Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiobrum

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
182
Reaction score
48
Tive algumas dificuldades para o controle de temperatura da minha geladeira e gostaria de dividir a experiência...

Assim como a maioria dos cervejeiros caseiros eu resolvi melhorar minha produção através do controle de temperatura de fermentação.
Acabei decidindo por aproveitar a minha geladeira atual (uma GE450 Frost Free) e comprei um TIC 17 para realizar o controle de temperatura.
Ao procurar por esquemas de instalação do TIC, me deparei com um "problema", todos os projetos que eu encontrei hora atuavam diretamente
sobre o compressor, ou pior, atuavam diretamente sobre a energia que alimenta a geladeira.
Essas soluções "funcionam", porém não me atendem. Como meu refrigerador é Frost-free, ela possui uma "central de comando" que determina quando
o compressor deve atuar ou quando o degelo deve atuar, não queria "by-passar" esse controle. Sim, as geladeiras frost-free fazem gelo, só que fica
em um compartimento escondido.

A solução com a instalação do TIC interrompendo o circuito do compressor não atende pelo seguinte:
Instalado dessa forma o TIC só deixa o compressor funcionar caso a temperatura fique mais alta que o programado.
O problema desse tipo de instalação é que o controle da geladeira entende que o compressor está ligado quando na verdade não está
e isso acaba atrapalhando nos cálculos de tempo de degelo, fazendo com que o ciclo de degelo atue desnecessariamente ou não atue nunca (depende da temperatura setada).Nesse tipo de instalação os ventiladores internos da geladeira também atuam desnecessariamente, ou seja, a geladeira acaba consumnido mais energia.

A solução de usar o TIC para desligar a geladeira também não atende. POis ao ser desligada, a cada vez que a temperatura setada no TIC é atingida, o controle da geladeira se perde e acaba entendendo que não há necessidade de ciclo de degelo, mesmo com várias horas de funcionamento.

Para sanar esses problemas eu resolvi atuar diretamente no sensor de temperatura, que é um termistor. O termistor é um resistor que muda a resistencia conforme a temperatura no caso da minha geladeira:
Quando a temperatura está alta o valor da resistência dele é baixa ( 4kohms), quando a temperatura está baixa o valor da resistência é alta (40kohms).
Então pensei, basta abrir o circuito do termistor que o controle da geladeira vai ser enganado pelo TIC.
Essa raciocínio foi certo e errado. Certo pois de fato quando o sensor é desligado, o compressor para de funcionar. Errado, pois se a geladeira é ligada com o sensor desconectado, o seu controle impede a partida do compressor.

Podemos resolver isso de 3 formas:
Ligando o TIC independente da alimentação da geladeira e mantando seu contato fechado antes de ligar a geladeira. Porém a falta de luz será um problema nesse caso.
Usar o contato NF do TIC e reprogramando o TIC p/ operar como aquecedor. Com isso o sensor estará presente quando a geladeira for ligada. Funciona, mas nesse tipo de operação o relé do TIC fica mais tempo acionado, achei ruim.
Por fim, o que melhor me atendeu foi instalar 2 resistores nos contatos do TIC um de valor baixo 4kohms no contato NA e um de valor alto 40 kohms no contato NF.


Espero que isso ajude alguém.

Abs.
 
O meu eu uso em um freezer horizontal.
Mas já comprei completo, só liguei na tomada e pluguei o freezer.
 
vixe... eu estava para trocar minha geladeira comum por uma frost-free? É problema então? Dá xabú com controlador digital de temperatura?
 
Muito úteis suas informações fabiobrum, não sei fazer nada disso mas um técnico pode fazer se eu mostrar pra ele. Ganhei uma geladeira frost free e não sabia o que fazer para instalar. Obrigado
 
Bom dia.
Fabio, estou com o mesmo problema porem não entendi como foi feito a ligação . Poderias explicar melhor e onde encontro estes resistor. Obrigado
 
Bom dia.
Fabio, estou com o mesmo problema porem não entendi como foi feito a ligação . Poderias explicar melhor e onde encontro estes resistor. Obrigado

Segue um esquema de como foi feita a ligação.

