Ideia para 2a Brassagem: American Blonde Ale?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 19, 2020
Messages
20
Reaction score
3
Location
Rio de Janeiro
Fala galera, beleza?
Depois de mais de um ano depois da minha primeira brassagem, uma APA, eu e um amigo meu estamos planejando a segunda brassagem nesse fim de semana. Pensamos dessa vez em uma American Blonde Ale.
Primeiramente devo destacar que nosso setup não é dos melhores, da última vez fermentamos em um galão de 20l de água (graças a deus deu certo), no entanto, percebemos que mesmo com muito cuidado algumas garrafas acabaram ficando com muito sedimento no fundo. Por conta disso, estamos avaliando investir em um balde de fermentação de 20L que tenha uma torneira para poder retirar o conteúdo com mais cuidado. Também não temos geladeira com termostato, o que dificulta um pouco um controle preciso de temperatura, da última vez colocamos o galão dentro de um cooler com água até a metade (para evitar grandes variações) e botava garrafas de gelo dentro quando precisava abaixar a temperatura checando pelo menos umas 4x/dia o termômetro no cooler (acho que vamos fazer o mesmo esquema dessa vez).
Depois dessa breve introdução referente a algumas observações da última brassagem, vamos aos planos para a próxima. Segue a receita que pretendemos utilizar:

Características
OG: 1,047 FG: 1,013
ABV: 4,5% EBC: 6,6
IBU: 17,2

Ingredientes:
4kg Malte Pilsen - 95,24%
200g Malte Carablond ou Caramalt (Carahell?) - 4,76%
25g Lúpulo Willamette
10g Levedura Mangrove M44 (US-05?)
6g/litro Primming
(Casca de 1 limão Tahiti ou Siciliano?)

Brassagem:
68ºC por 60 minutos
Descanso por 10 minutos (fogo desligado)
Recirculação do mosto + Lavagem

Fervura: 60 minutos
60' - 25g Willamette
15' - Whirlfloc (500mg)
(5' - Casca de 1 limão Tahiti ou Siciliano?)

Fermentação:
7 dias a 18-22ºC

Maturação:
10 dias a 8-10ºC

Me baseei em uma receita que achei na internet, no entanto coloquei uma (?) em alguns pontos que gostaria de uma opinião pois penso em colocar por conta própria. Qualquer outra sugestão também é super bem vinda. Espero que essa fique ainda melhor do que minha primeira brassagem.
 
Por conta dessa questão de não conseguir controlar a temperatura também estamos cogitando fazer uma Saison (que pensamos em fazer antes da pandemia mas não rolou). Caso alguém tenha uma receita desse estilo que ache boa e puder compartilhar (se possível com bastante detalhe kkkk) eu agradeço demais!
 
Eu recomendo fazerem a blond mesmo. Pode usar carahell, eu particularmente passei a usar ele ou o cararuby da castle ao invés dos mais "genéricos". E US05 de boas, sem controle preciso de temperatura tive bons resultados com ele no inicio.
Cascas de limão eu já não sei, nunca usei. E outra dica, visto que não tem um bom controle de fermentação, eu trocaria o pilsen por um Pale Ale em sua totalidade. Passei maus bocados com os pilsen (principalmente os da agrária) em relação a DMS e outros off...
 
Minha sugestão seria manter a brassagem da American Blond com o US05, tentando controlar o melhor possível a temperatura, mas deixando de lado o uso de casca de limão. Se quer um toque a mais de aroma, faz um dry hopping que nem precisa ser grande (uns 4g/l) com um lúpulo potente como o Citra ou Mosaic. Digo isso pq a casca de limão pode trazer adstringência se usada de forma equivocada, além disso nem é necessária nesse estilo de cerveja. Ainda, como vcs estão iniciando no hobby, não acho que precisa deixa o processo complexo, pois muitas as vezes a simplicidade é que faz a melhor cerveja.
 
Eu recomendo fazerem a blond mesmo. Pode usar carahell, eu particularmente passei a usar ele ou o cararuby da castle ao invés dos mais "genéricos". E US05 de boas, sem controle preciso de temperatura tive bons resultados com ele no inicio.
Cascas de limão eu já não sei, nunca usei. E outra dica, visto que não tem um bom controle de fermentação, eu trocaria o pilsen por um Pale Ale em sua totalidade. Passei maus bocados com os pilsen (principalmente os da agrária) em relação a DMS e outros off...
Fala Edgar! Valeu pelas dicas, vou levá-las em consideração! De fato me preocupa mesmo a questão da temperatura, aqui no Rio vem variando 20-27ºC (o que ta excelente, visto que no verão é sempre 30+) mas mesmo assim ainda não sei se meu método de controle acaba sendo tão eficaz. Acho que vou fazer como tu disse mesmo, usar Pale Ale e o US05 justamente por essa preocupação mesmo. Qualquer outra dica é muito bem vinda.
 
