Iniciando com carbonatacao forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Joined
Jul 7, 2019
Messages
146
Reaction score
59
Location
São Caetano do sul
Pessoal, tô querendo sair do priming, mas tô com algumas dúvidas

Eu faço levas pequenas 10L, mas pretendo aumentar, mas não devo passar dos 20L, moro em Apartamento, não dá pra guardar equipamentos grandes.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Desculpem o monte de perguntas, é desde já agradeço a ajuda !

Abraço
 
Olá amigo,
Tenho o perfil parecido como seu, faço levas de dez e quem sabe poderei aumentar no futuro.
Comecei a adquirir os equipamentos para carbonatação forcada, já estou com o cilindro de 1,1kg da Getel, um keg de 2L e estarei adquirindo outras coisas mais...
Acho q é um caminho sem volta, abandonar o priming.
Então tenho algumas dúvidas suas também, mas com certeza esses cilindros descartáveis não valem muito a pena.
Fico aguardando e de olho aqui.
 
1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?
Para levas de 20 litros com espaco reduzido vai no Postmix

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?
Fica mais facil carbonatar com o headspace grande. Nao traz nenhum prejuizo, basta garantir que nao tem O2 la

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?
Cartuchos é para servir em churrasco, é caro, to comprando um sodastream pra isso, mais em conta...

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista
Depende do tamanho do cilindro mas o meu de 4 kg dura ums 6 meses

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?
Precisa ter contrapressão pra fazer isso se quiser que dure bastante. Se for so encher ujs growlers e levar pra churrasco pode fazer da torneira direto mesmo...

👊👊🍻🍻

Abraço
[/QUOTE]
 
1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?
Para levas de 20 litros com espaco reduzido vai no Postmix

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?
Fica mais facil carbonatar com o headspace grande. Nao traz nenhum prejuizo, basta garantir que nao tem O2 la

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?
Cartuchos é para servir em churrasco, é caro, to comprando um sodastream pra isso, mais em conta...

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista
Depende do tamanho do cilindro mas o meu de 4 kg dura ums 6 meses

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?
Precisa ter contrapressão pra fazer isso se quiser que dure bastante. Se for so encher ujs growlers e levar pra churrasco pode fazer da torneira direto mesmo...

👊👊🍻🍻

Abraço
[/QUOTE]

Valeu Evandro .... Vc disse que o seu dura uns 6 meses, quantas levas vc costuma fazer por mês ? to tentando entender mais ou menos quanto de CO2 se usa pra carbonatar uma leva de 10L ou 20L

É tranquilo pra recarregar ? vc costuma ir a brewshops ou tem lugares especializados pra isso ?
 
Eu vou em loja de extintor de incendio
40 mangos aqui pra recarregar o meu de 6 litros

Eu faco 40 litros por mes

Eu carbonato 2,5 volumes em media minhas brejas

Gasto entao em carbonatacao 100 litros de co2 por mes (quando nao faco spunding)
E 40 litros pra empurrar

140 litros por mes

Eu acabo tambem purgando o postmix com CO2 antes de transferir a breja o que adiciona mais 40 litros por mes na conta
 
Last edited:
Fala Cleber, vou dar minhas humildes opiniões.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?

Vai depender do seu espaço. Terá espaço em sua geladeira para um post mix de 19 L? pois ele seria o ideal. Senão vai no KEG de 10 lts.

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?

Eu sou da opinião que não vale a pena gastar tempo e CO2 para carbonatar metade do post mix, quanto maior headspace maior a perda de co2. Nesse começo achamos que não faremos a capacidade máxima, depois faltará até espaçõ

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?

Eu nunca usei, acho caro, porém só ouço elogios.

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista

Eu carbonato uns 4 post mix e sirvo eles. Tenho um cilindro de 2 kg. Moro em Cotia SP e é bem facil achar recarga.

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Dá pra envasar carbonatada, ou você compra um contra pressão, ou enche growlers, porém no ultimo caso a vida util da cerveja é de apenas alguns dias para consumir.

São minha opiniões. O mais importante é espaço disponível na casa e no bolso. Boa sorte
 
Fala Cleber, vou dar minhas humildes opiniões.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?

Vai depender do seu espaço. Terá espaço em sua geladeira para um post mix de 19 L? pois ele seria o ideal. Senão vai no KEG de 10 lts.