Normalmente lojas de materiais de eletrônica vendem resistores.

Faça por sua conta e risco, não posso me responsabilizar instalações de terceiros.
De acordo com as suas perguntas, vc parece não ter muito conhecimento sobre elétrica e eletrônica, sugiro a contratação de um técnico. Lendo o post inicial e olhando esse esquema acredito que seja capaz de realizar a instalação.
Como falei no post inicial, essa é uma solução que atende o meu problema em particular, mas que pode servir de orientação/ideia para outros que possuem refrigeradores frost free caso tenham o mesmo princípio de funcionamento (controle de temperatura através de termistor).
 

Attachments

  • esquema TIC.jpg
    esquema TIC.jpg
    48.1 KB · Views: 820
Estou instalando numa FROST FREE Brastemp BRG39 , li sobre os problemas da mas um deles nao entendi.
Se o Termostato TIC 17 desliga todo o sistema ele provavelmente desligara tambem o controlador de degelo que acredito ser um timer eletrico , nesse caso sera um problema a menos pois o degelo que conta 8 ou 12 horas desligado nao contara , ou estou enganado ?
Caso eu instale o TIC na tomada realmente terei tantos problemas ?
 
Estou instalando numa FROST FREE Brastemp BRG39 , li sobre os problemas da mas um deles nao entendi.
Se o Termostato TIC 17 desliga todo o sistema ele provavelmente desligara tambem o controlador de degelo que acredito ser um timer eletrico , nesse caso sera um problema a menos pois o degelo que conta 8 ou 12 horas desligado nao contara , ou estou enganado ?
Caso eu instale o TIC na tomada realmente terei tantos problemas ?



Acredito que não terá grandes problemas. A luz da geladeira não vai funcionar quando o tic desligar o circuito e pode haver um atraso na resposta a cada vez que o tic ligar a geladeira.
 
Estou instalando numa FROST FREE Brastemp BRG39 , li sobre os problemas da mas um deles nao entendi.
Se o Termostato TIC 17 desliga todo o sistema ele provavelmente desligara tambem o controlador de degelo que acredito ser um timer eletrico , nesse caso sera um problema a menos pois o degelo que conta 8 ou 12 horas desligado nao contara , ou estou enganado ?
Caso eu instale o TIC na tomada realmente terei tantos problemas ?

Marco.

Não tenho controle de temperatura em geladeira frost free, mas acho que entendo onde PODE morar o problema.
O degelo da frost free não é apenas "desligar" a geladeira, mas sim uma resistência elétrica que aquece para descongelar o excesso de gelo, fazendo a água descer por um dreno.
Com a geladeira desligada pelo TIC, acredito que o degelo não ocorreria.

Abraço.
 
Na Frost Free tem um timer que pode ser desabilitado ai nao acionara a resistencia , podendo qdo necessario fazer manualmente. Descobri que na minha o degelo ocorria a cada 6 hs e dura 20 minutos , devo desabilitar.
Na fermentacao ALE acredito que nao havera muito problema de gelo, mas numa maturacao a baixa temperatura talvez ja de algum problema.
Para alcancar 0 graus fiz um by pass no termostato original da geladeira ai ela so desliga na temperatura colocada no TIC 17.
 
Na Frost Free tem um timer que pode ser desabilitado ai nao acionara a resistencia , podendo qdo necessario fazer manualmente. Descobri que na minha o degelo ocorria a cada 6 hs e dura 20 minutos , devo desabilitar.
Na fermentacao ALE acredito que nao havera muito problema de gelo, mas numa maturacao a baixa temperatura talvez ja de algum problema.
Para alcancar 0 graus fiz um by pass no termostato original da geladeira ai ela so desliga na temperatura colocada no TIC 17.
Marco,
No final funcionou, instalando o TIC direto na tomada? Ou ficou acumulando gelo? Por quanto tempo você costuma deixar a geladeira ligada direta? A minha eu uso como adega quando não estou fermentando, e estou preocupado de dar problema no degelo, impedindo a passagem do ar.

O que vocês acham?
 
Tenho duas geladeiras frost free atuando na fermentação já há quase um ano, ligadas normalmente no corte da energia, sem qualquer problema!
 
