Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Iniciando com carbonatacao forçada

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Dá para carbonatar na pet sim. Pet aguenta uma pressão tremenda e é inerte, desde que a sanitização esteja ok. Uso em geral uma garrafa pet da pepsi de 3,3l para carbonatar testes rápidos e funciona. Não é a melhor carbonatação do mundo, mas funciona bem. A questão é que ao carbonatar na pet seu carbonator fica "preso" nela, pelo menos por um tempo, até que as reações de carbonatação terminem e vc abra a garrafa pela primeira vez.
Agora, como o Edgar comentou, a carbonatação em pet dura menos do que em garrafa e no caso do meu teste aqui está sujeita a lightstruck, aquela oxidação na garrafa famosa da heineken. Eu uso geralmente para envase em contra pressão como o leandro do canal cerveja fácil mostra para levar em festas.
Abraços e boas brejas!
@Cleber de Lima Entenda como "Pet aguenta uma pressão tremenda" até 2,5BAR... Esse é o limite que já cheguei, e acho que não tem necessidade de mais... Cuidado, pois até kegs de inox explodem por aí! Também uso PETs de refri para testes as vezes, lembre de sempre consultar as tabelas de carbonatação forçada e você terá ótimos resultados, e como o @Carlos Cadamuro citou, deixe descansar pelo menos uns 30 minutos antes de consumir para que o CO2 se estabilize no líquido....

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
@Cleber de Lima Entenda como "Pet aguenta uma pressão tremenda" até 2,5BAR... Esse é o limite que já cheguei, e acho que não tem necessidade de mais... Cuidado, pois até kegs de inox explodem por aí! Também uso PETs de refri para testes as vezes, lembre de sempre consultar as tabelas de carbonatação forçada e você terá ótimos resultados, e como o @Carlos Cadamuro citou, deixe descansar pelo menos uns 30 minutos antes de consumir para que o CO2 se estabilize no líquido....
É isso aí, nem no de inox eu passo disso, é o suficiente para carbonatar muito rapidamente....

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Comprei um WinTAP tem uns 15 dias, mas continuo engarrafando pela torneira pois as vezes o tap tá ligado em outro barril. O segredo para não fazer muita espuma é acertar na carbonatação, e regular a torneira e pressão de acordo. Já tive problemas com oxidação, principalmente em cervejas que usavam malte pilsen depois de 40 dias (Não sei se o malte tem relação com isso, mas foram as primeiras levas, estava aprendendo ainda)... O que faço é encher a garrafa até o limite de líquido, devagar com a breja escorrendo pela parede da garrafa, completar com espuma e já lacrar na sequência. Como disse, tenho garrafas cheias aqui a cerca de 4 meses que estão ótimas... Semana passada mesmo abri umas Weiss (70 dias) e APA (113 dias) aqui para uns amigos experimentarem.
Mas se está com medo de oxidação na cabeça, para minimizar a chance você pode dar um jato de CO2 dentro da garrafa antes de encher, isso deve ajudar... Já fiz algumas vezes, mas não notei muita diferença. Existem muitos fantasmas nesse Hobby, então você deve experimentar para saber o que é verdade e o que não é... Muitas vezes o que dá certo pra um não dá para outro, os processos são complexos...
Minha torneira não é italiana, é americana então tem que estar filé a carbonatação. Ela fica boa mais não tá perfeita ainda. Preciso melhorar. Vou tentar pois essa é a minha proxima evolução no processo.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Minha torneira não é italiana, é americana então tem que estar filé a carbonatação. Ela fica boa mais não tá perfeita ainda. Preciso melhorar. Vou tentar pois essa é a minha proxima evolução no processo.
Nas americanas não é bom ter brejas com alta carbonatação... o esquema é fazer o que manda o figurino... Por exemplo, as ales tirou do cold, com a breja entre 0º e 5º faz estabilizar em 0,5BAR (entre 2,2 e 2,4VOL) e daí é só alegria. Aqui em casa troquei todas as italianas e americanas por belgas, são mais práticas pra encher growlers e garrafas e quando carbonata certinho é só abrir o fluxo todo e fica show!

