Iniciante dos iniciantes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavoo

New Member
Joined
May 21, 2020
Messages
2
Reaction score
1
Location
Encruzilhada do Sul
Bom, faz algumas semanas que comecei a pesquisar e ler sobre o processo cervejeiro. Li alguns sites e criei uma revisão bibliográfica na qual tentei colocar o máximo de informação que poderia saber sobre cerveja, desde as características de cada insumo, cada processo, como ativação de beta-amilases, alfa-amilases e todo o processo biológico que envolve. Pesquisei também os possíveis off-flavours que poderia encontrar na minha produção. Encontrei essas informações em muitos sites como o homini lúpulo, por exemplo, que usa com o base o How to Brew do John Palmer. Sou químico industrial formado, então todos os cálculos e explicações químicas e biológicas fica de fácil entendimento. A questão é: Nunca cheguei perto do processo, conheço as etapas das cervejarias artesanais mas nunca fiz a minha cerveja. Pensei em começar a fazer mas fiquei meio assutado com a lista de equipamentos que preciso ter em relação ao preço. Quero começar produzindo poucos litros para saber se vai dar certo e ir ajustando aos poucos para futuramente produzir mais. Queria muito saber o que preciso ter, vou começar com algo bem simples, usando uma panela grande, vou adaptar o fermentador naqueles baldes brancos com tampa, tudo aos poucos sem muitos gastos, porém com a sanitização correta. Queria saber de dicas pra começar o processo com uma certa qualidade, porem sem precisar gastar horrores em equipamentos, pelo menos agora de inicio. É melhor preparar o malte (mesmo sabendo que posso não ter um processo germinativo eficaz) ou usar extrato? Vi que muitos no forum nos incentivam a criar nossas receitas, eu achei isso incrível e quero muito, mas pesquisei uma somente pra ter como referência. Acham que posso descarta-la e seguir meus instintos? Quero saber também quais sites são mais em contas pra compra dos insumos. Desde já, obrigado!
 
Fala Gustavo!

Um bocado de questões...rs...

Vou tentar te ajudar em algumas. Acho que o mínimo do mínimo é uma panela grande, com válvula, um saco de voal, um balde fermentador, um balde para envase, um arrolhador para as tampinhas, um termômetro de imersão, uma balança, e os insumos (malte, lúpulo, levedura, garrafas, tampinhas, sanitizante). Se esqueci de alguma coisa a galera vai completar.

Você pode comprar o malte e pedir para moer na loja, funciona muito bem se ficar armazenado moído por até uma semana, com o menor contato com o ar possível. Esquece a parte de fazer o seu malte por enquanto.

Pega uma receita pronta da net, ou compra um kit de receita. Mais tarde você monta as suas.

Uma coisa que faz uma diferença enorme na qualidade da cerveja é você ter um bom controle de temperatura durante a fermentação, mas aí implica em uma geladeira ou frigobar dedicado com controlador de temperatura, o que já requer um investimento maior.
 
Cara, se posso te dar um conselho, não queira pintar uma Monalisa na primeira cerveja, faça o básico com receita simples e pronta de algum cervejeiro mais experiente. O processo é extremamente importante, e no começo é normal ficar um pouco perdido, por mais que estude e saiba a teoria.
Minha primeira leva foi há pouco mais de um ano, e mesmo tendo estudado todo o processo, na hora ainda saíram algumas coisas do controle. Então o que posso te aconselhar é justamente isso, faça o simples para diminuir as variáveis, e uma vez que dominar o processo, dê o próximo passo, como fazer a malteação dos grãos você mesmo por exemplo.

Os kits prontos para fabricação são uma boa alternativa, mas sempre é possível comprar cada item separado conforme sua necessidade, e montar o kit que te atenda melhor, e no final ainda dá pra economizar uma grana.

