Inocular lama de comercial.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PolaquinhoPRC

Member
Joined
Oct 9, 2020
Messages
5
Reaction score
0
Location
Paraná
Fala gurizada!

Piro demais nas sours, lamibics, wilds afins. Ainda Não arisquei uma do zero, mas será que rola um esquema desse tipo?

Separar uma porção já fermentada de uma cerveja, jogar aquela lama de alguma comercial que tenha um perfil que curta (brett da orval, alguma gueze ou de uma duchese) e esquecer ela em um canto e depois de um tempo jogar um fermento e mandar para a garrafa?
Será que dá certo, em uns dois litros? Tenho uns barrilzinho de vidro, para evitar contaminação cruzada.

Abraços!
 
Fala gurizada!

Piro demais nas sours, lamibics, wilds afins. Ainda Não arisquei uma do zero, mas será que rola um esquema desse tipo?

Separar uma porção já fermentada de uma cerveja, jogar aquela lama de alguma comercial que tenha um perfil que curta (brett da orval, alguma gueze ou de uma duchese) e esquecer ela em um canto e depois de um tempo jogar um fermento e mandar para a garrafa?
Será que dá certo, em uns dois litros? Tenho uns barrilzinho de vidro, para evitar contaminação cruzada.

Abraços!
Fala Brother, seria isso?

 
Fala gurizada!

Piro demais nas sours, lamibics, wilds afins. Ainda Não arisquei uma do zero, mas será que rola um esquema desse tipo?

Separar uma porção já fermentada de uma cerveja, jogar aquela lama de alguma comercial que tenha um perfil que curta (brett da orval, alguma gueze ou de uma duchese) e esquecer ela em um canto e depois de um tempo jogar um fermento e mandar para a garrafa?
Será que dá certo, em uns dois litros? Tenho uns barrilzinho de vidro, para evitar contaminação cruzada.

Abraços!
Vai de boas. Tem muita cerveja americana e belga que rola propagar os dregs das garrafas e usar nas tuas. Já fiz inúmeras vezes com sucesso usando 3 Fonteinen, Cantillon, Antidoot, Tommy Sjef, Une Anne dentre outras. Duchesse não dá pois ela é pasteurizada como toda Flanders red.
No blog Mad fermentationist tem uma lista grande. Dá uma olhada List of Unpasteurized Sour and Funky Bottled Beers
e lá você encontra, também, dicas de como fazer o crop/harvest.
 
Fiz uma belga com o fermento da Petit Orval da DrYeast, e depois de fermentada acrescentei restinhos de 2 Orval e deixei uns dias.
No início ficou legal, mas depois de algumas semanas o gosto foi ficando cada vez mais Funky, até que não deu mais pra tomar.
Mas valeu a experiência.
 
Vai de boas. Tem muita cerveja americana e belga que rola propagar os dregs das garrafas e usar nas tuas. Já fiz inúmeras vezes com sucesso usando 3 Fonteinen, Cantillon, Antidoot, Tommy Sjef, Une Anne dentre outras. Duchesse não dá pois ela é pasteurizada como toda Flanders red.
No blog Mad fermentationist tem uma lista grande. Dá uma olhada List of Unpasteurized Sour and Funky Bottled Beers
e lá você encontra, também, dicas de como fazer o crop/harvest.


Edison!!!

Era bem isso que queria! Otimo ver que o colega tem boas experiencias utilizando esse sistema!

Desculpe a demora em responder, em breve farei isso!
 
Fiz uma belga com o fermento da Petit Orval da DrYeast, e depois de fermentada acrescentei restinhos de 2 Orval e deixei uns dias.
No início ficou legal, mas depois de algumas semanas o gosto foi ficando cada vez mais Funky, até que não deu mais pra tomar.
Mas valeu a experiência.