Htaitson

Member
Afiliado
7/4/20
Pessoal, tô querendo sair do priming, mas tô com algumas dúvidas

Eu faço levas pequenas 10L, mas pretendo aumentar, mas não devo passar dos 20L, moro em Apartamento, não dá pra guardar equipamentos grandes.

1. Compro um Keg ou um Post mix ? Penso no post mix pois me parece mais fácil de limpar e manusear, alguém tem alguma sugestão ?

2. Quero comprar um equipamento de 20L, se eu fizer 10L vou ter problema pra carbonatar com headspace gigante?

3. Alguém já usou cartuchos ao invés de cilindros? É muito mais caro?

4. Quantas levas da pra carbonatar e servir com uma carga de cilindro? É fácil achar recarga ? Moro no ABC paulista

5. Se eu quiser engarrafar do post mix, já carbonatada da pra fazer ou preciso consumir sempre direto do post mix ?

Desculpem o monte de perguntas, é desde já agradeço a ajuda !

Abraço
Boa tarde, Cleber.

Tenho o mesmo "perfil" que você. Moro em apartamento e faço até 20L por leva. Vou dar minha opinião, mas ressalto que tenho pouca experiência. Meu equipamento atual é uma single vessel de 20L, um Post Mix de 9,5L e faço a fermentação em um frigobar "grande". Como faço até 20L, uma parte vai pro PostMix, outra eu envaso em garrafas, para consumo não imediato.

Quanto às perguntas, segue minha percepção:

1 - Post Mix é mais fácil de sanitizar, é prático e está pronto para carbonatar e servir. O KEG, para a mesma praticidade é necessário uma tampa específica, que acaba encarecendo o conjunto.

2 - Não tenho muita experiência, mas não vislumbro nenhum problema. Na verdade um headspace muito pequeno dificulta a carbonatação. Pela lógica um headspace maior facilitaria. Talvez alguém possa comentar com mais propriedade.

3 - Não vale a pena. Só se for para um evento esporádico pela praticidade de ter maior portabilidade. Numa conta rápida de padaria, no site da IKeg um cilindro de Co2 16g custa R$ 9,52 (comprando 50). Minha última carga do cilindro gastei 30 reais em 3kg. Fazendo uma regra de 3, 16 está para 9,52 assim como 3000 está para 1.785.
Isso sem contar que hoje em dia existem uns cilindros alumínio de 600g bem portáteis, na minha opinião supre perfeitamente os cartuchos.

4 - Nem ideia, mas moro em Brasília e carreguei na Getel, onde comprei o cilindro. Ainda estou no primeiro. Imagino que em SP tenha boa oferta de serviço.

5 - Dá pra fazer. Se não usar nenhuma técnica "especial" perde um pouco de gás, mas isso é contornável com a técnica de contrapressão. Isso pode ser feito com equipamentos dedicados (caro) ou "improvisado" com um carbonator (baratinho).

Powerslave

Member
Afiliado
21/7/20
Bom dia. Estou nessa mesma situação (iniciando na carbonatação forçada). Decidi aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida. Andei pesquisando e achei um postmix da Brewder (AEB). Vale a pena comprar? Alguém conhece a marca?

Htaitson

Member
Afiliado
7/4/20
Bom dia. Estou nessa mesma situação (iniciando na carbonatação forçada). Decidi aproveitar esse tópico pra tirar uma dúvida. Andei pesquisando e achei um postmix da Brewder (AEB). Vale a pena comprar? Alguém conhece a marca?
Tenho um de 9,45L . Acho boa a construção, mas não tenho nenhum parâmetro para comparação.

Afiliado
26/2/20
Boa tarde pessoal, aproveitando o tópico também estou iniciando na carbonatação forcada e comprei um postmix de 9,5. Na primeira breja que fiz ao colocar o CO2 (1 bar) era quase que imediato o equilíbrio da pressão no postmix. quando fui limpar para a segunda estou tentando colocar CO2 para limpeza mas o registro vai para zero e demora muito para subir (tipo 5 min para a mesma pressão). Eu tinha acabado de encher o cilindro para a brassagem anterior. Parece que cilindro "não tem força" para enviar o gás para o postmix. Alguém já passou por isso?

