• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Irish Dry Stout + temperos quem já???

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Lucaslimabrew

Well-Known Member
Afiliado
10/8/20
Faz sentido né... se é pra ficar temperando tudo pra qu fazer clone nè!..kkkk boa, meu rendimento foi pessimo...primeira vez usando a single vessel foi pessimo.... era pra sair 20,20 20....saiu 20,20, 13
Tbm vai de gosto né mano kkkk
Minhas primeiras brassagens na single tbm ficaram com baixissimo rendimento.. normal até manjar qual q é do equipo.

Lucaslimabrew

Well-Known Member
Afiliado
10/8/20
Faltou dizer quanto de agua usou, se foi BIAB ou se fez lavagem com circulação e quais rampas de temperatura utilizadas!
Verdade mano, perdão.
Como a minha panela é a chinesa de 52lts, e é pouco malte eu comecei a brassagem com 20 litros e lavei com uns 13.
O segredo pra pegar uma boa eficiência na single vessel foi tratar o ph tanto da mostura quanto da lavagem, deixar a bomba sempre recirculando, mecher os maltes a cada 15 min e fazer 1:30hr de mostura.
Mosturei em 63 graus, como usei s04 e ele não seca tanto..
Nessa breja é legal trabalhar com bastante carbonatos e bicarbonatos e baixar o ph da lavagem pra breja não ficar adstringente.

OBS: a acidificação final da breja foi de grande importância pra breja ficar parecida com a guinness.

Lucaslimabrew

Well-Known Member
Afiliado
10/8/20
Tem varias n

Tem varias por ai..... a dessa brassagem foi essa que segue..mas não tenho parâmetro ainda..pois não esta pronta.;....

Guinness – Draught Clone

Vol: 20 Litros OG: 1.038 FG: 1.006

IBU: 45 ABV: 4,2% EBC: 71

Ingredientes

2,3 kg Malte Lager Pilsen Muntons

1,1 kg Cevada em flocos

450 g Cevada Torrada

68 g Lúpulo E. K. Goldings (60 minutos)

1 sachê Levedura White Labs – WLP004 Irish Ale

Passo a Passo

Aqueça 12,5 L de água a 68°C e acrescente os maltes e a cevada em flocos. Faça a mostura a 66 °C por 60 minutes. Faça o mash-out com água à 76 °C e deixe descansar por 5 minutos. Recircule até o mosto estiver cristalino, então transfira o mosto para a panela de fervura. Lave os grãos com água a 77 °C até completar 27L de mosto na panela e inicie a fervura.

Ferva o mosto por 90 minutos, adicionando o lúpulo com 60 minutos para o final da fervura. Resfrie o mosto e transfira para o fermentador, aere e inocule o fermento.

Fermente a 22°C por 1 semana ou até a FG estabilizar, mature por 1 semana e envase. Caso, faça carbonatação forçada considere usar um blend com nitrogênio – segredo para a cerveja ficar idêntica a Guinness.
Já fiz essa receita exatamente como está ai, porém dps de pronta vc percebe que não fica igual pq é muita cevada torrada, que acaba afetando na cor da breja e na espuma (a espuma da guinness não é marrom), e acredito que o adição do cara ruby é fundamental pra dar um toque bem leve de toffe que a breja pede.
Que fique claro q toda essa "viadagem" minha é pq quis tentar ser o mais fiel possível à receita da guinness que chega aqui em nossas terras tupiniquins.

Camila

Member
Afiliado
4/8/18
Já fiz Dry Stout/ Porter com alguns temperinhos diferentes..
Café: moí os grãos há hora e fiz na cafeteira italiana um bemmmm forte. Deixei esfriar e passei por um coador de café para retirar possíveis resíduos do pó. Coloquei no envase, não lembro a quantia, mas tem que ir provando pois varia de café para café e tbem com a “fortidão” que vc fizer.
Nibs de cacau: já coloquei no fim da fervura (200g para 50L) e tbem fiz um extrato a frio com vodka (100g de nibs e cobre com vodka de boa qualidade). Adicionei o extrato tbem no envase.
Pimenta Jamaica: comprei pimenta Jamaica em pó e fiz extrato a frio com a mesma vodka. Adicionei nas garrafas durante o envase.
De extratos comerciais, já testei de avelã e cacau, ambos no envase.
Pro meu paladar, os melhores resultados foram com pimenta e cacau adicionados no envase.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Café: moí os grãos há hora e fiz na cafeteira italiana um bemmmm forte. Deixei esfriar e passei por um coador de café para retirar possíveis resíduos do pó. Coloquei no envase, não lembro a quantia, mas tem que ir provando pois varia de café para café e tbem com a “fortidão” que vc fizer.
Nibs de cacau: já coloquei no fim da fervura (200g para 50L) e tbem fiz um extrato a frio com vodka (100g de nibs e cobre com vodka de boa qualidade). Adicionei o extrato tbem no envase.
Pimenta Jamaica: comprei pimenta Jamaica em pó e fiz extrato a frio com a mesma vodka. Adicionei nas garrafas durante o envase.
Pro meu paladar, os melhores resultados foram com pimenta e cacau adicionados no envase.
Olá, sempre é bom ler relatos positivos de experiencias, interessante essa dos Nibs e Vodka 🍻