Segue um esquema de como foi feita a ligação.

Normalmente lojas de materiais de eletrônica vendem resistores.

Faça por sua conta e risco, não posso me responsabilizar instalações de terceiros.
De acordo com as suas perguntas, vc parece não ter muito conhecimento sobre elétrica e eletrônica, sugiro a contratação de um técnico. Lendo o post inicial e olhando esse esquema acredito que seja capaz de realizar a instalação.
Como falei no post inicial, essa é uma solução que atende o meu problema em particular, mas que pode servir de orientação/ideia para outros que possuem refrigeradores frost free caso tenham o mesmo princípio de funcionamento (controle de temperatura através de termistor).
Gostei do esquema do desenho. Bem inteligente essa solução que propôs.
 
Não seria o mais correto retirar o relé da placa da geladeira e ligar o TIC no lugar do relé? Ela iria operar normalmente e em acionaria o liga e desliga do compressor seria o TIC
 
É só você ligar o controlador no fio que volta da placa para alimentar o compressor, ele vai interromper somente o compressor, e o sistema de degelo, ventilação e lampadas continuam funcionando normalmente. Fiz isso na minha consul frost free e deu certo.
 
Oi pessoal, vou fazer minha primeira brassagem amanhã. Comprei um full gauge t512 2hp. Fiz a instalação simples, ligando a geladeira frost free diretamente na tomada do termostato. No entanto a temperatura não está conforme a histerese que programei. Sempre maior. O que devo fazer? Já estou bem chateada com isso.
 
Oi pessoal, vou fazer minha primeira brassagem amanhã. Comprei um full gauge t512 2hp. Fiz a instalação simples, ligando a geladeira frost free diretamente na tomada do termostato. No entanto a temperatura não está conforme a histerese que programei. Sempre maior. O que devo fazer? Já estou bem chateada com isso.


regule o termostato da geladeira no máximo, agora se não resolver terá que alterar alguma coisa no esquema elétrico da geladeira
 
regule o termostato da geladeira no máximo, agora se não resolver terá que alterar alguma coisa no esquema elétrico da geladeira
Fiz a brassagem. Ajustei o termostato para o máximo. Mas sempre que tenho que alterar a temperatura demora demais. Outro dia estava pensando em fazer uma abertura entre o freezer e a geladeira e ver se a temperatura baixa mais rápido.
 
Fiz a brassagem. Ajustei o termostato para o máximo. Mas sempre que tenho que alterar a temperatura demora demais. Outro dia estava pensando em fazer uma abertura entre o freezer e a geladeira e ver se a temperatura baixa mais rápido.

da pra fazer tbm, tomando cuidado pra nao furar nenhum tubo de gás, ai da pra colocar um cooler puxando o ar frio pra dentro da geladeira, ai faz um furo pro ar "quente" subir e fazer essa troca
 
Tem um vídeo no youtube, se não me engano do "Canal do Chopp", que o cara fez uma modificação desse tipo, colocou um cooler de computador para empurrar o ar frio do freezer para a geladeira. E ele diz que cortou um tubo de gás ao fazer o furo...
 
Coloquei recentemente o MT512e 2HP da Full Gauge na minha geladeira Electrolux frost free de 1 porta. Como freezer e geladeira estão na mesma porta externa, eu só retiro a tampa do congelador quando quero que a geladeira chegue a uma temperatura mais baixa com maior rapidez.
Quanto à instalação, eu cortei o fio da placa de potência da geladeira relacionada ao compressor, e coloquei no relé do controlador da Full Gauge. Alimentei o controlador da Full Gauge fazendo um jump dos fios de alimentação do controlador da geladeira. Parece complicado, mas foi bastante simples. Todo o sistema de degelo, lâmpadas e sensores da geladeira foram mantidos, e ela funciona beleza. O controlador da Full Gauge que coloquei controla apenas o acionamento do compressor pelo sensor de temperatura dele (que coloquei pela porta da geladeira mesmo). Ficou belezinha aqui.
Espero que minha experiência ajude alguém aí.
 