Minha sugestão seria manter a brassagem da American Blond com o US05, tentando controlar o melhor possível a temperatura, mas deixando de lado o uso de casca de limão. Se quer um toque a mais de aroma, faz um dry hopping que nem precisa ser grande (uns 4g/l) com um lúpulo potente como o Citra ou Mosaic. Digo isso pq a casca de limão pode trazer adstringência se usada de forma equivocada, além disso nem é necessária nesse estilo de cerveja. Ainda, como vcs estão iniciando no hobby, não acho que precisa deixa o processo complexo, pois muitas as vezes a simplicidade é que faz a melhor cerveja.
Fala Snoop! Acho que você tem razão mesmo, melhor não inventar muita moda, pelo menos por enquanto. Acho que ainda estamos na parte de aprimorar beeem bem nosso processo e aprender mais antes de adicionar algo por nossa conta. Espero que essa Blonde saia bem! Qualquer outra dica é muito bem vinda.
 
@Snoop Em vez de fazer um dry hopping, pensamos em adicionar outro lúpulo na fervura. Isso pq talvez fosse sair bem mais caro. Pensamos em adicionar ao final da fervura, faltando 8 minutos, 10g de Citra. Pensei em outras opções também como Cascade, Amarillo, Chinook e Centennial (sendo alguns desses mais baratos tbm).
 
Last edited:
Enfim, tentei reajustar um pouco a receita, a ideia mudou um pouco e ainda não tenho certeza sobre essa segunda adição de lúpulo.

Características (sem Citra)
OG: 1,045 FG: 1,009
ABV: 4,72% EBC: 10,6
IBU: 18,17
(Com Citra IBU: 23,42)

Ingredientes:
4,2kg - Malte Pale Ale - 93,3%
300g - Malte Carahell - 6,7%
25g - Lúpulo Willamette
(10g - Lúpulo Citra?)
11,5g (1 sachê) - Levedura US-05
6g/litro Primming


Brassagem:
68ºC por 60 minutos
Descanso por 10 minutos (fogo desligado)
Recirculação do mosto + Lavagem

Fervura: 60 minutos
60' - 25g Willamette
15' - Whirlfloc (500mg)
(8' - 10g Citra?)


Fermentação:
7 dias a 18-22ºC

Maturação:
10 dias a 8-10ºC

Tenho dúvidas também se devo fazer um Mash Out de 10 mins como etapa final da Mostura. E o uso de gelatina, acham uma boa? Se sim, em que momento botar (fermentação/maturação)?
 
Last edited:
Enfim, tentei reajustar um pouco a receita, a ideia mudou um pouco e ainda não tenho certeza sobre essa segunda adição de lúpulo.

Características (sem Citra)
OG: 1,045 FG: 1,009
ABV: 4,72% EBC: 10,6
IBU: 18,17
(Com Citra IBU: 23,42)

Ingredientes:
4,2kg - Malte Pale Ale - 93,3%
300g - Malte Carahell - 6,7%
25g - Lúpulo Willamette
(10g - Lúpulo Citra?)
11,5g (1 sachê) - Levedura US-05
6g/litro Primming


Brassagem:
68ºC por 60 minutos
Descanso por 10 minutos (fogo desligado)
Recirculação do mosto + Lavagem

Fervura: 60 minutos
60' - 25g Willamette
15' - Whirlfloc (500mg)
(8' - 10g Citra?)


Fermentação:
7 dias a 18-22ºC

Maturação:
10 dias a 8-10ºC

Tenho dúvidas também se devo fazer um Mash Out de 10 mins como etapa final da Mostura. E o uso de gelatina, acham uma boa? Se sim, em que momento botar (fermentação/maturação)?

Faaala. Vamos lá. Oq eu faria.
Como vc vai ter que comprar o pacote de citra (ou outro lúpulo aromático) eu não usaria apenas 10g, pq vai sobrar lúpulo no pacote aberto e também pq 10g é muito pouco :).

Digamos que vc use um Citra com A.A de uns 12%. Eu deixaria de fora esse willamete da receita e usaria uns 10g de citra nos 60min e os 40g restantes do pacote jogaria faltando 5min pra resfriar. No meu sistema isso daria uns 27ibu (oq estaria no limite do estilo).
Se quiser menos amarga não use lúpulo nos 60 minutos. Jogue os primeiros 10g de citra faltando 20min pra terminar a fervura, e os outros 40 faltando 5min, no meu sistema isso resultou em um ibu previsto de 20.

Por fim, o Willamete é bem tradicional pro estilo, mas não precisa ficar preso nele, acredito que um toque de lúpulo mais moderno e potente como o citra, mosaic, vic secret, galaxy etc...vai te dar uma cerveja com mais personalidade e talvez te deixar mais satisfeito com o produto final.

O mash eu faria nos 66 Graus +-
- A fermentação, particularmente gosto do US05 nos 19ºC, por aí.
- Mashout faz se quiser, não é regra, provavelmente não vai deixar sua cerveja pior se não fizer.
- Não siga regra de dias pra cada etapa, se passarem 7 dias e sua cerveja não estiver atenuada e com offs, dê mais tempo pra ela fermentar completamente.
- Esse tempo de maturação a 10ºC não vejo muita vantagem pra esse estilo, assim que estiver fermentada e feito descanso diacetil (se necessário) eu já mandaria pra próximo de 0C (Cold Crash).
- Se vai usar gelatina, assim que chegar na temperatura de Cold Crash já pode adicionar a gelatina, aguardar aproximadamente 48h e envasar.
 
