Irish Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Boa tarde a todos.
Já fiz alguns receitas porém todas segui o que peguei pronto na internet.
uma que gostei muito foi a Irish Red Ale.
Joguei a receita no Brewfather pra ir tentando entender melhor o que estou fazendo e vi que estava bem fora do estilo.
Fiz algumas adaptações pra se encaixar melhor no estilo, poderiam dar uma avaliada?

RECEITA ORIGINAL:
20 litros

4,8kg Malte Pilsen
500g Melanoidina
90g Malte Chocolate
200g Chatêau Cara Gold

30g de Fuggles a 60min
20g de Fuggles a 0min
US-04

ADAPTAÇÃO DA RECEITA:
3,5kg Malte Pilsen
400g Melanoidina
80g Malte Chocolate
170g Chatêau Cara Gold

37g Fuggles a 60min
16g Fuggles a 0min
US-04
 
Atenção que de acordo o perfil do seu equipamento, mostura e fermentação a receita de outro raramente vai bater "dentro do estilo" nos softwares... Mas no geral achei boa sua adaptação, agora se a receita é boa ou não é outro lance kkkk... Eu particularmente parei de usar malte Pilsen, e ando comprando só Castle, weyermann e BestMalz (As vezes base Viking quando falta o Chateau) . Receitas que lá no início eu usava pilsner hoje vai tudo Pale Ale e só alegria.

Basicamente minhas red eu faço assim:
50L finais:
9Kg Pale Ale
2Kg Carahell
300g Cevada torrada
650g Aveia em flocos
100g cascade
2x US-05

Mas claro que a receita vai variar de acordo com o perfil do seu equipamento. Infelizmente não é uma ciência "exata" de um para outro...
 
A última versão que fiz achei muito bacana: Receita para 20L. Levedura foi a US-05.

1612439497696.png


1612439905509.png
 
Idem. Pra estilos da escola inglesa vou sempre de Pale. E se for Maris Otter então pode ainda diminuir a mão os maltes caramelo. E se a receita é mais simples, pelo menos pra mim, fica mais fácil de eu entender o que estou tomando e consequentemente melhorar na próxima. Pode me chamar de minimalista.

Portanto, aqui vai o pitáco. Trocaria o malte base pra Maris Otter (ou Pale) diminuindo ou removendo o Melano e faria os devidos ajustes na OG e na cor. Masssss... é pitáco né. Agora do Fuggles eu sou um grande fã e acho ele mais expressivo do que o EKG.

Sucesso aí!! Depois conta pra nóis.
 
Boa tarde a todos.
Já fiz alguns receitas porém todas segui o que peguei pronto na internet.
uma que gostei muito foi a Irish Red Ale.
Joguei a receita no Brewfather pra ir tentando entender melhor o que estou fazendo e vi que estava bem fora do estilo.
Fiz algumas adaptações pra se encaixar melhor no estilo, poderiam dar uma avaliada?

RECEITA ORIGINAL:
20 litros

4,8kg Malte Pilsen
500g Melanoidina
90g Malte Chocolate
200g Chatêau Cara Gold

30g de Fuggles a 60min
20g de Fuggles a 0min
US-04

ADAPTAÇÃO DA RECEITA:
3,5kg Malte Pilsen
400g Melanoidina
80g Malte Chocolate
170g Chatêau Cara Gold

37g Fuggles a 60min
16g Fuggles a 0min
US-04

Eu tiraria o Melano da receita, ele deixará uma breja muito doce e maltada, diferente do que oe estilo pede.
De resto ta otimo, só compensa depois a OG com a saida do melano
 
Idem. Pra estilos da escola inglesa vou sempre de Pale. E se for Maris Otter então pode ainda diminuir a mão os maltes caramelo. E se a receita é mais simples, pelo menos pra mim, fica mais fácil de eu entender o que estou tomando e consequentemente melhorar na próxima. Pode me chamar de minimalista.