Eng. Rocha

Orval seria uma das minhas estrategias, a bretta dela donimou em pouco tempo? vou separar uns 2 litros de uma belgian pale e jogar a lama de uma em breve
 
Vai de boas. Tem muita cerveja americana e belga que rola propagar os dregs das garrafas e usar nas tuas. Já fiz inúmeras vezes com sucesso usando 3 Fonteinen, Cantillon, Antidoot, Tommy Sjef, Une Anne dentre outras. Duchesse não dá pois ela é pasteurizada como toda Flanders red.
No blog Mad fermentationist tem uma lista grande. Dá uma olhada List of Unpasteurized Sour and Funky Bottled Beers
e lá você encontra, também, dicas de como fazer o crop/harvest.

@Edison, o esquema de propagar Dregs é o mesmo de qualquer propagação? usou DME? qual OG?
estou com uma garrafa de Mariage Parfait na geladeira...vou deixar um bom tempo para decantar o máximo possível (Duro é segurar a vontade de tomar) porem não tenho uma receita nem estilo definido ainda.....aceito sugestões 😆, só comprei ela pela oportunidade...muito difícil eu ter acesso onde moro a estas brejas....

Cheers!
 
Fala gurizada!

Piro demais nas sours, lamibics, wilds afins. Ainda Não arisquei uma do zero, mas será que rola um esquema desse tipo?

Separar uma porção já fermentada de uma cerveja, jogar aquela lama de alguma comercial que tenha um perfil que curta (brett da orval, alguma gueze ou de uma duchese) e esquecer ela em um canto e depois de um tempo jogar um fermento e mandar para a garrafa?
Será que dá certo, em uns dois litros? Tenho uns barrilzinho de vidro, para evitar contaminação cruzada.

Abraços!
E ai confrade!....como esta seu projeto de Lambic, seguiu que linha? fez qual estilo?
 
@Edison, o esquema de propagar Dregs é o mesmo de qualquer propagação? usou DME? qual OG?
estou com uma garrafa de Mariage Parfait na geladeira...vou deixar um bom tempo para decantar o máximo possível (Duro é segurar a vontade de tomar) porem não tenho uma receita nem estilo definido ainda.....aceito sugestões 😆, só comprei ela pela oportunidade...muito difícil eu ter acesso onde moro a estas brejas....

Cheers!
Buenas! Faço de duas formas: DME e também com suco de maçã, desses comprados em supermercados. Mariage Parfait vai dar uma boa propagação,pode confiar. Dica de como propagar você encontra no wiki do site Milk The Funk ou no blog Mad Fermentationist.
Eu usaria o propagado numa wild, lambic-like, sour ou ainda numa saison. Daí vai da tua preferência. Boa sorte.
 
Pessoal, que estilo base vcs recomendam para fazer uma fermentação primaria e depois inocular dregas de Mariage Parfait?
Buenas! Faço de duas formas: DME e também com suco de maçã, desses comprados em supermercados. Mariage Parfait vai dar uma boa propagação,pode confiar. Dica de como propagar você encontra no wiki do site Milk The Funk ou no blog Mad Fermentationist.
Eu usaria o propagado numa wild, lambic-like, sour ou ainda numa saison. Daí vai da tua preferência. Boa sorte.

Show de bola !!!, já me deu um Norte, acho que vou fazer uma Berliner, depois guardo a lama.....tks !
 
Boa tarde!

Vou fazer esse esquema do Bottle Keg, de uma Orval provavelmente, porém, fazer uma espécie de starter escalado para evitar stress osmótico, assim, acredito que adicionando numa fermentação segundaria, traria resultados bem interessantes sem ser explosivos a ponto de ser enjoativo. Acho que vou usar a base de uma tripel, daí consigo dividir o lote, até mesmo porque se der ruim é metade do lote apenas kkk dica é, tudo é dominado pela Bretta, então, use coisas bem fenolicas, o uso de cepas belgas na primaria ajuda muito, além de, ter uma vantagem em uso de centeio, que é outro malte que traz alguns elementos que ajudam nessa questão.
 
Back
Top