Last edited:
Faaala. Vamos lá. Oq eu faria.
Como vc vai ter que comprar o pacote de citra (ou outro lúpulo aromático) eu não usaria apenas 10g, pq vai sobrar lúpulo no pacote aberto e também pq 10g é muito pouco :).

Digamos que vc use um Citra com A.A de uns 12%. Eu deixaria de fora esse willamete da receita e usaria uns 10g de citra nos 60min e os 40g restantes do pacote jogaria faltando 5min pra resfriar. No meu sistema isso daria uns 27ibu (oq estaria no limite do estilo).
Se quiser menos amarga não use lúpulo nos 60 minutos. Jogue os primeiros 10g de citra faltando 20min pra terminar a fervura, e os outros 40 faltando 5min, no meu sistema isso resultou em um ibu previsto de 20.

Por fim, o Willamete é bem tradicional pro estilo, mas não precisa ficar preso nele, acredito que um toque de lúpulo mais moderno e potente como o citra, mosaic, vic secret, galaxy etc...vai te dar uma cerveja com mais personalidade e talvez te deixar mais satisfeito com o produto final.

O mash eu faria nos 66 Graus +-
- A fermentação, particularmente gosto do US05 nos 19ºC, por aí.
- Mashout faz se quiser, não é regra, provavelmente não vai deixar sua cerveja pior se não fizer.
- Não siga regra de dias pra cada etapa, se passarem 7 dias e sua cerveja não estiver atenuada e com offs, dê mais tempo pra ela fermentar completamente.
- Esse tempo de maturação a 10ºC não vejo muita vantagem pra esse estilo, assim que estiver fermentada e feito descanso diacetil (se necessário) eu já mandaria pra próximo de 0C (Cold Crash).
- Se vai usar gelatina, assim que chegar na temperatura de Cold Crash já pode adicionar a gelatina, aguardar aproximadamente 48h e envasar.
Fala Snoop! Brigadão pela atenção cara.

Também pensei nessa questão de que 10g seria pouco e iria sobrar, mas ai guardaria pra alguma próxima vez, apesar de ser mais prático só usar tudo.
Quanto a suas sugestões pra lupulagem, deu um pouco diferente aqui. A primeira opção ficou com 31,35 IBU e a segunda com 24,47 IBU. Pensei inicialmente em um IBU em torno de 20, mas essa segunda opção pode ser interessante. Vale ressaltar que não estou usando o BeerSmith, acabei usando um site que me indicaram chamado captainbrew.com pra fazer a receita, e tentei deixar tudo que eu podia o mais exato possível, mas tem alguns dados que eu simplesmente aproximei, pois de fato não sei, a eficiência do meu sistema por exemplo coloquei em 65%.
Ainda tenho que aprender e experimentar muito sobre lúpulos, mas muitas pessoas falam muito bem do Citra e pelo que eu vi tem o perfil que eu quero pro resultado final dessa cerveja, por isso penso em utilizá-lo.

- O Mash Out não seria numa temperatura superior a da brassagem (que no caso é 68ºC)?
- Coloquei ali de 18-22ºC pois como não tenho um sistema tão eficiente de controle de temperatura acredito que deva variar entre esses valores, se pudesse com certeza manteria fixo em 19ºC.
- Coloquei 7 dias ali por que é como está na receita que me baseei, mas se precisar ficar mais tempo ela ficará.
- Maturação coloquei a 8-10ºC, mas verdade acho que seria menos, pensei em colocá-la na geladeira já que não tenho como deixá-la a 0ºC. Deve ficar em torno de 3 ou 4ºC.
- Ainda estou pensando se uso a gelatina ou não, mas se usar farei como você recomendou.
 
@Snoop @EDGAR LOUZANO VERDILE
Reviravolta na receita! Meu amigo lembrou que temos 46g de lúpulo Cascade conservado na geladeira. To pensando em deixar de usar o Willamatte ou Citra (que teria que comprar) e usar de uma vez o Cascade nessa receita pra ter menos custo (pq vamos investir em alguns upgrades do nosso setup dessa vez também).
Por ser um lúpulo americano acho que pode funcionar bem na receita também, meu receio é a cerveja ficar com um amargor um pouco mais ríspido que com a APA que eu fiz caiu bem mas não sei se ficaria bom numa Blonde Ale.
Pensei em colocar 20g 60' e 16g 0', assim ficaria 21,98 de IBU. Tenho receio que essa adição a 0' mesmo assim faça diferença na IBU por não conseguir baixar a temperatura para 80 graus tão rápido (na minha calculadora quando coloco adição de lúpulo aos 0' ela conta como adição de 0 IBU).
 
@Snoop @EDGAR LOUZANO VERDILE
Reviravolta na receita! Meu amigo lembrou que temos 46g de lúpulo Cascade conservado na geladeira. To pensando em deixar de usar o Willamatte ou Citra (que teria que comprar) e usar de uma vez o Cascade nessa receita pra ter menos custo (pq vamos investir em alguns upgrades do nosso setup dessa vez também).
Por ser um lúpulo americano acho que pode funcionar bem na receita também, meu receio é a cerveja ficar com um amargor um pouco mais ríspido que com a APA que eu fiz caiu bem mas não sei se ficaria bom numa Blonde Ale.
Pensei em colocar 20g 60' e 16g 0', assim ficaria 21,98 de IBU. Tenho receio que essa adição a 0' mesmo assim faça diferença na IBU por não conseguir baixar a temperatura para 80 graus tão rápido (na minha calculadora quando coloco adição de lúpulo aos 0' ela conta como adição de 0 IBU).

