1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Iniciante, não caia no marketing do "EQUIPAMENTO AUTOMATIZADO"

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Guenther, 20/6/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 20/6/16 #1

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,135
    Pessoal,

    Uma coisa que tenho visto crescer cada dia mais no Brasil é o mercado dos equipamentos de 1 ou 2 panelas cujo marketing diz, deslealmente (na minha opinião pessoal), "Equipamento Automatizado".

    Infelizmente, isso faz um monte de iniciantes que mal conhecem o processo comprarem esses equipamentos caros porque o marketing em cima deles diz que o "equipamento é automatizado" e isso faz o principiante achar que o equipamento faz um monte de coisas sozinho, e infelizmente, alguns vendedores dizem que "fazer rampas automáticas" vai tornar a cerveja dele muito melhor.

    Então, você meu amigo que está iniciando e está pensando em comprar uma equipamento desses, saiba o seguinte:

    1) A IMENSA maioria das cervejas feitas com predominância de MALTE, não precisa de rampa nenhuma de temperatura além da temperatura normal de conversão de amido em açúcar, que normalmente fica entre os 63 e 70 graus. Cervejas que precisam de rampas normalmente são as que tem cereais não maltados, como trigo não maltado, centeio, etc.

    2) NÃO É PRECISO ficar com uma temperatura totalmente fixa durante a mosturação, e isso não vai deixar sua cerveja melhor. Leia o tópico "Mosturação - Preciso corrigir a temperatura?" - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

    3) Mash-out, ou seja, aquela rampa final até os 76 graus, também não é obrigatória... você faz se quiser, e, a grosso modo, a única coisa importante que ela faz é solubilizar melhor o mosto e por este e outros motivos, melhora um pouco a filtragem e eficiência. Obrigatório? De maneira alguma.

    Resumindo... não estou dizendo aqui que os fabricantes são desleais, desonestos, etc... mas muitas vezes o marketing utilizado faz os iniciantes pensarem que o equipamento vai fazer algo impressionante por eles, e isso não é verdade. Fora isso, muitos vendedores dizem que as rampas são muito importantes, que a cerveja vai ficar melhor, etc.... e isso não é verdade.

    Só gaste com equipamento caro quando você não precisar perguntar pra ninguém se deve comprar. Se você está pensando em mandar um e-mail pra alguém perguntando "Achar que devo comprar?"...... é porque você NÃO deve comprar. O momento de comprar um equipamento é quando você sabe tudo que precisa saber pra saber pra comprar ele, como comprar uma ferramenta. Você compra um chave de venda porque acha ela bonita, ou porque o vendedor lhe convence?

    Só estou escrevendo isso porque realmente fico triste quando, rotineiramente (quase toda a semana), iniciantes vem me mostrar fotos no celular ou e-mail dizendo "Olha só Guenther o equipamento top que comprei, todo automatizado!".... super empolgados, e quando eu explico que o equipamento realmente faz... e que aquilo não é demais nem vai fazer a cerveja dele ficar melhor... a decepção é grande.

    Fica a dica do que realmente interessa pra fazer cerveja boa:

    1) Use materiais atóxicos, e seja EXTREMAMENTE cuidadoso limpeza/higiene/sanitização
    2) Fermente o melhor que puder - use fermento saudável, não economize na quantidade, e use temperaturas com o mínimo de variação possível.

    Enquanto você não for "mestre do básico", e enquanto não entrar naquele ritmo de fazer várias levas quase que de olhos fechados num equipamento bem básico, sem errar nada..... esqueça equipamentos automatizados, RIMS, HERMS, etc.... eles não vão melhorar sua cerveja em nada. As coisas que citei acima.... isso sim.

    E lembrando, pelo amor de Deus..... não estou dizendo que os fabricantes são picaretas, etc. Longe disso... inclusive conheço vários. A questão é só orientar os iniciantes a não gastarem uma grana em algo que ainda não sabem se precisam ou não, e isso serve pra uma série de outras coisas na vida, não só nisso.

    Abraço,
     
    Última edição: 23/8/16
  2. 21/6/16 #2

    claudiomsmg

    claudiomsmg

    claudiomsmg

    Well-Known Member

    Afiliado:
    3/12/13
    Mensagens:
    105
    Curtidas Recebidas:
    15
    Boa!

    Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
     
  3. 24/6/16 #3

    Victortardelli7

    Victortardelli7

    Victortardelli7

    Member

    Afiliado:
    23/11/15
    Mensagens:
    11
    Curtidas Recebidas:
    2
    Ótimo esclarecimento. Parabéns Ghenter pela sua iniciativa, sempre esclarecendo as coisas para nós novatos!

    :mug:
     
    MrSassa curtiu isso.
  4. 28/7/16 #4

    PedroPenteado

    PedroPenteado

    PedroPenteado

    New Member

    Afiliado:
    8/6/15
    Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    3
    Salve!
    Eu sou da opinião que, se o orçamento permitir, vale a pena investir em um equipamento automatizado (não vendo nenhum tipo de equipamento).
    Além do controle de temperatura que foi citado, um equipamento automatizado pode:

    - Fazer a filtragem/clarificação durante a mostura (economia de tempo e mais praticidade)
    - Evitar ser necessário ficar mexendo o mosto durante a mosturação
    - Basta adicionar e esquentar a água apenas uma vez no início da brassagem, inclusive os ajustes com sais
    - A transferência pode ser feita por bomba direto pro fermentador (menos peso pra carregar)
    - Alertar toda vez que é necessária ação do cervejeiro (adição de lúpulos, final de processos, etc)
    - Por depender de muito menos interferência do cervejeiro, a tendência é a brassagem ter mais repetitividade
    - Facilitar para que o cervejeiro finalmente comece a fazer cerveja, pois compraria o pacote pronto, e restaria fazer apenas a pesquisa dos equipamentos da fermentação em diante.

    Vejo muitos cervejeiros que desanimam de fazer cerveja pelo trabalho que dá, e uma panela automatizada pode fazer toda a diferença nesse sentido. Reconheço que seria meu caso, já fiz brassagem com panela e não faria novamente pelo trabalhão que dá.

    Abraço!
     
    cbarros e Jack_One curtiram isso.
  5. 29/7/16 #5

    FelipeCabrunco

    FelipeCabrunco

    FelipeCabrunco

    Active Member

    Afiliado:
    12/4/16
    Mensagens:
    29
    Curtidas Recebidas:
    2
    Fala PedroPenteado,blz? Concordo com você. Vou fazer minha primeira brassagem esse fds, sendo que irei fazer na master bier 50, justamente pelo trabalho que dá realizar a brassagem na panela, mexer sem parar, ligar e desligar fogão, isso é pra ser hobby e não estresse. Vou começar por uma Belgian Gold Ale, depois posto o resultado.Forte abraço.
     
  6. 1/8/16 #6

    aferreira04

    aferreira04

    aferreira04

    Well-Known Member

    Afiliado:
    4/11/15
    Mensagens:
    184
    Curtidas Recebidas:
    45
    pessoal logico que cada um tem a sua opinião e a minha é de sempre ouvirmos os mais velhos.(brincadeira)

    nesse sentido quando dizem que tem que mexer o tempo todo eu preciso discordar e reforçar para que leiam e apliquem na prática o tópico fixo e citado ali pelo guenther.
    Confesso que eu já tive também esse pensamento de ficar ali fazendo carinho o tempo todo mexendo etc e depois que coloquei em prática o não mexer mais na panela vi o resultado por si só.

    e ainda sobre o investimento, logico que cada um tem um perfil e um poder de compra diferente mas eu não acho justificável fazendo um investimento muitas vezes alto simplesmente para não ter que tocar na panela ou então para que me avise quando devo colocar o lúpulo. Uso um aplicativo de celular gratuito que posso setar quantos alarmes eu quiser e vou utilizando eles ao longo do meu processo.
     
  7. 1/8/16 #7

    Danielsantos

    Danielsantos

    Danielsantos

    Well-Known Member

    Afiliado:
    5/8/15
    Mensagens:
    396
    Curtidas Recebidas:
    115

    E sem contar que conheço gente que tem uma destas panelas, e fica chorando pitangas pra poupar centavos em insumos....faz IPA usando lupulo baratos nos 60' e nao faz DH.
     
    vinipandolfo curtiu isso.
  8. 1/8/16 #8

    FelipeCabrunco

    FelipeCabrunco

    FelipeCabrunco

    Active Member

    Afiliado:
    12/4/16
    Mensagens:
    29
    Curtidas Recebidas:
    2
    Sempre tem a galera mão de vaca. Hahahahah. Depois não sabem pq a cerveja não saiu como desejavam

    Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
     
  9. 5/8/16 #9

    andriolli

    andriolli

    andriolli

    Member

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    17
    Curtidas Recebidas:
    3
    concordo totalmente...
    antes de sair comprando panela "automática", estude e aprenda a fazer bem o básico, o por quê de cada rampa, de cada temperatura, e vai ver que o trabalho nas velhas panelinhas vai render e ficar bem mais tranquilo e com mínimo de esforço.
     