Mas dependendo da quantidade de cerveja que colocar demora pra chegar a temperatura desejada, ainda mais em tocantins. aqui eu uso 50 litros e a minha geladeira se eu deixar no maximo congela os 50 litros e já demora a baixar a temperatura. não se preocupe com as primeiras 24 horas de fermentação, o problema maior é depois nessa fase elas estão se adaptando ao meio e se reproduzindo. é normal levar umas 10 horas pra estabilizar a temperatura.
 
Mas dependendo da quantidade de cerveja que colocar demora pra chegar a temperatura desejada, ainda mais em tocantins. aqui eu uso 50 litros e a minha geladeira se eu deixar no maximo congela os 50 litros e já demora a baixar a temperatura. não se preocupe com as primeiras 24 horas de fermentação, o problema maior é depois nessa fase elas estão se adaptando ao meio e se reproduzindo. é normal levar umas 10 horas pra estabilizar a temperatura.
Realmente, aqui é muito quente. Nessa época então... Estou preparando uma segunda brassagem, vou observar como a geladeira vai se comportar.
 
Comprei uma Consul CRB36 justamente pela facilidade de "desmontar" o freezer, assim fico com todo espaço da geladeira e do freezer, além de gelar mais rápido.
Nos testes consegui chegar a temperaturas negativas tranquilamente (até perdi algumas garrafas, que estouraram) mas ao colocar os fermentadores começaram os problemas, a temperatura de fermentação setada foi atingida e mantida mas, ao baixar para temperatura de maturação (8ºC) a geladeira não passa de 10ºC, na maior parte do tempo ficando em 10,2ºC.

Creio que o problema está no termistor pois quando esquento ele com a mão o motor volta a ligar, provavelmente por eu ter mudado ele de lugar. Minha dúvida é: o termistor da geladeira (não o de degelo) é NTC ou PTC? Pensei em colocar um resistor simulando o termistor em temperatura alta para sanar de uma vez o problema, só não sei qual resistor usar, de quantos kohm.

Alguém sabe qual resistor usar? Ou se poderia simplesmente fechar o circuito, sem resistência nenhuma?
 
Na Frost Free tem um timer que pode ser desabilitado ai nao acionara a resistencia , podendo qdo necessario fazer manualmente. Descobri que na minha o degelo ocorria a cada 6 hs e dura 20 minutos , devo desabilitar.
Na fermentacao ALE acredito que nao havera muito problema de gelo, mas numa maturacao a baixa temperatura talvez ja de algum problema.
Para alcancar 0 graus fiz um by pass no termostato original da geladeira ai ela so desliga na temperatura colocada no TIC 17.

Sei que faz tempo mas poderia me dizer como fez o bypass??
 
Comprei uma Consul CRB36 justamente pela facilidade de "desmontar" o freezer, assim fico com todo espaço da geladeira e do freezer, além de gelar mais rápido.
Nos testes consegui chegar a temperaturas negativas tranquilamente (até perdi algumas garrafas, que estouraram) mas ao colocar os fermentadores começaram os problemas, a temperatura de fermentação setada foi atingida e mantida mas, ao baixar para temperatura de maturação (8ºC) a geladeira não passa de 10ºC, na maior parte do tempo ficando em 10,2ºC.

Creio que o problema está no termistor pois quando esquento ele com a mão o motor volta a ligar, provavelmente por eu ter mudado ele de lugar. Minha dúvida é: o termistor da geladeira (não o de degelo) é NTC ou PTC? Pensei em colocar um resistor simulando o termistor em temperatura alta para sanar de uma vez o problema, só não sei qual resistor usar, de quantos kohm.

Alguém sabe qual resistor usar? Ou se poderia simplesmente fechar o circuito, sem resistência nenhuma?

Veja esse vídeo.

Minha sogra tinha uma geladeira dessas e já tinha ido 3 técnicos diferentes e a geladeira depois de 2 semanas não funcionava direito. Assistir o vídeo, comprei os sensores substitui e a geladeira tá funcionando que é uma beleza a mais de um ano.
No fim do vídeo tem uma tabela resistência/temperatura.
Acredito que se desconectar o sensor de temperatura (deixando o do degelo), ele vai deixar o motor ligado o tempo todo, dai vc joga seu controlador na saída da placa que vai para o motor e ele vai passar a controlar a temperatura.
Mas, você já testou ajustar a temperatura para o máximo (quando os 4 leds ficam acesos). Também penso em comprar uma dessas, já tenho uma em casa, mas como fiz minha primeira brassagem semana passada, ainda preciso segura pra novos investimentos.
 
