Hop Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dimigobbo

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2014
Messages
202
Reaction score
42
Location
Itu/SP
Fala galera, blz?

Tenho uma base de uma cream só com maltes que eu fiz no fim do ano e queria saber se consigo usar essa base para uma Hop Lager.

Segue:

Maltes
Agrária Pilsen 1.8 SRM (94.7%)
Melanoidin 30 SRM (4.2%)
Chateau Acid 4.8 SRM (1.1%) (pra controlar o pH)

Lupulagem:
60 min - 10 g - Cascade - 5.5% (7 IBU)
15 min - 20 g - Cascade - 5.5% (7 IBU)

Mostura:
Rampa única a 65 graus - 60min
Mash out 78 graus - 10min

OG: 1043
FG: 1003
IBU: 14 (a idéia é subir um pouco)
Cor: 4.5 SRM

Ficou uma cervejinha bastante seca, mas quero secar ainda mais e vou baixar essa rampa pra uns 63 graus.

Posso usar essa receita como base, aumentando o amargor (pouca coisa) e fazendo um dry hop?
Qual fermento utilizar?

Abcs
 
Recomendo W34/70. Neutro, deixará os lupulos protagonizarem. Pena que ficou caro nos últimos tempos, como quase todos insumos. Saudade da epoca que um US-05 custava R$ 16...
 
Cara, eu estou pensando em fazer uma hop lager logo logo e o fermento que talvez vá utilizar é o Nottingham da Lallemand. Ele fermenta a partir de 12°C e dá pra fazer algumas receitas de lager com ele. Já ouvi dizer que o Nottingham é uma boa pedida para quem ainda não mexeu com fermentação lager e não tem experiência com levedura de baixa fermentação. Então, acho que vou usar ela. A outra opção que tenho é a Diamond, mas me disseram que ela tem mais um perfil de cerveja alemã. Ouvi falar bem de uma levedura lager da Mangroove - por conta do sabor legal que ela tem.
Abraço e boa brassagem.
 
Last edited:
Outra base para pilsen com sugestão seria: Pilsen (80%), Carapils (10%) e Carahell (entre 3% e 5% para ficar mais clara e 10% para ficar dourada). Dá pra tirar um pouco do Pilsen e colocar Vienna, se for do seu gosto.
A melanoidina fica legal para simular decocção. Eu nunca utilizer para hop lager, mas acho que nessa quantidade q vc mencionou não haverá sabor pronunciado que destoe do estilo.
 
Last edited:
Opa... Esse melano é mais pra dar uma segurada na espuma. Como é basicamente Pilsen, a ideia do melano é essa. Sem acrescentar muito sabor. Ele ajuda pouca coisa na coloração.
20201212_120246.jpg

Essa foto foi é a Cream Ale. Aí estava no primming, mas embarrilei para as festas de fim de ano

Quero usar fermento lager mesmo, tenho como controlar a temperatura legal.

Agora fica a pergunta dos lúpulos. Estou com uma APA com Cascade, Citra e Centennial, com dry Hop de Citra e Cascade. Capaz de manter essa linha, mexendo um pouco no amargor.
 
Eu estou pra fazer uma Hop Lager assim que vagar espaço no postmix tb. O motivo disso é exatamente o que o Persevalli falou ali em cima. Fermento ta muito caro, acaba que pra leva de 20L, mesmo se vc comprar só um sachê de W34/70 e fazer starter, ele ainda assume 1/3 do custo da receita. Aí como eu usei essa levedura pra fazer uma Bohemian Pilsner na minha ultima brassagem, agora vou fazer mais pelo menos umas 2 ou 3 lager reutilizando ela pra reduzir os custos.
Eu comprei 200g de Comet e 200g de Zeus da Brava Terra pra testar. Pensei em fazer hop lagers ou India Pale Lagers com eles para testar. Acho que a unica diferença entre esses dois estilos na minha receita seria o amargor e talvez a cor (colocaria um pouco de caramelo na IPL e na Hop Lager só malte base).
Essa receita do primeiro post dessa conversa acho q dá uma boa Hop Lager se adicionar mais lupulo de aroma e usar levedura lager. Mas acho q eu não secaria ela mais não, 1.003 já nem tem mais o que secar.
 
Eh essa fg de 1003 foi o estimado pelo brewfather, mas ela terminou em 1009.

Tô pensando em fazer usando 2 dryhops, um quase no fim da fermentação e outro antes do envase.

Quantos dias antes do envase vcs deixariam a cerveja descansando?
 
Como é lager, acho que vai mais tempo, talvez umas 2 semanas, segundo o que venho lendo, não mais que 3 para evitar a morte das leveduras. Com isso ela ficará bem limpa. Esses dias saiu um vídeo do Cerveja Fácil em que o Leandro fez uma lager da brassagem ao copo em 2 semanas. Se ficou top, não sei, mas parece que é possível. Eu já sou mais conservador e iria para um descanso de 2 semanas.
 
