$ingle Ve$$els: Guten x Brewzilla

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiagob

Active Member
Joined
Mar 2, 2010
Messages
32
Reaction score
2
Location
Brazil
Estou estudando sobre estes equipamentos single vessel de menor custo. Assisti aos videos abaixo e a impressão que me passou foi de que a Brewzilla/Robobrew parece superior, mas não sei se a ponto de justificar a diferença de preço.

Alguém tem alguma opinião forma a respeito?
Alguém já teve a oportunidade de brassar com as duas máquinas e notou diferenças?

No Mercado Livre a Brewzilla de 35 litros está mais ou menos o mesmo preço da Guten 65 litros.



 
Vou compartilhando aqui as diferenças que eu encontrar, quem puder confirmar ou confrontar agradeço. Como nunca usei nenhum dos equipamentos, vale ressaltar que meus comparativos são baseados nas informações que estou encontrando na internet.


Switches / Interruptores

Os interruptores da Brewzilla são descritos como a prova d’agua e existem interruptores para a bomba e resistências. Imagino que igual são seja uma boa ideia olhar por fora o equipamento na hora da limpeza, principalmente pelo controlador, mas pode ser útil em um caso de acidente ter algum tipo de proteção.

Na Guten existem 2 interruptores, pelo que entendi um para o controlador e outro para a bomba. A potencia das resistências é definida no próprio controlador. Com isto é possível definir diferentes potencias em cada etapa da rampa.


kl04763_-_robobrew_65_all_in_one_brewery_-_element_switch.jpg


Guten
60L-home-brewing-equipment-maquina-para-hacer.jpg



A medida que for identificando mais diferenças (e conseguir liberar um tempo) vou consolidando aqui.
 
Outra diferença que identifiquei é que o Brewzilla tem um fundo falso na panela principal, enquanto que a Guten tem uma bazoka. E a Brewzilla tem duas membranas no fundo do cesto de grãos, enquanto a Guten tem apenas uma.

Vi alguns relatos de cervejeiros que tiveram problemas na hora de tirar o cesta da Guten, pois o fundo se soltou e os grãos acabaram ficando dispersos no mosto. Do que eu entendi isto está relacionado como a forma como é colocado o fundo (que tem um formato de prato). Dependendo da forma que se coloca isto pode acontecer ou não.

No video que postei a cima o reviewer mostra que o "cano" que vai no meio é mais firme na Brewzilla que na Guten. Na prática não sei se isto faz alguma diferença ou não...

Brewzilla

4997.jpg

30508.png


Guten

guten_03_1_4cc5052c-f82a-4d3d-ada3-98b8d1fde213_1024x1024.jpg
 
A guten tem um fundo falso novo, reforçado, que se é tão bom, ou melhor que o da robobrew/brewzilla, em questão de funcionalidades, as 2 são praticamente iguais, as diferenças são tão pequenas entre as 2, que não justifica pagar mais por uma robobrew, eu tenho uma guten de 52L e é um excelente equipamento, fiz o upgrade pro novo fundo falso, "reforçado" por via das dúvidas, e só sucesso.
Abaixo segue o modelo do novo fundo falso, ele "encaixa" dentro do cesto, é praticamente impossível dele cair.
 

Attachments

  • tela1.png
    tela1.png
    396.5 KB · Views: 68
A guten tem um fundo falso novo, reforçado, que se é tão bom, ou melhor que o da robobrew/brewzilla, em questão de funcionalidades, as 2 são praticamente iguais, as diferenças são tão pequenas entre as 2, que não justifica pagar mais por uma robobrew, eu tenho uma guten de 52L e é um excelente equipamento, fiz o upgrade pro novo fundo falso, "reforçado" por via das dúvidas, e só sucesso.
Abaixo segue o modelo do novo fundo falso, ele "encaixa" dentro do cesto, é praticamente impossível dele cair.
Onde achou esse fundo falso?
 
em questão de funcionalidades, as 2 são praticamente iguais, as diferenças são tão pequenas entre as 2, que não justifica pagar mais por uma robobrew

A conclusão que chego é esta também. No momento estou de olho na de 52 litros para poder fazer lotes de 20L ou 40L.