Então...
Primeiramente eu descartaria esse lúpulo aberto Há tanto tempo, a não ser que vcs tenham tomado muito cuidado e embalado à vácuo. Não sei se vale a pena correr o risco de usar e o lúpulo estar velho. Se forem dividir entre vcs a compra de um pacote de 50g de cascade ou columbus, por exemplo, não vai dar nem 10 reais pra cada um, pensem nisso e vejam se vale a pena.

Sobre o uso a 0min, vai te dar amargor sim e tudo depende do tempo em que vc consegue resfriar o mosto, como vc mesmo disse. Quanto mais rápido vc resfriar, menor o impacto de amargor vc vai ter. Pode Diminuir a quantidade lúpulo de 60min ou começar a lupular nos 30min, por exemplo, pra equilibrar.
 
Então...
Primeiramente eu descartaria esse lúpulo aberto Há tanto tempo, a não ser que vcs tenham tomado muito cuidado e embalado à vácuo. Não sei se vale a pena correr o risco de usar e o lúpulo estar velho. Se forem dividir entre vcs a compra de um pacote de 50g de cascade ou columbus, por exemplo, não vai dar nem 10 reais pra cada um, pensem nisso e vejam se vale a pena.

Sobre o uso a 0min, vai te dar amargor sim e tudo depende do tempo em que vc consegue resfriar o mosto, como vc mesmo disse. Quanto mais rápido vc resfriar, menor o impacto de amargor vc vai ter. Pode Diminuir a quantidade lúpulo de 60min ou começar a lupular nos 30min, por exemplo, pra equilibrar.

O lúpulo está armazenado na geladeira nessa embalagem na imagem que enviei a imagem (certamente abaixo de 5 graus, como recomenda na embalagem). A validade está descrita como Outubro de 2021, então achei que poderia ser uma boa já usar antes que estrague. Meu amigo também comentou que quando foi pesar pra ver quantos gramas tinha não percebeu nenhum odor fétido nem nada fora do normal. O que acha?
Vou tentar esfriar o mais rápido que puder, mas to pensando na melhor estratégia pra caso eu acabe demorando pouco mais de 15-20 mins não dê muito errado.
 

Attachments

  • thumbnail_Image.jpeg
    thumbnail_Image.jpeg
    31.9 KB · Views: 4
O lúpulo está armazenado na geladeira nessa embalagem na imagem que enviei a imagem (certamente abaixo de 5 graus, como recomenda na embalagem). A validade está descrita como Outubro de 2021, então achei que poderia ser uma boa já usar antes que estrague. Meu amigo também comentou que quando foi pesar pra ver quantos gramas tinha não percebeu nenhum odor fétido nem nada fora do normal. O que acha?
Vou tentar esfriar o mais rápido que puder, mas to pensando na melhor estratégia pra caso eu acabe demorando pouco mais de 15-20 mins não dê muito errado.

Bom. Se faz muita falta o dinheiro do lúpulo use esse mesmo... Mas, se fosse eu compraria novo e preferencialmente lúpulo da LNF (pacote verde). Acredite, vai fazer diferença usar um lúpulo mais conservado...
 
Fala galera, beleza?
Depois de mais de um ano depois da minha primeira brassagem, uma APA, eu e um amigo meu estamos planejando a segunda brassagem nesse fim de semana. Pensamos dessa vez em uma American Blonde Ale.
Primeiramente devo destacar que nosso setup não é dos melhores, da última vez fermentamos em um galão de 20l de água (graças a deus deu certo), no entanto, percebemos que mesmo com muito cuidado algumas garrafas acabaram ficando com muito sedimento no fundo. Por conta disso, estamos avaliando investir em um balde de fermentação de 20L que tenha uma torneira para poder retirar o conteúdo com mais cuidado. Também não temos geladeira com termostato, o que dificulta um pouco um controle preciso de temperatura, da última vez colocamos o galão dentro de um cooler com água até a metade (para evitar grandes variações) e botava garrafas de gelo dentro quando precisava abaixar a temperatura checando pelo menos umas 4x/dia o termômetro no cooler (acho que vamos fazer o mesmo esquema dessa vez).
Depois dessa breve introdução referente a algumas observações da última brassagem, vamos aos planos para a próxima. Segue a receita que pretendemos utilizar:

Características
OG: 1,047 FG: 1,013
ABV: 4,5% EBC: 6,6
IBU: 17,2

Ingredientes:
4kg Malte Pilsen - 95,24%
200g Malte Carablond ou Caramalt (Carahell?) - 4,76%
25g Lúpulo Willamette
10g Levedura Mangrove M44 (US-05?)
6g/litro Primming
(Casca de 1 limão Tahiti ou Siciliano?)

Brassagem:
68ºC por 60 minutos
Descanso por 10 minutos (fogo desligado)
Recirculação do mosto + Lavagem

Fervura: 60 minutos
60' - 25g Willamette
15' - Whirlfloc (500mg)
(5' - Casca de 1 limão Tahiti ou Siciliano?)

