Iodofor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos Gomes

New Member
Joined
Dec 22, 2018
Messages
1
Reaction score
0
Location
Saquarema, RJ
Fiz 60 litros de cream ale e coloquei em barris. Acho que no processo de satisfação dos barris eu coloquei uma concentração maior que a recomendada de iodofor. A cerveja está com um aroma muito leve que acho que é deste sanitizante. Alguém saberia dizer se tem como corrigir ou se faz mal a saúde? Obrigado!
 
Mal à saúde não faz, a não ser que você tenha alergia a iodo.
Eu já envasei várias vezes com resquício de espuma mas nunca tive off flavor, então não sei dizer se tem como eliminar. Dando pitaco sem base nenhuma: eu deixaria um tempo maior na maturacao pra ver se volatiza ou então faria uma adição de suco pra tentar dar uma tapeada
 
Iodo pode reagir com matéria orgânica igual o cloro, formando o iodofenol (similar ao clorofenol, sendo esse off-flavor está presente na cerveja quando identificamos aroma e sabor de plástico, vinil, iodo, esparadrapo, antiséptico, solvente e quando presente em grandes quantidades produz uma sensação na boca de secura, adstringência, dormência.) Iodofenol pode ser parecido.
 
Não sei se afetaria o sabor, mas como aquela história de sanitizar garrafas com água da torneira (sem ferver antes pra tirar o cloro) já me fez tomar algumas levas com gosto de esparadrapo, tudo é possível... Só cuida bastante na hora de envasar, sanitização corretamente e usando água fervida (pode ser fria, mas ferva antes pra tirar o cloro)
 
Não sei se afetaria o sabor, mas como aquela história de sanitizar garrafas com água da torneira (sem ferver antes pra tirar o cloro) já me fez tomar algumas levas com gosto de esparadrapo, tudo é possível... Só cuida bastante na hora de envasar, sanitização corretamente e usando água fervida (pode ser fria, mas ferva antes pra tirar o cloro)
Rapaz, essa água da sua cidade deve ter mais cloro que água sanitária! Só de enxaguar a garrafa dar gosto de esparadrapo é difícil, vc usou água confiável nesses lotes aí?

Só uso Iodofor diluído em água da torneira mesmi (nem passo por filtro) nunca tive problema nenhum, nem com gosto de cloro e nem com gosto de iodo. Claro que deve ser feita a diluição correta do iodo.
 
Rapaz, essa água da sua cidade deve ter mais cloro que água sanitária! Só de enxaguar a garrafa dar gosto de esparadrapo é difícil, vc usou água confiável nesses lotes aí?

Só uso Iodofor diluído em água da torneira mesmi (nem passo por filtro) nunca tive problema nenhum, nem com gosto de cloro e nem com gosto de iodo. Claro que deve ser feita a diluição correta do iodo.
Pra tu ver... O cara faz todo o possível... Cerveja no fermentador estava fantástica. Depois, na garrafa, todas tinham o "mesmo gosto"... Foi uma briga pra descobrir o que tava estragando as cervejas. Não conheço o perfil da água aqui (Canoas/RS), pois uso água mineral nas brassagens, mas independente de onde tiver, não corro mais o risco... Não custa ferver uns 5 litros pra sanitizar... Nem precisaria tanto, mas não custa, pra garantir a qualidade...
 
Back
Top