1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free.

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por fabiobrum, 18/1/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 18/1/16 #1

fabiobrum

fabiobrum

fabiobrum

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    45
    Tive algumas dificuldades para o controle de temperatura da minha geladeira e gostaria de dividir a experiência...

Assim como a maioria dos cervejeiros caseiros eu resolvi melhorar minha produção através do controle de temperatura de fermentação.
    Acabei decidindo por aproveitar a minha geladeira atual (uma GE450 Frost Free) e comprei um TIC 17 para realizar o controle de temperatura.
    Ao procurar por esquemas de instalação do TIC, me deparei com um "problema", todos os projetos que eu encontrei hora atuavam diretamente
    sobre o compressor, ou pior, atuavam diretamente sobre a energia que alimenta a geladeira.
    Essas soluções "funcionam", porém não me atendem. Como meu refrigerador é Frost-free, ela possui uma "central de comando" que determina quando
    o compressor deve atuar ou quando o degelo deve atuar, não queria "by-passar" esse controle. Sim, as geladeiras frost-free fazem gelo, só que fica
    em um compartimento escondido.

A solução com a instalação do TIC interrompendo o circuito do compressor não atende pelo seguinte:
    Instalado dessa forma o TIC só deixa o compressor funcionar caso a temperatura fique mais alta que o programado.
    O problema desse tipo de instalação é que o controle da geladeira entende que o compressor está ligado quando na verdade não está
    e isso acaba atrapalhando nos cálculos de tempo de degelo, fazendo com que o ciclo de degelo atue desnecessariamente ou não atue nunca (depende da temperatura setada).Nesse tipo de instalação os ventiladores internos da geladeira também atuam desnecessariamente, ou seja, a geladeira acaba consumnido mais energia.

A solução de usar o TIC para desligar a geladeira também não atende. POis ao ser desligada, a cada vez que a temperatura setada no TIC é atingida, o controle da geladeira se perde e acaba entendendo que não há necessidade de ciclo de degelo, mesmo com várias horas de funcionamento.

Para sanar esses problemas eu resolvi atuar diretamente no sensor de temperatura, que é um termistor. O termistor é um resistor que muda a resistencia conforme a temperatura no caso da minha geladeira:
    Quando a temperatura está alta o valor da resistência dele é baixa ( 4kohms), quando a temperatura está baixa o valor da resistência é alta (40kohms).
    Então pensei, basta abrir o circuito do termistor que o controle da geladeira vai ser enganado pelo TIC.
    Essa raciocínio foi certo e errado. Certo pois de fato quando o sensor é desligado, o compressor para de funcionar. Errado, pois se a geladeira é ligada com o sensor desconectado, o seu controle impede a partida do compressor.

Podemos resolver isso de 3 formas:
    Ligando o TIC independente da alimentação da geladeira e mantando seu contato fechado antes de ligar a geladeira. Porém a falta de luz será um problema nesse caso.
    Usar o contato NF do TIC e reprogramando o TIC p/ operar como aquecedor. Com isso o sensor estará presente quando a geladeira for ligada. Funciona, mas nesse tipo de operação o relé do TIC fica mais tempo acionado, achei ruim.
    Por fim, o que melhor me atendeu foi instalar 2 resistores nos contatos do TIC um de valor baixo 4kohms no contato NA e um de valor alto 40 kohms no contato NF.

Espero que isso ajude alguém.

Abs.

2. 18/1/16 #2

Gustavo01

Gustavo01

Gustavo01

Well-Known Member

Afiliado:
    26/9/15
    Curtidas Recebidas:
    1
    O meu eu uso em um freezer horizontal.
    Mas já comprei completo, só liguei na tomada e pluguei o freezer.

3. 19/1/16 #3

rabello

rabello

rabello

Well-Known Member

Afiliado:
    12/10/14
    Curtidas Recebidas:
    39
    vixe... eu estava para trocar minha geladeira comum por uma frost-free? É problema então? Dá xabú com controlador digital de temperatura?

4. 19/1/16 #4

fabiobrum

fabiobrum

fabiobrum

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    45
    Não é problema, apenas requer uma instalação diferente.

5. 17/2/16 #5

Dasbera

Dasbera

Dasbera

Well-Known Member

Afiliado:
    26/7/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Muito úteis suas informações fabiobrum, não sei fazer nada disso mas um técnico pode fazer se eu mostrar pra ele. Ganhei uma geladeira frost free e não sabia o que fazer para instalar. Obrigado

6. 8/3/16 #6

CRLIGHT

CRLIGHT

CRLIGHT

New Member

Afiliado:
    29/2/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia.
    Fabio, estou com o mesmo problema porem não entendi como foi feito a ligação . Poderias explicar melhor e onde encontro estes resistor. Obrigado

7. 8/3/16 #7

fabiobrum

fabiobrum

fabiobrum

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    45
    Segue um esquema de como foi feita a ligação.

Normalmente lojas de materiais de eletrônica vendem resistores.