  10. 5/8/16 #10

    Dexavator

    Dexavator

    Dexavator

    Well-Known Member

    Afiliado:
    2/6/16
    Mensagens:
    252
    Curtidas Recebidas:
    56
    Acho que cada um tem uma necessidade. Se eu fosse solteiro e com todo o tempo do mundo poderia fazer uma sistema super complexo e ficar fazendo pilsener com decocção o tempo inteiro, mas tenho família e uma filha e quero ficar o maior tempo possível com elas, então a minha Braumeister supre muito bem minhas necessidades e não troco por nenhum sistema de 3 blocos. Nada contra os sistemas de 3 blocos, são muito eficientes, mais versáteis que panelas com rampas automatizadas mas não são para mim no momento.
     
    Jack_One curtiu isso.
  11. 5/8/16 #11

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,135
    Olá,

    Acho que entendeu errado. O post não critica quem usa, principalmente se sabe o que está utilizando, e também não é comparar com tri-block, até porque tri-block não é 3 panelas, são 4 na verdade (em cervejaria não se considera o reservatório de água quente).

    A questão é comparar uma Braumeister com qualquer BIAB simples, e também o marketing utilizado que, normalmente, induz os iniciantes que não conhecem direito o processo a achar que terão imensas vantagens comprando um equipamento assim, e na verdade, não terão. Faz os iniciantes pensarem que o equipamento fará um monte de coisas "automáticas", diminuir trabalho, e que o controle de "rampas" seriam algo milagroso, e não é.

    A maioria dos cervejeiro que eu conheço está mesma situação que a sua, filhos, apartamento, etc, e vários deles simplesmente usam BIAB: mesmo espaço, mesmo tempo, e praticamente o mesmo trabalho.

    Abraço,
     
  12. 5/8/16 #12

    Dexavator

    Dexavator

    Dexavator

    Well-Known Member

    Afiliado:
    2/6/16
    Mensagens:
    252
    Curtidas Recebidas:
    56
    Claro Guenther meu comentário não foi ao seu post mas às respostas dos colegas que começaram a caçoar de quem tem sistema automatizado de mostura, como se fosse dinheiro desperdiçado.
    No meu caso é dinheiro muito bem investido pois tenho mais tempo de ficar com minha família, ademais, moro em apartamento, o que limita muito o tipo de equipamento que posso usar. Eu não posso levar um bujão de gás para dentro de casa nem ferver uma panela de 40l por 1h na minha cozinha que já fica com o teto todo pingando quando fervo 20l.
     
    rafaellsm curtiu isso.
  13. 9/8/16 #13

    lejgenoves

    lejgenoves

    lejgenoves

    Member

    Afiliado:
    25/8/14
    Mensagens:
    10
    Curtidas Recebidas:
    6
    Bom, na minha opinião cada um investe no equipamento que achar necessário, mas é bom saber no que esta investindo. O tópico ao meu ver é apenas um alerta aos iniciantes para não comprar um equipamento achando que é tudo automatizado e que não vai ter que fazer mais nada, gastando dinheiro desnecessário.
    No meu caso eu tenho um equipamento muito simples, depois de 2 anos que fui comprar uma bomba pra fazer recirculação, mas isso não quer dizer que as cervejas não ficam boas, eu tento comprar os maltes e lúpulos mais adequados para cada receita que vou fazer. Nunca faço rampas de temperatura, mas procuro usar os lúpulos nos tempos certos, faço DH, sanitizo tudo 1, 2, 3 vezes, isso pra mim faz a diferença de uma cerveja boa e saborosa. Não faço as coisa correndo, sei que o processo é demorado, quando estou com pressa eu não faço eu compro feita.
    Abraços.:mug:
     
  14. 10/8/16 #14

    PedroPenteado

    PedroPenteado

    PedroPenteado

    New Member

    Afiliado:
    8/6/15
    Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    3
    Concordo com o que foi comentado. Mesmo com o sistema bastante automatizado, ainda tem preparação da receita, moagem, acompanhamento, pesar os insumos, e principalmente, fazer a sanitização de um monte de equipamentos.
    Apesar da evolução do hobby, fazer cerveja continua sendo uma coisa trabalhosa.
    Abraço!
     
