Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Irish Dry Stout + temperos quem já???

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Emilio_Rossi

Active Member
Afiliado
8/6/20
Salve nação cervejeira!!!!!!!

Estou com um mosto base de Dry Stout....clone Guinness, 60 litros..... vou fazer transfega para maturar em 3 baldes 20.....pensei em brincar com as 3 variantes.....

Primeiros 20 litros.... café...moído no dia no mercado.... pensei em fazer aprox 200ml de café bem forte..sem açúcar e jogar junto do primming no envase. (sugetões de quantidade?!?!)
Segundos 20L....Cereja pretas congeladas..... 2kg para 20L, maceradas e dentro do voal.... já na maturação.... 10 dias a 2/3 graus.
Terceira leva ..... Nibs de cacau, comprei no Brewshop 100 gramas, nunca usei então fui na recomendação deles..100 gramas para 20 litros....

minha duvida, estou com um restinho de cardamomo e zimbro lá..... apenas 5 gramas de cada, e pra ajudar tb nunca usei eles.....

cardamomo pelo que pesquise traz um carater herbal, se remeter a mentol legal...acho que combinaria tanto com o cacau como com o cafe..... ou nenhum...ai a duvida e solicitação minha de sugestões

Zimbro..tb nunca usei......será que combinaria com alguma destas 3 versões...

Ou melhor não inventar moda? kkkkk

Abraço Galera!!!!!!!!!!!!!!!!

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Olha, as três tem potencial. Cardamomo colocaria na de cacau (nunca fiz, faria por experiencia?). Ja o Zimbro nunca usei e nem experimentei, não tenho opinião.

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Sobre o café, a extração tem que ser a frio.

Se coar o café com água fervendo, vai ficar ruim na cerveja.

Paulo Jurza

Member
Afiliado
10/7/20
Tambem acho que têm potencial. Uma sugestão seria voce pegar uns baguinhos de cardamomo e colocar numa xicara de cafezinho para vc sentir o gosto. Com zimbro também. Eu gosto dos dois, mas sao bem distintos aromas. Gin leva zimbro. Dai vc tira a prova e sente os gostos.

Osternack

Well-Known Member
Afiliado
13/2/17
Se você for engarrafar, cuidado com as cerejas, que trarão fermentáveis e à baixa temperatura não serão consumidos. Quando engarrafar, junto ao primming, pode trazer supercarbonatação.

Lucaslimabrew

Member
Afiliado
10/8/20
Cara, eu deixaria 20 litros sem nada.. se a intenção é poder ter um clone p/ posteriormente confrontar com a original. de resto: taca-lhe pau.
Esses dias fiz um clone da guinness fantástico, fiz até acidificação no keg pra lembrar mais ainda a breja original..

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Cara, eu deixaria 20 litros sem nada.. se a intenção é poder ter um clone p/ posteriormente confrontar com a original. de resto: taca-lhe pau.
Esses dias fiz um clone da guinness fantástico, fiz até acidificação no keg pra lembrar mais ainda a breja original..
Passa a receita :)🍻🍻

Lucaslimabrew

Member
Afiliado
10/8/20
26LTS 72% EFICIENCIA
4,2ABV 36 IBU ( DA PRA AUMENTAR) COR 54,8

3,3KG PALE 66,7%
1KG CEVADA EM FLOCOS 20,2%
300G CEVADA TORRADA 6,1%
150G MALTE ACIDO 3%
200G CARA RUBY 4%

S04, INICIEI EM 12 GRAUS POR 3 DIAS DPS DEIXEI TEMPERATURA AMBIENTE 22 GRAUS+- ( Não esterificou nadinha )

36 IBUS DE TARGET A 60MIN

CALCIUM 156 / MAGNESIUM 8 / SODIUM 34 / SULFATE 77 / CHLORIDE 20 / BICARBONATE 293

Pra tentar copiar o visual a breja tem q estar muito clarificada.. vc pode deixar mais tempo no cold ou simplesmente usar gelatina que limpa tudo. Ai vai ser uma breja escura, mas com os reflexos rubi muiiito aparentes.

Como a gente não tem nitrogenio, a espuma fica bem bonita e cremosa forçando com a torneira belga.

