Irish Dry Stout + temperos quem já???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2020
Messages
179
Reaction score
76
Location
Cerquilho SP
Salve nação cervejeira!!!!!!!

Estou com um mosto base de Dry Stout....clone Guinness, 60 litros..... vou fazer transfega para maturar em 3 baldes 20.....pensei em brincar com as 3 variantes.....

Primeiros 20 litros.... café...moído no dia no mercado.... pensei em fazer aprox 200ml de café bem forte..sem açúcar e jogar junto do primming no envase. (sugetões de quantidade?!?!)
Segundos 20L....Cereja pretas congeladas..... 2kg para 20L, maceradas e dentro do voal.... já na maturação.... 10 dias a 2/3 graus.
Terceira leva ..... Nibs de cacau, comprei no Brewshop 100 gramas, nunca usei então fui na recomendação deles..100 gramas para 20 litros....

minha duvida, estou com um restinho de cardamomo e zimbro lá..... apenas 5 gramas de cada, e pra ajudar tb nunca usei eles.....

cardamomo pelo que pesquise traz um carater herbal, se remeter a mentol legal...acho que combinaria tanto com o cacau como com o cafe..... ou nenhum...ai a duvida e solicitação minha de sugestões

Zimbro..tb nunca usei......será que combinaria com alguma destas 3 versões...

Ou melhor não inventar moda? kkkkk


Abraço Galera!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Tambem acho que têm potencial. Uma sugestão seria voce pegar uns baguinhos de cardamomo e colocar numa xicara de cafezinho para vc sentir o gosto. Com zimbro também. Eu gosto dos dois, mas sao bem distintos aromas. Gin leva zimbro. Dai vc tira a prova e sente os gostos.
 
Se você for engarrafar, cuidado com as cerejas, que trarão fermentáveis e à baixa temperatura não serão consumidos. Quando engarrafar, junto ao primming, pode trazer supercarbonatação.
 
Cara, eu deixaria 20 litros sem nada.. se a intenção é poder ter um clone p/ posteriormente confrontar com a original. de resto: taca-lhe pau.
Esses dias fiz um clone da guinness fantástico, fiz até acidificação no keg pra lembrar mais ainda a breja original..
 
Passa a receita :)🍻🍻

26LTS 72% EFICIENCIA
4,2ABV 36 IBU ( DA PRA AUMENTAR) COR 54,8

3,3KG PALE 66,7%
1KG CEVADA EM FLOCOS 20,2%
300G CEVADA TORRADA 6,1%
150G MALTE ACIDO 3%
200G CARA RUBY 4%

S04, INICIEI EM 12 GRAUS POR 3 DIAS DPS DEIXEI TEMPERATURA AMBIENTE 22 GRAUS+- ( Não esterificou nadinha )

36 IBUS DE TARGET A 60MIN

CALCIUM 156 / MAGNESIUM 8 / SODIUM 34 / SULFATE 77 / CHLORIDE 20 / BICARBONATE 293

Pra tentar copiar o visual a breja tem q estar muito clarificada.. vc pode deixar mais tempo no cold ou simplesmente usar gelatina que limpa tudo. Ai vai ser uma breja escura, mas com os reflexos rubi muiiito aparentes.

Como a gente não tem nitrogenio, a espuma fica bem bonita e cremosa forçando com a torneira belga.
 
WhatsApp Image 2020-09-25 at 14.46.15.jpeg
 
*Na hora de jogar no keg, usei 3 ml de acido lático, ai pega um pouco daquela acidez das guinness
*Na mostura tentar deixar o PH em 5,4 - 5,8.. agua dura é osso..
 
Ja fiz com pó café direto na fervura e coloquei café expresso extraido da Nespresso direto na garrafa!! Ambas ficaram top!! Café não evolue.

Que bom que você gostou das cervejas que você fez!!

Eu já fiz uma leva dividida, como o autor do tópico vai fazer, e coloquei café coado normal, com água quente em uma parte e café extraído a frio na outra.

A do café extraído a frio ficou muito melhor, tanto na minha opinião quanto na de quem provou as duas.
 
