ikeg = Como conservar a cerveja no balde maturação para fazer a transferência pro ikeg.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme Rios

New Member
Joined
Nov 28, 2018
Messages
1
Reaction score
0
Location
Mucuri Ba
Boa noite pessoal.
Gostaria de uma ajuda de vocês,para esclarecer uma dúvida minha.
Quanto tempo posso deixar minha breja no balde maturando?
A questão toda é quero fazer carbonacao forçada usando ikeg.
01 fiz a fermentação 7 dias densidade bateu.
02 Comecei a maturação ( normalmente faço a maturação por mais 7 dias) faço a transferência de balde adiciono o priming e faço o envase.

Mas agora não quero fazer priming e envase, quero saber se posso manter ela no balde e transferir pro ikeg a quantidade que vou consumir, no ikeg faço a carbonatacao forçada.

Como conservo essa breja no balde maturação? O balde tem que ter airlook ou pode ser 100% lacrado?

Espero que tenha entendido a pergunta..valeu!
 
Cara, pelo que entendi você quer deixar sua breja no balde e ir tirando partes dela aos poucos para carbonatar e beber, é isso?!

se sua questão for essa, em princípio não tem problema nenhum... desde que você mantenha cuidados com a sanitização e deixe o balde fermentador/maturador sob refrigeração durante o tempo de guarda.

nesse caso, como a fermentação já acabou, pode manter o balde 100% vedado... não precisa de airlock não... na verdade, 100% vedado é até mais seguro... e tente evitar ficar abrindo o balde toda vez que for passar cerveja para o keg... se puder faça pela torneira ou de forma a evitar ao máximo o contato da breja com oxigênio... quanto mais você abrir o balde mais suscetível a contaminação e oxidação (envelhecimento).

agora, leve em consideração também dois outros aspectos:

- o tempo irá mudar sua cerveja, dependendo do estilo pode ser para melhor ou para pior (no caso de ipas e cervas muito aromáticas por exemplo).

- além disso, como a maturação também é um processo de decantação contínua, pode ter diferença na cerveja que você coleta na parte de cima para a cerveja que você coleta na parte de baixo do balde... eu fiquei curioso com isso uma vez que visitei uma fábrica e provei uma cerva direto do fermentador e depois do barril, que os caras enchiam por baixo... vi que eram cervejas bem diferentes, apesar de ser a mesma (receita, leva e tal)... daí repliquei um experimento em casa para ver se isso ocorria na escala caseira... fiz uma czech lager e enchi um post mix coletando apenas a parte de cima da cerveja na bombona (com um auto-sifão) e depois enchi outro post com o restante da leva, o que seria a parte de baixo do balde (com cuidado para não levar trub e tal)... e o resultado foi que as duas cervejas ficaram diferentes... tanto em cor e corpo, quanto aroma e sabor...

acho que isso passa despercebido na escala caseira porque muitas vezes homogenizamos nossas levas ao final do processo (seja no post para carbonatar ou mesmo na hora do primming)... ou então pode ter sido alguma coisa específica dessa breja que eu fiz.
 
- além disso, como a maturação também é um processo de decantação contínua, pode ter diferença na cerveja que você coleta na parte de cima para a cerveja que você coleta na parte de baixo do balde... eu fiquei curioso com isso uma vez que visitei uma fábrica e provei uma cerva direto do fermentador e depois do barril, que os caras enchiam por baixo... vi que eram cervejas bem diferentes, apesar de ser a mesma (receita, leva e tal)... daí repliquei um experimento em casa para ver se isso ocorria na escala caseira... fiz uma czech lager e enchi um post mix coletando apenas a parte de cima da cerveja na bombona (com um auto-sifão) e depois enchi outro post com o restante da leva, o que seria a parte de baixo do balde (com cuidado para não levar trub e tal)... e o resultado foi que as duas cervejas ficaram diferentes... tanto em cor e corpo, quanto aroma e sabor...

acho que isso passa despercebido na escala caseira porque muitas vezes homogenizamos nossas levas ao final do processo (seja no post para carbonatar ou mesmo na hora do primming)... ou então pode ter sido alguma coisa específica dessa breja que eu fiz.

Qual das partes fica com mais aroma e sabor? Poderia especificar melhor?
 
Qual das partes fica com mais aroma e sabor? Poderia especificar melhor?

Não é o caso de uma parte ficar com mais aroma ou sabor e a outra parte ficar com menos... o que percebi é que uma parte fica diferente da outra, ou seja, que é possível perceber no sensorial diferenças entre as duas partes quando envasadas/analisadas em separado.

Notadamente a parte de baixo do balde fica com mais corpo, mais turva... mas, curiosamente, a parte de cima desta leva ficou com amargor mais pronunciado (não teve dry hop), mais pesado. Não sei explicar porquê.

Também não me arriscaria a definir um resultado padrão, do tipo dizer que a parte de baixo vai ter sempre X características se comparadas à parte de cima... o que acho que é válido nesse experimento é saber que existem diferenças entre a cerveja coletada da parte de cima e a cerveja coletada da parte de baixo do fermentador... e que essas diferenças podem resultar em características sensoriais diferentes.

Isso pode ser irrelevante para quem quer simplesmente fazer sua breja para beber com os amigos e tal, mas pode fazer diferença para quem quer mandar amostras para concurso, por exemplo.
 
Talvez faça algum sentido, pois quando a cerveja decanta, a parte de cima fica mais limpa do que a parte de baixo, e pode ser por isso que muda os aspectos sensoriais..
 
Last edited:
Back
Top