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Tô fermentando outra leva de Dry Stou, dessa vez não atingi a OG... vou compensar com frutas....e vou aproveitar e fazer alguns testes......... 15 litros fermentando com S04 e 5 com S05...... queria usar cereja negra( apesar de não conhece o gosto)..kkkkk , mas não achei......nos 5 litros com s05 acho que vou de cupuaçu..alguém já usou???

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Numa Dry Stout, já usou ou tomou alguma com frutas que tenha chamado atenção???

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Numa Dry Stout, já usou ou tomou alguma com frutas que tenha chamado atenção???
Eu já tomei uma Porter com framboesa de uma cervejaria excelente aqui de BH (Capa Preta). Confesso que não gostei muito kkkk... mas é de gosto né, pra mim coisas feitas com framboesa me remetem a remedio.. E tb acho que cervejas escuras combinam mais com especiarias, cacau, côco, castanhas....

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Eu já tomei uma Porter com framboesa de uma cervejaria excelente aqui de BH (Capa Preta). Confesso que não gostei muito kkkk... mas é de gosto né, pra mim coisas feitas com framboesa me remetem a remedio.. E tb acho que cervejas escuras combinam mais com especiarias, cacau, côco, castanhas....
Eu particularmente adoro umas "misturebas", acabei comprando fruta congelada...mix frutas vermelhas para colocar na leva que esta fermentando com s04.....e pra leva que esta fermentando com s05 comprei cereja negra....não conheço a fruta..provei uma, se parece muito com açai,.... mas tb adoro uma boa dry stout com uma carga extra de café ou cacau...top... côco meu paladar assimila com sabão..então lascou..tudo que tem côco já era.kkkkkkk, castanha interessante... precisaria provar pra ver...

ricardok14

Well-Known Member
Afiliado
26/6/19
Num futuro distante pretendo usar amendoim em algum experimento com stout, alguém já tentou?

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Num futuro distante pretendo usar amendoim em algum experimento com stout, alguém já tentou?
Nunca parei para pensar em amendoim, uma unica observação que faço é sobre o excesso de óleos nele....porem nunca fiz cerveja com nada oleoso...e sei que pessoal tem muita dificuldade em fazer com côco por exemplo...dá uma pesquisada sobre isso..

Dando um pitaco, na minha cabeça, o sabor do amendoim iria muito bem com uma Porter hein, já pensou? vai ficar com gostinho de pé de moleque...interessantissimo hein...

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20

Fiquei interessado e dei uma pesquisada, achei esse post aqui no forum, da uma olhada...da pra extrair umas dicas....

ricardok14

Well-Known Member
Afiliado
26/6/19
Eu acho que combinaria sim, ainda não pesquisei nada pq é projeto futuro, mas acho que ficaria interessante.

Boaa, vou dar uma lida nesse tópico ai

alex cegan

Well-Known Member
Afiliado
19/8/19
Eu particularmente adoro umas "misturebas", acabei comprando fruta congelada...mix frutas vermelhas para colocar na leva que esta fermentando com s04.....e pra leva que esta fermentando com s05 comprei cereja negra....não conheço a fruta..provei uma, se parece muito com açai,.... mas tb adoro uma boa dry stout com uma carga extra de café ou cacau...top... côco meu paladar assimila com sabão..então lascou..tudo que tem côco já era.kkkkkkk, castanha interessante... precisaria provar pra ver...
Rapaz, agora fiquei curioso ein!!

O que saiu dessa breja com frutas?