Cara, eu deixaria 20 litros sem nada.. se a intenção é poder ter um clone p/ posteriormente confrontar com a original. de resto: taca-lhe pau.
Esses dias fiz um clone da guinness fantástico, fiz até acidificação no keg pra lembrar mais ainda a breja original..
Faz sentido né... se é pra ficar temperando tudo pra qu fazer clone nè!..kkkk boa, meu rendimento foi pessimo...primeira vez usando a single vessel foi pessimo.... era pra sair 20,20 20....saiu 20,20, 13
 
Tem varias n
Passa a receita :)🍻🍻
Tem varias por ai..... a dessa brassagem foi essa que segue..mas não tenho parâmetro ainda..pois não esta pronta.;....

Guinness – Draught Clone



Vol: 20 Litros OG: 1.038 FG: 1.006

IBU: 45 ABV: 4,2% EBC: 71

Ingredientes

2,3 kg Malte Lager Pilsen Muntons

1,1 kg Cevada em flocos

450 g Cevada Torrada

68 g Lúpulo E. K. Goldings (60 minutos)

1 sachê Levedura White Labs – WLP004 Irish Ale

Passo a Passo

Aqueça 12,5 L de água a 68°C e acrescente os maltes e a cevada em flocos. Faça a mostura a 66 °C por 60 minutes. Faça o mash-out com água à 76 °C e deixe descansar por 5 minutos. Recircule até o mosto estiver cristalino, então transfira o mosto para a panela de fervura. Lave os grãos com água a 77 °C até completar 27L de mosto na panela e inicie a fervura.

Ferva o mosto por 90 minutos, adicionando o lúpulo com 60 minutos para o final da fervura. Resfrie o mosto e transfira para o fermentador, aere e inocule o fermento.

Fermente a 22°C por 1 semana ou até a FG estabilizar, mature por 1 semana e envase. Caso, faça carbonatação forçada considere usar um blend com nitrogênio – segredo para a cerveja ficar idêntica a Guinness.
 
Que bom que você gostou das cervejas que você fez!!

Eu já fiz uma leva dividida, como o autor do tópico vai fazer, e coloquei café coado normal, com água quente em uma parte e café extraído a frio na outra.

A do café extraído a frio ficou muito melhor, tanto na minha opinião quanto na de quem provou as duas.
Vi hoje um vídeo do Leandro do Cerveja Fácil falando sobre opções de "salvar cerveja" e ele fala sobre o café a frio....como é uma leva experimental e café feito com água quente já conheço, nessa vou fazer a frio...rs
 
26LTS 72% EFICIENCIA
4,2ABV 36 IBU ( DA PRA AUMENTAR) COR 54,8

3,3KG PALE 66,7%
1KG CEVADA EM FLOCOS 20,2%
300G CEVADA TORRADA 6,1%
150G MALTE ACIDO 3%
200G CARA RUBY 4%

S04, INICIEI EM 12 GRAUS POR 3 DIAS DPS DEIXEI TEMPERATURA AMBIENTE 22 GRAUS+- ( Não esterificou nadinha )

36 IBUS DE TARGET A 60MIN

CALCIUM 156 / MAGNESIUM 8 / SODIUM 34 / SULFATE 77 / CHLORIDE 20 / BICARBONATE 293

Pra tentar copiar o visual a breja tem q estar muito clarificada.. vc pode deixar mais tempo no cold ou simplesmente usar gelatina que limpa tudo. Ai vai ser uma breja escura, mas com os reflexos rubi muiiito aparentes.

Como a gente não tem nitrogenio, a espuma fica bem bonita e cremosa forçando com a torneira belga.
Faltou dizer quanto de agua usou, se foi BIAB ou se fez lavagem com circulação e quais rampas de temperatura utilizadas!
 
Tem varias n

Tem varias por ai..... a dessa brassagem foi essa que segue..mas não tenho parâmetro ainda..pois não esta pronta.;....

Guinness – Draught Clone



Vol: 20 Litros OG: 1.038 FG: 1.006

IBU: 45 ABV: 4,2% EBC: 71

Ingredientes

2,3 kg Malte Lager Pilsen Muntons

1,1 kg Cevada em flocos

450 g Cevada Torrada

68 g Lúpulo E. K. Goldings (60 minutos)

1 sachê Levedura White Labs – WLP004 Irish Ale

Passo a Passo

Aqueça 12,5 L de água a 68°C e acrescente os maltes e a cevada em flocos. Faça a mostura a 66 °C por 60 minutes. Faça o mash-out com água à 76 °C e deixe descansar por 5 minutos. Recircule até o mosto estiver cristalino, então transfira o mosto para a panela de fervura. Lave os grãos com água a 77 °C até completar 27L de mosto na panela e inicie a fervura.