Obrigado por compartilhar tua experiência!
 
Sou usuário de uma Brewzilla Gen. 3.1. Estruturalmente, é um baita equipamento. A qualidade do inox é muito boa, equivalente a uma Grainfather. Resistências de baixa densidade de potência, que não causam pontos extremamente quentes ao fundo, impedindo a caramelização do mosto, mas com potência total elevada para um rápido início de fervura (fervura que é muito intensa, em geral desligo a resistência de 500W). Todavia, acredito que o controlador das Gutens são superiores. O controlador da Brewzilla é ON/OFF e os cronômetros são disparados ao início, não quando a temperatura ajustada é atingida. Também não há cronômetro para adições de lúpulo.
 
Outra diferença que identifiquei é que o Brewzilla tem um fundo falso na panela principal, enquanto que a Guten tem uma bazoka. E a Brewzilla tem duas membranas no fundo do cesto de grãos, enquanto a Guten tem apenas uma.

Vi alguns relatos de cervejeiros que tiveram problemas na hora de tirar o cesta da Guten, pois o fundo se soltou e os grãos acabaram ficando dispersos no mosto. Do que eu entendi isto está relacionado como a forma como é colocado o fundo (que tem um formato de prato). Dependendo da forma que se coloca isto pode acontecer ou não.

No video que postei a cima o reviewer mostra que o "cano" que vai no meio é mais firme na Brewzilla que na Guten. Na prática não sei se isto faz alguma diferença ou não...

Brewzilla

4997.jpg

30508.png


Guten

guten_03_1_4cc5052c-f82a-4d3d-ada3-98b8d1fde213_1024x1024.jpg
Tenho uma Guten 52L e morro de "receio" que o fundo do cesto se solte e comprometa toda a brassagem, mas acredito que *MONTANDO DO JEITO CORRETO* isso não vá acontecer + o bom senso de prestar atenção caso mexa na cama de graõs muito rápido e veja que o cano central está "rodando" é capaz de desrosquear com isso.

Já perdi a conta de quantas levas já fiz nela. tenho a 2 anos. muito eficiente (entre 70 - 80% com e sem lavagem).
 
Tenho uma Guten 52L e morro de "receio" que o fundo do cesto se solte e comprometa toda a brassagem, mas acredito que *MONTANDO DO JEITO CORRETO* isso não vá acontecer + o bom senso de prestar atenção caso mexa na cama de graõs muito rápido e veja que o cano central está "rodando" é capaz de desrosquear com isso.

Já perdi a conta de quantas levas já fiz nela. tenho a 2 anos. muito eficiente (entre 70 - 80% com e sem lavagem).
essa questão de montar o fundo falso CORRETO é bastante controversa, uns dizem que é de um jeito, outros de outro, mas concordo contigo, montando certo, é muito difícil cair, mas mesmo assim, migrei pro "modelo atualizado" que diminuem as chances de cair pra zero.
Essa questão de mexer a cama de grãos e soltar o cano central é fato, aconteceu 1x comigo, quando levantei o cesto, ao tirar os grãos, só havia mais 1 volta e meia no tubo, por muito pouco não saiu... mas na brassagem seguinte consegui "fixar" de forma mais eficiente, e da maneira que coloquei, saiu.

a eficiência dela é ótima, mas depende muito do método usado, tem quem não mexe a cama de grãos nenhuma vez, não faz lavagem, e afins, aí a eficiência cai mesmo.
No geral, é um excelente equipamento, que tem muito mais pontos positivos que negativos.
 