Caramba! To com lama de W34/70 aqui de uma Vienna Lager e tava ontem armando ontem uma receita de Hop Lager. Não tenho mta experiência com o estilo, então aceito sugestões, principalmente em como ajustar um pouco a cor pra nao ficar tao amarelo palha e sim um pouco mais dourada, mas sem aumentar mto o caráter de malte.

100% de malte pilsen
columbus pra 30ibu no first wort
1g/L de cascade a 10min
2,5g/L de amarillo e 2,5g/L de citra no dry hopping
 
Caramba! To com lama de W34/70 aqui de uma Vienna Lager e tava ontem armando ontem uma receita de Hop Lager. Não tenho mta experiência com o estilo, então aceito sugestões, principalmente em como ajustar um pouco a cor pra nao ficar tao amarelo palha e sim um pouco mais dourada, mas sem aumentar mto o caráter de malte.

100% de malte pilsen
columbus pra 30ibu no first wort
1g/L de cascade a 10min
2,5g/L de amarillo e 2,5g/L de citra no dry hopping
Um jeito de ajustar a cor sem dar carater de malte é colocar um pouco de malte torrado ou cevada torrada.. uns 40g pra 20L já dá uma profundidade nesse dourado aí
 
Salve Pessoal, vê se alguém me da um norte aqui......

Tô com algumas sobras de insumo e quero fazer uma Hop Lager.....tenho

de malte
Pilsen, vienna , capapils , pensei num grist 93pils, 2 carapils e 5 vienna

levedura..só tenho 1 lallemand diamond 9fazer starter e fermentar começando a 10C

agora que vem.....lupulos...só tenho 75g Northern Brewer (minha esperança que dê bom uma single hop)
tenho 100G Comet....e Mitlefruh em plug in natura...


Grist tá facil.....quero levinha, sequinha.....rampa unica...63C travado...
fermentação tb.....10...12..14......tentar deixar bem neutra....
lupulagem....queria fazer sinlge northern brewer.....mas não sei se dá jogo....


e ai pessoal..alguma sugestão na lupulagem?

Abraço
 
Fala galera, blz?

Tenho uma base de uma cream só com maltes que eu fiz no fim do ano e queria saber se consigo usar essa base para uma Hop Lager.

Segue:

Maltes
Agrária Pilsen 1.8 SRM (94.7%)
Melanoidin 30 SRM (4.2%)
Chateau Acid 4.8 SRM (1.1%) (pra controlar o pH)

Lupulagem:
60 min - 10 g - Cascade - 5.5% (7 IBU)
15 min - 20 g - Cascade - 5.5% (7 IBU)

Mostura:
Rampa única a 65 graus - 60min
Mash out 78 graus - 10min

OG: 1043
FG: 1003
IBU: 14 (a idéia é subir um pouco)
Cor: 4.5 SRM

Ficou uma cervejinha bastante seca, mas quero secar ainda mais e vou baixar essa rampa pra uns 63 graus.

Posso usar essa receita como base, aumentando o amargor (pouca coisa) e fazendo um dry hop?
Qual fermento utilizar?

Abcs

Como o pessoal falou, essa receita tá bem de acordo com o padrão de lager. Se quiser dar uma incrementada na complexidade de malte pode botar entre 10 e 15% de Munique I que fica show de bola.
O mais importante mesmo, na minha opinião, é o pitch rate correto calculado (Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend) e controlar a temperatura.
Pessoal fala que lager é um bicho papão, que é mais difícil e talz... Eu discordo: a diferença é que ela fermenta em temperaturas mais baixas, e os defeitos de fermentação aparecem com mais facilidade porque geralmente são cervejas mais delicadas que uma IPA, por exemplo.
 
Salve Pessoal, vê se alguém me da um norte aqui......

Tô com algumas sobras de insumo e quero fazer uma Hop Lager.....tenho

de malte
Pilsen, vienna , capapils , pensei num grist 93pils, 2 carapils e 5 vienna

levedura..só tenho 1 lallemand diamond 9fazer starter e fermentar começando a 10C

agora que vem.....lupulos...só tenho 75g Northern Brewer (minha esperança que dê bom uma single hop)
tenho 100G Comet....e Mitlefruh em plug in natura...


Grist tá facil.....quero levinha, sequinha.....rampa unica...63C travado...
fermentação tb.....10...12..14......tentar deixar bem neutra....
lupulagem....queria fazer sinlge northern brewer.....mas não sei se dá jogo....


e ai pessoal..alguma sugestão na lupulagem?

Abraço
Buenas!!!

Bom, acredito que seja meio complicado manter somente no Northern Brewer, afinal é um lúpulo com médio A.A. e oleo baixo né.
Eu faria lupulagem a quente com ele e pelo menos um comet da vida no seu DH, ao menos umas 50G, acho que ficaria super viável e com um resinoso maneiro!
 
Back
Top