Ipa de "lata" com extrato de malte e fermentação turbinada = melhor breja que já tomei!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Skywalker1

Active Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
38
Reaction score
13
Pessoal, estou retomando o hobby e até que monte meu setup estou fazendo cerveja da forma mais simples possível no meu apto, comprando extrato de malte em lata e fazendo experimentos.

Não é novidade o quanto pesa no resultado de uma cerveja um bom processo de fermentação, portanto resolvi fazer uma IPA e investir pesado. O que fiz de diferente:

No mostro: adicionei +1,3kgs de DME aumentando um pouco a OG, queria mais corpo na cerveja;

Na fermentação:

- Descartei a levedura que veio com a breja e usei uma BRY-97
- Inoculei com uma "dose" de fermaid k
- Fiz Dry Hop com 50g de Citra
- Ao término da primária adicionei enzima beta glucosidase para potencializar a liberação de aromas do lúpulo e fui subindo gradativamente a temperatura até 24 graus. Logo após derrubei para 0 graus.

Resultado: ABV 5%, corpo médio, aromas de frutas amarelas com predominância de manga, um dulçor residual de malte que caiu bem na minha opinião, espuma persistente(fiz carbonatação forçada com 2bar - gosto pessoal). Essa é a segunda IPA que faço e a melhor que já tomei.

Apenas compartilhando a experiência que achei super válida, além do resultado que me agradou muito.
 
Back
Top