• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Hop Lager

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Fala galera, blz?

Tenho uma base de uma cream só com maltes que eu fiz no fim do ano e queria saber se consigo usar essa base para uma Hop Lager.

Segue:

Maltes
Agrária Pilsen 1.8 SRM (94.7%)
Melanoidin 30 SRM (4.2%)
Chateau Acid 4.8 SRM (1.1%) (pra controlar o pH)

Lupulagem:
60 min - 10 g - Cascade - 5.5% (7 IBU)
15 min - 20 g - Cascade - 5.5% (7 IBU)

Mostura:
Rampa única a 65 graus - 60min
Mash out 78 graus - 10min

OG: 1043
FG: 1003
IBU: 14 (a idéia é subir um pouco)
Cor: 4.5 SRM

Ficou uma cervejinha bastante seca, mas quero secar ainda mais e vou baixar essa rampa pra uns 63 graus.

Posso usar essa receita como base, aumentando o amargor (pouca coisa) e fazendo um dry hop?
Qual fermento utilizar?

Abcs

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Recomendo W34/70. Neutro, deixará os lupulos protagonizarem. Pena que ficou caro nos últimos tempos, como quase todos insumos. Saudade da epoca que um US-05 custava R$ 16...

Diegossg

Member
Afiliado
9/2/21
Cara, eu estou pensando em fazer uma hop lager logo logo e o fermento que talvez vá utilizar é o Nottingham da Lallemand. Ele fermenta a partir de 12°C e dá pra fazer algumas receitas de lager com ele. Já ouvi dizer que o Nottingham é uma boa pedida para quem ainda não mexeu com fermentação lager e não tem experiência com levedura de baixa fermentação. Então, acho que vou usar ela. A outra opção que tenho é a Diamond, mas me disseram que ela tem mais um perfil de cerveja alemã. Ouvi falar bem de uma levedura lager da Mangroove - por conta do sabor legal que ela tem.
Abraço e boa brassagem.

Última edição:

Diegossg

Member
Afiliado
9/2/21
Outra base para pilsen com sugestão seria: Pilsen (80%), Carapils (10%) e Carahell (entre 3% e 5% para ficar mais clara e 10% para ficar dourada). Dá pra tirar um pouco do Pilsen e colocar Vienna, se for do seu gosto.
A melanoidina fica legal para simular decocção. Eu nunca utilizer para hop lager, mas acho que nessa quantidade q vc mencionou não haverá sabor pronunciado que destoe do estilo.

Última edição:

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Opa... Esse melano é mais pra dar uma segurada na espuma. Como é basicamente Pilsen, a ideia do melano é essa. Sem acrescentar muito sabor. Ele ajuda pouca coisa na coloração.
20201212_120246.jpg

Essa foto foi é a Cream Ale. Aí estava no primming, mas embarrilei para as festas de fim de ano

Quero usar fermento lager mesmo, tenho como controlar a temperatura legal.

Agora fica a pergunta dos lúpulos. Estou com uma APA com Cascade, Citra e Centennial, com dry Hop de Citra e Cascade. Capaz de manter essa linha, mexendo um pouco no amargor.

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Eu estou pra fazer uma Hop Lager assim que vagar espaço no postmix tb. O motivo disso é exatamente o que o Persevalli falou ali em cima. Fermento ta muito caro, acaba que pra leva de 20L, mesmo se vc comprar só um sachê de W34/70 e fazer starter, ele ainda assume 1/3 do custo da receita. Aí como eu usei essa levedura pra fazer uma Bohemian Pilsner na minha ultima brassagem, agora vou fazer mais pelo menos umas 2 ou 3 lager reutilizando ela pra reduzir os custos.
Eu comprei 200g de Comet e 200g de Zeus da Brava Terra pra testar. Pensei em fazer hop lagers ou India Pale Lagers com eles para testar. Acho que a unica diferença entre esses dois estilos na minha receita seria o amargor e talvez a cor (colocaria um pouco de caramelo na IPL e na Hop Lager só malte base).
Essa receita do primeiro post dessa conversa acho q dá uma boa Hop Lager se adicionar mais lupulo de aroma e usar levedura lager. Mas acho q eu não secaria ela mais não, 1.003 já nem tem mais o que secar.

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Eh essa fg de 1003 foi o estimado pelo brewfather, mas ela terminou em 1009.

Tô pensando em fazer usando 2 dryhops, um quase no fim da fermentação e outro antes do envase.

Quantos dias antes do envase vcs deixariam a cerveja descansando?

Diegossg

Member
Afiliado
9/2/21
Como é lager, acho que vai mais tempo, talvez umas 2 semanas, segundo o que venho lendo, não mais que 3 para evitar a morte das leveduras. Com isso ela ficará bem limpa. Esses dias saiu um vídeo do Cerveja Fácil em que o Leandro fez uma lager da brassagem ao copo em 2 semanas. Se ficou top, não sei, mas parece que é possível. Eu já sou mais conservador e iria para um descanso de 2 semanas.

guidpereira

Active Member
Afiliado
10/5/20
Caramba! To com lama de W34/70 aqui de uma Vienna Lager e tava ontem armando ontem uma receita de Hop Lager. Não tenho mta experiência com o estilo, então aceito sugestões, principalmente em como ajustar um pouco a cor pra nao ficar tao amarelo palha e sim um pouco mais dourada, mas sem aumentar mto o caráter de malte.

100% de malte pilsen
columbus pra 30ibu no first wort
1g/L de cascade a 10min
2,5g/L de amarillo e 2,5g/L de citra no dry hopping

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Caramba! To com lama de W34/70 aqui de uma Vienna Lager e tava ontem armando ontem uma receita de Hop Lager. Não tenho mta experiência com o estilo, então aceito sugestões, principalmente em como ajustar um pouco a cor pra nao ficar tao amarelo palha e sim um pouco mais dourada, mas sem aumentar mto o caráter de malte.

100% de malte pilsen
columbus pra 30ibu no first wort
1g/L de cascade a 10min
2,5g/L de amarillo e 2,5g/L de citra no dry hopping
Um jeito de ajustar a cor sem dar carater de malte é colocar um pouco de malte torrado ou cevada torrada.. uns 40g pra 20L já dá uma profundidade nesse dourado aí