Fermentação:
7 dias a 18-22ºC

Maturação:
10 dias a 8-10ºC

Me baseei em uma receita que achei na internet, no entanto coloquei uma (?) em alguns pontos que gostaria de uma opinião pois penso em colocar por conta própria. Qualquer outra sugestão também é super bem vinda. Espero que essa fique ainda melhor do que minha primeira brassagem.


Boa! Tem que fazer mesmo. Não tem que ficar esperando as condições ideias.

Saison é mais propícia pra dar bom sem controle de temperatura. Eu iria de Saison. Se quiser posso passar uma receita. Mas não deixe minha opinião te desencorajar de fazer a Blonde, pq tenho ctz que vai dar bom tbm!

Não entendi aquela parte do descanso de 10 minutos... Seria um descanso para os cervejeiros tomarem uma? ;-D Nesse caso eu extenderia o tempo. Mas sério, não entendi.

Mash-out eu faria sim. 10 minutos a 76C+- ajuda a aumentar o rendimento. Lavagem também.

Uma dica: não se oriente pelos tempos da receita. Use o seu densímetro, tanto durante a mostura quanto durante a fermentação.

Vai com a tocha que vai ser sucesso! Depois conta pra nós.


[], Eric
 
Boa! Tem que fazer mesmo. Não tem que ficar esperando as condições ideias.

Saison é mais propícia pra dar bom sem controle de temperatura. Eu iria de Saison. Se quiser posso passar uma receita. Mas não deixe minha opinião te desencorajar de fazer a Blonde, pq tenho ctz que vai dar bom tbm!

Não entendi aquela parte do descanso de 10 minutos... Seria um descanso para os cervejeiros tomarem uma? ;-D Nesse caso eu extenderia o tempo. Mas sério, não entendi.

Mash-out eu faria sim. 10 minutos a 76C+- ajuda a aumentar o rendimento. Lavagem também.

Uma dica: não se oriente pelos tempos da receita. Use o seu densímetro, tanto durante a mostura quanto durante a fermentação.

Vai com a tocha que vai ser sucesso! Depois conta pra nós.


[], Eric

Fala Eric!

Primeiramente valeu pelas dicas! Vamos nos orientar pelo densímetro sim (pra você ter uma noção a APA que fizemos nem tinhamos densímetro kkkkk foi um verdadeiro milagre sair a ponto de ser possível consumir).
Ainda estamos na dúvida entre a Blonde e Saison, no cômodo aonde vamos deixar o fermentador está fazendo 21 graus agora as 13:30, num dia de sol, e vamos deixar dentro de uma geladeira velha desligada pra evitar muita variação, não sei se poderia dar errado com a Blonde, uma Saison ficaria tranquilo nessas condições. Se puder passar uma receita de Saison pra nós como opção seria excelente!!
Outra questão seria esse Cascade que temos guardado, tava querendo utilizar mesmo que parte dele para não estragar (apesar de estar na validade e embalado corretamente de acordo com a embalagem). Como disse, utilizamos ele por volta de 1 ano atrás e desde então está na geladeira a menos de 5 graus e na embalagem. Você acha uma boa usar (seja na Blonde ou na Saison)? Fazer Dry Hopping na Blonde com ele pode ser uma opcao? Encaixaria na sua receita de Saison? Caso não dê vida que segue, mas sua receita seria ótimo para ter uma opção de Saison pra fazer!

Valeu!!
 
Last edited:
Fala Eric!

Primeiramente valeu pelas dicas! Vamos nos orientar pelo densímetro sim (pra você ter uma noção a APA que fizemos nem tinhamos densímetro kkkkk foi um verdadeiro milagre sair a ponto de ser possível consumir).
Ainda estamos na dúvida entre a Blonde e Saison, no cômodo aonde vamos deixar o fermentador está fazendo 21 graus agora as 13:30, num dia de sol, e vamos deixar dentro de uma geladeira velha desligada pra evitar muita variação, não sei se poderia dar errado com a Blonde, uma Saison ficaria tranquilo nessas condições. Se puder passar uma receita de Saison pra nós como opção seria excelente!!
Outra questão seria esse Cascade que temos guardado, tava querendo utilizar mesmo que parte dele para não estragar (apesar de estar na validade e embalado corretamente de acordo com a embalagem). Como disse, utilizamos ele por volta de 1 ano atrás e desde então está na geladeira a menos de 5 graus e na embalagem. Você acha uma boa usar (seja na Blonde ou na Saison)? Fazer Dry Hopping na Blonde com ele pode ser uma opcao? Encaixaria na sua receita de Saison? Caso não dê vida que segue, mas sua receita seria ótimo para ter uma opção de Saison pra fazer!

Valeu!!

Legal! Tava vendo aqui as Saison que eu fiz, e teve uma que joguei Cascade!! Vou mandar a receita aqui:

20 Litros; Eficiência +-76%

OG 1052
FG 1002
ABV 6,6
IBU 26
SRM 4,7

Pilsner (84%) 4,7Kg
Malte de trigo (11%) 0,6Kg
Munich light (5%) 0,3Kg

Mostura a 66C

Columbus (16%AA) 10g 60min 14,8IBU
Cascade (5,5%AA) 25g 30 min 9,7IBU
Cascade (5,5%AA) 25g 3 min 1,6IBU

Mangrove M29 French Saison

Era fim de verão e fermentou a 26C ambiente

Carbonatei com 3 vol e foi sucesso!
 
