1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Imprevisto na fermentação

Discussão em 'Fermentação' iniciado por Alexandre Guedes Batista, 25/6/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 25/6/19 #1

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Member

Afiliado:
    4/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Estou no terceiro dia de fermentação de uma Witbier a 17o e descobri que amanhã haverá um desligamento de energia por 10 horas!!
    O que faco agora para manter as características da breja??? Me ajudem por favor!!!

2. 25/6/19 #2

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    Coloca uns 2 saco de gelo encostado no fermentador e nao abre mais a geladeira nesse periodo.

3. 25/6/19 #3

Cleverson de Geus Martins

Member

Afiliado:
    17/7/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Amanhã vai ser o 4 dia de fermentação, e grande parte dela já ocorreu, estimo que pelo menos 70% da fermentação já foi concretizada, na minha humilde opinião, deixa a geladeira fechada, sem abrir durante todo o período, imagino que a temperatura em sua cidade em Maringá não deva estar tão acima dos 20 graus, dentro de casa, dessa forma, a diferença de temperatura não é tão grande entre fermentação e externa, dessa forma não vai subir tão rápido a temperatura. E de qualquer forma, é no início da fermentação que existe a maior propagação das leveduras e geração de estres das mesmas, podendo gerar aromas indesejados, mas como já vai estar no 4 dia, esses sintomas são bem reduzidos.
    Moro em Guarapuava também no PR, e a temperatura dentro de casa tem variado entre os 18,5 graus de máxima durante a tarde que é o período mais quente do dia, estou fermentando uma cerveja também a 17 e a geladeira quase nem liga, somente quando abro a porta é que sobe a temperatura, mas muito pouco mesmo assim, o termostato está regulado para 0,5 graus para mais ou menos, então as vezes mesmo aberta não chega a ligar, mas se ficar fechada, não sobe quase nada a temperatura durante o dia.
    Se colocar gelo, provavelmente vai baixar a temperatura para bem menos de 17 graus no início, e depois vai subindo aos poucos. No meu ponto de vista vai dar mais alteração na faixa de temperatura do que deixar sem gelo.

4. 25/6/19 #4

Josué Luiz

Josué Luiz

Josué Luiz

Member

Afiliado:
    3/7/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Como o cleverson falou... Não abre a geladeira... rsss essa minima variação não irá alterar a cerveja, até porque, se v vai fazer uma fermentação secundária... irá subir a temperatura para terminar a fermentação. Então não encana muito, e não fica abrindo a geladeira!

5. 25/6/19 #5

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Member

Afiliado:
    4/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Já tinha me ocorrido antes esse problema, e a temperatura subiu perto dos 25o a fermentação gerou álcool superiores e ficou brava de tomar!!

6. 25/6/19 #6

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Member

Afiliado:
    4/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Já tinha me ocorrido antes esse problema, e a temperatura subiu perto dos 25o a fermentação gerou álcool superiores e ficou brava de tomar!!

7. 25/6/19 #7

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Member

Afiliado:
    4/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1

8. 28/6/19 #8

Member

Afiliado:
    17/7/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Bom dia.

E daí? Nos conte o que fez com a falta de energia, e o que aconteceu com a temperatura?

9. 28/6/19 #9

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Alexandre Guedes Batista

Member

Afiliado:
    4/8/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    A energia elétrica acabou, coloquei vários recipientes com gelo no frigobar, quando retornou à temperatura estava em 14o ficou nessa temperatura umas 6 hs...deixei voltarde aos 17 bem lentamente...
    É uma leva de 30 litros de Witbier, até agora não notei nenhum problema aparentemente...vamos ver como fica até o final da maturação!!
    Obrigado a todos pelas dicas!

Compartilhe esta Página