1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Iniciante, não caia no marketing do "EQUIPAMENTO AUTOMATIZADO"

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Guenther, 20/6/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 30/9/16 #21

Kyzylla

Kyzylla

Kyzylla

Well-Known Member

Afiliado:
    29/4/16
    Curtidas Recebidas:
    15
    como iniciante vou falar para os iniciantes que leram este tópico até aqui:

Panelas automatizadas ou não o que elas fazem???

mosturação e fervura.

sabe quanto em tempo elas representam no processo da cerveja???

6 a 9 horas somente, pois o restante, fermentação, refermentação, resfriamento, e envazamento podemos dizer um mes = 770 horas.
    então 1% do processo.

digo isso porque o maior problema para mim foi armazenagem, e não as panelas,porque voce vai conviver uns 30 dias com algo parado, e não será pequeno.

por que digo isso?? por que não posso pensar só na panela, preciso pensar onde colocar o que fiz na panela.

Espero com este comentário para que iniciantes como eu, analisem o fato que não só as panelas representam fazer a cerveja. o pós panela deve ser analizado também

e nõ deixem de ler este fórum, sou prova que somente com ele fiz minha panela e agora faço minhas cervejas.

marqueze curtiu isso.
  2. 30/9/16 #22

Dexavator

Dexavator

Dexavator

Well-Known Member

Afiliado:
    2/6/16
    Curtidas Recebidas:
    56
    Sim, mas são as 6-9h de mais trabalho, a fermentação é feita pelas leveduras, o trabalho todo é delas, só temos que checar de vez em quando.

A fermentação não me impede de ficar com minha filha ou minha mulher, 9 horas de brassagem sim.

Tenho uma panela "automatizada" e não me arrependo. Sei fazer cerveja em todos os métodos, não preciso de uma panela automatizada, mas depois que comecei a usá-la tenho muito mais tempo para ficar com minha família. O equipamento também ocupa um espaço bem menor na minha casa. Hoje direciono meu trabalho mais para a fermentação, o que melhorou a qualidade da minha cerveja.

Entendo as limitações do sistema como por exemplo a impossibilidade de se fazer uma decocção; liberdade de mudar a quantidade de cerveja conforme quiser ou mudar a proporção de malte e água na mostura mas, para as minhas necessidades, está funcionando perfeitamente.

Configuro a panela, deixo ela fazendo os corre dela lá enquanto almoço ou brinco com minha filha. Uma vez faltou um lúpulo que o cara da loja tinha esquecido de pegar, consegui deixar a panela em casa fazendo a sacarificação, ir até a loja comprar o lúpulo e voltar a tempo de manter a receita.

Tem suas vantagens e desvantagens o importante é a pessoa saber bem quais são suas necessidades. Um bom exemplo é que já ensinei alguns amigos a fazer cerveja, alguns ensinei BIAB e outros o sistema tradicional, cada um conforme as necessidades e possibilidades deles.

Grande abraço a todos

Victor

1 pessoa curtiu isso.
  3. 30/9/16 #23

Kyzylla

Kyzylla

Kyzylla

Well-Known Member

Afiliado:
    29/4/16
    Curtidas Recebidas:
    15
    Prezado Victor

Concordo em genero numero e grau o que voce falou, inclusive a minha é meio automatizada.

Só que o que comentei não se referia hora nenhuma ao tipo de panela , mas sim ao iniciantes, que não somente as panelas devem ser analisadas quando se começa uma empreitada, pois na minha situação, nem sequer pensava em analizar sobre fermentador quando quis fazer cerveja,

É tão somente informar que além das panelas existe o fermentador e ""geladeiras"" que ocupam espaço. e tem que ser analizadas quando o espaço é pequeno.

abraços

4. 18/1/17 #24

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Melhor comentário possível!

5. 18/1/17 #25

peterthomasu

peterthomasu

peterthomasu

Well-Known Member

Afiliado:
    22/7/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    Panela Automatizadas(ou não, chamem como quiser) são boas demais!

Sempre usei RIMS 3 panelas com um ardbir para controlar a mosturação, em um determinado dia estava com o tempo apertado e não queria deixar de brassar, meti um voil para fazer um BIAB improvisado. Resumo da ópera, nunca mais usei as 3 panelas, encomendei um voil na medida certa e hoje so brasso assim. Meu volume caiu pela metade, a eficiência caiu uns 5...7%, e o trabalho caiu drasticamente, agora eu acordo e a água já está na temperatura de infusão dos grãos, largo o malte e vou preparar o churrasco, tiro o saco e só volto para jogar os lúpulos. Coisa mais linda, em 4...5 horas eu tenho 20 litros de cerveja resfriada no fermentador.