Outra coisa é em relação à quantidade, não sei quanto tem disponível para investir, mas quando comecei queria comprar equipamentos para fazer 10L, mas analisei e pedi opinião de outros cervejeiros e mudei para 20L. Foi a melhor decisão pra iniciar, pois a cerveja demora pra ficar pronta, o trabalho pra fazer é parecido e o valor dos equipamentos não dobra como o volume.
Os equipamentos que considero essenciais para iniciar (considerando 10 ou 20L):
-Panela com torneira e grain bag de voal;
-Fogareiro (se o fogão for compartilhado ou possuir chama fraca);
-Fermentador (só um balde atende muito bem);
-Termometro;
-Arrolhador;
-Refratômetro (comprei na China na época e paguei o equivalente a um densímetro aqui);
-Balança (muito útil para separar as cargas de lúpulo e açúcar do priming);
-Insumos no geral (malte, lúpulo, levedura, sanitizantes, tampinhas).
 
da uma olhada no youtube, tem diversos canais ensinando fazer breja com equipamentos de casa.

depois visita os sites de brewshops e ve os itens que tem no kit de iniciante,

ve o que vc tem, o que vc pode improvisar e o q vc precisa comprar.
 
Cara,

Em minha opinião está começando pelo meio do processo. É muito bom as teorias que envolvem o processo de produção, principalmente quando se tem facilidade com o assunto como você diz possuir. Entretanto deve se jogar no processo para criar as suas dúvidas e necessidades.

Como falaram existem canais no Youtube que mostram como fazer em panelas de cozinha, galões de água e etc. Então nesse primeiro momento não é necessário tantos investimentos. Friso também como o colega falou acima que na primeira brassagem não se deve esperar uma cerveja de nível industrial.

Acho importante um investimento razoável para que obtenha resultados satisfatórios no final, caso invista em equipamentos ruins ou insuficientes, irá resultar em cervejas ruins ou insatisfatórias. Isso pode definir seu futuro nesse hobby.

Vá de mente aberta nesse primeiro momento e gaste o necessário, caso não se adapte é outra historia. Caso curta vai ver que valeu a pena.
 
Cara, se posso te dar um conselho, não queira pintar uma Monalisa na primeira cerveja, faça o básico com receita simples e pronta de algum cervejeiro mais experiente. O processo é extremamente importante, e no começo é normal ficar um pouco perdido, por mais que estude e saiba a teoria.
Minha primeira leva foi há pouco mais de um ano, e mesmo tendo estudado todo o processo, na hora ainda saíram algumas coisas do controle. Então o que posso te aconselhar é justamente isso, faça o simples para diminuir as variáveis, e uma vez que dominar o processo, dê o próximo passo, como fazer a malteação dos grãos você mesmo por exemplo.

Os kits prontos para fabricação são uma boa alternativa, mas sempre é possível comprar cada item separado conforme sua necessidade, e montar o kit que te atenda melhor, e no final ainda dá pra economizar uma grana.

Outra coisa é em relação à quantidade, não sei quanto tem disponível para investir, mas quando comecei queria comprar equipamentos para fazer 10L, mas analisei e pedi opinião de outros cervejeiros e mudei para 20L. Foi a melhor decisão pra iniciar, pois a cerveja demora pra ficar pronta, o trabalho pra fazer é parecido e o valor dos equipamentos não dobra como o volume.
Os equipamentos que considero essenciais para iniciar (considerando 10 ou 20L):
-Panela com torneira e grain bag de voal;
-Fogareiro (se o fogão for compartilhado ou possuir chama fraca);
-Fermentador (só um balde atende muito bem);
-Termometro;
-Arrolhador;
-Refratômetro (comprei na China na época e paguei o equivalente a um densímetro aqui);
-Balança (muito útil para separar as cargas de lúpulo e açúcar do priming);
-Insumos no geral (malte, lúpulo, levedura, sanitizantes, tampinhas).
Obrigado! Fiz uma pré-lista do que precisaria e adicionei algumas que tu mencionou. Gostei da ideia de fazer o mais bruto!
 