Ferva o mosto por 90 minutos, adicionando o lúpulo com 60 minutos para o final da fervura. Resfrie o mosto e transfira para o fermentador, aere e inocule o fermento.

Fermente a 22°C por 1 semana ou até a FG estabilizar, mature por 1 semana e envase. Caso, faça carbonatação forçada considere usar um blend com nitrogênio – segredo para a cerveja ficar idêntica a Guinness.
Boa!
Vai dando seu parecer aí depois! to pra fazer uma RIS e tava pensando em adicionar alguma coisa em uma parte tb. como devo fazer só uns 15 litros, minha intenção é usar algo q eu possa adicionar na hora do envase, pq ai eu transfiro tudo pro balde do primming e vou enchendo as garrafas, aí quando tiver faltando uns 5L adiciono o "tempero" e envaso o resto... Tinha pensado no zimbro, fazer uma extração na vodka e testar no copo a quantidade!
Afinal, vc decidiu o que vai adicionar em cada balde?
 
Boa!
Vai dando seu parecer aí depois! to pra fazer uma RIS e tava pensando em adicionar alguma coisa em uma parte tb. como devo fazer só uns 15 litros, minha intenção é usar algo q eu possa adicionar na hora do envase, pq ai eu transfiro tudo pro balde do primming e vou enchendo as garrafas, aí quando tiver faltando uns 5L adiciono o "tempero" e envaso o resto... Tinha pensado no zimbro, fazer uma extração na vodka e testar no copo a quantidade!
Afinal, vc decidiu o que vai adicionar em cada balde?

No Fim mudei todo o esquema, provei cerveja ontem.....não ficou 100% do meu agrado....ABV vai ficar bacana....OG 1048 > FG 1015, aprox 4.4%, porem na prova esta com gosto mais de Porter que de Stout, cor esta forte, mas sabor meio aguado....decidi não inventar "muita" moda.... pois deu somente para previsão 60L, saiu 48L 🤦‍♂️

Decidi só colocar café em tudo.....Agora cedo fervi 2 litros de água para esterilizar e resfriá-la para fazer extração a frio do café....ali na fervura da água deu 5 min, macerei os 5g de Cardamomo e joguei na fervura da aguá....levantou um cheiro maravilhoso...., agora vou fazer a extração do café a frio por uns 2 dias.....e pretendo envasar sexta feira, e vou jogar esse café junto do primming.....café comprei um regional aqui que moem na hora, assim tenho 100% certeza que só tem grão de café ali.....coloquei de olho 6 colheres de chá cheia numa pet 2 litros....

Sobre a eficiência da brassagem, foi minha primeira vez com equipamento novo, Single Vessel Inversa 65L Standart...aquela sem recirculação(mas faço recirculação por bomba externa), Tô achando que aquela panela interna somente com fundo falso não é muito útil..acho que vou fazer um cesto de inox com toda lateral de malha....
 
Faz sentido né... se é pra ficar temperando tudo pra qu fazer clone nè!..kkkk boa, meu rendimento foi pessimo...primeira vez usando a single vessel foi pessimo.... era pra sair 20,20 20....saiu 20,20, 13
Tbm vai de gosto né mano kkkk
Minhas primeiras brassagens na single tbm ficaram com baixissimo rendimento.. normal até manjar qual q é do equipo.
 
Faltou dizer quanto de agua usou, se foi BIAB ou se fez lavagem com circulação e quais rampas de temperatura utilizadas!
Verdade mano, perdão.
Como a minha panela é a chinesa de 52lts, e é pouco malte eu comecei a brassagem com 20 litros e lavei com uns 13.
O segredo pra pegar uma boa eficiência na single vessel foi tratar o ph tanto da mostura quanto da lavagem, deixar a bomba sempre recirculando, mecher os maltes a cada 15 min e fazer 1:30hr de mostura.
Mosturei em 63 graus, como usei s04 e ele não seca tanto..
Nessa breja é legal trabalhar com bastante carbonatos e bicarbonatos e baixar o ph da lavagem pra breja não ficar adstringente.

OBS: a acidificação final da breja foi de grande importância pra breja ficar parecida com a guinness.
 
