Interferência do CO2 na densidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 14, 2020
Messages
12
Reaction score
2
Location
Lavras-Mg
Olá pessoal,

Gosto de acompanhar a minha fermentação aferindo a densidade. Percebi que o densímetro fica instável devido ao Co2 liberado na fermentação, ou seja, para uma mesma proveta, ora o densímetro sobe, ora ele desce, deixando a medida instável. Com o meu conhecimento e o que entrudei sobre densidade, a densidade implica sobre a agua, o álcool, e os açucares, não cabendo ao CO2 a inclusão na medida da SG do mostro. Então, afim de evitar tal instabilidade, ao aferir a densidade durante a fermentação, eu encho a proveta e agito-a bastante para sair todo o CO2, para que depois eu possa averiguar a densidade do mostro. Gostaria de saber se isso que estou fazendo é correto.
 
Olá pessoal,

Gosto de acompanhar a minha fermentação aferindo a densidade. Percebi que o densímetro fica instável devido ao Co2 liberado na fermentação, ou seja, para uma mesma proveta, ora o densímetro sobe, ora ele desce, deixando a medida instável. Com o meu conhecimento e o que entrudei sobre densidade, a densidade implica sobre a agua, o álcool, e os açucares, não cabendo ao CO2 a inclusão na medida da SG do mostro. Então, afim de evitar tal instabilidade, ao aferir a densidade durante a fermentação, eu encho a proveta e agito-a bastante para sair todo o CO2, para que depois eu possa averiguar a densidade do mostro. Gostaria de saber se isso que estou fazendo é correto.

Perfeito! Esse é o procedimento que sempre segui e sempre entendi como o correto.

Como a cerveja fermentada tem CO2 incorporado, a densidade medida sem descarbonatar na teoria seria menor que a real, dando uma falsa impressão de estar mais atenuada.

Existe também um outro efeito das bolhas "grudarem" no vidro do densimetro ele acabar variando a leitura...
 
Back
Top