• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Iniciante dos iniciantes

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
@Gustavoo como a maioria esta indicando equipamento de 20 L, vou te explicar pq é dificil montar esse setup sem gastar mto.

Um fermentador de 20 L ja é bem grande e provavelmente a sua geladeira da cozinha nao caberia o mesmo, dai ou faria numa caixa de isopor bastante grade, ou uma geladeira exclusiva pra isso ou na temperatura ambiente.

pra montar um geladeira exclusiva pra isso com o controlador, gastaria no minimo 400 reais. Alem de ter de comprar o fermentador.

Com um setup de 5-10 L vc poderia usar uma caixa termica comum e as vezes ate a geladeira da casa pro cold crash

Para 20 L litros vc precisaria de uma panela de 30 L, e teria que colocar a valvula nela e comprar mangueira... ja que 20 litros (quente) ja eh dificil carregar pra fazer a transfega, dai vc teria ou fazer "no chill" ou comprar um chiller de imersão, ja que uma panela de 30 L vai ser bem mais dificil de resfriar na pia ou numa bandeja.

Alem do mais, teria q ver se seu fogao aguenta tanto peso, e mesmo se aguentar é mto liquido para aquecer, precisaria de um fogao de alta pressao.

Para fazer 5-10 L, vc precisa de uma panela de 7-15 L, nao precisa de torneira nela, da pra resfriar numa bandeja com gelo, é facil de carregar, pode usar no fogao e o auxilio de um ebulidor para aquecer a agua (so nao manter o ebulidor mto tempo na fervura pois vai caramelizar o mosto).

E tem outros detalhes que 20 L deve precisar enquanto 5-10 L vc ja teria... tipo espatula/colher

O voil e o termometro vc vai precisar, mas sao baratos. so comprar o tecido e arrumar alguem pra costurar e o termometro alimenticio mesmo.

Pro envase vai precisar de mangueira ou outro sistema e vc tem algumas opçoes para garrafas, comprar ou coletar garrafas do tipo twist off nao precisa de arrolhador (mas nao seria mto eficiente) ou garrafas pet (tem q observar alguns cuidados) ou um growler (teria que consumir mais rapido pois perderia a carbonataçao se vc ficar abrindo e fechando com frequencia).... acho q a melhor opçao eh comprar uns 10 growler pet de 500 mL (nao sao caros)

Última edição:
Afiliado
15/8/19
Bom, faz algumas semanas que comecei a pesquisar e ler sobre o processo cervejeiro. Li alguns sites e criei uma revisão bibliográfica na qual tentei colocar o máximo de informação que poderia saber sobre cerveja, desde as características de cada insumo, cada processo, como ativação de beta-amilases, alfa-amilases e todo o processo biológico que envolve. Pesquisei também os possíveis off-flavours que poderia encontrar na minha produção. Encontrei essas informações em muitos sites como o homini lúpulo, por exemplo, que usa com o base o How to Brew do John Palmer. Sou químico industrial formado, então todos os cálculos e explicações químicas e biológicas fica de fácil entendimento. A questão é: Nunca cheguei perto do processo, conheço as etapas das cervejarias artesanais mas nunca fiz a minha cerveja. Pensei em começar a fazer mas fiquei meio assutado com a lista de equipamentos que preciso ter em relação ao preço. Quero começar produzindo poucos litros para saber se vai dar certo e ir ajustando aos poucos para futuramente produzir mais. Queria muito saber o que preciso ter, vou começar com algo bem simples, usando uma panela grande, vou adaptar o fermentador naqueles baldes brancos com tampa, tudo aos poucos sem muitos gastos, porém com a sanitização correta. Queria saber de dicas pra começar o processo com uma certa qualidade, porem sem precisar gastar horrores em equipamentos, pelo menos agora de inicio. É melhor preparar o malte (mesmo sabendo que posso não ter um processo germinativo eficaz) ou usar extrato? Vi que muitos no forum nos incentivam a criar nossas receitas, eu achei isso incrível e quero muito, mas pesquisei uma somente pra ter como referência. Acham que posso descarta-la e seguir meus instintos? Quero saber também quais sites são mais em contas pra compra dos insumos. Desde já, obrigado!
Mano, da pra começar a fazer gastando pouquíssimo dependendo dos utensílios que você tem na sua casa ou na casa de amigos e parentes. Eu comecei fazendo em uma panela uma colher de pau que eu peguei na casa da minha vó, pq foi a maior que eu achei, cabe algo em torno de 8 litros, para fazer 5 litros foi de boa. Fiz por BIAB, eu moro em SP e para mim foi mais vantajoso já comprar o BIAB do que comprar o tecido e mandar fazer, mas isso você tbm pode cotar.
Como alguns brothers já falaram por aí, algumas coisas você terá que comprar como termômetro, por exemplo, mas não é caro!
Você consegue achar vários vídeos na internet com gente fazendo breja em utensílios domésticos, já vi vídeo de uma mina fazendo em espagueteira.
Mete a cara com o que você tem e depois vai evoluindo. É o processo natural da coisa.
A qualidade, da sua parte, vai depender da sua atenção e cuidado com o processo, agora o que você não vai conseguir controlar é a eficiência máxima da sua panela, mas como é para começar nem pense nisso agora!
Minha primeira breja fermentei em balde plástico(que não é caro) e sem controle nenhum de temperatura, meti dentrode um armário pra não pegar sol e já era.
Vai pra cima, mano. Assim você vai aprender muito mais do que imagina!

eduardomn

Member
Afiliado
10/5/19
Pessoal, bom dia!

Na minha opinião, a brassagem em si não é tão importante no processo para o iniciante, mas sim o cuidado com limpeza e sanitização, pitch rate adequado (não forçar muito o fermento) e controle da temperatura nos primeiros dias da fermentação.

Na brassagem, consegue-se fazer cerveja usando um pedaço de tecido (nem precisa ser voil) e uma panela qualquer. Se não quiser usar só grãos, pode-se substituir por por extrato de malte que facilita muito o processo (nem precisa filtrar nada) e dá para se divertir bastante sem gastar quase nada!

Minha primeira brassagem eu fiz um biab com um caldeirão de 6 litros e usei como fermentador um galaozinho de água Bona Font de 7 litros (nada de usar água de torneira).

Fermentei dentro da adega de vinho (temperatura menor que a ambiente), e deixei 1 semana dentro da geladeira para clarificar.
Umas semanas depois do primming, abri uma garrafa (das 5 que acabou saindo) e foi muito legal porque não teve nenhum off-flavour ou problemas de contaminação... Deu vontade daí de comprar mais coisas, anotar as variáveis e tentar melhorar o controle do processo, além de fazer uma leva maior!

Ou seja, no final das contas, se a OG foi alta ou não, se a temperatura foi de 63 ou 69 graus também não. Se o amargor ficou dentro ou fora, tambem não.

Essa é sua primeira cerveja, pode ser que não saia excelente, porém se for feita seguindo uma boa sanitização e um controle mínimo de temperatura, com certeza ela irá surpreender você.

Geralmente quando as pessoas me perguntam como se faz cerveja eu resumo:
1- você faz um chá com malte
2- ferve o chá com lúpulo
3- resfria e fermenta
4- carbonatação

Há quase 1 ano atrás, estava fazendo isso:

Hoje já me enterrei no hobby, com cilindro, post-mix, sistema single vessel com controlador Ardbir que eu mesmo montei, bomba de recirculação... Hahaha
De toda forma, o gostinho da primeira cerveja fica na memória como uma das melhores que já fiz (ou não né, o paladar devia ser menos apurado...rsrsrs)

Um abração!!!

Latest posts