• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Ipa de "lata" com extrato de malte e fermentação turbinada = melhor breja que já tomei!!!

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Skywalker

Member
Afiliado
12/3/16
Pessoal, estou retomando o hobby e até que monte meu setup estou fazendo cerveja da forma mais simples possível no meu apto, comprando extrato de malte em lata e fazendo experimentos.

Não é novidade o quanto pesa no resultado de uma cerveja um bom processo de fermentação, portanto resolvi fazer uma IPA e investir pesado. O que fiz de diferente:

No mostro: adicionei +1,3kgs de DME aumentando um pouco a OG, queria mais corpo na cerveja;

Na fermentação:

- Descartei a levedura que veio com a breja e usei uma BRY-97
- Inoculei com uma "dose" de fermaid k
- Fiz Dry Hop com 50g de Citra
- Ao término da primária adicionei enzima beta glucosidase para potencializar a liberação de aromas do lúpulo e fui subindo gradativamente a temperatura até 24 graus. Logo após derrubei para 0 graus.

Resultado: ABV 5%, corpo médio, aromas de frutas amarelas com predominância de manga, um dulçor residual de malte que caiu bem na minha opinião, espuma persistente(fiz carbonatação forçada com 2bar - gosto pessoal). Essa é a segunda IPA que faço e a melhor que já tomei.

Apenas compartilhando a experiência que achei super válida, além do resultado que me agradou muito.