Legal! Tava vendo aqui as Saison que eu fiz, e teve uma que joguei Cascade!! Vou mandar a receita aqui:

20 Litros; Eficiência +-76%

OG 1052
FG 1002
ABV 6,6
IBU 26
SRM 4,7

Pilsner (84%) 4,7Kg
Malte de trigo (11%) 0,6Kg
Munich light (5%) 0,3Kg

Mostura a 66C

Columbus (16%AA) 10g 60min 14,8IBU
Cascade (5,5%AA) 25g 30 min 9,7IBU
Cascade (5,5%AA) 25g 3 min 1,6IBU

Mangrove M29 French Saison

Era fim de verão e fermentou a 26C ambiente

Carbonatei com 3 vol e foi sucesso!

Show! Valeu pela sugestão acho que pode ser uma boa pra próxima brassagem pois resolvemos manter o plano da Blonde Ale mesmo. Apesar mudamos algumas coisas. Ficou basicamente assim:

Características
OG: 1,047 FG: 1,009
ABV: 5,02% EBC: 9,2
IBU: 22,83

Ingredientes:
4,2kg - Malte Pale Ale - 93,3%
300g - Malte Carahell - 6,7%
25g - Lúpulo Willamette
20g - Lúpulo Cascade
11,5g (1 sachê) - Levedura US-05
6g/litro Primming
0,5g Whirlfloc

Brassagem:
68ºC por 60 minutos (12 litros de água)
76ºC por 10 minutos (Mash out)
Recirculação do mosto
Lavagem (18 litros de água)

Fervura: 60 minutos
60' - 25g Willamette
15' - 0,5g Whirlfloc
0' - 20g Cascade


Fermentação:
Temperatura de 18-22ºC

Cold Crash
 
Fala Eric!

Primeiramente valeu pelas dicas! Vamos nos orientar pelo densímetro sim (pra você ter uma noção a APA que fizemos nem tinhamos densímetro kkkkk foi um verdadeiro milagre sair a ponto de ser possível consumir).
Ainda estamos na dúvida entre a Blonde e Saison, no cômodo aonde vamos deixar o fermentador está fazendo 21 graus agora as 13:30, num dia de sol, e vamos deixar dentro de uma geladeira velha desligada pra evitar muita variação, não sei se poderia dar errado com a Blonde, uma Saison ficaria tranquilo nessas condições. Se puder passar uma receita de Saison pra nós como opção seria excelente!!
Outra questão seria esse Cascade que temos guardado, tava querendo utilizar mesmo que parte dele para não estragar (apesar de estar na validade e embalado corretamente de acordo com a embalagem). Como disse, utilizamos ele por volta de 1 ano atrás e desde então está na geladeira a menos de 5 graus e na embalagem. Você acha uma boa usar (seja na Blonde ou na Saison)? Fazer Dry Hopping na Blonde com ele pode ser uma opcao? Encaixaria na sua receita de Saison? Caso não dê vida que segue, mas sua receita seria ótimo para ter uma opção de Saison pra fazer!

Valeu!!
As primeiras cervejas que eu fiz, quando ainda não tinha controle da temperatura, eu utilizei o método do Leandro do Cerveja Fácil de colocar garrafa de agua congelada dentro de um cooler para manter a temperatura interna baixa. Talvez vc pode fazer isso utilizando a geladeira velha. Congela umas garrafas pet de água e coloca elas dentro da geladeira junto com o fermentador, isso vai diminuir a temperatura dentro dela. Funcionou bem pra mim!

 
Boa confrades, segue receita que baseada no livro Radical Brewing.
Malte pilsen belga 84%
Malte munich 8%
Malte Crystal 4%
Malte Trigo 4%
Lúpulo Crystal 15g 60' - 6IBU
Lúpulo Saaz 20' 35g - 7.3 IBU
lúpulo Crystal 20' 20g - 5 IBU
Lúpulo Crystal 0' 15g
Lúpulo Saaz 0' 15g
Levedura Lallemand Köln Kölsch
OG 1047
FG 1010
IBU 19
20 litros envasados .
Fermentação a 16°c depois sobe para 19°c por 4 dias, +-2°C por mais uns 3 dias e envase.
 
Fala galera
Então, fizemos a cerveja e botamos para fermentar. O processo dessa vez foi pior que o da primeira vez. Limpamos as panelas no dia anterior, no entanto, umas delas ainda sim estava com alguma sujeira no fundo. Fervi água dentro dela para tentar esterelizar ao máximo. Fizemos o processo de sacarificação e lavagem mas o mosto estava demorando uma eternidade para passar para a panela de fervura por causa da passagem dele pelos grãos, então mexemos um pouco para sair mais rápido colocando uma peneira beeem fina na passagem. Além disso, dessa vez tivemos que fazer a fervura em uma panela de 60L e nossa leva é de 20L, por isso demorou também uma eternidade para esquentar até a fervura e também para resfriar, além disso, na hora de retirar o mosto de lá iria sobrar uma quantidade muito grande no fundo pela panela ter 60L, então inclinamos ela mais um pouco para retirar um pouco mais, e filtramos com aquela peneira de novo. A OG pós fervura ficou em 1060 e agora está fermentando em torno de 20 graus. O mosto que foi pro fermentador mais turvo do que eu esperava, muito em conta dos erros no processo, acho que vamos por gelatina uns 2 dias antes de tirar da geladeira no cold crash para sedimentar o maximo possivel, segue a foto.
 

