Hop Stopper

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BeerTelli

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
13
Reaction score
2
Andei pesquisando a respeito dos Hop Stoppers para minha panela de fervura, ainda uso o sistema do caninho que desce pelo borda da panela e admito que é a fase que mais me irrita!
Assumo que sou amador, mas burro é F...! ehehehe

Boa parte dos site americanos mostra o Hop Stopper centralizado usando uma malha de inox pra segurar o Trub, e realmente parece bastante eficiente.

Minha pergunta é:

Alguém usa ou já usou um sistema igual ao de Bazzoka da fervura para a fermentadora? Pensei em fazer com as malhas de inox daquelas mangueiras sanitárias! Não vejo muitos mutivos pra dar errado, mas já que agora temos o HBTBR, vamos abusar!

abs
 
Cara, eu nunca usei porque nunca vi necessidade. Tu tens válvula na tua panela, perto do fundo? A técnica clássica é, ao final da fervura, fazer um whirlpool (redemoinho) na panela utilizando uma colher grande e esperar uns 10 minutos pro trub decantar e formar um cone. Nesse caso, a válvula lateral vai sugando só o líquido pois o cone de trub fica centralizado na panela.

Voltando ao hop-stopper, eu nunca usei, mas conheço gente que fez e usou, e não curtiu muito pois o troço entupiu com o lúpulo. Isso tem grande chance de acontece com lúpulo em pellet. Os americanos usam muito isso quando usam lúpulo em flor direto!

Abraço!
 
Faz um bom tempo que eu quero montar um hop stopper pra mim.
Um bom tempo mesmo, tipo, uns 4 anos... mas nunca me dediquei a isso de fato(sim, sou relapso).

Durante esse tempo tenho lido a respeito e sempre li só coisas boas sobre hop stopper, uma delas é de que nunca entupiu. Muito provavelmente eu e o Guenther olhamos em lugares diferentes, hehehe

Gosto muito desse passo a passo: https://plus.google.com/photos/100733281297339005603/albums/5463413239809643985?banner=pwa

Quando for fazer o meu (espero que logo), quero testa-lo numa IPA. Assim que o fizer, posto os resultados aqui.
 
Cara, o Minghelli fez um exatamente IGUAL a esse... e foi esse mesmo que entupiu.. vamos ver se ele se pronuncia aqui! :)

Abração!

Guenther
 
Cara, eu nunca usei porque nunca vi necessidade. Tu tens válvula na tua panela, perto do fundo? A técnica clássica é, ao final da fervura, fazer um whirlpool (redemoinho) na panela utilizando uma colher grande e esperar uns 10 minutos pro trub decantar e formar um cone. Nesse caso, a válvula lateral vai sugando só o líquido pois o cone de trub fica centralizado na panela.

Voltando ao hop-stopper, eu nunca usei, mas conheço gente que fez e usou, e não curtiu muito pois o troço entupiu com o lúpulo. Isso tem grande chance de acontece com lúpulo em pellet. Os americanos usam muito isso quando usam lúpulo em flor direto!

Abraço!

Pois é Guenther, eu uso a técnica do Whirpool e os resultados são bons, mas não tenho a válvula na minha panela de fervura e sempre achei que quando eu abrisse a válvula com o trub montado ele se desmontaria e acabaria puxando tudo pra dentro do fermentador, por isso nunca coloquei a válvula.

A idéia de usar a mangueira malha inox circular era exatamente pra fazer o papel de uma bazooka, dissipando a pressão e já filtrando o que desmontar do trub. O processo de whirpool segue normalmente, já que nesse meu projeto o centro da Panela está livre.

O que tu acha?
abs
 
Eu comprei esse aqui mas por preguiça ainda não utilizei. Assim que botar o bixo pra funcionar volto aqui pra dizer como foi!
 
cara,

eu uso uma bazzoka na panela de fervura, e também faço o whirlpool. o trub que vai pra cerveja é muito pequeno.

ahh, Eu uso um fermentador cônico, e com isso, o que vai pra ele decanta no cone e fica lá, sem atrapalhar a limpidez da cerveja, ou dar algum tipo de off-flavor.
 
Cara, o Minghelli fez um exatamente IGUAL a esse... e foi esse mesmo que entupiu.. vamos ver se ele se pronuncia aqui! :)

Abração!

Guenther
Sim, temos esse lá mas nunca usamos. Não participei de nenhuma brassagem onde ele foi testado, então não sei exatamente o que acontece.
 
Cara, realmente não sei se Hop Stopper vai te valer o custo benefício (fora as horas de trampo perdidas). No album de fotos do próprio Rafael Aquino (onde voce viu o paso a passo do hop stopper), em um ambum mais recente onde ele fez uma Vienna Lager, saca só como ele fez:
https://plus.google.com/photos/100733281297339005603/albums/5714184956852883393?banner=pwa
Na torneira do fundo voce coloca um prensa tudo e um tubo de (malditos) inox dobrado para baixo e para tras, encostando no fundo e lateral da panela.

Eu fiz um assim pra mim, aliado a um bom whirpool (faço o meu com bomba hoje, tudo copiado do mestre Guenther obviamente) e graças a esse tubo consigo tirar quase todo mosto sem pegar nada de trub.

Abraço!
André Inácio
 
E um hop bag, será que ajuda?

hop_bag%20003.jpg


Comecei a dar uma lida sobre hop stopper porque mesmo com whirpool na última brassagem um pouco de trub foi para dentro do chiller de placas.
 