Minha opinião é a seguinte: Se eu estivesse começando HOJE e alguém me dissesse o que vou escrever teria poupado grana e tempo:
Compre:
- 1 panela de no mínimo 30L. Porque? Simples, você já é químico e vai gostar tanto de fazer breja que 10 litros acaba que sendo pouquíssimo! Comece com uma receita de 10 se quiser, mas já esteja preparado para a de 20. Eu recomendo uma panela de 45L (seria minha escolha)
- 1 fermentador (20 ou 30L). Porque? Pelos mesmos motivos da panela. Ou, simplesmente use um galão de 20L de água nas primeiras levar pra ver como funciona.
- compre um caga fogo. Porque? Pelos mesmos motivos da panela! Aqui em casa o fogão não deu conta de ferver bem 20L.
- mini densímetro, proveta de vidro, termômetro e saco de voal para a panela (essenciais)
- Colher grande, chinoy e demais coisas vc encontra na sua cozinha.
- Iodo para teste: foi bom eu ter para entender o tempo de conversão, mas hoje em dia nem uso mais.
No mais, a fermentação pode ser feita em temperatura ambiente para as ALEs sem problema. Cuidado para transferir o mosto para o fermentador devido a temperatura (faça no-chill, funciona lindamente e poupa um trabalhao).
No momento de fazer cold, pode trasfegar para recipientes menores caso não caiba na sua geladeira (eu já fiz em 2 garrafas de 5L PET)
Para envasar, pode ser nas próprias PETs (economiza em arrolhador e tampinhas). Só atente a sanitização e remova aquele lacre que fica no gargalo da garrafa para dar um bom aperto) pois as vezes ele atrapalha...
Claro, você pode comprar uma panela de 15L e um balde de 10, fica a seu criterio... Daí também elimina a necessidade do caga fogo.
Não precisa por torneira na panela a principio. Compre uma mangueira (pode ser de 3/8 mesmo, dmfit ou silicone são boas pra isso) e use para transferir para o fermentador por gravidade)
Ah, e para sanitizar comece com álcool 70 mesmo. Simples e eficaz ..
Ah,
 
Minha opinião é a seguinte: Se eu estivesse começando HOJE e alguém me dissesse o que vou escrever teria poupado grana e tempo:
Compre:
- 1 panela de no mínimo 30L. Porque? Simples, você já é químico e vai gostar tanto de fazer breja que 10 litros acaba que sendo pouquíssimo! Comece com uma receita de 10 se quiser, mas já esteja preparado para a de 20. Eu recomendo uma panela de 45L (seria minha escolha)
- 1 fermentador (20 ou 30L). Porque? Pelos mesmos motivos da panela. Ou, simplesmente use um galão de 20L de água nas primeiras levar pra ver como funciona.
- compre um caga fogo. Porque? Pelos mesmos motivos da panela! Aqui em casa o fogão não deu conta de ferver bem 20L.
- mini densímetro, proveta de vidro, termômetro e saco de voal para a panela (essenciais)
- Colher grande, chinoy e demais coisas vc encontra na sua cozinha.
- Iodo para teste: foi bom eu ter para entender o tempo de conversão, mas hoje em dia nem uso mais.
No mais, a fermentação pode ser feita em temperatura ambiente para as ALEs sem problema. Cuidado para transferir o mosto para o fermentador devido a temperatura (faça no-chill, funciona lindamente e poupa um trabalhao).
No momento de fazer cold, pode trasfegar para recipientes menores caso não caiba na sua geladeira (eu já fiz em 2 garrafas de 5L PET)
Para envasar, pode ser nas próprias PETs (economiza em arrolhador e tampinhas). Só atente a sanitização e remova aquele lacre que fica no gargalo da garrafa para dar um bom aperto) pois as vezes ele atrapalha...
Claro, você pode comprar uma panela de 15L e um balde de 10, fica a seu criterio... Daí também elimina a necessidade do caga fogo.
Não precisa por torneira na panela a principio. Compre uma mangueira (pode ser de 3/8 mesmo, dmfit ou silicone são boas pra isso) e use para transferir para o fermentador por gravidade)
Ah, e para sanitizar comece com álcool 70 mesmo. Simples e eficaz ..
Ah,

então, o cara colocou que a questão do investimento é uma condição, esse tipo de mensagem sua (por mais bem intencionada que seja) acaba desanimando o cara.

