Homem morre após explosão de barril de Chopp. O que pode ter acontecido?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Landrade

Active Member
Joined
Aug 6, 2021
Messages
36
Reaction score
25
Location
Pelotas/RS
Pessoal, vi esta notícia sobre a morte de um empresário no mês passado, aqui no RS e fiquei preocupado.

O que pode ter ocorrido?

Como evitar este tipo de acidente?

Um forte abraço à todos.

Link G1
 
Pode ter sido também que ele tenha tentado retirar a válvula de extração com o barril pressurizado. Ao retirar, normalmente a pessoa fica com a cara na frente da válvula. Aí, ela voou com violência no rosto dele. O barulho que é feito, e violentamente alto, aí as pessoas falam que o barril explodiu. Mas na realidade, pode ter havido uma saída violenta de chopp e as pessoas traduzem isto como explosão. Só saberemos se for um dia, divulgado o laudo pericial. Os barris de chopp dos grandes fabricantes são travados para evitar estes tipo de acidente, ou seja, se o usuário leigo tentar retirar a válvula com o barril pressurizado, a trava não permite que a válvula seja ejetada violentamente contra o rosto do usuário.
 
Pode ter sido também que ele tenha tentado retirar a válvula de extração com o barril pressurizado. Ao retirar, normalmente a pessoa fica com a cara na frente da válvula. Aí, ela voou com violência no rosto dele. O barulho que é feito, e violentamente alto, aí as pessoas falam que o barril explodiu. Mas na realidade, pode ter havido uma saída violenta de chopp e as pessoas traduzem isto como explosão. Só saberemos se for um dia, divulgado o laudo pericial. Os barris de chopp dos grandes fabricantes são travados para evitar estes tipo de acidente, ou seja, se o usuário leigo tentar retirar a válvula com o barril pressurizado, a trava não permite que a válvula seja ejetada violentamente contra o rosto do usuário.

Válvula tu diz o sifão? Pois a válvula extratora não tem problema retirar né.. acho difícil teria que ter uma chave pra abrir o barril. Acho mais fácil ter mexido na pressão
 
Pra evitar, a primeira dica que dou galera... a extratora tem uma valvula de alivio, que possui uma mola e serve como valvula de segurança... tipo, chegou a 40PSI, a valvula DEVERIA abrir pra evitar sobrepressao. o problema é que, usam valvulas de ar comprimido de até 160PSI nas extratoras, eu mesmo já comprei três extratoras que vieram com essas valvulas de 150PSI. como saber? só testando. Como regular? diminuindo o tamanho da mola (ou compre a certa). Esse é o primeiro passo a tomar quando se compra uma extratora "chinesa" (tipo todas são)... E depois tem vários outros fatores, como qualidade e procedência do barril. Fora isso não vejo mais problemas, a não ser o erro humano.
 
Válvula tu diz o sifão? Pois a válvula extratora não tem problema retirar né.. acho difícil teria que ter uma chave pra abrir o barril. Acho mais fácil ter mexido na pressão
acontece as vezes, da pessoa não apertar bem o Sifão de barris sem trava, e na hora de remover a extratora ele desrosquear o sifão junto. Muita atenção com isso pessoal....
 
acontece as vezes, da pessoa não apertar bem o Sifão de barris sem trava, e na hora de remover a extratora ele desrosquear o sifão junto. Muita atenção com isso pessoal....
Ah sim, é que muita gente confunde sifão com válvula. Não sei porque ele mexeria no barril querendo abrir já que não era cervejeiro. Triste demais :(
 
Sem querer me meter no caso da morte de uma pessoa, mas tentando entender o risco, achei em algum lugar (zap ou Facebook) dizendo que ele participava de grupos cervejeiros e usava compressor de ar. Procurei alguma matéria pra embasar, já que nem achei os tais posts que vi antes:

https://nativanews.com.br/destaques...ima_de_explosao_de_barril_de_chope_irao_depor
Não quero colocar boatos sobre a morte de um confrade. Espero não estar compartilhando fake news
 
Sem querer me meter no caso da morte de uma pessoa, mas tentando entender o risco, achei em algum lugar (zap ou Facebook) dizendo que ele participava de grupos cervejeiros e usava compressor de ar. Procurei alguma matéria pra embasar, já que nem achei os tais posts que vi antes:

https://nativanews.com.br/destaques...ima_de_explosao_de_barril_de_chope_irao_depor
Não quero colocar boatos sobre a morte de um confrade. Espero não estar compartilhando fake news

Essa é uma notícia de 2016. Não é a mesma que o OP linkou.
 
Pessoal, vi esta notícia sobre a morte de um empresário no mês passado, aqui no RS e fiquei preocupado.

O que pode ter ocorrido?

Como evitar este tipo de acidente?

Um forte abraço à todos.

