Ima(peixinho) para agitador magnetico...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal, deixa eu perguntar, estou montando um agitador magnetico para fazer um starter bacana para minha cerveja, porem mesmo utilizando um cooler e um ima de neodimio, o peixinho não esta girando. Comprei esse peixinho aqui: Barra Magnetica Lisa Sem Anel (peixinho) 7 X50mm Yl-50 - R$ 13,00... o cooler e o ima de neodimio estão instalados corretamente, segui a mesma coisa dos videos do youtube, a unica coisa q ta mudando e o tamanho do peixinho, o meu e um pouco maior, será que isso que está fazendo não girar?
 
Bom dia!!! Montei meu agitador assim como vc, e te digo que os peixinhos maiores não giram adequadamente, sempre descolando do imã. Consigo usar com um peixinho menor, se não engano, de 15 ou 20 mm..... e olha que ele dá conta de starter de 2 litros que faço naqueles vidros de palmito.
Abraços
 
Bom dia! Eu montei um agitador caseiro também. Assim como o Daniel citou, eu uso um peixinho pequeno, se não me engano de 20 mm. Outra coisa que percebi também é que quando subo muito a rotação do cooler, o peixinho "escapa" do campo magnético.... sempre tenho que regular numa rotação mais baixa pra dar certo.
 
Pessoal, deixa eu perguntar, estou montando um agitador magnetico para fazer um starter bacana para minha cerveja, porem mesmo utilizando um cooler e um ima de neodimio, o peixinho não esta girando. Comprei esse peixinho aqui: Barra Magnetica Lisa Sem Anel (peixinho) 7 X50mm Yl-50 - R$ 13,00... o cooler e o ima de neodimio estão instalados corretamente, segui a mesma coisa dos videos do youtube, a unica coisa q ta mudando e o tamanho do peixinho, o meu e um pouco maior, será que isso que está fazendo não girar?
Como o amigo falou, tenta regular a velocidade, senão vai escapar mesmo, o meu tbm é montado com cooler de pc e imã de hd e funciona muito bem com um peixinho de 8x30, se elevo a rotação ele escapa. Se eu inciar na velocidade que funciona ele tbm escapa, eu deixo desligado coloco o peixinho e vou acelerando aos poucos.
 
Pessoal, deixa eu perguntar, estou montando um agitador magnetico para fazer um starter bacana para minha cerveja, porem mesmo utilizando um cooler e um ima de neodimio, o peixinho não esta girando. Comprei esse peixinho aqui: Barra Magnetica Lisa Sem Anel (peixinho) 7 X50mm Yl-50 - R$ 13,00... o cooler e o ima de neodimio estão instalados corretamente, segui a mesma coisa dos videos do youtube, a unica coisa q ta mudando e o tamanho do peixinho, o meu e um pouco maior, será que isso que está fazendo não girar?

Cara, essa coisa de agitador caseiro me deu dor de cabeça viu. Montei um, não funcionou, depois larguei num canto. Um belo dia, resolvi dar uma olhada e de repente funcionou.

Com um imã de barrinha, não deu certo de jeito nenhum até que eu deixei a barra cair e ela partiu ao meio.

Colei as duas metades no cooler, tomando cuidado para ficarem distantes pelo menos 1 cm uma da outra, de forma que se atraiam. Ou seja, os polos devem ser opostos N e S.

ima.jpg

Acredito que isso deu certo porque (supostamente) cada lado do peixinho tem uma pequena barra magnética diferente.

Foram acontecimentos de pura coincidência, depois é que pensei no caso, se tiver como, teste esta configuração.

Mas lembre-se, isso foi com um imã de neodímio de barra. Acredito que funcione com 2 imãs menores, nessa mesma montagem.

A altura do cooler fui regulando de 2 em 2 mm (com uns pedacinhos de lamina de madeira), até atingir o ponto ideal dentro do pote. Muito longe não gira, muito perto o peixinho ficou louco também.

Se estiver usando um imã de HD, aí já não tenho essa experiência. Não sei se ele tem alguma propriedade diferente, além do fato de ser curvo.

Acho que o que resolveu meu problema foi a combinação de fatores: imã quebrado + regulagem milimétrica da altura.

Ou os deuses da cerveja tiveram pena de mim no final. hahahaha
 
Cara, essa coisa de agitador caseiro me deu dor de cabeça viu. Montei um, não funcionou, depois larguei num canto. Um belo dia, resolvi dar uma olhada e de repente funcionou.

Com um imã de barrinha, não deu certo de jeito nenhum até que eu deixei a barra cair e ela partiu ao meio.

Colei as duas metades no cooler, tomando cuidado para ficarem distantes pelo menos 1 cm uma da outra, de forma que se atraiam. Ou seja, os polos devem ser opostos N e S.