Abs
Roberto

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Galera, comprei um post mix e um cilindro, fiz a carbonatacao da minha breja, mas agora não consigo extrair, comecei com 0.3 bar e fui aumentado até quase 2 bar, mas a cerveja quase não sai, nem espuma nem nada, tipo, pra encher um copo leva 10 minutos se eu deixo um tempo a torneira fechada, quando eu abro, sai um jato forte (mas coisa de 10/20 mls) e volta de novo pra lentidão eterna .... tenho uma torneira picnic e uma americana ligada direto no ball lock nenhuma funciona ....

alguem tem alguma idea de qual possa ser o problema ?? a cerveja ainda parece meio flat, será que ainda não carbonatou direito e esta incorporando ?? Não parece ter vazamentos, pelo menos não escuto nenhum barulho com o cilindro fechado.

RRappel

Member
Afiliado
17/7/20
Boa noite Cleber,
o post-mix está onde, em um freezer ou geladeira? Qual o tipo de cerveja, fez dry hopping?
Com as informações que vc passou eu pensei em entupimento por congelamento ou algum resto de trub do lúpulo.
Uma vez a ocorreu algo parecido comigo, mas foi por congelamento do liquido que ficou na mangueira porque esqueci minha cervejeira em -4 graus de um dia pro outro, contudo quando troquei por uma torneira ligada direto no ball lock do barril funcionou normalmente.
Meça a pressão dentro do barril para ver se está pressurizado mesmo.

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Ta entupido ou congelado a breja

Pra resolver entupimento eu coloco tipo 3,5 bar, na maioria das vezes resolve o problema, nao sei se é usado ou novo, se for zero km os 3,5 bar geralmente expulsa o trub que ta entupindo

Se estiver congelado aumenta a temperatura e deixa la por um dia, pq se for tirae antes fica espumando

Andrei

New Member
Afiliado
26/12/19
Tive um problema semelhante, era a válvula da conexão Ball Lock do Post Mix que possuía uma mola muito dura, então, ao conectar o engate plástico, a válvula do Post Mix quase não abria, não dando passagem pra cerveja. Tive que comprar um reparo com molas e válvulas e daí resolveu. Meu post Mix eta daqueles usados pra refrigerante.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Boa noite Cleber,
o post-mix está onde, em um freezer ou geladeira? Qual o tipo de cerveja, fez dry hopping?
Com as informações que vc passou eu pensei em entupimento por congelamento ou algum resto de trub do lúpulo.
Uma vez a ocorreu algo parecido comigo, mas foi por congelamento do liquido que ficou na mangueira porque esqueci minha cervejeira em -4 graus de um dia pro outro, contudo quando troquei por uma torneira ligada direto no ball lock do barril funcionou normalmente.
Meça a pressão dentro do barril para ver se está pressurizado mesmo.
Então, congelamento não é, pq eu tinha acabado de fazer a trasfega do fermentador para o Post Mix, e fiz a carbonatacao então acho que tava uns 10 graus, mas entupimento pode ser, a trasfega eu fiz via sifonamento, mas é uma neipa, com 10g de DH por litro, então pode ter acabado indo alguma coisa ...

O Meu post mix e o me cilindro , assim como conexões São novos, comprei ontem estou usando tudo pela primeira vez e posso estar fazendo errado .... o que é bem possível

marcioioio

Member
Afiliado
29/6/19
Já aconteceu comigo e era entupimento no conector ball lock. Joguei lúpulo direto no postmix e subiu para o conector, que tem tipo uma peneira dentro.
Precisei aliviar a pressão, desrosquear e desmontar o conector. Se for fazer isso cuidado pra não perder as peças.

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
Então, congelamento não é, pq eu tinha acabado de fazer a trasfega do fermentador para o Post Mix, e fiz a carbonatacao então acho que tava uns 10 graus, mas entupimento pode ser, a trasfega eu fiz via sifonamento, mas é uma neipa, com 10g de DH por litro, então pode ter acabado indo alguma coisa ...