Attachments

  • thumbnail_Image.jpeg
    thumbnail_Image.jpeg
    23.6 KB · Views: 12
Fala galera,
Mais uma atualização. Estou um pouco pessimista, hoje o airlock já não estava mais borbulhando, resolvi medir a densidade, está 1.020 (lembrando que a OG foi 1.060). Na receita a OG era 1047 e FG 1009 se não me engano. O cheiro estava normal, agradável, no entanto havia uma formação de espuma um pouco estranha, estou com medo de envasar por causa disso e da FG alta também. Acham que tem jeito? Ou tenta envasar assim mesmo? Seguem as fotos.
 

Attachments

  • AF407D59-0288-4256-BCBA-03EAF2C99B74.jpeg
    AF407D59-0288-4256-BCBA-03EAF2C99B74.jpeg
    48.5 KB · Views: 19
  • 48AB9F3A-1A40-4536-A733-9EA545E4D3BF.jpeg
    48AB9F3A-1A40-4536-A733-9EA545E4D3BF.jpeg
    24 KB · Views: 19
Vinícius, nem envasar e nem descartar. A espuma gerada pela fermentação sempre é estranha mesmo. Agora, 1020 é muito alto pra pensar em envase. Pode ser que ainda tenha açúcar a ser fermentado e se você engarrafa é bomba na certa. Você vai precisar ter paciência e espantar os pensamentos negativos.

Vou dizer o que eu faria:
1) deixar a temperatura subir pra reanimar o fermento (e não deixar esfriar);
2) mexer o mosto de modo a colocar o fermento em suspensão (tomando cuidado com a oxidação)
3) esperar pelo menos uma semana pra dar tempo do fermento fazer a mágica dele.

Se não abaixar nem um pontinho vc ainda precisa tentar o seguinte:
4) separe uma amostra e inocule fermento de pão. Observe. Se abaixar então é pq o seu fermento US05 peidou na tanga e precisa de reforços. Então a solução é inocular mais fermento no fermentador e aguardar.

Se ainda assim não abaixar, então é pq não tem nada mais a ser consumido pelas leveduras. É um sinal de que a mostura foi feita em temperatura muito alta e a breja deve ficar meio pesada no paladar. Mas nada que comprometa.

Vai nos atualizando aqui e vai na fé que vai sair breja da hora aí.


Abraço, Eric
 
Last edited:
Fala galera,
Mais uma atualização. Estou um pouco pessimista, hoje o airlock já não estava mais borbulhando, resolvi medir a densidade, está 1.020 (lembrando que a OG foi 1.060). Na receita a OG era 1047 e FG 1009 se não me engano. O cheiro estava normal, agradável, no entanto havia uma formação de espuma um pouco estranha, estou com medo de envasar por causa disso e da FG alta também. Acham que tem jeito? Ou tenta envasar assim mesmo? Seguem as fotos.

Ta cedo pra envasar. Não tem nada de errado com a foto, é apenas Krausen de fermentação. É só dar tempo pra cerveja terminar...
 
Vinícius, nem envasar e nem descartar. A espuma gerada pela fermentação sempre é estranha mesmo. Agora, 1020 é muito alto pra pensar em envase. Pode ser que ainda tenha açúcar a ser fermentado e se você engarrafa é bomba na certa. Você vai precisar ter paciência e espantar os pensamentos negativos.

Vou dizer o que eu faria:
1) deixar a temperatura subir pra reanimar o fermento (e não deixar esfriar);
2) mexer o mosto de modo a colocar o fermento em suspensão (tomando cuidado com a oxidação)
3) esperar pelo menos uma semana pra dar tempo do fermento fazer a mágica dele.

Se não abaixar nem um pontinho vc ainda precisa tentar o seguinte:
4) separe uma amostra e inocule fermento de pão. Observe. Se abaixar então é pq o seu fermento US05 peidou na tanga e precisa de reforços. Então a solução é inocular mais fermento no fermentador e aguardar.

Se ainda assim não abaixar, então é pq não tem nada mais a ser consumido pelas leveduras. É um sinal de que a mostura foi feita em temperatura muito alta e a breja deve ficar meio pesada no paladar. Mas nada que comprometa.

Vai nos atualizando aqui e vai na fé que vai sair breja da hora aí.


Abraço, Eric

Boas notícias,
Fiz o que você recomendou na segunda-feira e hoje medi a FG novamente e ela está em 1012. Vou esperar mais 2 dias e medir novamente, caso se mantenha vou passar para geladeira e manter em torno de 5 graus por 5 dias e faltando 2 dias para envasar devo colocar gelatina para clarificar melhor, visto que o mosto ainda me parece mais turvo que o esperado. A espuma que estava na foto do último post diminuiu bastante, praticamente sumiu. Seguem as fotos.
 

