Indicações de Ebulidor e Bomba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme YH

Member
Joined
Apr 29, 2021
Messages
5
Reaction score
2
Location
São Paulo
Olá pessoal, estou querendo comprar um ebulidor e uma bomba para um sistema de aproximadamente 20 L
1 - Gostaria de uma indicação de ebulidor circular para eu "pregar" próximo ao fundo da panela
2 - Uma indicação para um bomba que suporte alta temperatura.

Estou iniciando na produção de brejas, então não tenho muito conhecimento!
OBS: Preferencialmente, equipamentos não caros!

Vlw! Abraço a todos!
 
Fala Guilherme....
Na qualidade de iniciante, começaria com ebulidores de cabo, que não dependem de furos na panela, sendo mais versáteis.... procure nos sites das brewshop, que vai achar algumas opções.... imaginando que vai usar o fogão como fonte de calor adicional.
Com relação à bomba, se o seu sistema for biab, geralmente o pessoal não utiliza bomba para recirculação.
Mas se assim mesmo quiser indicação, minha primeira bomba de recirculação foi de máquina de lavar!!!!
Existem modelos desta bomba com a "cabeça" de inox, se não engano da marca Cerveja da Casa... costumam funcionar muito bem.... dá uma pesquisada no Mercadolivre... tem muita coisa lá!!!
Abraços e boas brejas.
 
Daniel, fu pretendo fazer o sistema biab com sistema de recirculação hahaha. Acha que vale a pena?
Eu não tenho problemas em fazer o furo na panela. Para isso eu tenho os equipamentos necessários e uma certa experiência.
A bomba de máquina de lavar aguenta temperaturas próximas de 100ºC?
E sim, vou usar o foção como fonte de calor adicional!
 
Daniel, fu pretendo fazer o sistema biab com sistema de recirculação hahaha. Acha que vale a pena?
Eu não tenho problemas em fazer o furo na panela. Para isso eu tenho os equipamentos necessários e uma certa experiência.
A bomba de máquina de lavar aguenta temperaturas próximas de 100ºC?
E sim, vou usar o foção como fonte de calor adicional!
Legal Guilherme....
A bomba de máquina não suporta 100ºC, para isso existem as bombas sanitárias de alta temperatura... mas suporta bem até os 70ºC. Usei muito uma destas para recirculação contínua em meu antigo sistema...
Mas para que vc precisa que a bomba suporte 100ºC?? Pesquise bem, pois isso pode ser a diferença entre gastar 100 ou mais de 600 reais!!!
Abraços
 
"Pesquise bem, pois isso pode ser a diferença entre gastar 100 ou mais de 600 reais!!! " depois dessa afirmação eu com ctz não vou precisar usar uma bomba que suporte 100ºc hahahah
Essa bomba durou bastante?
Um amigo meu usava o ebulidores de cabo porém, queimavam fácil, isso é normal ou foi um manejo errado ou até mesmo falta de sorte com o produto?
 
Olá pessoal, estou querendo comprar um ebulidor e uma bomba para um sistema de aproximadamente 20 L
1 - Gostaria de uma indicação de ebulidor circular para eu "pregar" próximo ao fundo da panela
2 - Uma indicação para um bomba que suporte alta temperatura.

Estou iniciando na produção de brejas, então não tenho muito conhecimento!
OBS: Preferencialmente, equipamentos não caros!

Vlw! Abraço a todos!
Fala Guilherme, como vc quer colocar na panela não usaria ebulidor, acho q uma resistência para cafeteira industrial sairia melhor e mais barato, comprei uma resistência para uma cafeteira usada q transformei em biab por 25 reais e um ebulidor é mais q isso mas encontra ele mais fácil em qualquer casa de material de construção ou elétrico.
 
Ótima ideia, Valmir.
Seguindo essa linha de raciocínio, uma resistência de fritadeira também funcionaria, né?
Vou dar uma olhada na resistência para cafeteira!
 
"Pesquise bem, pois isso pode ser a diferença entre gastar 100 ou mais de 600 reais!!! " depois dessa afirmação eu com ctz não vou precisar usar uma bomba que suporte 100ºc hahahah
Essa bomba durou bastante?
Um amigo meu usava o ebulidores de cabo porém, queimavam fácil, isso é normal ou foi um manejo errado ou até mesmo falta de sorte com o produto?
Minha experiência com ebulidores é pequena, pois usava muito pouco. Não tenho como lhe dizer se foi falta de sorte ou é assim mesmo....
Mas as bombas de máquina de lavar aguentam muito bem.... evitando temperaturas maiores que 70ºC e respeitando seu regime de uso, que vem gravado na própria bomba, elas geralmente são bem duráveis.
Utilizo a minha até hoje para empurrar a água de lavagem dos grãos e resfriamento.
 
Ótima ideia, Valmir.
Seguindo essa linha de raciocínio, uma resistência de fritadeira também funcionaria, né?
Vou dar uma olhada na resistência para cafeteira!
Não sei quanto a fritadeira se for da que fica em contato direto com óleo pode ser se fir indireto pode não resistir à água. Meu Frankeinstein nas fotos.
 

Attachments

  • IMG_20210430_084229.jpg
    IMG_20210430_084229.jpg
    26.3 KB · Views: 33
  • IMG_20210430_084147.jpg
    IMG_20210430_084147.jpg
    29 KB · Views: 34
Pessoal, cuidado com resistências com mais de 60W/cm2, elas podem caramelizar o mosto. No ML vocês encontram pessoas que fazem resistências adequadas por preços bem em conta.
Quanto a bomba, tenho procurado bombas que aguentem fervura também, mas não encontrei nada adequado custo/benefício. Cheguei a comprar bombas que diziam aguentar 100º C e não aguentaram...
 
"Pessoal, cuidado com resistências com mais de 60W/cm2, elas podem caramelizar o mosto. " esse é o meu medo ao utilizar a resistência na fervura hahaha não sei o quanto isso influenciaria no sabor e na coloração. Quando a galera usa resistencia na fervura, eles usam durante toda a fervura ou só até atingir a temperatura?
 
"Pessoal, cuidado com resistências com mais de 60W/cm2, elas podem caramelizar o mosto. " esse é o meu medo ao utilizar a resistência na fervura hahaha não sei o quanto isso influenciaria no sabor e na coloração. Quando a galera usa resistencia na fervura, eles usam durante toda a fervura ou só até atingir a temperatura?
Guilherme, eu faço cerveja a pouco tempo, mas tem um keg de 50l q virou panela com uma resistência de baixa densidade de 5kw, essa da cafeteira vou testar esse fim de semana, mas por segurança antes de começar a ferver vou reciclando com caneca mesmo, depois q começar a ferver acresito q a própria agitação do mosto evite caramelizar mas, também posso reduzir a potência só pra manter a fervura não precisa a potência máxima.
 
"Pessoal, cuidado com resistências com mais de 60W/cm2, elas podem caramelizar o mosto. " esse é o meu medo ao utilizar a resistência na fervura hahaha não sei o quanto isso influenciaria no sabor e na coloração. Quando a galera usa resistencia na fervura, eles usam durante toda a fervura ou só até atingir a temperatura?
Acho que é uma coisa boa para se testar. Eu usei um desses ebulidores 1000W uma vez na sacarificação e vi que ficou uma camada queimada preta encrustada nele. Mas tirei logo e não sei dizer se ela alterou o gosto.
 
Back
Top