  15. 17/8/16 #15

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,135
    Perfeito.

    O que vejo ocorrer, FREQUENTEMENTE... é ver iniciantes comprando sem saber direito como é um processo completo normal, e é aí que alguns (não estou generalizando) vendedores se aproveitam, dizendo que o equipamento faz milagre, e os caras compram......... e um tempo depois, ao entenderem o que realmente tinham comprado, muitas vezes vendem.

    Já vi isso acontecer dezenas de vezes.
     
  16. 17/8/16 #16

    Leoky

    Leoky

    Leoky

    Member

    Afiliado:
    17/8/16
    Mensagens:
    18
    Curtidas Recebidas:
    6
    Olá amigos cervejeiros!

    Sou iniciante na arte da cerveja, mas apesar disso, antes mesmo de comprar qualquer equipamento, estudei bastante todo o processo e seus insumos. Entendo o que o Guenther disse e concordo com suas ponderações.

    Em minha opinião, o processo de fazer cerveja na panela é um processo de aprendizado. Aprendo muito fazendo... muito mesmo. Aprendizado que talvez eu não teria se já estivesse começado com um processo automatizado ou semi-automatizado.

    Pretendo, quando estiver muito bom no processo, comprar um equipamento como o do colega aí, de 50 litros.

    Meu equipamento é de 40 litros, com 3 panelas e recirculação por bomba, mas nunca tive a ilusão de achar que era algo sequer perto de semi automatizado, no entanto, enquanto eu estava cotando os equipamentos, vi muito disso que o Guenther falou... só por ter um sistema de recirculação, já falavam que era automatizado, q era uma maravilha e que sua cerveja ficaria maravilhosa.

    Enfim, minha opinião é.... se é iniciante e quer aprender, panela. Se já domina o processo e tem orçamento para isso, compre um sistema como o do colega, que acho bacana demais!

    Abraços!!
    --------------------------
    Leo Koscky
     
  17. 17/8/16 #17

    marqueze

    marqueze

    marqueze

    Well-Known Member

    Afiliado:
    15/1/15
    Mensagens:
    287
    Curtidas Recebidas:
    80
    Tanto esforço em uma etapa que não é tão determinante no produto final. Menos mosturação mais fermentação.

    Concordo com o Guenther, por que o que já vi de gente me falando: "Você faz cerveja? Legal, quero começar, vou comprar uma "maquina de fazer cerveja" brewmaster por XXXXXXXXXX,00"

    Esse "maquina de fazer cerveja" é a maior pegadinha.
     
  18. 18/8/16 #18

    Eduruiz

    Eduruiz

    Eduruiz

    Member

    Afiliado:
    15/8/16
    Mensagens:
    10
    Curtidas Recebidas:
    1
    Perfect ...
     
  19. 18/8/16 #19

    fabioanselmo

    fabioanselmo

    fabioanselmo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    21/5/14
    Mensagens:
    72
    Curtidas Recebidas:
    21
    A aquisição da minha máquina "automatizada" foi simplesmente por um problema de espaço. Antes eu ocupava um puta espaço e minha mulher ficava 1 semana sem falar comigo. Hoje eu ocupo um "espacinho" e ela só fica 1 dia sem falar comigo (o dia da brassagem).

    Viu? Salvou minha vida ... e o meu casamento. (Depende muito do ponto de vista). Mas uma coisa é certa, dominem o processo antes, a automatização pode vir depois.
     
    2 pessoas curtiram isso.
  20. 19/8/16 #20

    Leoky

    Leoky

    Leoky

    Member

    Afiliado:
    17/8/16
    Mensagens:
    18
    Curtidas Recebidas:
    6
    É o que penso Fábio! Conheça o processo! Se o equipamento está resolvendo um problema, ótimo! O importante é não parar de fazer cerveja!

    Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
     
    fabioanselmo e vinipandolfo curtiram isso.

Compartilhe esta Página