Tenho uma Guten 52L e morro de "receio" que o fundo do cesto se solte e comprometa toda a brassagem, mas acredito que *MONTANDO DO JEITO CORRETO* isso não vá acontecer + o bom senso de prestar atenção caso mexa na cama de graõs muito rápido e veja que o cano central está "rodando" é capaz de desrosquear com isso.

Já perdi a conta de quantas levas já fiz nela. tenho a 2 anos. muito eficiente (entre 70 - 80% com e sem lavagem).

Cara, tenho uma Inversa que é semelhante, o cesto de grãos tem a mesma montagem...
Na última brassagem, após sei lá qtos quilos já estarem em cima, 30' de água quente etc, percebi que não rosqueei bem o "parafuso" de baixo, pois havia desmontado tudo para limpar na última fez e não apertei bem para deixar secar... obviamente esqueci de apertar e foi assim mesmo para o processo.
Enfim, mexia os grãos com um cuidado absurdo, com medo do cesto se soltar. No final deu tudo certo, e ao esfriar eu fui conferir se estava perto de acontecer a desgraça toda, e percebi então que ainda tinha voltas e mais voltas para se soltar completamente.
Enfim, não sei se isso te deixa mais tranquilo, mas faça um teste... veja qtas voltas são necessárias para soltar o cesto... é muita coisa, quase impossível de acontecer somente por mexer o cesto.
Abs.
 
essa questão de montar o fundo falso CORRETO é bastante controversa, uns dizem que é de um jeito, outros de outro, mas concordo contigo, montando certo, é muito difícil cair, mas mesmo assim, migrei pro "modelo atualizado" que diminuem as chances de cair pra zero.
Essa questão de mexer a cama de grãos e soltar o cano central é fato, aconteceu 1x comigo, quando levantei o cesto, ao tirar os grãos, só havia mais 1 volta e meia no tubo, por muito pouco não saiu... mas na brassagem seguinte consegui "fixar" de forma mais eficiente, e da maneira que coloquei, saiu.

a eficiência dela é ótima, mas depende muito do método usado, tem quem não mexe a cama de grãos nenhuma vez, não faz lavagem, e afins, aí a eficiência cai mesmo.
No geral, é um excelente equipamento, que tem muito mais pontos positivos que negativos.

Disse no post acima q tem muitas voltas na rosca e isso é quase impossível acontecer, mas o quase não é 100%, ehehehe
Enfim, a dica q eu dou e uso é, mexer quase todas as vezes no sentido que "aperta" a rosca, e não na que solta :)
Abs.
 
Disse no post acima q tem muitas voltas na rosca e isso é quase impossível acontecer, mas o quase não é 100%, ehehehe
Enfim, a dica q eu dou e uso é, mexer quase todas as vezes no sentido que "aperta" a rosca, e não na que solta :)
Abs.
é uma ótima dica!
Mas agora que coloquei o fundo falso reforçado, consegui deixar apertado o suficiente pra não soltar mais... até pensei em colocar trava rosca... mas aí é radical demais... haha
 
Sou usuário de uma Brewzilla Gen. 3.1. Estruturalmente, é um baita equipamento. A qualidade do inox é muito boa, equivalente a uma Grainfather. Resistências de baixa densidade de potência, que não causam pontos extremamente quentes ao fundo, impedindo a caramelização do mosto, mas com potência total elevada para um rápido início de fervura (fervura que é muito intensa, em geral desligo a resistência de 500W). Todavia, acredito que o controlador das Gutens são superiores. O controlador da Brewzilla é ON/OFF e os cronômetros são disparados ao início, não quando a temperatura ajustada é atingida. Também não há cronômetro para adições de lúpulo.
Boa tarde!! Estou pesquisando para comprar uma, vc já tem a sua a quanto tempo? Gosta dela? Funciona bem?? Se puder passar qq informações ajuda muito! Obrigado!!!
 