É só você ligar o controlador no fio que volta da placa para alimentar o compressor, ele vai interromper somente o compressor, e o sistema de degelo, ventilação e lampadas continuam funcionando normalmente. Fiz isso na minha consul frost free e deu certo.

Richarts, você tem um esquema de como foi ligado ? Tem a mesma geladeira.
 
Richarts, você tem um esquema de como foi ligado ? Tem a mesma geladeira.

Não tenho o esquema, mas é só vc abrir a caixinha que tem na lateral do compressor, lá tem os fios que vem da tomada, tem um que vai para o termostato da geladeira e tem um que retorna do termostato para ligar o compressor, é esse fio que vc tem que passar pelo seu termostato digital para controlar a geladeira.
 
Não tenho o esquema, mas é só vc abrir a caixinha que tem na lateral do compressor, lá tem os fios que vem da tomada, tem um que vai para o termostato da geladeira e tem um que retorna do termostato para ligar o compressor, é esse fio que vc tem que passar pelo seu termostato digital para controlar a geladeira.
Algumas geladeiras trazem o esquema elétrico num adesivo colado na parte de trás da geladeira.
 
Tem um vídeo no youtube, se não me engano do "Canal do Chopp", que o cara fez uma modificação desse tipo, colocou um cooler de computador para empurrar o ar frio do freezer para a geladeira. E ele diz que cortou um tubo de gás ao fazer o furo...

Alguém já tentou isso? Tenho uma frost free e estou muito tentado a fazer.
 
Bom dia a todos! Encontrei esse vídeo hoje , é do mesmo canal citado acima. Neste vídeo é possível ver a parte de cima do congelador da frost free. Creio que é possível fazer tendo a colaboração de algum técnico. Vou tentar aqui e se der certo eu retorno.
 
Max,
montei o meu kegerator sem mexer com o freezer, deixo os post mix na geladeira e ajusto a temperatura que quero e, até agora, estou satisfeito com o resultado.

O "até agora" esta aí porque ainda não sei se só a geladeira vai dar conta de gelar a cerveja nos dias mais quentes de verão...

Abs
 
Max,
montei o meu kegerator sem mexer com o freezer, deixo os post mix na geladeira e ajusto a temperatura que quero e, até agora, estou satisfeito com o resultado.

O "até agora" esta aí porque ainda não sei se só a geladeira vai dar conta de gelar a cerveja nos dias mais quentes de verão...

Abs
Olá, então ... Eu pretendo fazer algo porque nos dias de verão a geladeira não dá conta, mesmo "estando" para - 1 a geladeira não dá conta e fica ligada praticamente o dia inteiro.. Minha cidade é muito quente e a geladeira fica na área de churrasqueira. Ontem conversei com um técnico em refrigeração e ele me disse que talvez consiga me ajudar sem ter que furar a parte do congelador. Segundo ele na minha geladeira (Cônsul, dúplex, frost free) talvez seja possível apenas mexer na parte de ventilação que sai do congelador e vai para a parte de baixo. Ainda segundo ele, ele já fez isso em uma geladeira (de uma cliente) igual a minha e depois ela teve que reverter pois a cliente reclamou que os alimentos estavam congelando na parte de baixo da geladeira. Só vou mexer nisso daqui a umas duas semanas, mas quando eu fizer vou filmar e fotografar para colocar aqui.
 
Bom dia a todos! Continuando..... Hoje eu fui pesquisar sobre o que me disse o técnico de refrigeração. Pelo o que eu encontrei no YouTube (várias pessoas reclamando do congelamento de alimentos na para inferior das geladeiras dúplex) existe uma peça chamada Damper para controlar a passagem do ar frio do congelador para a geladeira. Essa peça tem um sensor que controla a temperatura na parte debaixo e se esse sensor falhar ou o da per falhar acaba passando muito ar frio para baixo. O que eu vou fazer é "matar" esse sensor e deixar que o ar frio passe para baixo, controlando a temperatura pelo tic. Dessa forma, espero eu, meus dois barris ficarão trincando. Tenho um de 30 e um de 20 litros na geladeira.
 