Attachments

  • D886ED8B-7726-4600-8434-B69E0123AF1B.jpeg
    D886ED8B-7726-4600-8434-B69E0123AF1B.jpeg
    26.1 KB · Views: 6
  • FB23C5B5-F611-4421-89D9-B898ADB2F705.jpeg
    FB23C5B5-F611-4421-89D9-B898ADB2F705.jpeg
    21.9 KB · Views: 5
Medimos novamente a FG hoje e estava em 1011. Colocamos a cerveja na geladeira e na quarta feira vamos botar 6g de gelatina para tentar clarificar ao máximo e planejamos engarrafar no sabado que vem. Espero que dê tudo certo.
Essa semana vou ler um pouco mais sobre primming, prefiro a ideia de fazer o primming individualmente em cada garrafa. Da última vez pesei o açucar em uma balança e introduzi em cada garrafa, mas não sei se esse é o melhor método.
 
O primeiro vídeo que vi na vida sobre fabricação de cerveja foi no Canal do Chopp. Sempre usei o método que o camarada ensinou para o prime, e para mim, que envaso direto do balde de fermentação (não faço trasfega) é perfeito. Primeiro cálculo quanto açúcar vou precisar aproximadamente (como na cerveja ainda tenho a lama, nunca sei exatamente) e chuto sempre para cima. Coloco a quantidade de açúcar que vou precisar (p. ex. 100g) e completo até o dobro com água (no exemplo, até atingir 200ml). Assim sei que a cada 2ml da solução, tenho 1g de açúcar. Aí é só colocar a quantidade desejada em cada garrafa usando uma seringa. Nunca nem mesmo notei diferença de carbonatação de uma garrafa para outra…
 
O primeiro vídeo que vi na vida sobre fabricação de cerveja foi no Canal do Chopp. Sempre usei o método que o camarada ensinou para o prime, e para mim, que envaso direto do balde de fermentação (não faço trasfega) é perfeito. Primeiro cálculo quanto açúcar vou precisar aproximadamente (como na cerveja ainda tenho a lama, nunca sei exatamente) e chuto sempre para cima. Coloco a quantidade de açúcar que vou precisar (p. ex. 100g) e completo até o dobro com água (no exemplo, até atingir 200ml). Assim sei que a cada 2ml da solução, tenho 1g de açúcar. Aí é só colocar a quantidade desejada em cada garrafa usando uma seringa. Nunca nem mesmo notei diferença de carbonatação de uma garrafa para outra…
Bom dia,
Desta forma a uma coisa que deve se levar em consideração, 100g de açúcar é diferente de 100ml de água.
Então 100g de açúcar + 200ml de agua menos a evaporação da fervura, você terá um volume terá diferente.
Eu faco parecido, só que após a fervura do priming eu cálculo o volume da solução e então divido por litro.
Ex. Priming de 5g/l. Minha leva é de 20l, então faço para 25 pra não faltar. 25x 5 = 125g. Pego 125g açúcar coloco para ferver com uns 200ml de água. Depois calculo quanto sobrou de solução, exemplo , sobrou 180ml de solução, então divido esse volume por 25, que foi a base que eu calculei o açúcar. 180/25= 7,2 ml de solução por litro
Acho que me fiz enteder ..
 
Olha, eu também não faço transfega, ou melhor, faço apenas na hora de engarrafar.

Acho mais prático misturar a leva inteira ao priming e depois engarrafar. As garrafas ficam com a mesma quantidade de priming, misturado homogeneamente e não tenho que ir em cada uma delas colocando com seringa.

Outra vantagem é que sedimentos mais grosseiros acabam ficando no fundo do balde de envase. Posso assim segregar (claro que não jogo fora…kkk) as garrafas com algum sedimento extra.

Acho que a única desvantagem desse método seria um maior risco de oxidação. Nunca notei. Mas engarrafo sempre a cerva bem gelada. Faço a transfega com cuidado colocando a mangueira no fundo do balde de envase e lentamente encho, já com o priming dentro, de uma forma que o posicionamento provoque um leve Whirlpool.
Provavelmente como há liberação de CO2, pois a temperatura vai subindo, fique algo como uma cama de CO2 protegendo a cerveja do oxigênio.

Abração
 
Bom dia,
Desta forma a uma coisa que deve se levar em consideração, 100g de açúcar é diferente de 100ml de água.
Então 100g de açúcar + 200ml de agua menos a evaporação da fervura, você terá um volume terá diferente.
Eu faco parecido, só que após a fervura do priming eu cálculo o volume da solução e então divido por litro.
Ex. Priming de 5g/l. Minha leva é de 20l, então faço para 25 pra não faltar. 25x 5 = 125g. Pego 125g açúcar coloco para ferver com uns 200ml de água. Depois calculo quanto sobrou de solução, exemplo , sobrou 180ml de solução, então divido esse volume por 25, que foi a base que eu calculei o açúcar. 180/25= 7,2 ml de solução por litro
Acho que me fiz enteder ..
EdBeer, não sei se não me fiz entender bem. Eu coloco 100"g" (por exemplo) de açúcar e completo o recipiente com água até o açúcar, já misturado com a água, atingir 200"ml", assim a conta fica certa. A cada dois ml da solução tenho 1g de açúcar.
 
Back
Top