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?

Eu sou da opinião que não vale a pena gastar tempo e CO2 para carbonatar metade do post mix, quanto maior headspace maior a perda de co2. Nesse começo achamos que não faremos a capacidade máxima, depois faltará até espaçõ

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?

Eu nunca usei, acho caro, porém só ouço elogios.

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista

Eu carbonato uns 4 post mix e sirvo eles. Tenho um cilindro de 2 kg. Moro em Cotia SP e é bem facil achar recarga.

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Dá pra envasar carbonatada, ou você compra um contra pressão, ou enche growlers, porém no ultimo caso a vida util da cerveja é de apenas alguns dias para consumir.

São minha opiniões. O mais importante é espaço disponível na casa e no bolso. Boa sorte

Valeu Bruno !!
 
5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Caso seja garrafa de vidro, pode ser com beer gun. Caso opte por pet, tenha sempre um carbonator disponível, Eu engarrafo direto do postmix pra pet com um carbonator(tem tutorial no youtube).
 
Fala Confrade.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?
Postmix, sem dúvidas.

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?
O headspace gigante vai até ajudar a carbonatar mais rápido. Você só vai gastar um pouco mais de CO2, comparado ao uso do postmix de 10 L.

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?
Já usei os mini-cilindros de 16 gr. São caros para um CA-RA-LE-O.

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista
Dá pra carbonatar e servir muita breja cara.

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?
Dá pra engarrafar com os sistemas convencionais de "contra pressão" ou com as torneiras do tipo WinTap.


Espero ter ajudado. Boas levas aí pra você.
 
Bom dia pessoal.
Cleber, quanto ao uso de cartucho não acho que vale a pena por causa do preço, apesar de ser bem mais prático para usar na extração. No inicio eu usava cartucho pq tinha um keg de 5 lts com conexão para cartucho, mas mudei para cilindro. Para carbonatar um keg de 5 lts gasta um cartucho de 16g e vai ter que usar outro para extrair. Para 10 litros deve-se gastar dois para carbonatar e talvez mais de um para extrair. Melhor usar um mini cilindro de sodastream para ter mais mobilidade ou partir para cilindro maiores. Eu faço 20 a 30 lts/mês e tenho um cilindro de 2,3 kg e a última vez q enchi tem 5 meses e acho que vai durar ainda mais um pouco....
 
Fala Cleber, beleza!?

(3) Cara, cartucho não é para carbonatar, é indicado somente para serviço e é caro d+ da conta a longo prazo.
(1) Quanto ao keg ou postmix, veja o seu espaço de geladeira. (2) Os dois funcionam bem. Sugestão: compre no mínimo um de 5l, pois carbonatação forçada "vicia" e não tem volta. vai se arrepender de ter um pequeno de mais pelo tempo de espera de pelo menos 24h para formação do ácido carbônico. Não que não dê para colocar 2 bar de pressão e chacoalhar o keg por 2 min e beber imediatamente, mas a carbonatação só estará completa com a formação desse ácido.
(4) o Jamal em seu canal do youtube mostra o uso de uma "supercalculadora" disponível no blog do beer school (Calculadora Avançada de CO2 – Beer School) que calcula em décimo de grama de CO2 o seu consumo e com uma regra de três simples vc vai saber quanto dura o seu cilindro. Mas desencana, CO2 é barato e fácil de encontrar.
(5) Como já fui em alguma fábricas da AMBEV, não tenho coragem de usar contra pressão! Na indústria posso afirmar que uma em cada "tantas" mil garrafas explode e é tenebroso o barulho dos cacos voando para todo lado. É tão crítico para eles que é feito o descarte de 24 garrafas antes da que explodiu e 24 depois na linha devido a possível fragilização dessas garrafas.... Se for para usar uma pressão muito baixa, use uma beer gun, funciona com paciência e baixas pressões. Uso também carbonator, tanto de plástico como de aço inox, para pets, só alegria!!!
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Pessoal, tô querendo sair do priming, mas tô com algumas dúvidas

Eu faço levas pequenas 10L, mas pretendo aumentar, mas não devo passar dos 20L, moro em Apartamento, não dá pra guardar equipamentos grandes.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?
R. Postmix sem dúvida é mais fácil de limpar. Já tive postmix, hoje uso Kegs e acho mais prático, pois tenho vários. Uma coisa que notei com a experiência é que vira e meche tem que trocar borrachas dos ball Lock e os próprios conectores. Depois que mudei para keg nunca mais tive gastos com esse tipo de manutenção. A opção seria um keg slim de 20L (é o que eu faria no seu lugar).