Eu fiz um com malha de inox e o cano de cobre. Só que nunca usei :eek:

Se alguém quiser testar eu agradeço.
 
O mais prático é fazer um saco de voile. Simples e barato. É um tecido fino que segura bem o lúpulo. Qualquer loja de tecido vende. Se quiser, bota um peso dentro para garantir que vai afundar, pois a movimentação da fervura faz ele boiar.
Eu uso um para cada etapa da fervura e nunca tive problema.
 
Cara, realmente não sei se Hop Stopper vai te valer o custo benefício (fora as horas de trampo perdidas). No album de fotos do próprio Rafael Aquino (onde voce viu o paso a passo do hop stopper), em um ambum mais recente onde ele fez uma Vienna Lager, saca só como ele fez:
https://plus.google.com/photos/100733281297339005603/albums/5714184956852883393?banner=pwa
Na torneira do fundo voce coloca um prensa tudo e um tubo de (malditos) inox dobrado para baixo e para tras, encostando no fundo e lateral da panela.

Eu fiz um assim pra mim, aliado a um bom whirpool (faço o meu com bomba hoje, tudo copiado do mestre Guenther obviamente) e graças a esse tubo consigo tirar quase todo mosto sem pegar nada de trub.

Abraço!
André Inácio

Excelente André!
Acabo de desistir do Hop Stopper!
Vou fazer um desses pra mim!

Minha dúvida é se esse cano precisa realmente ser de Inox!
Acho que um de cobre seria suficiente, já que ali dentro vai ferver tudo mesmo!

abs
 
Durante esse tempo tenho lido a respeito e sempre li só coisas boas sobre hop stopper, uma delas é de que nunca entupiu. Muito provavelmente eu e o Guenther olhamos em lugares diferentes, hehehe

Gosto muito desse passo a passo: https://plus.google.com/photos/100733281297339005603/albums/5463413239809643985?banner=pwa

Só para confirmar, eu tenho um hopstopper desses e realmente entope... a única solução seria uma versão muito grande dele (maior área) e ainda assim conforme a quantidade de lúpulo, vai entupir.
 
Eu uso um hop bag exatamente igual ao da foto postada pelo thiagob, funciona que é uma maravilha. Durante a fervura eu coloco um peso de inox. Desde que comecei a usá-lo, o trub diminuiu consideravelmente. Recomendo...
 
Usei Hop Bag uma única vez, a cerveja ficou orrível, claro que não foi pelo hop bag mas já viu né, retiramos ele e aprendemos a fazer um whirpool de verdade. Hoje não abro mao do bom e velho whirpool bem feito. Todo o trub se concentra no meio da panela e retiro tudo com a valvula dela mesmo. consigo até dar uma leve inclinadinha na panela para extrair o máximo de mosto possível sem que o trub misture. Esse trem da bola de trub existe mesmo rsrsrsrssrsrs
 
Daniel, na verdade eu usei de (malditos) inox por que eu tinha um pedaço lá dando bobeira, mas pode ser até alumínio sem problemas, o grande tcham é deixar o mais perto da parede e do fundo possível.

Abraços
André Inácio
 
Será que esse funciona?
 

Attachments

  • IMG_20130813_184629.jpg
    IMG_20130813_184629.jpg
    27.2 KB · Views: 405
  • IMG_20130813_184831.jpg
    IMG_20130813_184831.jpg
    61.1 KB · Views: 409
  • IMG_20130813_184849.jpg
    IMG_20130813_184849.jpg
    77.7 KB · Views: 361
  • IMG_20130813_184916 (1).jpg
    IMG_20130813_184916 (1).jpg
    60 KB · Views: 347
  • IMG_20130813_184855.jpg
    IMG_20130813_184855.jpg
    44.4 KB · Views: 347
Eu penso que o ideal seria a retirada do mosto pela lateral... fazer um hopstopper que se posicione junto a parede lateral da panela e não no centro, pois ai vc pode fazer whirpool e o trub não vai se concentrar em cima do hop stopper, assim usando duas técnicas, uma ajudando a outra!
 
leo, dá pra fazer o que voce falou, até usando esse projeto ai do Waldir. Fazendo gancho pra prender ele na lateral. A idéia é interessante. Vou pensar em algumas outras formas de fazer isso dar certo... mas acho que o mais útil seria faze rum HS quase do tamanho da panela, como se fosse um fundo falso mesmo, bem baixo (abaixo da torneira) com o capturador de liquido abaixo. Assim voce minimizaria a possibilidade de entupimento, e ainda poderia fazer um whrilpool decente
 
o que eu tenho usado é aqueles infusores de chá para colocar o lupulo e antes de colocar o mosto no fermentador passo por uma peneira de inox muito fina, pois assim quando começa a entupir vou jogando fora

acho que esta solução é melhor que prender algo na panela e começar a entupir
 
Nesse modelo é só tacar o lupulo, voce nao precisa de sacos adicionais ou ficar abrindo o saco que está com mosto fervendo...
 
Eu uso uma bazooka enorme como hop stopper, mas ontem esqueci de colocar e não fez a menor falta. O problema é que o lúpulo em pellets fica em suspensão mesmo que você use infusor ou grainbag. Sempre perco uns 6 litros de mosto por conta do trub, mesmo usando whirlfloc
 
Back
Top