View attachment 125979
Acredito que isso deu certo porque (supostamente) cada lado do peixinho tem uma pequena barra magnética diferente.

Foram acontecimentos de pura coincidência, depois é que pensei no caso, se tiver como, teste esta configuração.

Mas lembre-se, isso foi com um imã de neodímio de barra. Acredito que funcione com 2 imãs menores, nessa mesma montagem.

A altura do cooler fui regulando de 2 em 2 mm (com uns pedacinhos de lamina de madeira), até atingir o ponto ideal dentro do pote. Muito longe não gira, muito perto o peixinho ficou louco também.

Se estiver usando um imã de HD, aí já não tenho essa experiência. Não sei se ele tem alguma propriedade diferente, além do fato de ser curvo.

Acho que o que resolveu meu problema foi a combinação de fatores: imã quebrado + regulagem milimétrica da altura.

Ou os deuses da cerveja tiveram pena de mim no final. hahahaha

Atualizando,

Sim, 2 imãs de neodímio menores, colados funcionam também. Embora eu não tenha checado a questão da polaridade.

 
FIZ UM AGITADOR DESSES MAS POR ALGUM MOTIVO O "PEIXINHO" SALTA FORA DO TURBILHÃO MESMO EM BAIXA VELOCIDADE.... SERIA O IMÃ QUE ESTÁ FRACO? USEI AQUELES REDONDINHOS DE NEODIMIO MAS É SO LIGAR PARA ELE SALTAR DO CENTRO DO COLLER PARA AS BORDAS DO ERLENMEYER. 🤔
 
FIZ UM AGITADOR DESSES MAS POR ALGUM MOTIVO O "PEIXINHO" SALTA FORA DO TURBILHÃO MESMO EM BAIXA VELOCIDADE.... SERIA O IMÃ QUE ESTÁ FRACO? USEI AQUELES REDONDINHOS DE NEODIMIO MAS É SO LIGAR PARA ELE SALTAR DO CENTRO DO COLLER PARA AS BORDAS DO ERLENMEYER. 🤔
Vc consegue elevar mais imã, ou seja, diminuir a distância entre ele e o peixinho? O meu ficou assim então coloquei o imã mais próximo da tampa (fiz dentro de uma caixa) e resolveu.
 
Ou aumenta a "potencia" do imã, ou diminui a distância.
No meu, é recortei a caixa plástica, e os imãs quase relam no erlenmeyer.
O tamanho do peixinho tb pode estar influenciando... tem uns maiores que os outros, e pelo menos comigo, o menor se comporta melhor.
 
Construí o meu com cooler de 220v e deu trabalho até conseguir regular ele direitinho. Comprei um conjunto de peixinhos no ali express de varios tamanhos e formatos e fui testando. Funciona tanto com barrinhas pequenas como as grandes, mas para chegar lá, deu trabalho. Se não colocar o dimmer (controlador de velocidade) dificilmente irá funcionar. Como dito pelos colegas precisa ir aumentando a velocidade aos poucos até chegar no ponto que gire sem escapar. Com o tempo melhora e você vai encontrar o ponto de funcionamento do seu equipamento.
 
Vc consegue elevar mais imã, ou seja, diminuir a distância entre ele e o peixinho? O meu ficou assim então coloquei o imã mais próximo da tampa (fiz dentro de uma caixa) e resolveu.
Ele já está a milímetros do vidro.... Creio que só me resta trocar o imã como o pessoal falou ai!
 
Pessoal, deixa eu perguntar, estou montando um agitador magnetico para fazer um starter bacana para minha cerveja, porem mesmo utilizando um cooler e um ima de neodimio, o peixinho não esta girando. Comprei esse peixinho aqui: Barra Magnetica Lisa Sem Anel (peixinho) 7 X50mm Yl-50 - R$ 13,00... o cooler e o ima de neodimio estão instalados corretamente, segui a mesma coisa dos videos do youtube, a unica coisa q ta mudando e o tamanho do peixinho, o meu e um pouco maior, será que isso que está fazendo não girar?
Vc precisa de um controle de velocidade. Tem que aumentar lentamente. Senão, vai cair mesmo.
 
Vc precisa de um controle de velocidade. Tem que aumentar lentamente. Senão, vai cair mesmo.
Coloquei um dimmer sim... Eu creio que o imã que é fraco mesmo porque mesmo quando está em baixa rotação costuma a soltar e ir para a lateral. Vou ver se acho um imã mais potente e falo aqui o que q deu!
 