Olá Rodrigo. É um ótimo equipamento. É bem robusta. Sou proprietário há 1 ano, gosto muito e funciona muito bem. Já fui proprietário de outra automatizada nacional e não há comparação. Já fiz diversas brassagens, sempre levas de 30L. O cesto comporta bastante malte. Recentemente, houve uma atualização no controlador, tornando-o em recursos similar as Gutens. ótimo produto e possui representante aqui no Brasil. A minha adquiri diretamente na Kegland, quando estive na Austrália.
 
Boa tarde!! Estou pesquisando para comprar uma, vc já tem a sua a quanto tempo? Gosta dela? Funciona bem?? Se puder passar qq informações ajuda muito! Obrigado!!!
Até agora só tenho elogios, comprei ainda uma manta termica pra minha panela, e pra mim agora o setup está completo. Eficiência é praticamente impossível de conseguir abaixo de 70% (faço 90min de mostura + lavagem), é sempre de 72% pra cima, fácil de limpar, secar, guardar, bomba extremamente eficiênte, nada a reclamar.
Dentre as disponíveis no mercado, foi o melhor custo benefício para mim. Faço 40L de a mosto 1050 facilmente, sem esforço, sem brigas, sem incomodaão, basicamente é colocar o malte e esperar a sacarificação acabar, tirar o cesto, mandar pra fervura e adicionar os lúpulos quando ela apitar...
ponto negativo que vi nela, mas nem é tão ruim assim, é que o whirpool tem q ser muito bem executado pra não levar trub pro fermentador, como ela é estreita, é dificil fazer um bom whirpool quando se tem muito mosto na panela, uso furadeira nesses casos, e fica perfeito.
Quanto a durabilidade, não tem o q reclamar, equipamento robusto, só ter cuidado com pancadas, e água no display ou na parte de baixo da panela, pra não molhar a PCB, fora isso, é sucesso.
Não me arrependo em nada
 
Olá Rodrigo. É um ótimo equipamento. É bem robusta. Sou proprietário há 1 ano, gosto muito e funciona muito bem. Já fui proprietário de outra automatizada nacional e não há comparação. Já fiz diversas brassagens, sempre levas de 30L. O cesto comporta bastante malte. Recentemente, houve uma atualização no controlador, tornando-o em recursos similar as Gutens. ótimo produto e possui representante aqui no Brasil. A minha adquiri diretamente na Kegland, quando estive na Austrália.
Bacana bom saber!!! Vou pegar um tb!!! Muito obrigado
 
Bacana bom saber!!! Vou pegar um tb!!! Muito obrigado
Compensa. Acessa a página da Kegland. Eles possuem lojas ao longo da Austrália. Não esquece de comprar junto vários acessórios, que podem ser enviados dentro da própria panela. O hop spider, a capa térmica e uma talha para suspender o cesto de malte.
 
Sou usuário de uma Brewzilla Gen. 3.1. Estruturalmente, é um baita equipamento. A qualidade do inox é muito boa, equivalente a uma Grainfather. Resistências de baixa densidade de potência, que não causam pontos extremamente quentes ao fundo, impedindo a caramelização do mosto, mas com potência total elevada para um rápido início de fervura (fervura que é muito intensa, em geral desligo a resistência de 500W). Todavia, acredito que o controlador das Gutens são superiores. O controlador da Brewzilla é ON/OFF e os cronômetros são disparados ao início, não quando a temperatura ajustada é atingida. Também não há cronômetro para adições de lúpulo.

a sua é de quantos litros?
 
Show
cabe quantos kg de malte no cesto?
Vi que vc leva 30l pra o fermentador, faz lavagem?
Essa é uma das grandes vantagens: 9kg. Sempre faço lavagem com 8-10L. O restante da água acrescento no fermentador. Tu podes também, durante a primeira 1/2 hora de fervura, ir acrescentando o mosto resultado de lavagem adicional, realizada em panela à parte. Muitas vezes faço isso. Assim, não acrescento água no fermentador.
 