Ainda mais qdo vc coloca como "essencial" coisas que não são essenciais, mini densimetro e proveta não sao essenciais, vc nao precisa saber a og e a fg para produzir cerveja, sao necessarios apenas para se ter mais informação, mas a cerveja vai fermentar independente disso. basta seguir a receita.

a questão é que da sim pra fazer 5-10 litros de cerveja usando basicamente equipamentos que provavelmente ja se tem em casa.

@Gustavoo procura por um canal no youtube chamado "Cerveja Fácil" lá o leandro sempre da dicas de uma forma bem simples e efetiva pra começar

 
Bom, como eu disse no início "Minha opinião é a seguinte: Se eu estivesse começando HOJE e alguém me dissesse o que vou escrever teria poupado grana e tempo:". Como ninguém me disse algo desse tipo, acabei comprando um kit pronto de 10 litros por uma boa grana que perdeu a utilidade em duas brassagens.
Na verdade a intenção foi passar a experiência negativa que tive no início ao adquirir um kit que parece ser o melhor por justamente nunca ter acompanhado o processo e teoricamente já vir "tudo que é necessário". E, como ele mesmo cita em possivelmente aumentar a produção futuramente, que é o que vai acontecer visto que parece estar bem empolgado, talvez investir em uma panela e um fermentador para pelo menos 20 litros seria uma economia para, chutando alto, os próximos dois meses?
Discordo também sobre o que disse do densímetro... Talvez pra você não seja essencial, mas como disse é a minha opinião. Eu gosto de ter a resposta para "quanto tem de álcool essa cerveja?"
Dá sim para fazer cerveja sem comprar nada, mas investindo pouco os resultados para um iniciante podem ser bem melhores. A primeira leva nao tão boa sim desanima!... e também recomendo o cerveja fácil...
Completando, costumo comprar insumos no estacaobrewshop.com.br a entrega é rápida e insumos de qualidade, bem frescos...
@Trops, obrigado pelo comentário!
 
@EDGAR LOUZANO VERDILE o proprio densimetro te da um valor aproximado, se quiser um valor preciso teria q fazer a analise quimica, tbm acho q eh legal ter, mas se a intençao eh gastar pouco, recomendaria começar sem este item

ja eu acredito que eh melhor começar investindo pouquissimo e depois decidir ql a dimensão do equipamento/investimento seguir
 
Minha opinião é a seguinte:
No mais, a fermentação pode ser feita em temperatura ambiente para as ALEs sem problema.

Edgar, com todo respeito, eu discordo da frase acima.

Dá para fermentar Ales em temperatura ambiente? Dá.... vai sair cerveja. Mas vai ter problema sim. Off flavors e álcool superior, muito provavelmente.
Inviabiliza a cerveja? Provavelmente não. Vai ficar intragável? Provavelmente também não. Mas a diferença de qualidade entre fermentar sem controle e com controle de temperatura é bem grande.

Se fizer uma IPA com um montão de lúpulo e IBU alto, pode mascarar os problemas, mas isso não significa que eles não estejam lá.
 
então, o cara colocou que a questão do investimento é uma condição, esse tipo de mensagem sua (por mais bem intencionada que seja) acaba desanimando o cara.

Ainda mais qdo vc coloca como "essencial" coisas que não são essenciais, mini densimetro e proveta não sao essenciais, vc nao precisa saber a og e a fg para produzir cerveja, sao necessarios apenas para se ter mais informação, mas a cerveja vai fermentar independente disso. basta seguir a receita.

a questão é que da sim pra fazer 5-10 litros de cerveja usando basicamente equipamentos que provavelmente ja se tem em casa.