Lucaslimabrew

Member
Afiliado
10/8/20
*Na hora de jogar no keg, usei 3 ml de acido lático, ai pega um pouco daquela acidez das guinness
*Na mostura tentar deixar o PH em 5,4 - 5,8.. agua dura é osso..

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Ja fiz com pó café direto na fervura e coloquei café expresso extraido da Nespresso direto na garrafa!! Ambas ficaram top!! Café não evolue.
Que bom que você gostou das cervejas que você fez!!

Eu já fiz uma leva dividida, como o autor do tópico vai fazer, e coloquei café coado normal, com água quente em uma parte e café extraído a frio na outra.

A do café extraído a frio ficou muito melhor, tanto na minha opinião quanto na de quem provou as duas.

Emilio_Rossi

Active Member
Afiliado
8/6/20
Faz sentido né... se é pra ficar temperando tudo pra qu fazer clone nè!..kkkk boa, meu rendimento foi pessimo...primeira vez usando a single vessel foi pessimo.... era pra sair 20,20 20....saiu 20,20, 13

Emilio_Rossi

Active Member
Afiliado
8/6/20
Tem varias n
Tem varias por ai..... a dessa brassagem foi essa que segue..mas não tenho parâmetro ainda..pois não esta pronta.;....

Guinness – Draught Clone

Vol: 20 Litros OG: 1.038 FG: 1.006

IBU: 45 ABV: 4,2% EBC: 71

Ingredientes

2,3 kg Malte Lager Pilsen Muntons

1,1 kg Cevada em flocos

450 g Cevada Torrada

68 g Lúpulo E. K. Goldings (60 minutos)

1 sachê Levedura White Labs – WLP004 Irish Ale

Passo a Passo

Aqueça 12,5 L de água a 68°C e acrescente os maltes e a cevada em flocos. Faça a mostura a 66 °C por 60 minutes. Faça o mash-out com água à 76 °C e deixe descansar por 5 minutos. Recircule até o mosto estiver cristalino, então transfira o mosto para a panela de fervura. Lave os grãos com água a 77 °C até completar 27L de mosto na panela e inicie a fervura.

Ferva o mosto por 90 minutos, adicionando o lúpulo com 60 minutos para o final da fervura. Resfrie o mosto e transfira para o fermentador, aere e inocule o fermento.

Fermente a 22°C por 1 semana ou até a FG estabilizar, mature por 1 semana e envase. Caso, faça carbonatação forçada considere usar um blend com nitrogênio – segredo para a cerveja ficar idêntica a Guinness.

Emilio_Rossi

Active Member
Afiliado
8/6/20
Que bom que você gostou das cervejas que você fez!!

Eu já fiz uma leva dividida, como o autor do tópico vai fazer, e coloquei café coado normal, com água quente em uma parte e café extraído a frio na outra.

A do café extraído a frio ficou muito melhor, tanto na minha opinião quanto na de quem provou as duas.
Vi hoje um vídeo do Leandro do Cerveja Fácil falando sobre opções de "salvar cerveja" e ele fala sobre o café a frio....como é uma leva experimental e café feito com água quente já conheço, nessa vou fazer a frio...rs

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
26LTS 72% EFICIENCIA
4,2ABV 36 IBU ( DA PRA AUMENTAR) COR 54,8

3,3KG PALE 66,7%
1KG CEVADA EM FLOCOS 20,2%
300G CEVADA TORRADA 6,1%
150G MALTE ACIDO 3%
200G CARA RUBY 4%

S04, INICIEI EM 12 GRAUS POR 3 DIAS DPS DEIXEI TEMPERATURA AMBIENTE 22 GRAUS+- ( Não esterificou nadinha )

36 IBUS DE TARGET A 60MIN

CALCIUM 156 / MAGNESIUM 8 / SODIUM 34 / SULFATE 77 / CHLORIDE 20 / BICARBONATE 293

Pra tentar copiar o visual a breja tem q estar muito clarificada.. vc pode deixar mais tempo no cold ou simplesmente usar gelatina que limpa tudo. Ai vai ser uma breja escura, mas com os reflexos rubi muiiito aparentes.