Amigos,
Recebi minha INVERSA 52L semana passada. Que atendimento dos caras hein, comprei em um dia chegou no outro. Moro em SP Capital e eles são do interior, só pra ilustrar o quanto gostei do processo de compra.

Enfim, o motivo do POST aproveitando os assuntos é pra peguntar pra quem tem, acomselham colocar toda a agua e brassar, como um BIAB ou fazer a lavagem. Estou acostumado a fazer lavagam, mais por ser Single vessel imaginei em colocar toda a agua tb.

Qual a opinião de quem tem esse equipamento?
 
Olá Rodrigo. É um ótimo equipamento. É bem robusta. Sou proprietário há 1 ano, gosto muito e funciona muito bem. Já fui proprietário de outra automatizada nacional e não há comparação. Já fiz diversas brassagens, sempre levas de 30L. O cesto comporta bastante malte. Recentemente, houve uma atualização no controlador, tornando-o em recursos similar as Gutens. ótimo produto e possui representante aqui no Brasil. A minha adquiri diretamente na Kegland, quando estive na Austrália.

Essa atualização no controlador, somente comprando o modelo novo ou é possível atualizar o software da anterior?
 
Essa atualização no controlador, somente comprando o modelo novo ou é possível atualizar o software da anterior?
Olá Marcelo. A KegLand lançou a versão 3.1.1 da Brewzilla, no início do ano, que inclui aperfeiçoamentos no controlador. Agora há temporizador para lúpulo e disparo do cronômetro quando a temperatura ajustada é atingida (nada demais, mas que antes era uma deficiência do equipamento). Junto, foi lançado pacotes de atualizações para usuários das versões anteriores, 3.0 e 3.1. Assim, se tu tens uma versão anterior, podes comprar o pacote de atualização. A brewmaster do Aliexpress comercializa esses produtos.
 
Amigos,
Recebi minha INVERSA 52L semana passada. Que atendimento dos caras hein, comprei em um dia chegou no outro. Moro em SP Capital e eles são do interior, só pra ilustrar o quanto gostei do processo de compra.

Enfim, o motivo do POST aproveitando os assuntos é pra peguntar pra quem tem, acomselham colocar toda a agua e brassar, como um BIAB ou fazer a lavagem. Estou acostumado a fazer lavagam, mais por ser Single vessel imaginei em colocar toda a agua tb.

Qual a opinião de quem tem esse equipamento?

Tbm tenho essa dúvida, fez algum testes?
 
Tbm tenho essa dúvida, fez algum testes?
Cara,

Acho que eu mesmo posso responder minha pergunta após 1 e meio de uso...rsrsrs
Eu só faço lavagem em cervejas com gravidade maior ou quando uso a litragem total da panela.... Por exemplo, quero fazer 40 litros e minha panela é de 52 lts com certeza tem que lavar.... Se faço 20 lts meto toda a agua pq single vessel é feita pra facilitar o processo mesmo...
Não vi uma diferença extrema na eficiência então seguiria isso...
Nas High gravity com certeza pra tirar o máximo de eficiencia.
 
Muito legal o feedback.
Quanto tem conseguido de eficiência com e sem lavagem?
Minha ideia é justamente fazer 20l na panela de 52l, sem fazer lavagem. Mas queria pelo menos manter minha eficiência atual no BIAB, que é 65% com lavagem.
 
Muito legal o feedback.
Quanto tem conseguido de eficiência com e sem lavagem?
Minha ideia é justamente fazer 20l na panela de 52l, sem fazer lavagem. Mas queria pelo menos manter minha eficiência atual no BIAB, que é 65% com lavagem.
Cara acho um pouco dificil viu...

Uma vez o perfil cedido pelo fabricante é de 66% de eficiência. Com lavagem e paciência atinjo os 66% e em alguns casos 68%... Sem lavagem já cai pra 60% as vezes até menos.

São decisões onde não se pode ter tudo nessa vida... rsrsrsrs
 
Cara acho um pouco dificil viu...