@Gustavoo procura por um canal no youtube chamado "Cerveja Fácil" lá o leandro sempre da dicas de uma forma bem simples e efetiva pra começar


Cara,

Assisti e assisto muito o Leandro, porém temos que ter cuidado. Como disse acima caso não tenhamos a disposição de estudo, como ele (Gustavoo) tem e investimento esse hobby pode se tornar um pesadelo.

Vamos dizer assim, você fica 6 hrs esquentando o bucho no fogão, perdendo grana e tempo e no final sai algo intragável? Qual será sua próxima ação? Desistir, falar que não vale todo o trampo, não vale o tempo perdido e etc.Pra você ter uma ideia, em meu curso de produção em SP capital, no próprio dia do curso vários desistiram e falavam isso.

Então na minha opinião se estiverem dispostos a entrar no hobby vai num Kit de iniciante, esses vem super completos já de inicio. Independentemente da litragem.

Quanto ao que mais ouço desde quando comecei a fazer cerveja "No final sempre sai cerveja." não sou adepto dessa filosofia, uma vez faço brassagens buscando algo que não encontro no mercado ou não tenho acesso ($$$$$)
 
Cara,

Assisti e assisto muito o Leandro, porém temos que ter cuidado. Como disse acima caso não tenhamos a disposição de estudo, como ele (Gustavoo) tem e investimento esse hobby pode se tornar um pesadelo.

Vamos dizer assim, você fica 6 hrs esquentando o bucho no fogão, perdendo grana e tempo e no final sai algo intragável? Qual será sua próxima ação? Desistir, falar que não vale todo o trampo, não vale o tempo perdido e etc.Pra você ter uma ideia, em meu curso de produção em SP capital, no próprio dia do curso vários desistiram e falavam isso.

Então na minha opinião se estiverem dispostos a entrar no hobby vai num Kit de iniciante, esses vem super completos já de inicio. Independentemente da litragem.

Quanto ao que mais ouço desde quando comecei a fazer cerveja "No final sempre sai cerveja." não sou adepto dessa filosofia, uma vez faço brassagens buscando algo que não encontro no mercado ou não tenho acesso ($$$$$)

cara, o problema que o cara colocou uma barreira financeira, dai nao tem como falar pro cara "supere isso"... não é assim que funciona (vcs nao conhecem a realidade do cara)

a dica que precisa dar é, da pra fazer cerveja gostosa sem equipament, requer diversos cuidados, caso algo de errado tem q ter consciência e nao desanimar
 
Galera coloca pontos legais aí!
Só vou te reforçar uma coisa... começa pra 20 litros pelo menos! A cerveja demora pra ficar pronta... tem que durar um pouco! Estou indo pra minha terceira brassagem e já quero aumentar pra 30 litros!
 
Buenas, conterrâneo, falo de Canoas - RS.
Comece com equipamentos para 20 litros. Muito trabalho, para pouco resultado com menos do que isso.
Tu (aqui no Sul é assim) que é da área química vai se apaixonar.
Densímetro é barato e é importante. Não acredito que um químico dispense a análise da densidade da cerveja.
Compre os insumos na Cerveja da Casa, aqui de Canoas - RS. Veja o site e enviam pelos correios ou transportadora.
Se precisar de apoio, pode chamar no Whats (51) 99977-4585.
Já fiz aproximadamente 15 brassagens, sempre com receitas pré-prontas das lojas.
Não precisa começar "fazendo malte", se tu quer investir pouco em equipamento, não vai ser em uma maltaria que tu vai começar.
Sucesso. Depois posta a pirmeira cerveja.
(OBS: Eu montei meu equipamento para 50 litros, em um ano, depois de usar um equipamento cedido por um amigo).
André Santos Sousa
 
Queria saber de dicas pra começar o processo com uma certa qualidade, porem sem precisar gastar horrores em equipamentos, pelo menos agora de inicio.