Portanto, aqui vai o pitáco. Trocaria o malte base pra Maris Otter (ou Pale) diminuindo ou removendo o Melano e faria os devidos ajustes na OG e na cor. Masssss... é pitáco né. Agora do Fuggles eu sou um grande fã e acho ele mais expressivo do que o EKG.

Sucesso aí!! Depois conta pra nóis.
Cara, me convença a usar esse lúpulo... Nunca comprei, nunca usei... Mas muita gente curte ele, qual sua experiência real com esse cara? Já substituiu por outro, se sim, qual?
 
Cara, me convença a usar esse lúpulo... Nunca comprei, nunca usei... Mas muita gente curte ele, qual sua experiência real com esse cara? Já substituiu por outro, se sim, qual?



<off-topic>

Edgar, a breja que eu mais gosto de fazer em casa é uma Special/Best Bitter que venho aperfeiçoando à anos. Compartilho aqui a última versão (definitiva jamais!! kkkkk.. eu não consigo) da minha receita secreta. É simpres no úrtimo:

-----------------------------------------------------------------
Best Bitter

OG: 1043
FG: 1011
ABV: 4,2
IBU: 27
Cor: 16

Maris Otter 91%
Caramel 120L 7%
Malte Chocolate 2%

Target 15 IBU / 20g 60min
Fuggles 9 IBU / 40g 15min
Fuggles 3 IBU / 30g 5min
Fuggles 30g Dry hopping

S-04 a 18C
-----------------------------------------------------------------

Eu gosto da minha bitter bem aromática.
No início eu usava só EKG, que é um lúpulo que tem mais moral.
Passei pra meio a meio. Ficava cheirando os saquinhos e percebia que o fuggles sempre tinha mais aroma.
Não deu outra: de umas brassagens pra cá passei a usar só o fuggles e agora o aroma é mais presente.
São diferentes. Ambos são ótimos. Mas na minha experiência o fuggles tem um aroma mais aberto em comparação com o EKG que é mais discreto (elegante?). Na área da percepção sensorial vou ficar por aqui.
Pra mim, portanto, o fator determinante pra dar preferencia para o fuggles é que ele entrega mais aroma que o EKG.

</off-topic>
 
Primeira prova da minha ontem à noite.
 

Attachments

  • 20210204_210954.jpg
    20210204_210954.jpg
    24.1 KB · Views: 73
  • Screenshot_20210205-111812_BeerSmith 3.jpg
    Screenshot_20210205-111812_BeerSmith 3.jpg
    45.5 KB · Views: 81
  • Screenshot_20210205-111825_BeerSmith 3.jpg
    Screenshot_20210205-111825_BeerSmith 3.jpg
    36.5 KB · Views: 73
Boa tarde a todos.
Já fiz alguns receitas porém todas segui o que peguei pronto na internet.
uma que gostei muito foi a Irish Red Ale.
Joguei a receita no Brewfather pra ir tentando entender melhor o que estou fazendo e vi que estava bem fora do estilo.
Fiz algumas adaptações pra se encaixar melhor no estilo, poderiam dar uma avaliada?

RECEITA ORIGINAL:
20 litros

4,8kg Malte Pilsen
500g Melanoidina
90g Malte Chocolate
200g Chatêau Cara Gold

30g de Fuggles a 60min
20g de Fuggles a 0min
US-04

ADAPTAÇÃO DA RECEITA:
3,5kg Malte Pilsen
400g Melanoidina
80g Malte Chocolate
170g Chatêau Cara Gold

37g Fuggles a 60min
16g Fuggles a 0min
US-04

Opa, acho que essa receita esta legal, eu apenas tiraria o malte melanoidina.
Eu inclusive estou planejando brassar uma Irish Red Ale esse FDS a receita que estou planejando e bem parecida com essa sua:

OG: 1044
FG: 1011
ABV: 4,3
IBU: 24
Cor: 16 SRM

6,0Kg - Malte Pale Ale - 94,5%
0,2Kg - Chocolate (BESTMALZ) - 3,1%
0,15Kg - Caraaroma (Weyermann) 2,4%

