para minha panela de 70 litros. Eu li algumas discussões e ví alguns vídeos à respeito, de dicas, como fazer, etc... agora, montando o sistema, eu fiquei na dúvida quanto ao isolamento elétrico da resistência em relação à panela. Neste vídeo não há nenhum! As porcas da rosca da resistência estão em contato direto com a panela, e ele passou só uma camada fininha de veda rosca... mas funciona assim.

A resistência não deveria ser 'bem' isolada da panela?

E, outra, como faz o aterramento? Solda um parafuso para prender o fio terra?

Obrigado


1605359043811.png
 
Tecnicamente não tem como isolar a resistência da panela, ela tá em contato com a água que transmite corrente pra panela.
E tem que fazer aterramento na panela, eu só amarro um fio na alça da panela e junto conecto no terra da tomada, mas faz isso antes de ligar tudo na tomada pq se não dá uns choques fraco mas não tem como pegar na panela.
 
Bom Dia, cara vc pode usar um fio com uma garra tipo jacaré numa das extremidades para conectar na alça da panela e a outra extremidade precisa estar conectada em algum terra... Além disso, eu uso um DR para não correr nenhum risco e sempre faço minhas brassagens de tênis...
 
Bom Dia, cara vc pode usar um fio com uma garra tipo jacaré numa das extremidades para conectar na alça da panela e a outra extremidade precisa estar conectada em algum terra... Além disso, eu uso um DR para não correr nenhum risco e sempre faço minhas brassagens de tênis...
Esse tipo é a chamada blindada, ou seja, a resistência em si está interna com um isolante entre ela e a proteção externa q repassa o aquecimento para o meio, então essa porca maior q fixa na panela não tem contato com a eletricidade (se for de boa procedência), se ela vir a dar choque é pq essa camada externa danificou ai tem q substituir. Pra fazer o aterramento vc pode procurar em casas de material elétrico um terminal olhal q seja do diâmetro dessa rosca externa e conectar o fio de aterramento nesse ponto. Cuidado com o local da conexão da alimentação eletrica q são os parafusos centrais mais finos q devem ser bem isolados pra evitar choques.
 
Não existe contato do elemento vivo que aquece, com a panela.
O tubo de inox da resistência é um encapsulamento (envólucro) para o fio de níquel-cromo que fica ali dentro, ele fica submerso em sílica e sem contato com a tudo de inox. Esse fio só tem contato lá nas extremidades da resistência, no parafuso logo após aquele silicone e é ali onde que vc toma cuidado para não encostar em nada.
As vezes acontece do fio poder deslocar dentro do tubo e assim relar nele e então a panela vai se energizar, mas tbm existe a indução elétrica que tbm pode energizar a panela sem o fio estar em contato, nesses casos falamos que há fuga de tensão da resistência pra panela.
Como aterrar a panela?
Quando se está utilizando brewstand metálico é só deixar algum área do metal exposta e fazer com que a panela encoste em nesse ponto, daí vc aterra o brewstand fixando o cabo com parafuso.
Quando a superfície onde apoia a panela é isolante então basta colocar algo metálico e conectado a algum fio e que faça contato com a panela, daí vc liga no terra esse fio.
 
Adicionalmente às dicas sobre o aterramento que já foram ditas, se quiser adicionar segurança, procure por plugs de baquelite. Eu comprei e vou instalar nas nos niples da resistência. Baquelite é um material isolante. Daí você compra o macho e fêmea e vai evitar contato com esse parafuso da resistência. Além de facilitar conectar e desconectar.
 
Adicionalmente às dicas sobre o aterramento que já foram ditas, se quiser adicionar segurança, procure por plugs de baquelite. Eu comprei e vou instalar nas nos niples da resistência. Baquelite é um material isolante. Daí você compra o macho e fêmea e vai evitar contato com esse parafuso da resistência. Além de facilitar conectar e desconectar.
Esse baquelite são top! A única parte energizada da resistência é aquele pino onde tem a rosca, quando vc coloca o macho e fêmea de baquelite ele vira um engate rápido.. compensa muito comprar e o melhor é q fica bem isolado... Esses dias na fervura vazou mosto em cima do plug e não deu nada...
 

Attachments

  • P_20201115_130217.jpg
    P_20201115_130217.jpg
    30.6 KB · Views: 37
  • P_20201115_130128.jpg
    P_20201115_130128.jpg
    52.2 KB · Views: 37
Que ótimo! Eu recebi uma resistência de 1200W e ainda não instalei por me preocupar com isso. Eu também tenho outras dúvidas: para 7 litros essa potência é demais, tipo, pode queimar? E vocês usam algum tipo de transformador entre a resistência e a tomada de parede? Obrigado e abraços
 
Back
Top