@Gustavoo, coloca ai quanto pretende gastar nesse início que fica mais fácil dar opções dentro do seu orçamento planejado
 
Last edited:
cara, o problema que o cara colocou uma barreira financeira, dai nao tem como falar pro cara "supere isso"... não é assim que funciona (vcs nao conhecem a realidade do cara)

a dica que precisa dar é, da pra fazer cerveja gostosa sem equipament, requer diversos cuidados, caso algo de errado tem q ter consciência e nao desanimar

Eu entendo, apenas dei minha opinião, é um hobby caro porém valioso. Penso que é como jogar tênis com um pedaço de madeira ao invés de raquete, conseguir você consegue.
 
Minha primeira cerveja foi feita em uma panela de pressão de 7 litros, esfriando o mosto em uma bacia com água e gelo, fermentação em isopor com gelo e sem medição de OG e FG, e consegui uns 4 litros de cerveja boa. As únicas coisas que tive de comprar foi os insumos e um saco de BIAB, o termômetro culinário eu já tinha.

Comprei um galão de água de 10l usei a água para a brassagem e usei o próprio galão como fermentador.

Vi vários videos do youtube de como fazer cerveja sem equipamentos e peguei várias dicas de cada vídeo. Não quis gastar com equipamentos logo de cara pois não sabia se ia gostar do hobby, daí não queria gastar com horrores em equipamentos sem saber se ia continuando usar o equipamento. Essa barreira dos equipamentos é o que afasta muita gente do hobby.

Minha dica seria tentar fazer sem equipamentos só para ver se vc vai curtir, depois adquire os equipamentos, mas se for comprar os equipamentos agora já compre os equipamentos para no mínimo 20l, não vale a pena vc comprar uma panela e fermentador para fazer 10l para depois vc trocar.
 
Edgar, com todo respeito, eu discordo da frase acima.

Dá para fermentar Ales em temperatura ambiente? Dá.... vai sair cerveja. Mas vai ter problema sim. Off flavors e álcool superior, muito provavelmente.
Inviabiliza a cerveja? Provavelmente não. Vai ficar intragável? Provavelmente também não. Mas a diferença de qualidade entre fermentar sem controle e com controle de temperatura é bem grande.

Se fizer uma IPA com um montão de lúpulo e IBU alto, pode mascarar os problemas, mas isso não significa que eles não estejam lá.
Concordo com tudo o que disse. Porém são muitas variáveis, eu comecei fermentando em temp controlada e hoje fermento minhas ales em ambiente, pois cheguei acbei um cantinho aqui em casa que aonde deixo as bombonas que tem uma variação de 1 a 3° durante todo o processo, por mais que a temperatura aqui em SP vá de 15° a 30° em 24hrs... meio que não dá diferença pra mim e foram pouquíssimas brassagens que renderam algum problema! Sempre digo que o que funciona pra um pode não funcionar pra geral e vice versa.
 
Minha humilde opinião, depois de quase uma centena de brassagens caseiras:

Essenciais:
- Panela 35 litros + mangueira de silicone para trasfega
- Balde alimentício 30 litros com tampa + torneira plástica comum + airlock (você mesmo pode montar)
- Saco de voil (o meu, comprei o voil e minha sogra costurou)
- Termômetro (uso o de agulha, que é mais barato, fiz uma presilha de arame)
- Fogão ou fogareiro de alta pressão (o meu de duas bocas paguei 140 reais)
- Balança para o malte
- Balança para o lúpulo
- Mini densímetro e proveta (acompanhar a densidade dá mais segurança ao iniciante e precisão ao experiente)
- Enchedor e garrafas
- Arrolhador de garrafas

Não essenciais à princípio, mas de muita utilidade:
- Acendedor para fogão
- Panela para a água de lavagem dos grãos
- Erlenmeyer para propagação de levedura (economia de fermento)
- Escorredor de garrafas
- Moedor de malte (o de rolos é o ideal, mas bem caro)
- Controlador de temperatura para geladeira ou freezer
 
@Gustavoo como a maioria esta indicando equipamento de 20 L, vou te explicar pq é dificil montar esse setup sem gastar mto.