15,3g - Polaris - 60min
30g - Fuggle - 0min

S-04

Fervura de 60min
Mostura a 67ºC por 60min
Alem disso pretendo ajustar a agua para mais ou menos os seguintes parametros:

Calcio - 105ppm
Magnesio - 25 ppm
Sódio - 3 ppm
Cloreto - 133ppm
Sulfato - 96ppm

Cloreto/Sulfato - 1,39

:D
 
Aproveitando o St. Patricks Day 🍀 venho postar o resultado da minha Red haha

Gostei do resultado, ficou seca, Drinkability altissimo, tostado aparecendo bem mais q o caramelo, e um amargor medio baixo que equilibrou legal, ela já esta no final, tenho mais uns 3 litros dela, mas já repeti a receita e temos mais 30 litros no cold, dessa vez usei o tão bem falado Maris Otter, vamos ver como ela fica!


WhatsApp Image 2021-03-16 at 22.17.21(1).jpeg

WhatsApp Image 2021-03-16 at 22.17.21.jpeg
 
Estou pegando as dicas aqui no tópico e quero muito fazer um experimento de uma Red Ale com adição de mel.
As dúvidas:
Quando adicionar o mel para que ele fique presente na cerveja, tanto em aroma quanto em sabor?
Quantidade de mel adicionar em lote de 2o litros?
 
Estou pegando as dicas aqui no tópico e quero muito fazer um experimento de uma Red Ale com adição de mel.
As dúvidas:
Quando adicionar o mel para que ele fique presente na cerveja, tanto em aroma quanto em sabor?
Quantidade de mel adicionar em lote de 2o litros?

Cara, é bastante complicado você conseguir aroma e sabor de mel na cerveja.

O mel tem muitas leveduras selvagens, que irão contaminar a sua cerveja se você não pasteurizar o mel corretamente (o processo é complicado para manter o aroma e sabor).

Se você ferver o mel, perde em aroma e sabor, se não ferver, grande chances de contaminação.

Digo por experiência próxima, de um amigo que tentou fazer uma honey ale e acabou com uma sour, muito ácida.

Eu já usei mel em algumas receitas, mas sempre fervido, e não acrescentou aroma ou sabor identificável, mas dá uma secada na breja, o que talvez não combine muito com uma red ale.
 
Estou pegando as dicas aqui no tópico e quero muito fazer um experimento de uma Red Ale com adição de mel.
As dúvidas:
Quando adicionar o mel para que ele fique presente na cerveja, tanto em aroma quanto em sabor?
Quantidade de mel adicionar em lote de 2o litros?

Cara, é bastante complicado você conseguir aroma e sabor de mel na cerveja.

O mel tem muitas leveduras selvagens, que irão contaminar a sua cerveja se você não pasteurizar o mel corretamente (o processo é complicado para manter o aroma e sabor).

Se você ferver o mel, perde em aroma e sabor, se não ferver, grande chances de contaminação.

Digo por experiência próxima, de um amigo que tentou fazer uma honey ale e acabou com uma sour, muito ácida.

Eu já usei mel em algumas receitas, mas sempre fervido, e não acrescentou aroma ou sabor identificável, mas dá uma secada na breja, o que talvez não combine muito com uma red ale.
 
Estou pegando as dicas aqui no tópico e quero muito fazer um experimento de uma Red Ale com adição de mel.
As dúvidas:
Quando adicionar o mel para que ele fique presente na cerveja, tanto em aroma quanto em sabor?
Quantidade de mel adicionar em lote de 2o litros?


Participo de um grupo cervejeiro no Whatsapp e a um tempo atrás postaram uma consideração sobre o uso de mel em cervejas.

Segue a postagem:

"Ninguém testou mais mel na vida que a colorado! A appia deles!
Conversei com a Fernanda a mestre cervejeira de lá, e a melhor maneira que ela me passou e eu testei e o resultado foi muito bom, é colocar no pré envase, carbonatar forçadamente e pasteurizar!
Da trampo, mas qq adição fora disso realmente de nada fica!
Quando fiz a minha legalizada com mel, em cervejaria mesmo, só sentia assim se fosse no pré envase, fora isso a percepção é quase nula!"
 