Tem varias n

Tem varias por ai..... a dessa brassagem foi essa que segue..mas não tenho parâmetro ainda..pois não esta pronta.;....

Guinness – Draught Clone



Vol: 20 Litros OG: 1.038 FG: 1.006

IBU: 45 ABV: 4,2% EBC: 71

Ingredientes

2,3 kg Malte Lager Pilsen Muntons

1,1 kg Cevada em flocos

450 g Cevada Torrada

68 g Lúpulo E. K. Goldings (60 minutos)

1 sachê Levedura White Labs – WLP004 Irish Ale

Passo a Passo

Aqueça 12,5 L de água a 68°C e acrescente os maltes e a cevada em flocos. Faça a mostura a 66 °C por 60 minutes. Faça o mash-out com água à 76 °C e deixe descansar por 5 minutos. Recircule até o mosto estiver cristalino, então transfira o mosto para a panela de fervura. Lave os grãos com água a 77 °C até completar 27L de mosto na panela e inicie a fervura.

Ferva o mosto por 90 minutos, adicionando o lúpulo com 60 minutos para o final da fervura. Resfrie o mosto e transfira para o fermentador, aere e inocule o fermento.

Fermente a 22°C por 1 semana ou até a FG estabilizar, mature por 1 semana e envase. Caso, faça carbonatação forçada considere usar um blend com nitrogênio – segredo para a cerveja ficar idêntica a Guinness.
Já fiz essa receita exatamente como está ai, porém dps de pronta vc percebe que não fica igual pq é muita cevada torrada, que acaba afetando na cor da breja e na espuma (a espuma da guinness não é marrom), e acredito que o adição do cara ruby é fundamental pra dar um toque bem leve de toffe que a breja pede.
Que fique claro q toda essa "viadagem" minha é pq quis tentar ser o mais fiel possível à receita da guinness que chega aqui em nossas terras tupiniquins.
 
Já fiz Dry Stout/ Porter com alguns temperinhos diferentes..
Café: moí os grãos há hora e fiz na cafeteira italiana um bemmmm forte. Deixei esfriar e passei por um coador de café para retirar possíveis resíduos do pó. Coloquei no envase, não lembro a quantia, mas tem que ir provando pois varia de café para café e tbem com a “fortidão” que vc fizer.
Nibs de cacau: já coloquei no fim da fervura (200g para 50L) e tbem fiz um extrato a frio com vodka (100g de nibs e cobre com vodka de boa qualidade). Adicionei o extrato tbem no envase.
Pimenta Jamaica: comprei pimenta Jamaica em pó e fiz extrato a frio com a mesma vodka. Adicionei nas garrafas durante o envase.
De extratos comerciais, já testei de avelã e cacau, ambos no envase.
Pro meu paladar, os melhores resultados foram com pimenta e cacau adicionados no envase.
 
Já fiz Dry Stout/ Porter com alguns temperinhos diferentes..
Café: moí os grãos há hora e fiz na cafeteira italiana um bemmmm forte. Deixei esfriar e passei por um coador de café para retirar possíveis resíduos do pó. Coloquei no envase, não lembro a quantia, mas tem que ir provando pois varia de café para café e tbem com a “fortidão” que vc fizer.
Nibs de cacau: já coloquei no fim da fervura (200g para 50L) e tbem fiz um extrato a frio com vodka (100g de nibs e cobre com vodka de boa qualidade). Adicionei o extrato tbem no envase.
Pimenta Jamaica: comprei pimenta Jamaica em pó e fiz extrato a frio com a mesma vodka. Adicionei nas garrafas durante o envase.
De extratos comerciais, já testei de avelã e cacau, ambos no envase.
Pro meu paladar, os melhores resultados foram com pimenta e cacau adicionados no envase.

Olá, sempre é bom ler relatos positivos de experiencias, interessante essa dos Nibs e Vodka 🍻
 
Tô fermentando outra leva de Dry Stou, dessa vez não atingi a OG... vou compensar com frutas....e vou aproveitar e fazer alguns testes......... 15 litros fermentando com S04 e 5 com S05...... queria usar cereja negra( apesar de não conhece o gosto)..kkkkk , mas não achei......nos 5 litros com s05 acho que vou de cupuaçu..alguém já usou???
 