Uma vez o perfil cedido pelo fabricante é de 66% de eficiência. Com lavagem e paciência atinjo os 66% e em alguns casos 68%... Sem lavagem já cai pra 60% as vezes até menos.

São decisões onde não se pode ter tudo nessa vida... rsrsrsrs
Sobre o perfil do equipamento, acho que a inversa colocou qualquer coisa lá. Pois eu perguntei qual era a eficiência do equipamento e eles não quiseram né passar. Quando passaram, falar que seria algo em torno de 70% com lavagem.

É que varia muito isso.
Vou ter que testar pra ver.

O Robinho Beer, nos vídeos que vi, estava conseguindo sempre acima de 75% com lavagem, ele chegou a conseguir algo acima de 80%.
Conversando com dois caras, eles conseguem 70 a 72 sem lavagem. Outros conseguem 55%. Varia muito.

Você faz correção de água?
 
Tenho uma Robobrew de 30L ja fazem alguns anos... desde minha seguda brassagem (onde na primeira consegio 60% de eficiencia) eu mexo os graos a cada 10 minuto 2 ou 3 vezes... depois nos ultimos 40 ou 30 minutos restantes eu deixo quieto recirculando.... eficiencia nunca fica abaixo de 75%... usualmente na casa dos 80%. Pode nao ficar a breja mais clara do mundo, mas eu nao ligo. Tbm sempre faco lavagem, pois quero entre 23 e 25l no fermentador.
 
Tenho uma Robobrew de 30L ja fazem alguns anos... desde minha seguda brassagem (onde na primeira consegio 60% de eficiencia) eu mexo os graos a cada 10 minuto 2 ou 3 vezes... depois nos ultimos 40 ou 30 minutos restantes eu deixo quieto recirculando.... eficiencia nunca fica abaixo de 75%... usualmente na casa dos 80%. Pode nao ficar a breja mais clara do mundo, mas eu nao ligo. Tbm sempre faco lavagem, pois quero entre 23 e 25l no fermentador.
Faz correção da água?
Além de mexer constantemente e fazer lavagem, tem mais alguma coisa que faz você atingir essa eficiência?
 
Cara, eu tenho uma guten de 65 litros. Não me arrependo! Mexo a cama de malte a cada 15 minutos de brassagem, faço lavagem e consigo quase 80% de eficiência. Controle de temperatura top! Não tenho do que reclamar! Valeu muito a pena a venda!
 
Compensa. Acessa a página da Kegland. Eles possuem lojas ao longo da Austrália. Não esquece de comprar junto vários acessórios, que podem ser enviados dentro da própria panela. O hop spider, a capa térmica e uma talha para suspender o cesto de malte.
Opa, tô vendo de vender uma q 60 L q tenho pra pegar essa Brewzilla. Como é a evaporação dela? elas devem manter um padrão nisso, certo?
 
Boa noite. Eu tenho uma de 35L. A fervura é extremamente intensa. Até desligo a resistência de 500W quando está fervendo, devido à intensidade e o risco de transbordar. Não posso afirmar a respeito da de 65L pois nunca utilizei. Deveria manter o padrão... mas convém ter certeza.
 
Boa noite. Eu tenho uma de 35L. A fervura é extremamente intensa. Até desligo a resistência de 500W quando está fervendo, devido à intensidade e o risco de transbordar. Não posso afirmar a respeito da de 65L pois nunca utilizei. Deveria manter o padrão... mas convém ter certeza.
Bom dia mestre, eu quis dizer da evaporação da brewzila mesmo, quanto de evaporação em média tem em 1h de fervura?
 
Uns 4,5L em um volume de 31L durante 60min. Mas é uma medida antiga. Atualmente, não meço mais volume pós-fervura, pois até 1/4 do tempo final da brassagem eu acrescendo mosto resultante de lavagem.
 
Back
Top