Ipa com dry-hopping, cheiro incrível, mas gosto nada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JocaP

Member
Joined
Apr 8, 2016
Messages
19
Reaction score
1
Olá, fiz uma session ipa, e pelo visto deu tudo certo.

Mesmo antes do dry-hop ao abrir o balde, um cheiro muito bom e q tudo certo.

Depois de 10 dias de fermentacão, fiz mais 5 dias com generoso dry-hop conforme a receita pedia;
- 25g de galaxy e mais 25g de mosaic (10 Litros)

Até ai tudo bem, depois dos 5 dias a 20º e mais 10 dias maturando a 0,5º..5º

Ao abrir o balde um cheiro incrível de lúpulo como deveria, e engarrafei.

Após 30 dias envasada, ontem gelei 1 garrafa e abri. Estava com cheiro forte e muito bom dos lúpulos, mas ao tomar não senti gosto algum...

A espuma estava linda também, cremosa.


O que pode ser? Já aconteceu com alguém isto?

Cerveja bem cheirosa, espuma cremosa, mas gosto fraquinho...


Abs
Joca
 
O gosto depende totalmente das tuas adições de lúpulo na fervura, então precisa postar como foi tua receita para podermos ajudar. Dry Hop tem objetivo somente de aroma mesmo, não vai conseguir o gosto que tu quer com ele.
 
Obrigado, não sabia desta.. achava que o dry-hop acentuava tudo
eu estou sem a receita aqui...

Mas amanhã eu posto, sei que vai Citra, Galaxy, Mosaic...

Mesmo assim, foi bastante na fervura, vou esperar mais 10 dias na garrafa pra ver se vêm o gosto..

Abs
 
Obrigado, não sabia desta.. achava que o dry-hop acentuava tudo
eu estou sem a receita aqui...

Mas amanhã eu posto, sei que vai Citra, Galaxy, Mosaic...

Mesmo assim, foi bastante na fervura, vou esperar mais 10 dias na garrafa pra ver se vêm o gosto..

Abs


Sim, o gosto vem da alta temperatura, ele que extrai os óleos de sabor da planta. Sinto muito, esperar agora vai mudar várias coisas provavelmente, como perder aroma, mas acrescentar sabor de lúpulo com certeza não vai acontecer.
 
Obrigado, não sabia desta.. achava que o dry-hop acentuava tudo
eu estou sem a receita aqui...

Mas amanhã eu posto, sei que vai Citra, Galaxy, Mosaic...

Mesmo assim, foi bastante na fervura, vou esperar mais 10 dias na garrafa pra ver se vêm o gosto..

Abs

O Sabor normalmente você consegue com fervuras de 30, 15, 10 minutos...

Eu costumo distribuir minhas IPAs dessa forma...adicionando lúpulos para sabor a partir dos 30 minutos, fazendo várias adições...

Recomendo que leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949&highlight=aroma

Tem uma verdadeira aula do Guenther sobre aroma e sabor das IPAs
 
O gosto depende totalmente das tuas adições de lúpulo na fervura, então precisa postar como foi tua receita para podermos ajudar. Dry Hop tem objetivo somente de aroma mesmo, não vai conseguir o gosto que tu quer com ele.
Opa....

Gosto e aroma vem dos óleos, andam de mãos dadas. Dependendo da técnica, dos óleos, e do lúpulo... às vezes um aparece mais que o outro.

Ocorre que quando eles passam por fervura, reagem com outras coisas do mosto gerando gostos e aromas únicos.

Ou seja, se consegue aroma e gosto tanto no final da fervura, quanto no dry-hopping, mas os resultados são diferentes em percepção e intensidade.

No geral, adições tardias dão um gosto mais intenso e redondo, e aroma mais floral. Adições de dry-hopping são mais agressivas, mais harsh, mais gramíneas.