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?
R. Sem problema. Como já disseram, é até mais rápida a carbonatacao., Porém consome mais CO2.

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?
R. Já usei quando tinha postmix, é caro sim, pagava cerca de 11 reais em cada. Para carbonatar e beber 20L gastava entre 3 e 4 cartuchos, ou seja o preço de uma carga de 8Kg de CO2 aqui na ZL...

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista
R. Gasto 6Kg de CO2 para carbonatar 400L de breja e bebe-la. Recarrego na OxiColor, ZL custa 5$ o Kg.

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?
R. Pode engarrafar sim. É um trampo extra. costumo fazer aqui em casa quando o barril está acabando, pra liberar o espaço dele no freezer.

Desculpem o monte de perguntas, é desde já agradeço a ajuda !
R. É nóis!

Abraço
 
Só para complementar o que o pessoal já disse, o legal do sistema de post-mix com ball-lock é a facilidade em encontrar peças de reposição, o-rings, popets, conectores, carbonator, spuding-valve, em qualquer lugar e é relativamente barato, além de fácil de limpar porque a tampa abre completamente.

Entretanto, como foi bem falado, existe algum tipo de manutenção que deve ser feito de tempos em tempos.

Eu comprei um post-mix há um ano atrás da kegland e estou vendo que vou precisar trocar alguns o-rings dos conectores de gás e líquido, estou percebendo alguns micro-vazamentos.

O sistema S (barril normal) digamos que é bem mais robusto em relação a esse tipo de manutenção, e o melhor, a prova de falha para usuários comuns!
Imagine alguém que nunca ligou uma linha de chopp usando um post-mix... Vai colocar o plug errado (líquido no gás), vai travar, quebrar os terminais e dar vazamento na certa.
Como só tem uma unica válvula extratora, a chance de dar errado é bem menor...

Um abraço!!
 
Fala Cleber, beleza!?

(3) Cara, cartucho não é para carbonatar, é indicado somente para serviço e é caro d+ da conta a longo prazo.
(1) Quanto ao keg ou postmix, veja o seu espaço de geladeira. (2) Os dois funcionam bem. Sugestão: compre no mínimo um de 5l, pois carbonatação forçada "vicia" e não tem volta. vai se arrepender de ter um pequeno de mais pelo tempo de espera de pelo menos 24h para formação do ácido carbônico. Não que não dê para colocar 2 bar de pressão e chacoalhar o keg por 2 min e beber imediatamente, mas a carbonatação só estará completa com a formação desse ácido.
(4) o Jamal em seu canal do youtube mostra o uso de uma "supercalculadora" disponível no blog do beer school (Calculadora Avançada de CO2 – Beer School) que calcula em décimo de grama de CO2 o seu consumo e com uma regra de três simples vc vai saber quanto dura o seu cilindro. Mas desencana, CO2 é barato e fácil de encontrar.
(5) Como já fui em alguma fábricas da AMBEV, não tenho coragem de usar contra pressão! Na indústria posso afirmar que uma em cada "tantas" mil garrafas explode e é tenebroso o barulho dos cacos voando para todo lado. É tão crítico para eles que é feito o descarte de 24 garrafas antes da que explodiu e 24 depois na linha devido a possível fragilização dessas garrafas.... Se for para usar uma pressão muito baixa, use uma beer gun, funciona com paciência e baixas pressões. Uso também carbonator, tanto de plástico como de aço inox, para pets, só alegria!!!
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!

Valeu Carlos, minha preocupação é não ter de consumir uma leva toda antes de poder envasar outra, e não vou ter grana nem epaço de ter varios post mixes pele menos não agora .... o carbonator com Pet, você usa a pra carbonatar direto na pet ?
 
Pessoal, tô querendo sair do priming, mas tô com algumas dúvidas

Eu faço levas pequenas 10L, mas pretendo aumentar, mas não devo passar dos 20L, moro em Apartamento, não dá pra guardar equipamentos grandes.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Desculpem o monte de perguntas, é desde já agradeço a ajuda !