Faça por sua conta e risco, não posso me responsabilizar instalações de terceiros.
    De acordo com as suas perguntas, vc parece não ter muito conhecimento sobre elétrica e eletrônica, sugiro a contratação de um técnico. Lendo o post inicial e olhando esse esquema acredito que seja capaz de realizar a instalação.
    Como falei no post inicial, essa é uma solução que atende o meu problema em particular, mas que pode servir de orientação/ideia para outros que possuem refrigeradores frost free caso tenham o mesmo princípio de funcionamento (controle de temperatura através de termistor).

Arquivos Anexados:

8. 25/5/17 #8

Marco_bier

Marco_bier

Marco_bier

New Member

Afiliado:
    20/8/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Estou instalando numa FROST FREE Brastemp BRG39 , li sobre os problemas da mas um deles nao entendi.
    Se o Termostato TIC 17 desliga todo o sistema ele provavelmente desligara tambem o controlador de degelo que acredito ser um timer eletrico , nesse caso sera um problema a menos pois o degelo que conta 8 ou 12 horas desligado nao contara , ou estou enganado ?
    Caso eu instale o TIC na tomada realmente terei tantos problemas ?

9. 25/5/17 #9

fabiobrum

fabiobrum

fabiobrum

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/15
    Curtidas Recebidas:
    45

Acredito que não terá grandes problemas. A luz da geladeira não vai funcionar quando o tic desligar o circuito e pode haver um atraso na resposta a cada vez que o tic ligar a geladeira.

10. 26/5/17 #10

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    132
    Marco.

Não tenho controle de temperatura em geladeira frost free, mas acho que entendo onde PODE morar o problema.
    O degelo da frost free não é apenas "desligar" a geladeira, mas sim uma resistência elétrica que aquece para descongelar o excesso de gelo, fazendo a água descer por um dreno.
    Com a geladeira desligada pelo TIC, acredito que o degelo não ocorreria.

Abraço.

11. 26/5/17 #11

Marco_bier

Marco_bier

Marco_bier

New Member

Afiliado:
    20/8/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Na Frost Free tem um timer que pode ser desabilitado ai nao acionara a resistencia , podendo qdo necessario fazer manualmente. Descobri que na minha o degelo ocorria a cada 6 hs e dura 20 minutos , devo desabilitar.
    Na fermentacao ALE acredito que nao havera muito problema de gelo, mas numa maturacao a baixa temperatura talvez ja de algum problema.
    Para alcancar 0 graus fiz um by pass no termostato original da geladeira ai ela so desliga na temperatura colocada no TIC 17.

cgfischer curtiu isso.
  12. 5/12/18 #12

SauloVV

SauloVV

SauloVV

New Member

Afiliado:
    5/12/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Marco,
    No final funcionou, instalando o TIC direto na tomada? Ou ficou acumulando gelo? Por quanto tempo você costuma deixar a geladeira ligada direta? A minha eu uso como adega quando não estou fermentando, e estou preocupado de dar problema no degelo, impedindo a passagem do ar.

O que vocês acham?

13. 11/12/18 #13

guaxi17

guaxi17

guaxi17

Well-Known Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    15
    Tenho duas geladeiras frost free atuando na fermentação já há quase um ano, ligadas normalmente no corte da energia, sem qualquer problema!

14. 11/12/18 #14

nambuco67

nambuco67

nambuco67

Member

Afiliado:
    26/1/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Tenho a Consul CRB39 com controle externo de temperarura (Sonoff TH16) sem problemas.

15. 12/12/18 #15

NH3

NH3

NH3

Well-Known Member

Afiliado:
    18/12/15
    Curtidas Recebidas:
    46
    Gostei do esquema do desenho. Bem inteligente essa solução que propôs.

16. 30/4/19 #16

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Não seria o mais correto retirar o relé da placa da geladeira e ligar o TIC no lugar do relé? Ela iria operar normalmente e em acionaria o liga e desliga do compressor seria o TIC

17. 1/5/19 #17

Richarts

Richarts

Richarts

New Member

Afiliado:
    4/4/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    É só você ligar o controlador no fio que volta da placa para alimentar o compressor, ele vai interromper somente o compressor, e o sistema de degelo, ventilação e lampadas continuam funcionando normalmente. Fiz isso na minha consul frost free e deu certo.

1 pessoa curtiu isso.
  18. 8/6/19 #18

Rosa Leia

Rosa Leia

Rosa Leia

New Member

Afiliado:
    26/4/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Oi pessoal, vou fazer minha primeira brassagem amanhã. Comprei um full gauge t512 2hp. Fiz a instalação simples, ligando a geladeira frost free diretamente na tomada do termostato. No entanto a temperatura não está conforme a histerese que programei. Sempre maior. O que devo fazer? Já estou bem chateada com isso.

19. 18/6/19 #19

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    28

regule o termostato da geladeira no máximo, agora se não resolver terá que alterar alguma coisa no esquema elétrico da geladeira

Compartilhe esta Página