Link G1
Cara, sobre o caso em si não da muito pra opinar pq nao temos todas informações. Mas primeiro: é bom conscientizar a galera que pressão é perigoso. Muitos nao levam a serio e fazem as coisas de qualquer jeito.
Sobre segurança, se utilizado um regulador correto, ele teria válvula de alivio/ segurança para nao deixar a pressão ser exagerada.
Como segunda protecao, a válvula extratora deveria ter uma valvula de aluvio/segurança.
Alem disso, normalmente os barris possuem no fundo uma marquinha...é uma area mais fragil para romper ali caso algo dê errado ( essa do barril descobri recentemente).
Os riscos estao mais em equipamentos inadequados ou sem manutenção.
Abracos
 
Last edited:
pra explodir um barril tem que botar uma pressão absurda. Na reportagem diz que só saia espuma.. provavelmente a pressão tava bem alta ou o barril ja tava podre
Difícil um barril de inox estar podre, portanto descartada essa sua opinião.
Pode ter ocorrido de açúcar residual e terem carbonatado seguindo as normas e terem extrapolado nisso.
 
Last edited:
Difícil um barril de inox estar poder, portanto descartada essa sua opinião.
Pode ter ocorrido de açúcar residual e terem carbonatado seguindo as normas e terem extrapolado nisso.
Desconfio que foi isso mesmo, alguma refermentação pós envase. Mas como disseram, só o laudo da perícia para, talvez, elucidar o caso,
 
A primeira vez que eu decidi nunca lidar com esse equipamento foi quando li a introdução do Brew Better Beer, onde o Gordon Strong relata um caso onde ele quase morreu em uma explosão de barril. Era outro procedimento, mas já fiquei bolado.

Mais essa agora… vou continuar só engarrafando mesmo. Duvido que isso aí tenha sido por conta de erro em fermentação incompleta.
 
fermentação incompleta jamais vai (sozinha) gerar pressão suficiente pra explodir um barril, não é garrafa gurizada.
 
vou continuar só engarrafando mesmo
ficar com medo por causa disso é igual não querer dirigir pq as pessoas morrem em acidentes de carro.

Todos os equipamentos vem com instruções de pressão maxima que você deve utilizar e dai é só não passar disso que você tá suave
Difícil um barril de inox estar podre, portanto descartada essa sua opinião.
o podre que eu quis dizer, foi avariado, zoado, batido e etc.
Se ele comprou com cervejaria grande, duvido que estivesse mesmo pq eles trocam isso direto (creio eu)
mas como eu disse, pra explodir um barril você tem que colocar muita pressão, mesmo ele não sendo um barril novo
 
Também "acho" que fermentação nenhuma irá criar uma pressão para explodir o Barril. Acho que no máximo, ele iria estufar.
Um Barril de INOX deve suportar uma pressão de uns 6 BAR eu acho, ou mais.
Mas a pressão de trabalho é de 3 BAR.

Pra um Barril de INOX chegar a explodir, "acho" que pode ter tido um problema com o manômetro (Válvula reguladora de pressão) ou jogou muita pressão no Barril (mais provável).
Reparem que essas reguladoras têm uma válvula de alívio.
Se ele setou para 3 BAR, a Válvula reguladora iria manter essa pressão máxima.

Para evitar esse tipo de acidente, é ir abrindo a válvula aos poucos, com a pressão máxima configurada corretamente na válvula reguladora de pressão.

Se a válvula estiver setada em 15 BAR por exemplo, e o operador abrir de uma vez, os 15 BAR irão entrar em pouquíssimo tempo, acontecendo a explosão, já que o Barril só suporta uns 6 BAR.
Se o problema fosse ao Sifão ou na Extratora, creio que pela pressão, um deles iria vazar a pressão, ou a própria borracha, poderia romper.

Lembrando que essa pressão de 3 BAR já não é usada em quase nenhum procedimento.
Para carbonatação forçada, usam 2.4 BAR no máximo do máximo.
Para servir, a pressão é de 1 Bar no máximo.

Pra vocês terem uma idéia de como tem gente sem noção nenhuma que se acha técnico.
A pouco tempo atraz, vendi um Manifold de Refrigeração para um cliente.
Abri e amostrei os ponteiros ao cliente. O Cliente iria colocar gás no Arcondicionado dele. Viu o técnico fazer, e comprou o gás e o manifold.

2 Dias depois, veio querendo trocar o manifold. O Manifold estava com o manômetro todo quebrado.
Com toda certeza, colocou uma pressão que o manifold não suportava, estourando os ponteiros.
Olha sorte, que essa pessoa deu!
Eu ainda expliquei para ele. Mas ele disse que já sabia tudo como utilizar, e que iria fazer com um amigo que era técnico também.
 
Falha catastrófica do material ocasionada (quase certamente) por erro humano (seja no uso, seja na manutenção).

Provavelmente essa ruptura não foi causada por um fator, mas uma soma de vários:
  • excesso de pressão;
  • não acionamento da válvula de alívio (supondo que estava com a extratora conectada);
  • fadiga mecânica e/ou queda do barril,
  • forças misteriosas físicas e metafísicas (rsrsrs).
 
Back
Top