Sinto falta do volume maior? certamente, mas concluí que vou pegar a panela de fervura e colocar um ardbir nela também, assim vou poder continuar brassando os mesmos 40...50 litros, com a vantagem de poder fazer duas receitas diferentes.

:mug:

Marcos Tadeu Cosmo curtiu isso.
  6. 22/6/18 #26

Pimentones

Pimentones

Pimentones

Well-Known Member

Afiliado:
    2/5/18
    Curtidas Recebidas:
    9
    Boa tarde cervejeiros, faço cerveja há 5 anos, comecei nas panelas de alumínio, depois passei para as de inox, comprei um misturador com motor de parabrisa de carro, que permitia ficar mais tranquilo na brassagem do mosto, depois filtrava com um biab e partia para fervura e resfriamento. Hoje tenho uma Gutem single vessel que comprei na ML, e estou muito satisfeito, fiz uma brassagem em 4 horas e meia. A máquina é muito boa, fiz um vídeo pois só tinham vídeos de dinamarqueses e outros gringos, quem quiser dar uma olhada está nesse link: grande abraço a todos, meu email é pimentone@gmail.com

7. 19/7/18 #27

ROGER FILHO

ROGER FILHO

ROGER FILHO

Member

Afiliado:
    16/7/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Fiz minha primeira brassagem e dividi o mosto em duas partes,
    uma fermentou com uma variação de temperatura muito frequente e baixa a outra deixei fora da geladeira a 30º para testar.
    por incrível que pareça a melhor foi a que ficou fora da geladeira!
    Resumindo,
    preciso entender como funciona o básico antes de querer automatizar meus processos, acho isso importante!

1 pessoa curtiu isso.
  8. 5/10/18 #28

Gat

Gat

Gat

Active Member

Afiliado:
    3/10/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Eu caí!

9. 6/10/18 #29

Buck

Buck

Buck

Member

Afiliado:
    15/3/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    o tipo de equipamento não é garantia de Qualidade da cerveja, mas cada cervejeiro tem um equipamento que se adequa melhor às sua realidade, seja por espaço, tempo, etc,

10. 7/10/18 #30

luclavilo

luclavilo

luclavilo

Active Member

Afiliado:
    15/8/16
    Curtidas Recebidas:
    9
    Antes de começar a fazer cerveja, estudei por conta própria por dois anos e meio (anotei quando comecei a estudar).
    Assisti muitos vídeos, alguns até cômicos, li muitos textos, comprei livros.
    Após um certo tempo estudando, comecei a analisar que tipo de equipamento me facilitaria.
    Ao chegar no momento em que me sentia embasado e preparado para começar a fazer cerveja, adquiri a semi automática Brewbeer, do Fábio Barreto.
    Aprendi a operar o BeerSmith sozinho, através do material que encontrei na internet. Depois fiz um curso online onde aprendi os macetes que não sabia. Também fiz outros cursos online e presenciais, um deles para correção da água e que elevou a qualidade das cervejas que produzo.
    Já tenho nove receitas, três em testes e aperfeiçoamento.
    A máquina ocupa um quadrado de 50cm e me incentivou a seguir e montar minha cervejaria em futuro próximo (que deixarei de legado para meu filho, para que nunca precise trabalhar para outros!).
    Tenho uma BH20 e uma BH40.
    Já fiz quase uma centena de brassagens nesse um ano e meio e nunca saiu nada errado.
    Tudo no cantinho quadrado de 50cm.

Marcos Tadeu Cosmo curtiu isso.
  11. 8/10/18 #31

thiagodifoiz

thiagodifoiz

thiagodifoiz

Well-Known Member

Afiliado:
    8/4/16
    Curtidas Recebidas:
    30
    Li seu comentário já tem um bom tempo, e pensei que estava falando bobagem rsrsrsrs hoje sei o que você quer dizer, estou com meu equipamento (3 panelas 95 litros) conexões, válvulas, bomba que fica desmontando e monto pra fazer cerveja e depois desmonto, cara isso leva 1 dia só pra deixar no jeito pra usar no dia seguinte faço a brassagem no fogareiro, tempo todo de olho na temperatura, depois tem que desmontar e guardar a tralha toda. Resumindo rsrs nasceu minhas gêmeas, precisa de ajudar a mulher a cuidar das crias quando estou em casa rsrsrsr. Vendi todo meu equipamento e estou comprando um automatizado de botão pra fazer 20 litros, onde com certeza a mulher vai agradecer.