Uma sugestão seria fazer um hidromel e depois misturar com a ceva.
Chama-se Braggot este estilo, pesquise, é bem trabalhoso mas pode ficar bem interessante se bem dosado.
 
Muito agradecido por todas as respostas . Já vi que o mel não é "doce" nesse caso. Vou estudar ainda mais e ver se é viável para o meu caso.
 
Estou pegando as dicas aqui no tópico e quero muito fazer um experimento de uma Red Ale com adição de mel.
As dúvidas:
Quando adicionar o mel para que ele fique presente na cerveja, tanto em aroma quanto em sabor?
Quantidade de mel adicionar em lote de 2o litros?
Fiz recentemente uma Trippel com adição de mel, e curti bastante o resultado.
Adicionei 1 kg de mel, depois de apagar o fogo e enquanto iniciava o resfriamento, mas no meu caso meu objetivo também era subir a OG, além do sabor, por isso utilizei 1kg. Quando carbonatei e tomei consegui sentir bem o sabor do mel, principalmente no final do gole.
Infelizmente a sensação e o sabor foram diminuindo com os dias no barril, mas era sim possível perceber o sabor do mel.
Resumindo, se puder carbonatar e tomar fresca, coloque logo após desligar o fogo, que evitará contaminação e ainda conseguirá manter o sabor.
Agora a quantidade para adicionar depende da receita.
 
Bom dia a todos.
Vou deixar minha experiência sobre o assunto.
Fiz uma leva, uma vez, 20l, de uma weiss com mel e embora tenho sido bastante elogiada, não pretendo repetir tão cedo.
Coloquei cerca de 400ml no final da fervura, mas durante a fermentação, sumiu tudo, então adicionei mais 400 ml no segundo dia da fermentação secundária.
Ficou presente sim o gosto de mel. Bem de leve, bem gostosa.
Mas...
Como eu uso fermentador cônico, o mel decantou e virou uma anarquia, entupiu tudo.
Foi muito trabalhoso, motivo pelo qual não repetirei tão cedo.
Mas o sabor de mel ficou presente sim.
 
e se usar metabissulfito de potássio para inibir o crescimento de leveduras indesejáveis no mel e adicioná-lo apenas na hora de carbonatar forçado? Não manjo nada disso, é apenas uma ideia que me ocorreu aqui, pois nos vinhos eles adicionam ao mosto, da pra pesquisar.
 
pelas quantidades acho que não será viável essa ideia

MODO DE USO:
10gr a 15gr para cada 100 kg de uva durante a fermentação nas cascas.
10gr a 15gr para cada 100 lts de vinho a cada trasfega.
Cada 2 gr de metabissulfito de potássio aportam 1gr de SO2 (enxofre).

a não ser que use no volume total da cerva, sei la
 
Receita : 64% Maris Other .... 30% Best Red X ...5% Melano ... 1% Cevada Torrada
DICAS :

1- Vise 27-28 EBC

2-Cold Crash Duplo : após a fervura , resfrie rapidamente o mosto , NÃO inocule a Levedura , leve a geladeira a 0º por 3 dias , na metade do 3º dia eleve a 18º e aí então faça a inoculação da Levedura ( vai ter um mosto LIMPO - sem proteína , polifenois e lúpulos )

3- Use NUTRIENTE , pois seu mosto esta zerado

4 -Após 7 dias , eleve a 21º por 3 dias e em seguida , desça a 0º por 10 dias e faça o segundo cold crash

5 - Corrija a Água , com 100 ppm de CÁLCIO , ajuda a floculação e clarificação do mosto
 

Attachments

  • 9b5b298d973b0ae126bcc079aa13ba1a.jpg
    9b5b298d973b0ae126bcc079aa13ba1a.jpg
    31.6 KB · Views: 22
Last edited:
Back
Top