Abraço


Fala cervejeiro. Cara tô na minha segunda leva, mas já estou pensando em partir para a Carbonatação forçada.
Excelente tópico.
 
Se vc engarrafar direto do postmix pela torneira vai perder carbonatação. A melhor opção é usar growler pet, daí vc tem opção de usar carbonator. Ou ainda no método de contra pressão caseira apresentado no Cerveja Fácil. Já fiz e recomendo.
Desse jeito dá até pra envasar no pet quando restar uns 2, 3 litros no postmix, liberando ele e a geladeira pra próxima breja.
 
Se vc engarrafar direto do postmix pela torneira vai perder carbonatação. A melhor opção é usar growler pet, daí vc tem opção de usar carbonator. Ou ainda no método de contra pressão caseira apresentado no Cerveja Fácil. Já fiz e recomendo.
Desse jeito dá até pra envasar no pet quando restar uns 2, 3 litros no postmix, liberando ele e a geladeira pra próxima breja.
Discordo de você em partes. Faço isso desde que comecei a carbonatar forçado (já tem mais de um ano) e tenho cervejas envasadas a mais de 4 meses pela "torneira" que estão perfeitas. Já nos growlers PET, o maior tempo que já consegui foram cerca de 3 semanas, porque nem sempre a tampa dos PET que compramos por aí tem ótima vedação. Já com as Pry-off nunca tive problemas de microvazamentos. Na minha opinião, os PET são bons quando o consumo será em até uns 10 dias. Ainda tem a desvantagem de serem caros. Concordo sobre a praticidade do carbonator, uso aqui para fazer testes.
 
Discordo de você em partes. Faço isso desde que comecei a carbonatar forçado (já tem mais de um ano) e tenho cervejas envasadas a mais de 4 meses pela "torneira" que estão perfeitas. Já nos growlers PET, o maior tempo que já consegui foram cerca de 3 semanas, porque nem sempre a tampa dos PET que compramos por aí tem ótima vedação. Já com as Pry-off nunca tive problemas de microvazamentos. Na minha opinião, os PET são bons quando o consumo será em até uns 10 dias. Ainda tem a desvantagem de serem caros. Concordo sobre a praticidade do carbonator, uso aqui para fazer testes.
Edgar,

Como você engarrafa pela torneira? wintap? não to engarrafando por medo de oxidação.Voce poe e lacra com a tampinha? não faz espuma demais? E quando tiro no growler, seja pet ou vidro não dura muito não.
 
Valeu Carlos, minha preocupação é não ter de consumir uma leva toda antes de poder envasar outra, e não vou ter grana nem epaço de ter varios post mixes pele menos não agora .... o carbonator com Pet, você usa a pra carbonatar direto na pet ?
Dá para carbonatar na pet sim. Pet aguenta uma pressão tremenda e é inerte, desde que a sanitização esteja ok. Uso em geral uma garrafa pet da pepsi de 3,3l para carbonatar testes rápidos e funciona. Não é a melhor carbonatação do mundo, mas funciona bem. A questão é que ao carbonatar na pet seu carbonator fica "preso" nela, pelo menos por um tempo, até que as reações de carbonatação terminem e vc abra a garrafa pela primeira vez.
Agora, como o Edgar comentou, a carbonatação em pet dura menos do que em garrafa e no caso do meu teste aqui está sujeita a lightstruck, aquela oxidação na garrafa famosa da heineken. Eu uso geralmente para envase em contra pressão como o leandro do canal cerveja fácil mostra para levar em festas.
Abraços e boas brejas!
 