Coloquei um dimmer sim... Eu creio que o imã que é fraco mesmo porque mesmo quando está em baixa rotação costuma a soltar e ir para a lateral. Vou ver se acho um imã mais potente e falo aqui o que q deu!
O meu eu usei de hd e tá funcionando bem, só é chatinho pra balancear por ser semicircular, cola, descola. Mas ficou ótimo, o meu peixinho é 8x30 e funciona bem demais em um erlenmeyer de 3L.
 
Coloquei um dimmer sim... Eu creio que o imã que é fraco mesmo porque mesmo quando está em baixa rotação costuma a soltar e ir para a lateral. Vou ver se acho um imã mais potente e falo aqui o que q deu!
Procura por imã de neodímio.
Comprei diretamente de um distribuidor aqui em São Paulo.
Ou tenta no ML.
É baratinho.
 
Procura por imã de neodímio.
Comprei diretamente de um distribuidor aqui em São Paulo.
Ou tenta no ML.
É baratinho.
Comprei também mas não adiantou... Coloquei três peças um, e encima do outro e depois fiz outra coluna com o Polo oposto como manda o figurino... Mas algo me diz que esses imãs ainda estão fracos... Até pela facilidade que soltei o peixinho deles... 🤔 Meu peixinho nem é grande... 8x2,5🤦🏻‍♂️
 
Olá pessoal!

No posto abaixo explica muita coisa.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/agitador-
Pessoal, deixa eu perguntar, estou montando um agitador magnetico para fazer um starter bacana para minha cerveja, porem mesmo utilizando um cooler e um ima de neodimio, o peixinho não esta girando. Comprei esse peixinho aqui: Barra Magnetica Lisa Sem Anel (peixinho) 7 X50mm Yl-50 - R$ 13,00... o cooler e o ima de neodimio estão instalados corretamente, segui a mesma coisa dos videos do youtube, a unica coisa q ta mudando e o tamanho do peixinho, o meu e um pouco maior, será que isso que está fazendo não girar?
Olá Lucas!

No posto abaixo explica muita coisa. Fiz um para 5L.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/agitador-magnético.415745/#post-5187731
 
Desisti do meu "caseiro" também... conforme ia aumentando a viscosidade do líquido ia ficando mais difícil controlar e o imâ ficava escapando. Esse funciona bem? Estou pensando em comprar um desses...
Tem um, funciona bem. Já compra uns peixinhos de formatos diferentes pra virem junto.
Hoje eu nem uso mais pq jogo o pacotinho seco direto no mosto.
 
O meu escapava direto também, até que vi no youtube um cara contando o segredo.

Basta passar umas voltas de fio de dental bem no centro da barra e depois colar com cola instantanea mesmo. Nunca mais vai escapar.
 
Desisti do meu "caseiro" também... conforme ia aumentando a viscosidade do líquido ia ficando mais difícil controlar e o imâ ficava escapando. Esse funciona bem? Estou pensando em comprar um desses...

Eu tenho esse, Aléx. Valeu cada centavo, excelente.

Já tive dois caseiros. Economia porca insistir neles, pq hoje vc compra no Aliexpress tão barato que não faz sentido a trabalheira em fazer correndo o risco de dar errado e ainda gastar grana no processo.

Vai no azulzinho e seja feliz.
 
Olá pessoal. Tudo certo ?
Estou começando a ler sobre starter e multiplicação. Alguém já fez apenas chacoalhando PET ? Não gostaria de ter um aparelho... Mas... kkkk
 
Eu tenho esse, Aléx. Valeu cada centavo, excelente.

Já tive dois caseiros. Economia porca insistir neles, pq hoje vc compra no Aliexpress tão barato que não faz sentido a trabalheira em fazer correndo o risco de dar errado e ainda gastar grana no processo.

Vai no azulzinho e seja feliz.
Você usa ele com erlenmeyer? Se sim, de quantos litros? Valeu.
 
Você usa ele com erlenmeyer? Se sim, de quantos litros? Valeu.
Faço no erlenmeyer sim. Em média 1,5l. Já fiz um pouco maior, usando a potência média. Foi suave! A impressão que dá é que ele segura 2,5 a 3l sim, com ele promete.
 
Eu tenho esse, Aléx. Valeu cada centavo, excelente.

Já tive dois caseiros. Economia porca insistir neles, pq hoje vc compra no Aliexpress tão barato que não faz sentido a trabalheira em fazer correndo o risco de dar errado e ainda gastar grana no processo.

Vai no azulzinho e seja feliz.
Se tivesse investido no azulzinho antes não passaria os perrengues que passei. Assim que chegou fiz um starter de 1.9l com medo de dar ruim. O que gastei inventando moda, daria uns 60% do que gastei comprando ele e não teria sofrido. Vale a pena. Investimento que vale a pena.
 
Back
Top