O Meu post mix e o me cilindro , assim como conexões São novos, comprei ontem estou usando tudo pela primeira vez e posso estar fazendo errado .... o que é bem possível
Cara, vc possui um estrangulamento em algum ponto do sistema. Pode ser no conector, pode ser na torneira, pode ser no sifão. Sugiro realizar alguns testes para ver o que pode ser.
Primeiro teste: tira toda pressão do sistema pela válvula de alívio do pm, conecte uma mangueira somente no bl e conecte ao pm. Conecte o gás sem pressão e aumente bem vagarosamente com uma tina ao lado. Se não sair breja, é o sifão.
Segundo teste, vá realizando os procedimentos do primeiro mas entre cada vez conecte mais um pedaço do seu sistema, tipo um "T", depois uma torneira, depois outra, etc. Até encontrar o entupimento.
Pelo seu relato de ao ficar parado sair um pouco em alta pressão, certeza que é estrangulamento ou entupimento!
Relate aqui o resultado para nós.
Abraços e Boas brejas.

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
Boa tarde pessoal, aproveitando o tópico também estou iniciando na carbonatação forcada e comprei um postmix de 9,5. Na primeira breja que fiz ao colocar o CO2 (1 bar) era quase que imediato o equilíbrio da pressão no postmix. quando fui limpar para a segunda estou tentando colocar CO2 para limpeza mas o registro vai para zero e demora muito para subir (tipo 5 min para a mesma pressão). Eu tinha acabado de encher o cilindro para a brassagem anterior. Parece que cilindro "não tem força" para enviar o gás para o postmix. Alguém já passou por isso?

Abs
Roberto
Se vc possui 2 manômetros no seu regulador, fica mais fácil de saber se o gás está saindo, se não é mais complicado.
Mas pelo relato, deve ser algo relacionado a válvula do cilindro. talvez vc tenha apertado d+ e ela não está conseguindo abrir corretamente, ou tenha alguma sujeira no cilindro que entupiu a válvula, fora isso não faz sentido.
Relate o resultado aqui.
Abraços e Boas brejas.

Afiliado
26/2/20
Se vc possui 2 manômetros no seu regulador, fica mais fácil de saber se o gás está saindo, se não é mais complicado.
Mas pelo relato, deve ser algo relacionado a válvula do cilindro. talvez vc tenha apertado d+ e ela não está conseguindo abrir corretamente, ou tenha alguma sujeira no cilindro que entupiu a válvula, fora isso não faz sentido.
Relate o resultado aqui.
Abraços e Boas brejas.
Olá Carlos, obrigado pela resposta. Eu fiz uma segunda carbonatação forcada e foi de boas, mas agora com o barril pela metade quando coloco o gás ele demora uns 30 seg para equalizar. Deve ser esse mesmo o comportamento, mas não tinha referência antes. Abs

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Relate o resultado aqui.
Abraços e Boas brejas.
O gas do cilindro tá saindo, eu escuto ele entrar, e antes de colocar a cerveja, e quando fiz a limpeza do postmix eu utilizei o sistema para remover o sanitizante e sanitizar a torneira e tal, e tudo parecia bem com um bom volume de saida. Não acredito que o problema seja no cilindro, a não ser que o manometro esteja quebrado, ou algo assim.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Cara, vc possui um estrangulamento em algum ponto do sistema. Pode ser no conector, pode ser na torneira, pode ser no sifão. Sugiro realizar alguns testes para ver o que pode ser.
Primeiro teste: tira toda pressão do sistema pela válvula de alívio do pm, conecte uma mangueira somente no bl e conecte ao pm. Conecte o gás sem pressão e aumente bem vagarosamente com uma tina ao lado. Se não sair breja, é o sifão.
Segundo teste, vá realizando os procedimentos do primeiro mas entre cada vez conecte mais um pedaço do seu sistema, tipo um "T", depois uma torneira, depois outra, etc. Até encontrar o entupimento.
Pelo seu relato de ao ficar parado sair um pouco em alta pressão, certeza que é estrangulamento ou entupimento!
Relate aqui o resultado para nós.
Abraços e Boas brejas.
Vou tentar isso ... dá pra desmontar o popet com a breja dentro ou preciso remover tudo ? Queria ver se tem algo entupido no tubo pescador ...