Edgar,

Como você engarrafa pela torneira? wintap? não to engarrafando por medo de oxidação. Voce poe e lacra com a tampinha? não faz espuma demais? E quando tiro no growler, seja pet ou vidro não dura muito não.
Comprei um WinTAP tem uns 15 dias, mas continuo engarrafando pela torneira pois as vezes o tap tá ligado em outro barril. O segredo para não fazer muita espuma é acertar na carbonatação, e regular a torneira e pressão de acordo. Já tive problemas com oxidação, principalmente em cervejas que usavam malte pilsen depois de 40 dias (Não sei se o malte tem relação com isso, mas foram as primeiras levas, estava aprendendo ainda)... O que faço é encher a garrafa até o limite de líquido, devagar com a breja escorrendo pela parede da garrafa, completar com espuma e já lacrar na sequência. Como disse, tenho garrafas cheias aqui a cerca de 4 meses que estão ótimas... Semana passada mesmo abri umas Weiss (70 dias) e APA (113 dias) aqui para uns amigos experimentarem.
Mas se está com medo de oxidação na cabeça, para minimizar a chance você pode dar um jato de CO2 dentro da garrafa antes de encher, isso deve ajudar... Já fiz algumas vezes, mas não notei muita diferença. Existem muitos fantasmas nesse Hobby, então você deve experimentar para saber o que é verdade e o que não é... Muitas vezes o que dá certo pra um não dá para outro, os processos são complexos...
 
Dá para carbonatar na pet sim. Pet aguenta uma pressão tremenda e é inerte, desde que a sanitização esteja ok. Uso em geral uma garrafa pet da pepsi de 3,3l para carbonatar testes rápidos e funciona. Não é a melhor carbonatação do mundo, mas funciona bem. A questão é que ao carbonatar na pet seu carbonator fica "preso" nela, pelo menos por um tempo, até que as reações de carbonatação terminem e vc abra a garrafa pela primeira vez.
Agora, como o Edgar comentou, a carbonatação em pet dura menos do que em garrafa e no caso do meu teste aqui está sujeita a lightstruck, aquela oxidação na garrafa famosa da heineken. Eu uso geralmente para envase em contra pressão como o leandro do canal cerveja fácil mostra para levar em festas.
Abraços e boas brejas!
@Cleber de Lima Entenda como "Pet aguenta uma pressão tremenda" até 2,5BAR... Esse é o limite que já cheguei, e acho que não tem necessidade de mais... Cuidado, pois até kegs de inox explodem por aí! Também uso PETs de refri para testes as vezes, lembre de sempre consultar as tabelas de carbonatação forçada e você terá ótimos resultados, e como o @Carlos Cadamuro citou, deixe descansar pelo menos uns 30 minutos antes de consumir para que o CO2 se estabilize no líquido....
 
@Cleber de Lima Entenda como "Pet aguenta uma pressão tremenda" até 2,5BAR... Esse é o limite que já cheguei, e acho que não tem necessidade de mais... Cuidado, pois até kegs de inox explodem por aí! Também uso PETs de refri para testes as vezes, lembre de sempre consultar as tabelas de carbonatação forçada e você terá ótimos resultados, e como o @Carlos Cadamuro citou, deixe descansar pelo menos uns 30 minutos antes de consumir para que o CO2 se estabilize no líquido....
É isso aí, nem no de inox eu passo disso, é o suficiente para carbonatar muito rapidamente....
 
Comprei um WinTAP tem uns 15 dias, mas continuo engarrafando pela torneira pois as vezes o tap tá ligado em outro barril. O segredo para não fazer muita espuma é acertar na carbonatação, e regular a torneira e pressão de acordo. Já tive problemas com oxidação, principalmente em cervejas que usavam malte pilsen depois de 40 dias (Não sei se o malte tem relação com isso, mas foram as primeiras levas, estava aprendendo ainda)... O que faço é encher a garrafa até o limite de líquido, devagar com a breja escorrendo pela parede da garrafa, completar com espuma e já lacrar na sequência. Como disse, tenho garrafas cheias aqui a cerca de 4 meses que estão ótimas... Semana passada mesmo abri umas Weiss (70 dias) e APA (113 dias) aqui para uns amigos experimentarem.
Mas se está com medo de oxidação na cabeça, para minimizar a chance você pode dar um jato de CO2 dentro da garrafa antes de encher, isso deve ajudar... Já fiz algumas vezes, mas não notei muita diferença. Existem muitos fantasmas nesse Hobby, então você deve experimentar para saber o que é verdade e o que não é... Muitas vezes o que dá certo pra um não dá para outro, os processos são complexos...
Minha torneira não é italiana, é americana então tem que estar filé a carbonatação. Ela fica boa mais não tá perfeita ainda. Preciso melhorar. Vou tentar pois essa é a minha proxima evolução no processo.
 