Um fermentador de 20 L ja é bem grande e provavelmente a sua geladeira da cozinha nao caberia o mesmo, dai ou faria numa caixa de isopor bastante grade, ou uma geladeira exclusiva pra isso ou na temperatura ambiente.

pra montar um geladeira exclusiva pra isso com o controlador, gastaria no minimo 400 reais. Alem de ter de comprar o fermentador.

Com um setup de 5-10 L vc poderia usar uma caixa termica comum e as vezes ate a geladeira da casa pro cold crash

Para 20 L litros vc precisaria de uma panela de 30 L, e teria que colocar a valvula nela e comprar mangueira... ja que 20 litros (quente) ja eh dificil carregar pra fazer a transfega, dai vc teria ou fazer "no chill" ou comprar um chiller de imersão, ja que uma panela de 30 L vai ser bem mais dificil de resfriar na pia ou numa bandeja.

Alem do mais, teria q ver se seu fogao aguenta tanto peso, e mesmo se aguentar é mto liquido para aquecer, precisaria de um fogao de alta pressao.

Para fazer 5-10 L, vc precisa de uma panela de 7-15 L, nao precisa de torneira nela, da pra resfriar numa bandeja com gelo, é facil de carregar, pode usar no fogao e o auxilio de um ebulidor para aquecer a agua (so nao manter o ebulidor mto tempo na fervura pois vai caramelizar o mosto).

E tem outros detalhes que 20 L deve precisar enquanto 5-10 L vc ja teria... tipo espatula/colher

O voil e o termometro vc vai precisar, mas sao baratos. so comprar o tecido e arrumar alguem pra costurar e o termometro alimenticio mesmo.

Pro envase vai precisar de mangueira ou outro sistema e vc tem algumas opçoes para garrafas, comprar ou coletar garrafas do tipo twist off nao precisa de arrolhador (mas nao seria mto eficiente) ou garrafas pet (tem q observar alguns cuidados) ou um growler (teria que consumir mais rapido pois perderia a carbonataçao se vc ficar abrindo e fechando com frequencia).... acho q a melhor opçao eh comprar uns 10 growler pet de 500 mL (nao sao caros)
 
Last edited:
Bom, faz algumas semanas que comecei a pesquisar e ler sobre o processo cervejeiro. Li alguns sites e criei uma revisão bibliográfica na qual tentei colocar o máximo de informação que poderia saber sobre cerveja, desde as características de cada insumo, cada processo, como ativação de beta-amilases, alfa-amilases e todo o processo biológico que envolve. Pesquisei também os possíveis off-flavours que poderia encontrar na minha produção. Encontrei essas informações em muitos sites como o homini lúpulo, por exemplo, que usa com o base o How to Brew do John Palmer. Sou químico industrial formado, então todos os cálculos e explicações químicas e biológicas fica de fácil entendimento. A questão é: Nunca cheguei perto do processo, conheço as etapas das cervejarias artesanais mas nunca fiz a minha cerveja. Pensei em começar a fazer mas fiquei meio assutado com a lista de equipamentos que preciso ter em relação ao preço. Quero começar produzindo poucos litros para saber se vai dar certo e ir ajustando aos poucos para futuramente produzir mais. Queria muito saber o que preciso ter, vou começar com algo bem simples, usando uma panela grande, vou adaptar o fermentador naqueles baldes brancos com tampa, tudo aos poucos sem muitos gastos, porém com a sanitização correta. Queria saber de dicas pra começar o processo com uma certa qualidade, porem sem precisar gastar horrores em equipamentos, pelo menos agora de inicio. É melhor preparar o malte (mesmo sabendo que posso não ter um processo germinativo eficaz) ou usar extrato? Vi que muitos no forum nos incentivam a criar nossas receitas, eu achei isso incrível e quero muito, mas pesquisei uma somente pra ter como referência. Acham que posso descarta-la e seguir meus instintos? Quero saber também quais sites são mais em contas pra compra dos insumos. Desde já, obrigado!

