Ipa para concurso Eisenbahn

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Glockental

Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
15
Reaction score
5
Fala pessoal!
Estou pensando em fazer a seguinte receita para participar o concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn. Gostaria de opiniões/sugestões tanto em relação a receita, quanto a outros aspectos relevantes!

American IPA
OG 1.065
IBU 60

95% Malte Pale
5% Malte Cara 50

Mosturação @ 66C (no sparging)

Fervura de 90min

Lupulagem:
Columbus + Centenial @ 10min p/ 40 IBUs
Columbus + Centenial @ 5min p/ 20 IBUs
Cascade @ 0min (5g/L)
Columbus @ 0min (2g/L)
Centenial @ 0min (2g/L)
Simcoe no Dry Hopping (5g/L)

Fermentação @ 18C com US-05
Maturação @ 1C por 5 dias (iniciando 3 dias após o dry hopping)


Considerações:
Planejo fazer sem lavagem por se tratar de um concurso, onde não estou preocupado com o custo da leva e sim com qualquer ganho de qualidade que posso obter.
O IBU calculado será de 60, mas sei que apesar de buscar um amargor "suave" apenas com late hopping, ele ficará maior que o cálculo pela grande quantidade a ser utilizada no whirpool, onde querendo ou não, um pouco de amargor irá extrair, até porque levo cerca de 20min até iniciar a resfriar.
Pretendo usar whirfloc na fervura e biofine na maturação para clarear ao máximo a cerveja.

Agradeço por qualquer contribuição!
 
Pois é. Também tive uma dúvida de como utilizar os lúpulos em uma receita que fiz. Será que faz diferença no tipo de amargor se usamos um lúpulo de alto alfa ácido em menor quantidade ou uma quantidade grande de um lúpulo de menor alfa ácido? Será que utilizando um lúpulo nobre para conseguir o mesmo IBU pode produzir um amargor mais elegante? Alguém sabe isso? Só sei que realmente em termos de custo vai sair bem mais caro mas como é homebrewing o impacto do custo não é tão grande.
 
Eu estou pensando em fazer também uma IPA para o concurso, mas usando uns lúpulos mais diferentes.

Agora quanto ao lance ai da lupulagem que o Rodrigo perguntou eu também ainda tenho dúvidas mas estou testando. Por exemplo, minhas duas primeiras ficaram com amargor muito forte e agressivo. Nas duas a maior parte do IBU final veio da adição inicial. Nas duas que fiz recentemente mudei isso. Coloquei menos lúpulo no começo e compensei o IBU final com mais lúpulos nas adições seguintes.

Andei lendo por ai que parece existir uma relação entre um amargor mais suave e "elegante", como diz o Rodrigo, e a quantidade de Cohumulone. Lúpulos com menos Cohumulone dão esse amargor mais suave e equilibrado. Mas ai só vai testando, creio eu...
 
Oi pessoal, já testei essa relação aí. Lúpulos com menor quantidade de cohumulone dão um amargor menos rasgante. Utilizei em algumas brassagens lúpulos com alto cohumulone para amargor e em outras lúpulos menos potentes, e, ficou bem mais suave e sofisticado com a segunda opção. O ideal é encontrar lúpulos com níveis altos de alfa ácido e baixos de cohumulone para render mais no amargor.
 
Oi Gustavo, valeu pela informação. Já estou pesquisando mais sobre o assunto. Aliás eu já estava pesquisando mas a fonte onde tinha encontrado mais informações não falava sobre a cohumulona, somente sobre a humulona e os outros óleos essenciais do lúpulo. Tava vendo aqui (na barra lateral tem vários tópicos sobre os óleos essenciais):
http://beerlegends.com/hops

Agora já encontrei ese material no site da HopUnion com mais informações sobre as resinas nos lúpulos (a última página do livro explica bem):
http://hopunion.com/17_HopVarieties.cfm?p3=openhttp://hopunion.com/17_HopVarieties.cfm?p3=open

Alguém mais indica um bom material para ler sobre o assunto? Alguém já comrpou aquele livro "For The Love of Hops"? Recomendam? Parece que o asssunto sobre os óleos essenciais nos lúpulos ainda é bem novo e não se entende ainda tudo.
 
Oi Gustavo, valeu pela informação. Já estou pesquisando mais sobre o assunto. Aliás eu já estava pesquisando mas a fonte onde tinha encontrado mais informações não falava sobre a cohumulona, somente sobre a humulona e os outros óleos essenciais do lúpulo. Tava vendo aqui (na barra lateral tem vários tópicos sobre os óleos essenciais):
http://beerlegends.com/hops

Agora já encontrei ese material no site da HopUnion com mais informações sobre as resinas nos lúpulos (a última página do livro explica bem):
http://hopunion.com/17_HopVarieties.cfm?p3=openhttp://hopunion.com/17_HopVarieties.cfm?p3=open

Alguém mais indica um bom material para ler sobre o assunto? Alguém já comrpou aquele livro "For The Love of Hops"? Recomendam? Parece que o asssunto sobre os óleos essenciais nos lúpulos ainda é bem novo e não se entende ainda tudo.

Rodrigo, o livro é muito legal, mas realmente ainda tem mta coisa que é meio empírica. Numa próxima ida a Fortaleza te levo. Abs
 
Depois de ser os post, acho que também vou entrar nessa.

Boa sorte a todos.

Grande abraço
 
Eu fico curioso para saber se eles vão julgar só pela cerveja ou pelos ingredientes/processo. Essa cerveja da tua receita é muito boa, mas inviável comercialmente.

Eu acho que uma receita mais simples com dois maltes (um base e um cara), uns 2 lúpulos (um para amargor e um para aroma) e sem dry-hop tenha muito mais chance de ganhar.
 
Show de bola camaradas, já me inscrevi no concurso e pretendo fazer uma cerveja não tão elaborada, mas como o Hades falou, quando eu definir a receita postarei aqui para as críticas, boa sorte a todos.
 
Fala pessoal, eu fiz a minha IPA pro concurso dois finais de semanas atrás, ela está agora com pouco mais de uma semana fermentando. Já caiu de 1.069 para 1.017, e creio deve atenuar um pouquinho mais até eu transferir ela pra um fermentador secundário esse final de semana.

Nela eu usei basicamente malte Pale Ale e um pouco de Cara 20. De lúpulos eu escolhi o Pacific Jade pro amargor e o El Dorado para o aroma. Hoje tirei uma amostra e a cor ficou fantástica e o aroma está delicioso, cheio de frutas tropicais, que é a característica do El Dorado.

Quando transferir pro secundário prentendo fazer um dry hopping, mas fiquei na dúvida se uso somente o El Dorado, ou coloco um pouco do Pacific Jade também. O que acham?
 
Eu fico curioso para saber se eles vão julgar só pela cerveja ou pelos ingredientes/processo. Essa cerveja da tua receita é muito boa, mas inviável comercialmente.

Eu acho que uma receita mais simples com dois maltes (um base e um cara), uns 2 lúpulos (um para amargor e um para aroma) e sem dry-hop tenha muito mais chance de ganhar.

Concordo que comercialmente é inviável esta receita no Brasil... mas fazer uma American Ipa sem dry hopping é quase fora do estilo hehehe
 
Concordo que comercialmente é inviável esta receita no Brasil... mas fazer uma American Ipa sem dry hopping é quase fora do estilo hehehe

Como se trata de uma edição comemorativa e de produção relativamente baixa acho que o fator comercial não vai pesar tanto.

Também fiquei com essa dúvida pra elaborar a receita. Mas se for pra sacrificar ingrediente tô fora... rs
 
Back
Top