12. 8/10/18 #32

joelquadros

joelquadros

joelquadros

New Member

Afiliado:
    10/1/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    "A IMENSA maioria das cervejas feitas com predominância de MALTE, não precisa de rampa nenhuma de temperatura além da temperatura normal de conversão de amido em açúcar, que normalmente fica entre os 63 e 70 graus. Cervejas que precisam de rampas normalmente são as que tem cereais não maltados, como trigo não maltado, centeio, etc."

Discordo completamente! Se vc quer fazer simplesmente uma cerveja, tudo bem, pode seguir essa linha de raciocinio! Mas se vc quer fazer uma cerveja excelente! Visando qualidade, rendimento, estabilidade! Vc tem que dar atenção às rampas sim ... elas não existem por acaso ... à céculos cervejarias como, Weihenstephaner, se preocupam com as rampas, como já disse, elas não foram criadas por acaso e nem foram criadas ontem!

Então, por favor, reveja seus conceitos antes de ficar falando besteira por ai!

1 pessoa curtiu isso.
  13. 8/10/18 #33

cleber

cleber

cleber

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/14
    Curtidas Recebidas:
    143
    O que o autor do tópico quer dizer, se você ler com atenção, é que a maioria dos iniciantes não dá a devida atenção ao que é mais importante que é, por exemplo, o controle de temperatura de fermentação. E eu concordo com ele, não acho besteira. No passado distante quando os maltes não tinham tanto tratamento até podia ser o contrário. Vejo o pessoal novato fazendo rampas de temperatura pra depois colocar a cerveja pra fermentar em temperatura ambiente ou então fazer controle de temperatura ao redor do fermentador ao invés do seu interior. Concluindo, se você for abrir mão de alguma coisa, que então abra mão do que realmente não faz tanta diferença para a maioria das cervejas que são as rampas. Já ganhei concurso sem fazer rampa.

14. 9/10/18 #34

joelquadros

joelquadros

joelquadros

New Member

Afiliado:
    10/1/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Concordo com você que a etapa principal é a fermentação. Mas você só vai ter um mosto adequado pra uma cerveja muito boa se respeitar as rampas de cada estilo! Meus parabéns se você conseguiu ganhar prêmio sem fazer rampas. Continuo achando besteira querer desrespeitar esse princípio!

1 pessoa curtiu isso.
  15. 9/10/18 #35

Gat

Gat

Gat

Active Member

Afiliado:
    3/10/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    O pior é a programação, pos o sotfware é primitivo

16. 9/10/18 #36

NH3

NH3

NH3

Well-Known Member

Afiliado:
    18/12/15
    Curtidas Recebidas:
    41
    Só tenho uma palavra para quem busca simplicidade em pouco espaço, preferencialmente, investindo pouco em equipamento: BIAB

17. 10/10/18 #37

NH3

NH3

NH3

Well-Known Member

Afiliado:
    18/12/15
    Curtidas Recebidas:
    41
    Ah, e sobre as rampas, cada um faz cerveja do jeito que achar melhor e no tempo disponível que tem, porém que para muitas receitas com maltes bem modificados pelos processos de malteamento modernos, a rampa não vai alterar significamente o resultado final, disso não tenho dúvida.

18. 10/10/18 #38

cleber

cleber

cleber

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/14
    Curtidas Recebidas:
    143
    Caro Joel. Para o princípio de excelência em mostura, na minha modesta opinião, eu não acho que a atenção às rampas independentemente de qualquer outro parâmetro, seria o mais importante. Por exemplo a qualidade da água como sua dureza, alcalinidade, etc. viria antes. Mas este não é o foco deste tópico. Eu me interessaria muito se você compartilhasse alguma referência confiável que citasse ganhos significativos com múltiplas rampas em detrimento de uma rampa simples, independentemente de qualquer outra coisa (como a água citada). Para corroborar minha opinião e a do Guenther, autor deste tópico, cito aqui um trecho do livro How to Brew, 4ª. Edição, do John Palmer, página 246 da sua versão digital:

“• The yield from moderately modified malts can be improved by utilizing a protein rest during mashing, but almost all of the extract can be obtained without one simply by using a conversion rest at 149–155°F (65–68°C).”

Naturalmente, como eu falei, um outro tópico discutindo excelência em mostura será muito bem-vindo.

19. 9/1/19 #39

Paulo Cesar José da Silva

Member

Afiliado:
    30/11/18
    Curtidas Recebidas:
    0

20. 9/1/19 #40