Iodo da Kalykim vencido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Pessoal, tenho praticamente aqui um litro do Kalyclean S390 vencido desde 23/10/2012. O rótulo, que era branquinho, ficou completamente amarelado hehe..

Pergunta: como faço pra descartar isso com segurança? Digo isso pq moro numa praia meio esquecida e abandonada pelo poder público (Cassino) - e aqui não temos esgoto. É tudo fossa. Tenho receio que o iodo contamine alguma coisa, lençol freático ou algo do tipo.

Ou, alternativamente, funcionaria ainda usar esse negócio vencido há tanto tempo?

[]s
Rodrigo
 
Tente falar com alguém que trabalhe em algum laboratório da FURG, eles devem ter recolhimento de rejeitos químicos. Acho que se jogar na fossa o problema maior não deve ser a contaminação, mas tu vai matar as bactérias que fazem a decomposição do teu efluente. Morei uns 12 anos ai no Cassino, fiz oceano na furg, tem uns amigos meus fazendo cerveja ai também, se quiser te passo os contatos, eles conhecem bastante gente na furg e talvez possam te ajudar.
Abraço

edit: o meu venceu a mais de um ano e continuo usando, não tive nenhum problema de contaminação ainda.
 
Pessoal, tenho praticamente aqui um litro do Kalyclean S390 vencido desde 23/10/2012. O rótulo, que era branquinho, ficou completamente amarelado hehe..

Pergunta: como faço pra descartar isso com segurança? Digo isso pq moro numa praia meio esquecida e abandonada pelo poder público (Cassino) - e aqui não temos esgoto. É tudo fossa. Tenho receio que o iodo contamine alguma coisa, lençol freático ou algo do tipo.

Ou, alternativamente, funcionaria ainda usar esse negócio vencido há tanto tempo?

[]s
Rodrigo

Eu também tenho essa dúvida. Acho que jogar Iodo no esgoto seria uma coisa terrível. Na fossa além de contaminar o solo ia detonar imediatamente a flora da fossa e isso provavelmente traria problemas na decomposição das coisas...

Eu tenho o meu ha mais de um ano e uso sem problemas. Guardando as coisas na geladeira elas se tornam quimicamente mais estáveis (assim como a cerveja) isso deve ajudar na conservação do produto.
 
Mandei um email pra Kalikim perguntando como proceder pro descarte, assim que receber resposta eu repasso aqui.

Aqui em Novo Hamburgo tambem não tem sistema de esgoto (ok, tem 3%...), é tudo fossa.
 
...
edit: o meu venceu a mais de um ano e continuo usando, não tive nenhum problema de contaminação ainda.

Mais alguem ai usando iodofor (kalyclean s390) fora da validade para dar seu depoimento? o meu ta praticamente cheio e já venceu pretendo continuar usando mesmo assim
 
Mais alguem ai usando iodofor (kalyclean s390) fora da validade para dar seu depoimento? o meu ta praticamente cheio e já venceu pretendo continuar usando mesmo assim

Já passou mais de meio ano do meu ultimo post aqui, continuo com o iodofor na geladeira, usando ele, mesmas caracteristicas de cor e odor, continua funcional.

Por precaução tenho feito soluções levemente mais concentradas, em torno de 1,2mL/L ou 1,5mL/L, acredito ainda estar dentro da concentração sem enxague, mas nao calculei.

Acho que o segredo mesmo é manter refrigerado, assim o iodo não se separa do detergente e não evapora.
 
Já passou mais de meio ano do meu ultimo post aqui, continuo com o iodofor na geladeira, usando ele, mesmas caracteristicas de cor e odor, continua funcional.

Por precaução tenho feito soluções levemente mais concentradas, em torno de 1,2mL/L ou 1,5mL/L, acredito ainda estar dentro da concentração sem enxague, mas nao calculei.

Acho que o segredo mesmo é manter refrigerado, assim o iodo não se separa do detergente e não evapora.

está sim dentro da concentração correta (12 a 25ppm). se não me engano, 1ml/L fica próximo a 15ppm e 3ml/L fica 25ppm :)
 
Gente, desculpa reviver o post, mas é porque não vi nem uma resposta conclusiva....
Tenho um litro do Kalyclean S390 vencido e queria saber se ainda devo usar? Será que há algum risco de perder o poder de esterilização? Alguém ai ja usou por um longo período de vencimento para compartilhar a experiência?
 
Gente, desculpa reviver o post, mas é porque não vi nem uma resposta conclusiva....
Tenho um litro do Kalyclean S390 vencido e queria saber se ainda devo usar? Será que há algum risco de perder o poder de esterilização? Alguém ai ja usou por um longo período de vencimento para compartilhar a experiência?
Cara eu ja usei um que fiquei com ele por uns 3 anos ou mais, usei até acabar e nunca tive leva perdida...mas é aquilo, nao ter leva perdida não é garantia de nada...
 
Gente, desculpa reviver o post, mas é porque não vi nem uma resposta conclusiva....
Tenho um litro do Kalyclean S390 vencido e queria saber se ainda devo usar? Será que há algum risco de perder o poder de esterilização? Alguém ai ja usou por um longo período de vencimento para compartilhar a experiência?
[/QUOTE

Também sempre usei após a data de validade e nunca tive problema.

Inclusive eu observo a mesma sublimação de iodo tanto no meu frasco que já está vencido quanto no outro que ainda está na validade.

Único problema que uma vez notei foi aparentemente ter ficado mais difícil de solubilizar um que ficou muito tempo depois da validade.

E ainda há o fator de que, por exemplo, se vc usar a dose usual de 1ml/litro água pra sanitização sem enxágue, na verdade a concentração atingida é mais do que o suficiente pra dar as ppm para sanitização, ou seja, se a concentração de iodo do frasco diminuiu ainda assim, com 1ml/litro você teria uma boa margem de segurança.

Agora, vc comprou 1 litro? Tem uns frascos menores que acho mais prático. Abração!
 
Também sempre usei após a data de validade e nunca tive problema.

Inclusive eu observo a mesma sublimação de iodo tanto no meu frasco que já está vencido quanto no outro que ainda está na validade.

Único problema que uma vez notei foi aparentemente ter ficado mais difícil de solubilizar um que ficou muito tempo depois da validade.

E ainda há o fator de que, por exemplo, se vc usar a dose usual de 1ml/litro água pra sanitização sem enxágue, na verdade a concentração atingida é mais do que o suficiente pra dar as ppm para sanitização, ou seja, se a concentração de iodo do frasco diminuiu ainda assim, com 1ml/litro você teria uma boa margem de segurança.

Agora, vc comprou 1 litro? Tem uns frascos menores que acho mais prático. Abração![/QUOTE
 

Latest posts

Back
Top