Ou seja, sim, você adiciona gosto com dry-hopping... e digo mais..... você também adiciona um certo amargor, e isso deve ser levado em conta, pois com o dry-hopping você extrai polifenóis que dão amargor (e eventualmente adstringência)... e normalmente não é muito bom, e além disso lúpulos também além, além dos alfa-ácidos humulona/cohumulona/adhumulona, um outro alfa-ácido já oxidado chamado humulinona que já é amargo sem isomerização e tem solubilidade bem maior... aliás tem até teste disso: http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping/

Uma das coisas que eu mais odeio em cerveja, e que infelizmente cada dia eu vejo ocorrer mais, é cerveja com dry-hopping exagerado.... desequilibrado, deixando um amargor áspero, que gruda na boca. Os cervejeiros muitas vezes não se dão conta de que até quando queremos algo muito forte.... ainda assim precisamos de equilíbrio. Quase tudo tem um ponto onde, se passar dali... a coisa começa a piorar, não melhorar, então dry-hopping também tem que levar em conta isso... quanto de amargor vai adicionar, quanto de sensação vegetal, etc.

Vejo um monte de gente hoje em dia fazendo dry-hopping em absolutamente tudo que é cerveja... Pale... Amber.. Stout...... e não consigo ver sentido nisso.

Pra mim a única cerveja que pede dry-hopping e IPA..... e olhe lá. Nas outras, eu uso só adições tardias, cujo resultado pra mim é mais agradável que dry-hopping.

Abraço,
 
Opa....

Gosto e aroma vem dos óleos, andam de mãos dadas. Dependendo da técnica, dos óleos, e do lúpulo... às vezes um aparece mais que o outro.

Ocorre que quando eles passam por fervura, reagem com outras coisas do mosto gerando gostos e aromas únicos.

Ou seja, se consegue aroma e gosto tanto no final da fervura, quanto no dry-hopping, mas os resultados são diferentes em percepção e intensidade.

No geral, adições tardias dão um gosto mais intenso e redondo, e aroma mais floral. Adições de dry-hopping são mais agressivas, mais harsh, mais gramíneas.

Ou seja, sim, você adiciona gosto com dry-hopping... e digo mais..... você também adiciona um certo amargor, e isso deve ser levado em conta, pois com o dry-hopping você extrai polifenóis que dão amargor (e eventualmente adstringência)... e normalmente não é muito bom, e além disso lúpulos também além, além dos alfa-ácidos humulona/cohumulona/adhumulona, um outro alfa-ácido já oxidado chamado humulinona que já é amargo sem isomerização e tem solubilidade bem maior... aliás tem até teste disso: http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping/

Uma das coisas que eu mais odeio em cerveja, e que infelizmente cada dia eu vejo ocorrer mais, é cerveja com dry-hopping exagerado.... desequilibrado, deixando um amargor áspero, que gruda na boca. Os cervejeiros muitas vezes não se dão conta de que até quando queremos algo muito forte.... ainda assim precisamos de equilíbrio. Quase tudo tem um ponto onde, se passar dali... a coisa começa a piorar, não melhorar, então dry-hopping também tem que levar em conta isso... quanto de amargor vai adicionar, quanto de sensação vegetal, etc.

Vejo um monte de gente hoje em dia fazendo dry-hopping em absolutamente tudo que é cerveja... Pale... Amber.. Stout...... e não consigo ver sentido nisso.

Pra mim a única cerveja que pede dry-hopping e IPA..... e olhe lá. Nas outras, eu uso só adições tardias, cujo resultado pra mim é mais agradável que dry-hopping.

Abraço,



Sim, por isso que eu disse "não vai conseguir o gosto que tu quer com DH", gosto pode dar, mas não o gosto que ele ta procurando.
 
Sim, por isso que eu disse "não vai conseguir o gosto que tu quer com DH", gosto pode dar, mas não o gosto que ele ta procurando.
Sim mas..... DH adiciona gosto.... e ele não disse qual gosto está procurando, então não tem como dizer que ele não vai encontrar. :)
 
Excelente as respostas, obrigado mesmo por terem respondido a dúvida, vou explicar aqui o gosto que senti falta na cerveja e também a receita.

1º- Comecei em fevereiro a tentar fazer cerveja, o curso que fiz em janeiro/16 foi basicamente acompanhar uma brassagem
o que achei incrível, pois nunca tinha me interessado e nem visto um grão de malte.

– Desde então venho melhorando e estudando muito. Têm muita coisa na web, aqui e no youtube.
– Comprei um equipamento básico, BIAB q já dá pra começar, fazer alguma coisa e a cada mês vou melhorando um pouco.

----
O gosto que achei que não apareceu na cerveja foi justamente o AMARGOR de uma IPA, achei fraco,
esperava mais amarga, acho que se perdeu por alguma razão. Tá com um puta cheiro bom, mas o gosto não corresponde.