Como a gente não tem nitrogenio, a espuma fica bem bonita e cremosa forçando com a torneira belga.
Faltou dizer quanto de agua usou, se foi BIAB ou se fez lavagem com circulação e quais rampas de temperatura utilizadas!

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Tem varias n

Tem varias por ai..... a dessa brassagem foi essa que segue..mas não tenho parâmetro ainda..pois não esta pronta.;....

Guinness – Draught Clone

Vol: 20 Litros OG: 1.038 FG: 1.006

IBU: 45 ABV: 4,2% EBC: 71

Ingredientes

2,3 kg Malte Lager Pilsen Muntons

1,1 kg Cevada em flocos

450 g Cevada Torrada

68 g Lúpulo E. K. Goldings (60 minutos)

1 sachê Levedura White Labs – WLP004 Irish Ale

Passo a Passo

Aqueça 12,5 L de água a 68°C e acrescente os maltes e a cevada em flocos. Faça a mostura a 66 °C por 60 minutes. Faça o mash-out com água à 76 °C e deixe descansar por 5 minutos. Recircule até o mosto estiver cristalino, então transfira o mosto para a panela de fervura. Lave os grãos com água a 77 °C até completar 27L de mosto na panela e inicie a fervura.

Ferva o mosto por 90 minutos, adicionando o lúpulo com 60 minutos para o final da fervura. Resfrie o mosto e transfira para o fermentador, aere e inocule o fermento.

Fermente a 22°C por 1 semana ou até a FG estabilizar, mature por 1 semana e envase. Caso, faça carbonatação forçada considere usar um blend com nitrogênio – segredo para a cerveja ficar idêntica a Guinness.
Boa!
Vai dando seu parecer aí depois! to pra fazer uma RIS e tava pensando em adicionar alguma coisa em uma parte tb. como devo fazer só uns 15 litros, minha intenção é usar algo q eu possa adicionar na hora do envase, pq ai eu transfiro tudo pro balde do primming e vou enchendo as garrafas, aí quando tiver faltando uns 5L adiciono o "tempero" e envaso o resto... Tinha pensado no zimbro, fazer uma extração na vodka e testar no copo a quantidade!
Afinal, vc decidiu o que vai adicionar em cada balde?

Emilio_Rossi

Active Member
Afiliado
8/6/20
Boa!
Vai dando seu parecer aí depois! to pra fazer uma RIS e tava pensando em adicionar alguma coisa em uma parte tb. como devo fazer só uns 15 litros, minha intenção é usar algo q eu possa adicionar na hora do envase, pq ai eu transfiro tudo pro balde do primming e vou enchendo as garrafas, aí quando tiver faltando uns 5L adiciono o "tempero" e envaso o resto... Tinha pensado no zimbro, fazer uma extração na vodka e testar no copo a quantidade!
Afinal, vc decidiu o que vai adicionar em cada balde?
No Fim mudei todo o esquema, provei cerveja ontem.....não ficou 100% do meu agrado....ABV vai ficar bacana....OG 1048 > FG 1015, aprox 4.4%, porem na prova esta com gosto mais de Porter que de Stout, cor esta forte, mas sabor meio aguado....decidi não inventar "muita" moda.... pois deu somente para previsão 60L, saiu 48L 🤦‍♂️

Decidi só colocar café em tudo.....Agora cedo fervi 2 litros de água para esterilizar e resfriá-la para fazer extração a frio do café....ali na fervura da água deu 5 min, macerei os 5g de Cardamomo e joguei na fervura da aguá....levantou um cheiro maravilhoso...., agora vou fazer a extração do café a frio por uns 2 dias.....e pretendo envasar sexta feira, e vou jogar esse café junto do primming.....café comprei um regional aqui que moem na hora, assim tenho 100% certeza que só tem grão de café ali.....coloquei de olho 6 colheres de chá cheia numa pet 2 litros....

Sobre a eficiência da brassagem, foi minha primeira vez com equipamento novo, Single Vessel Inversa 65L Standart...aquela sem recirculação(mas faço recirculação por bomba externa), Tô achando que aquela panela interna somente com fundo falso não é muito útil..acho que vou fazer um cesto de inox com toda lateral de malha....