Parabéns ao fabiobrum pela solução bastante inteligente para resolver o problema da frost free!

Comprei uma Consul CRB39 que também é frost free para fazer um kegerator; ainda não mexi nela, mas já venho pensado há um tempo a melhor forma de controlá-la. A forma proposta aqui no tópico é bastante engenhosa, por trabalhar enganando a percepção da temperatura pela placa da geladeira, mas é preciso estar atento que nem todos os sensores trabalham com a mesma faixa de resistência, o ideal é consultar a tabela de cada um.

O da minha geladeira por exemplo é um sensor de 2,7k ohms (existe de 5k, 10k, 20k, etc), o que significa que numa temperatura de 25ºC se medirmos sua resistência com um multímetro encontraremos um valor em torno de 2,7k ohms. Pela sua tabela de referência (vide o vídeo acima postado pelo Valmir.Santos) eu deveria usar um resistor de 10k ohms para simular uma temperatura abaixo dos 0ºC e um de 1k ohms para simular uma temperatura acima dos 35ºC.

Uma solução mais simples, para quem não entendeu como montar esse circuito com resistores, seria ligar o termostato direto no compressor, mantendo assim o ciclo de degelo normal da geladeira. Talvez a resistência do degelo, acabe sendo acionada mais que o necessário, especialmente se estiver fermentando uma Ale em temperaturas mais altas, mas não acredito que vá ter um gasto de energia tão maior.

A solução definitiva é a do Rodrigo do Canal do Chopp, que foi postada logo acima: utilizar um termostato próprio para refrigeradores com sistema de degelo. O grande empecilho deste sistema é que se trata de um termostato mais caro, mas com ele você pode configurar exatamente o intervalo de tempo entre os ciclos de degelo e a sua duração, bem como a temperatura para que o mesmo pare (medida através do sensor de temperatura que fica na evaporadora). O que torna o sistema bastante otimizado para sua necessidade, utilizando somente o necessário de energia elétrica.

Talvez uma boa solução para quem já tem um termostato simples e quer ligá-lo direto no compressor seja ligar a resistência de degelo num timer e programá-lo de acordo com sua necessidade.

Ainda não testei nenhum dos métodos por falta de tempo, mas achei válido compartilhar as ideias.
 
Não seria o mais correto retirar o relé da placa da geladeira e ligar o TIC no lugar do relé? Ela iria operar normalmente e em acionaria o liga e desliga do compressor seria o TIC
Sempre retirei o termostato original e substituo pelo tic 17 e nunca tive problemas a mais de 4 anos mesmo nas frost free...
 
Tem um vídeo no youtube, se não me engano do "Canal do Chopp", que o cara fez uma modificação desse tipo, colocou um cooler de computador para empurrar o ar frio do freezer para a geladeira. E ele diz que cortou um tubo de gás ao fazer o furo...
Cara esse canal do chopp é do Rodrigo, pensa num cara excepcional, a partir do projeto dele construí minha chopeira sozinho... ele faz várias coisas e passa todo processo, de chopeira, cerveja e defumador de carnes o cara saca muito, convém conhecer o canal, mais acidentes acontecem mesmo com os mais habilidosos kkkkk
 
então pessoal comprei tbm uma consul frost free 342 litros de 1 porta só para montar tbm meu kegerator estou a fazer uns testes aqui porque ela possui 5 diferentes modos de temperaturas , a minha ideia é a seguinte colocar um balde com agua tampar colocar o sensor de temperatura dentro deixar ela no minimo sem colocar tic nenhum pra controlar só pra ver a temperatura que ela vai dar caso não chegue numa temperatura que preciso passo para segunda temperatura que ela tem assim por diante sei que no modo super frio congela tudo :)
a unica coisa que fiz foi desmontar o congelador deixei sem a porta ela fica agora toda livre com o ventilador livre.
 
Back
Top