Mano, da pra começar a fazer gastando pouquíssimo dependendo dos utensílios que você tem na sua casa ou na casa de amigos e parentes. Eu comecei fazendo em uma panela uma colher de pau que eu peguei na casa da minha vó, pq foi a maior que eu achei, cabe algo em torno de 8 litros, para fazer 5 litros foi de boa. Fiz por BIAB, eu moro em SP e para mim foi mais vantajoso já comprar o BIAB do que comprar o tecido e mandar fazer, mas isso você tbm pode cotar.
Como alguns brothers já falaram por aí, algumas coisas você terá que comprar como termômetro, por exemplo, mas não é caro!
Você consegue achar vários vídeos na internet com gente fazendo breja em utensílios domésticos, já vi vídeo de uma mina fazendo em espagueteira.
Mete a cara com o que você tem e depois vai evoluindo. É o processo natural da coisa.
A qualidade, da sua parte, vai depender da sua atenção e cuidado com o processo, agora o que você não vai conseguir controlar é a eficiência máxima da sua panela, mas como é para começar nem pense nisso agora!
Minha primeira breja fermentei em balde plástico(que não é caro) e sem controle nenhum de temperatura, meti dentrode um armário pra não pegar sol e já era.
Vai pra cima, mano. Assim você vai aprender muito mais do que imagina!
 
Pessoal, bom dia!

Na minha opinião, a brassagem em si não é tão importante no processo para o iniciante, mas sim o cuidado com limpeza e sanitização, pitch rate adequado (não forçar muito o fermento) e controle da temperatura nos primeiros dias da fermentação.

Na brassagem, consegue-se fazer cerveja usando um pedaço de tecido (nem precisa ser voil) e uma panela qualquer. Se não quiser usar só grãos, pode-se substituir por por extrato de malte que facilita muito o processo (nem precisa filtrar nada) e dá para se divertir bastante sem gastar quase nada!

Minha primeira brassagem eu fiz um biab com um caldeirão de 6 litros e usei como fermentador um galaozinho de água Bona Font de 7 litros (nada de usar água de torneira).

Fermentei dentro da adega de vinho (temperatura menor que a ambiente), e deixei 1 semana dentro da geladeira para clarificar.
Umas semanas depois do primming, abri uma garrafa (das 5 que acabou saindo) e foi muito legal porque não teve nenhum off-flavour ou problemas de contaminação... Deu vontade daí de comprar mais coisas, anotar as variáveis e tentar melhorar o controle do processo, além de fazer uma leva maior!

Ou seja, no final das contas, se a OG foi alta ou não, se a temperatura foi de 63 ou 69 graus também não. Se o amargor ficou dentro ou fora, tambem não.

Essa é sua primeira cerveja, pode ser que não saia excelente, porém se for feita seguindo uma boa sanitização e um controle mínimo de temperatura, com certeza ela irá surpreender você.

Geralmente quando as pessoas me perguntam como se faz cerveja eu resumo:
1- você faz um chá com malte
2- ferve o chá com lúpulo
3- resfria e fermenta
4- carbonatação

Há quase 1 ano atrás, estava fazendo isso:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/primeira-brassagem-compartilhando.413853/
Hoje já me enterrei no hobby, com cilindro, post-mix, sistema single vessel com controlador Ardbir que eu mesmo montei, bomba de recirculação... Hahaha
De toda forma, o gostinho da primeira cerveja fica na memória como uma das melhores que já fiz (ou não né, o paladar devia ser menos apurado...rsrsrs)

Um abração!!!
 
Muitas dúvidas tens;
Muitas questões tens;
Muitas respostas obtivestes, todas coerentes e boas.
Entendo o estado mental, para o iniciante, não é fácil, cada nova dúvida dá margem para outras duas ou três, o aprendizado não acaba nunca, vá com calma, pequenos passos.
É fácil fazer cerveja, não tenhas medo do erro, ele é o melhor mestre.
Saiba também, que a pior cerveja que fizeres, será sempre melhor, do que há nos supermercados.
Acima de tudo, não esqueça a "navalha de Ochan".
 
Back
Top