Minha torneira não é italiana, é americana então tem que estar filé a carbonatação. Ela fica boa mais não tá perfeita ainda. Preciso melhorar. Vou tentar pois essa é a minha proxima evolução no processo.
Nas americanas não é bom ter brejas com alta carbonatação... o esquema é fazer o que manda o figurino... Por exemplo, as ales tirou do cold, com a breja entre 0º e 5º faz estabilizar em 0,5BAR (entre 2,2 e 2,4VOL) e daí é só alegria. Aqui em casa troquei todas as italianas e americanas por belgas, são mais práticas pra encher growlers e garrafas e quando carbonata certinho é só abrir o fluxo todo e fica show!
 
Pessoal, tô querendo sair do priming, mas tô com algumas dúvidas

Eu faço levas pequenas 10L, mas pretendo aumentar, mas não devo passar dos 20L, moro em Apartamento, não dá pra guardar equipamentos grandes.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Desculpem o monte de perguntas, é desde já agradeço a ajuda !

Abraço

Boa tarde, Cleber.

Tenho o mesmo "perfil" que você. Moro em apartamento e faço até 20L por leva. Vou dar minha opinião, mas ressalto que tenho pouca experiência. Meu equipamento atual é uma single vessel de 20L, um Post Mix de 9,5L e faço a fermentação em um frigobar "grande". Como faço até 20L, uma parte vai pro PostMix, outra eu envaso em garrafas, para consumo não imediato.

Quanto às perguntas, segue minha percepção:

1 - Post Mix é mais fácil de sanitizar, é prático e está pronto para carbonatar e servir. O KEG, para a mesma praticidade é necessário uma tampa específica, que acaba encarecendo o conjunto.

2 - Não tenho muita experiência, mas não vislumbro nenhum problema. Na verdade um headspace muito pequeno dificulta a carbonatação. Pela lógica um headspace maior facilitaria. Talvez alguém possa comentar com mais propriedade.

3 - Não vale a pena. Só se for para um evento esporádico pela praticidade de ter maior portabilidade. Numa conta rápida de padaria, no site da IKeg um cilindro de Co2 16g custa R$ 9,52 (comprando 50). Minha última carga do cilindro gastei 30 reais em 3kg. Fazendo uma regra de 3, 16 está para 9,52 assim como 3000 está para 1.785.
Isso sem contar que hoje em dia existem uns cilindros alumínio de 600g bem portáteis, na minha opinião supre perfeitamente os cartuchos.

4 - Nem ideia, mas moro em Brasília e carreguei na Getel, onde comprei o cilindro. Ainda estou no primeiro. Imagino que em SP tenha boa oferta de serviço.

5 - Dá pra fazer. Se não usar nenhuma técnica "especial" perde um pouco de gás, mas isso é contornável com a técnica de contrapressão. Isso pode ser feito com equipamentos dedicados (caro) ou "improvisado" com um carbonator (baratinho).
 
Bom dia. Estou nessa mesma situação (iniciando na carbonatação forçada). Decidi aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida. Andei pesquisando e achei um postmix da Brewder (AEB). Vale a pena comprar? Alguém conhece a marca?
 
Bom dia. Estou nessa mesma situação (iniciando na carbonatação forçada). Decidi aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida. Andei pesquisando e achei um postmix da Brewder (AEB). Vale a pena comprar? Alguém conhece a marca?
Tenho um de 9,45L . Acho boa a construção, mas não tenho nenhum parâmetro para comparação.
 
Boa tarde pessoal, aproveitando o tópico também estou iniciando na carbonatação forcada e comprei um postmix de 9,5. Na primeira breja que fiz ao colocar o CO2 (1 bar) era quase que imediato o equilíbrio da pressão no postmix. quando fui limpar para a segunda estou tentando colocar CO2 para limpeza mas o registro vai para zero e demora muito para subir (tipo 5 min para a mesma pressão). Eu tinha acabado de encher o cilindro para a brassagem anterior. Parece que cilindro "não tem força" para enviar o gás para o postmix. Alguém já passou por isso?