Como as minhas levas são de 10Litros, o que eu faço é comprar kits de 20L e dividir ele todo no meio,
a única coisa que compro além é mais 1 pacote de fermento. Uso um inteiro a cada leva de 10L.

Eu já fiz a segunda leva, já foi o dry-hop de 5 dias pois e o tempo esquentou muito aqui em São Paulo,
e foi para a geladeira, daqui 10 dias engarrafo e mais 20 dias vou saber se ficou diferente da 1ª leva, se veio o bendito AMARGOR.


---
A receita
(dê uma famosa cervejaria do Paraná, penso em apagar o post depois)


20L - Session IPA

Mostura
- 2,25kg - Pilsen Agrária
- 0,25kg - Munich II (Weyermann)
- 0,25kg - Wheat Malt, Pale (Weyermann)

Saccharification - Add 10L of water at 68,9C ------- Step. Temp: 64,4C ––––– Step Time: 75min
Mash Out - Heat to 75,6 C over 10min ------- Step. Temp: 75,6C ––––– Step Time: 10min

Fly Sparge with 20,43L water at 75,6 C


Fervura
5g -- Galaxy (13,60%) - 60min - 9,5 IBUs
1 -- Whirfloc - 15min - -
15g -- Citra (12,20%) - 5min - 5,1 IBUs
10g -- Galaxy (13,60%) - 5min - 3,8 IBUs
35g -- Citra (9,10%) - 0min - 0,0 IBUs
35g -- Galaxy (13,60%) - 0min - 0,0 IBUs

Densidade Estimada 1,033 SG

Dry Hop
50g - Galaxy (13,60%) - 5 days - 0,0 IBUs
50g - Mosaic (11,10%) - 5 days - 0,0 IBUs


Densidade Estimada 1,005 SG

Maturar 10 dias a 0C


-----

Eu fiz tudo isso, nas 2 levas, mas vendo agora bem a receita..

não sei se é isso, e vendo quantidade de IBU que é o amargor, está bem fraquinha..

se eu quisesse mais amargor eu deveria adicionar lúpulos de amargor no começo pra metade do tempo da fervura?

Vi agora que na receita, mesmo onde está o DH, os IBUs são Zero... então este DH realmente ñ deveria trazer amargor, mas só aroma...
e eu queria mais amargor...


__


Obrigado mais uma vez,
e muitas brejas!
 
O gosto que achei que não apareceu na cerveja foi justamente o AMARGOR de uma IPA, achei fraco, esperava mais amarga, acho que se perdeu por alguma razão. Tá com um puta cheiro bom, mas o gosto não corresponde.

O amargor vem da adição de lúpulo na fervura. Se não correspondeu com teu gosto adicione mais no início da fervura (deixar o lúpulo ferver por 60min) que ficará mais amargo.

A receita
(dê uma famosa cervejaria do Paraná, penso em apagar o post depois)
20L - Session IPA

"Session IPA" não é o mesmo que "IPA", faça uma receita de IPA que terá o sabor mais próximo do esperado. A Session IPA é menos encorpada e menos alcoólica. Aqui no fórum deve ter algumas receitas de IPA.
 
"Session IPA" não é o mesmo que "IPA", faça uma receita de IPA que terá o sabor mais próximo do esperado. A Session IPA é menos encorpada e menos alcoólica. Aqui no fórum deve ter algumas receitas de IPA.

Bem, acredito que oq quis dizer é q a session ipa é mais encorpada e menos alcólica, não?
 
Bem, acredito que oq quis dizer é q a session ipa é mais encorpada e menos alcólica, não?

Menos encorpada e menos alcoólica, é o "lavado" do mosto da IPA porém com quantidades semelhantes de lúpulo
 
Menos encorpada e menos alcoólica, é o "lavado" do mosto da IPA porém com quantidades semelhantes de lúpulo

Bem, discordo de vc nesse ponto...acredito que as session ipa devem ter uma brassagem alta (66-68C), para que tenha uma densidade final maior...pq se nao oq vc terá é uma cerveja com densidade final baixissima, pouco alcool e muito amargor ficando, a meu ver, desequilibrada...eu aprendi isso da pior forma, que foi fazendo assim...
 
Back
Top