Já fiz Dry Stout/ Porter com alguns temperinhos diferentes..
Café: moí os grãos há hora e fiz na cafeteira italiana um bemmmm forte. Deixei esfriar e passei por um coador de café para retirar possíveis resíduos do pó. Coloquei no envase, não lembro a quantia, mas tem que ir provando pois varia de café para café e tbem com a “fortidão” que vc fizer.
Nibs de cacau: já coloquei no fim da fervura (200g para 50L) e tbem fiz um extrato a frio com vodka (100g de nibs e cobre com vodka de boa qualidade). Adicionei o extrato tbem no envase.
Pimenta Jamaica: comprei pimenta Jamaica em pó e fiz extrato a frio com a mesma vodka. Adicionei nas garrafas durante o envase.
De extratos comerciais, já testei de avelã e cacau, ambos no envase.
Pro meu paladar, os melhores resultados foram com pimenta e cacau adicionados no envase.

Numa Dry Stout, já usou ou tomou alguma com frutas que tenha chamado atenção???
 
Numa Dry Stout, já usou ou tomou alguma com frutas que tenha chamado atenção???
Eu já tomei uma Porter com framboesa de uma cervejaria excelente aqui de BH (Capa Preta). Confesso que não gostei muito kkkk... mas é de gosto né, pra mim coisas feitas com framboesa me remetem a remedio.. E tb acho que cervejas escuras combinam mais com especiarias, cacau, côco, castanhas....
 
Eu já tomei uma Porter com framboesa de uma cervejaria excelente aqui de BH (Capa Preta). Confesso que não gostei muito kkkk... mas é de gosto né, pra mim coisas feitas com framboesa me remetem a remedio.. E tb acho que cervejas escuras combinam mais com especiarias, cacau, côco, castanhas....
Eu particularmente adoro umas "misturebas", acabei comprando fruta congelada...mix frutas vermelhas para colocar na leva que esta fermentando com s04.....e pra leva que esta fermentando com s05 comprei cereja negra....não conheço a fruta..provei uma, se parece muito com açai,.... mas tb adoro uma boa dry stout com uma carga extra de café ou cacau...top... côco meu paladar assimila com sabão..então lascou..tudo que tem côco já era.kkkkkkk, castanha interessante... precisaria provar pra ver...
 
Num futuro distante pretendo usar amendoim em algum experimento com stout, alguém já tentou?
Nunca parei para pensar em amendoim, uma unica observação que faço é sobre o excesso de óleos nele....porem nunca fiz cerveja com nada oleoso...e sei que pessoal tem muita dificuldade em fazer com côco por exemplo...dá uma pesquisada sobre isso..


Dando um pitaco, na minha cabeça, o sabor do amendoim iria muito bem com uma Porter hein, já pensou? vai ficar com gostinho de pé de moleque...interessantissimo hein...
 
Eu acho que combinaria sim, ainda não pesquisei nada pq é projeto futuro, mas acho que ficaria interessante.

Boaa, vou dar uma lida nesse tópico ai
 
Eu particularmente adoro umas "misturebas", acabei comprando fruta congelada...mix frutas vermelhas para colocar na leva que esta fermentando com s04.....e pra leva que esta fermentando com s05 comprei cereja negra....não conheço a fruta..provei uma, se parece muito com açai,.... mas tb adoro uma boa dry stout com uma carga extra de café ou cacau...top... côco meu paladar assimila com sabão..então lascou..tudo que tem côco já era.kkkkkkk, castanha interessante... precisaria provar pra ver...
Rapaz, agora fiquei curioso ein!!

O que saiu dessa breja com frutas?
 
Rapaz, agora fiquei curioso ein!!

O que saiu dessa breja com frutas?
Blz, com cereja negra ficou uma pouco acida demais..não curti muito..mas bebi tudo..kkkkk já com mix frutas vermelhas fantástico.... só não me pede a receita que na epoca não marcava nada nem usava BF.....mas a base era clone guinnes.....e fruta sempre uso 10%....20 litros...2kg........ pode fazer que é sucesso! Cheers
 
Já estou em processo de produção de uma English Porter, na qual usei a proporção de 40g/L de frutas vermelhas. Porém, separei os lotes, ficando com 10L de cada tipo. Pensei em guardar algumas garrafas da normal, mas a que está terminando de fermentar as frutas está tão sensacional que nem me preocupei em guardar da versão original.
 
Back
Top