Abs
Roberto
 
Galera, comprei um post mix e um cilindro, fiz a carbonatacao da minha breja, mas agora não consigo extrair, comecei com 0.3 bar e fui aumentado até quase 2 bar, mas a cerveja quase não sai, nem espuma nem nada, tipo, pra encher um copo leva 10 minutos se eu deixo um tempo a torneira fechada, quando eu abro, sai um jato forte (mas coisa de 10/20 mls) e volta de novo pra lentidão eterna .... tenho uma torneira picnic e uma americana ligada direto no ball lock nenhuma funciona ....

alguem tem alguma idea de qual possa ser o problema ?? a cerveja ainda parece meio flat, será que ainda não carbonatou direito e esta incorporando ?? Não parece ter vazamentos, pelo menos não escuto nenhum barulho com o cilindro fechado.
 
Boa noite Cleber,
o post-mix está onde, em um freezer ou geladeira? Qual o tipo de cerveja, fez dry hopping?
Com as informações que vc passou eu pensei em entupimento por congelamento ou algum resto de trub do lúpulo.
Uma vez a ocorreu algo parecido comigo, mas foi por congelamento do liquido que ficou na mangueira porque esqueci minha cervejeira em -4 graus de um dia pro outro, contudo quando troquei por uma torneira ligada direto no ball lock do barril funcionou normalmente.
Meça a pressão dentro do barril para ver se está pressurizado mesmo.
 
Ta entupido ou congelado a breja

Pra resolver entupimento eu coloco tipo 3,5 bar, na maioria das vezes resolve o problema, nao sei se é usado ou novo, se for zero km os 3,5 bar geralmente expulsa o trub que ta entupindo

Se estiver congelado aumenta a temperatura e deixa la por um dia, pq se for tirae antes fica espumando
 
Tive um problema semelhante, era a válvula da conexão Ball Lock do Post Mix que possuía uma mola muito dura, então, ao conectar o engate plástico, a válvula do Post Mix quase não abria, não dando passagem pra cerveja. Tive que comprar um reparo com molas e válvulas e daí resolveu. Meu post Mix eta daqueles usados pra refrigerante.
 
Boa noite Cleber,
o post-mix está onde, em um freezer ou geladeira? Qual o tipo de cerveja, fez dry hopping?
Com as informações que vc passou eu pensei em entupimento por congelamento ou algum resto de trub do lúpulo.
Uma vez a ocorreu algo parecido comigo, mas foi por congelamento do liquido que ficou na mangueira porque esqueci minha cervejeira em -4 graus de um dia pro outro, contudo quando troquei por uma torneira ligada direto no ball lock do barril funcionou normalmente.
Meça a pressão dentro do barril para ver se está pressurizado mesmo.

Então, congelamento não é, pq eu tinha acabado de fazer a trasfega do fermentador para o Post Mix, e fiz a carbonatacao então acho que tava uns 10 graus, mas entupimento pode ser, a trasfega eu fiz via sifonamento, mas é uma neipa, com 10g de DH por litro, então pode ter acabado indo alguma coisa ...

O Meu post mix e o me cilindro , assim como conexões São novos, comprei ontem estou usando tudo pela primeira vez e posso estar fazendo errado .... o que é bem possível
 
Já aconteceu comigo e era entupimento no conector ball lock. Joguei lúpulo direto no postmix e subiu para o conector, que tem tipo uma peneira dentro.
Precisei aliviar a pressão, desrosquear e desmontar o conector. Se for fazer isso cuidado pra não perder as peças.
 
Então, congelamento não é, pq eu tinha acabado de fazer a trasfega do fermentador para o Post Mix, e fiz a carbonatacao então acho que tava uns 10 graus, mas entupimento pode ser, a trasfega eu fiz via sifonamento, mas é uma neipa, com 10g de DH por litro, então pode ter acabado indo alguma coisa ...

O Meu post mix e o me cilindro , assim como conexões São novos, comprei ontem estou usando tudo pela primeira vez e posso estar fazendo errado .... o que é bem possível
Cara, vc possui um estrangulamento em algum ponto do sistema. Pode ser no conector, pode ser na torneira, pode ser no sifão. Sugiro realizar alguns testes para ver o que pode ser.
Primeiro teste: tira toda pressão do sistema pela válvula de alívio do pm, conecte uma mangueira somente no bl e conecte ao pm. Conecte o gás sem pressão e aumente bem vagarosamente com uma tina ao lado. Se não sair breja, é o sifão.
Segundo teste, vá realizando os procedimentos do primeiro mas entre cada vez conecte mais um pedaço do seu sistema, tipo um "T", depois uma torneira, depois outra, etc. Até encontrar o entupimento.
Pelo seu relato de ao ficar parado sair um pouco em alta pressão, certeza que é estrangulamento ou entupimento!
Relate aqui o resultado para nós.
Abraços e Boas brejas.
 
Boa tarde pessoal, aproveitando o tópico também estou iniciando na carbonatação forcada e comprei um postmix de 9,5. Na primeira breja que fiz ao colocar o CO2 (1 bar) era quase que imediato o equilíbrio da pressão no postmix. quando fui limpar para a segunda estou tentando colocar CO2 para limpeza mas o registro vai para zero e demora muito para subir (tipo 5 min para a mesma pressão). Eu tinha acabado de encher o cilindro para a brassagem anterior. Parece que cilindro "não tem força" para enviar o gás para o postmix. Alguém já passou por isso?

Abs
Roberto
Se vc possui 2 manômetros no seu regulador, fica mais fácil de saber se o gás está saindo, se não é mais complicado.
Mas pelo relato, deve ser algo relacionado a válvula do cilindro. talvez vc tenha apertado d+ e ela não está conseguindo abrir corretamente, ou tenha alguma sujeira no cilindro que entupiu a válvula, fora isso não faz sentido.
Relate o resultado aqui.
Abraços e Boas brejas.
 
Se vc possui 2 manômetros no seu regulador, fica mais fácil de saber se o gás está saindo, se não é mais complicado.
Mas pelo relato, deve ser algo relacionado a válvula do cilindro. talvez vc tenha apertado d+ e ela não está conseguindo abrir corretamente, ou tenha alguma sujeira no cilindro que entupiu a válvula, fora isso não faz sentido.
Relate o resultado aqui.
Abraços e Boas brejas.
Olá Carlos, obrigado pela resposta. Eu fiz uma segunda carbonatação forcada e foi de boas, mas agora com o barril pela metade quando coloco o gás ele demora uns 30 seg para equalizar. Deve ser esse mesmo o comportamento, mas não tinha referência antes. Abs
 
Se vc possui 2 manômetros no seu regulador, fica mais fácil de saber se o gás está saindo, se não é mais complicado.
Mas pelo relato, deve ser algo relacionado a válvula do cilindro. talvez vc tenha apertado d+ e ela não está conseguindo abrir corretamente, ou tenha alguma sujeira no cilindro que entupiu a válvula, fora isso não faz sentido.
Relate o resultado aqui.
Abraços e Boas brejas.

O gas do cilindro tá saindo, eu escuto ele entrar, e antes de colocar a cerveja, e quando fiz a limpeza do postmix eu utilizei o sistema para remover o sanitizante e sanitizar a torneira e tal, e tudo parecia bem com um bom volume de saida. Não acredito que o problema seja no cilindro, a não ser que o manometro esteja quebrado, ou algo assim.
 
Cara, vc possui um estrangulamento em algum ponto do sistema. Pode ser no conector, pode ser na torneira, pode ser no sifão. Sugiro realizar alguns testes para ver o que pode ser.
Primeiro teste: tira toda pressão do sistema pela válvula de alívio do pm, conecte uma mangueira somente no bl e conecte ao pm. Conecte o gás sem pressão e aumente bem vagarosamente com uma tina ao lado. Se não sair breja, é o sifão.
Segundo teste, vá realizando os procedimentos do primeiro mas entre cada vez conecte mais um pedaço do seu sistema, tipo um "T", depois uma torneira, depois outra, etc. Até encontrar o entupimento.
Pelo seu relato de ao ficar parado sair um pouco em alta pressão, certeza que é estrangulamento ou entupimento!
Relate aqui o resultado para nós.
Abraços e Boas brejas.

Vou tentar isso ... dá pra desmontar o popet com a breja dentro ou preciso remover tudo ? Queria ver se tem algo entupido no tubo pescador ...
 
Vou tentar isso ... dá pra desmontar o popet com a breja dentro ou preciso remover tudo ? Queria ver se tem algo entupido no tubo pescador ...
Dá sim, só despressurizar antes que o tubo sai por cima tb.
PS: a outra resposta era para o Roberto, não pra vc...
 
Back
Top