Hidromeleiro de primeira viagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lmlucas

Member
Joined
Jul 27, 2021
Messages
8
Reaction score
0
Location
maringa
Pessoal estou fazendo um hidromel simples e é minha primeira tentativa.

Gostaria de saber qual o gosto o hidromel tem durante a fermentação?
Estou com 3 fermentadores de 5 L, 2 deles coloquei um mel que eu julgo de má qualidade, estes 2 estão com gosto e cheiro ácido (porem está muito distante de vinagre).
O terceiro, que coloquei um mel melhor está com gosto muito adocicado e sem nenhum sinal de acidez.

Outra curiosidade é que os 3 fermentadores começaram com 1090 de densidade. Os que estão com o mel pior, ja estão com 1030 de densidade, enquanto o com mel melhor está com 1080

Obs: é o quinto dia de fermentação
 
Não estou controlando temperatura de fermentação, coloquei em um armário em um local de minha casa que não tem variação de temperatura. Nos primeiros dias fiz oxigenação e conferi a temperatura, estava em 24 graus
Vi tbm que está dentro da faixa de fermentação da levedura
 
Oi Lucas,
No quinto dia de fermentação o gosto da bebida não diz muito sobre o que será no final, ainda mais hidromel que fermenta por 30 dias ou mais.
A maturação do hidromel, seis meses, um ano ou mais, também modifica/melhora muito o gosto e o aroma desta bebida arredondando o sabor e amenizando essas "marcas" da fermentação. Quanto a diferença de um fermentador para outro pode-se concluir, neste caso, que existe uma diferença de mel. O que você julga pior deve ter açucares mais fermentáveis e as leveduras estão se divertindo ali. O que está mais difícil fermentar eu aconselho você agitar o fermentador uma vez por dia para ativar as leveduras e se não resolver seria o caso de adicionar algum nutriente para elas. Qual levedura estás usando?
 
Obrigado pela ajuda Guaraci, sanou todas minhas duvidas
estou usando D-47 , no primeiro e segundo dia coloquei 1 g de nutriente

Vou parar de oxigenar os que estão com densidade menor, e vou por mais nutriente e continuar oxigenando o que está mais lento
 
Lucas, parabéns por se aventurar no hidromel, eu produzo a alguns anos, e também já tive alguns problemas em algumas levas que ja fiz.
Quanto aos cheiros e sabores nesse começo, não se preocupe, é super normal algumas coisas bem estranhas aparecerem.
Só recomendo nas futuras levas, você planejar melhor a quantidade de mel usado, a maioria das leveduras se estressam fácil com um mosto muito "açucarado".
A melhor coisa que aprendi nesse tempo fazendo hidromel, é ir adicionando o mel de forma fracionada durante o processo de fermentação. Dessa forma as leveduras geram um melhor resultado.
Com alguns hidromel bem alcoólicos que fiz, coisa de 17% de ABV, o processo foi super tranquilo fazendo dessa forma.

Uma outra coisa, seu maior amigo vai ser o tempo. O hidromel muda demais com o tempo de maturação. Já aconteceu de um hidromel meu arredondar de um jeito absurdo em 6 meses, que nem acreditei que era a mesma bebida que eu havia tomado antes.
 
Obrigado Pela ajuda Mario
sou bem ansioso, então já fiz 3 fermentadores para poder tomar um antes e os outros 2 esperar mais tempo.

Sobre a maturação, devo fazer na geladeira ou posso engarrafar e deixar temperatura ambiente?
 
Cara, vai treinando a sua paciência, pq senão você corre o risco de tomar coisa ruim.... não é difícil

Eu recomendo pra todos que começam a fazer hidromel a começar por uma receita chamada JAOM.
É praticamente a prova de falhas. E fica com uma qualidade razoável pela proposta dela. em 3 meses se ja tem uma bebida bebível.

Quanto a trasfega, eu só recomendo quando realmente tiver se encerrado toda a atividade das leveduras.
ainda assim eu costumo deixar 1 mês de boas para as leveduras consumirem algum subproduto da fermentação. Tem algumas pessoas que falam que quando encerra a fermentação a bebida entra em maturação. Nesse caso, se já tiver fazendo na geladeira pode continuar la , se tiver fazendo no ambiente, mantenha do mesmo jeito.

Mais uma coisa, recomendo fazer um cold crash longo para ajudar a decantar e compactar qualquer coisa em suspensão no fermentador. assim você minimiza qualquer partícula que possa formar alguma borra e deixar seu hidromel turvo.

Depois de engarrafar, eu deixo "guardado" em algum canto mais fresco da minha casa(tenho um despejo debaixo da escada, é fresco a todo tempo). e ai fica la até eu não conseguir mais segurar a vontade...kkkk
 
Cara, comecei a fazer hidromel a pouco tempo também (estou na minha terceira leva) e olha... essa questão do tempo é muito louca. A nossa primeira leva estava muito ruim, com gosto de vinho branco e álcool (e cheiro também), estava quase jogando fora. Após 04 meses eu resolvi dar uma provadinha de novo e me assustei como ele mudou. Tivemos que nos segurar para não beber todas as garrafas antes dele completar pelo menos 06 meses (sério).
Eu não acreditei nisso de tempo e quase joguei tudo fora. É demorado, mas vale muito a pena! Se for te ajudar, eu sempre uso o nutriente fermaid-K e para clarificar uso o biofine - tentei usar ele na cerveja e não funcionou, mas no hidromel ele funciona muito bem!
Com relação a trasfega, eu costumo esperar ele terminar a fermentação (coisa de 1 mês) e deixo mais um mês pra baixar toda levedura, quando tá com uma borra bem grande lá no fundo faço a trasfega e coloco o clarificante, quando clarifica faço uma nova trasfega e engarrafo. Como na nossa primeira vez tivemos esse "susto" após 04 meses, utilizamos esse número como "parâmetro" de um mínimo aceitável, mas acho que o ideal realmente são uns 06 meses. Uma coisa que eu costumo fazer é guardar umas duas ou três garrafas de cada leva pra deixar envelhecer.
Abraços!
 
Legal, vou comprar esse clarificante
estava pensando em clarificar com gelatina tbm, o que vcs acham?
 
Clarificantes funcionam bem.
Mas eu prefiro o tempo e a baixa temperatura, o arraste forçado quimicamente pode levar junto aromas e sabores preciosos.
Esquecê-lo num canto da geladeira por alguns meses decanta muito bem a maioria dos hidroméis, evitando contaminações e oxidações.
Leve para garrafa depois de bem decantado e clarificado, senão, sempre vai aparecer borra no fundo da garrafa.
 
Faço hidromel, melomel, bouchet e pyment com frequenci (as vezes duas técnicas melomel-bouchet), estou experimentando um braggot agora, mas como já falaram, o mel é pobre em nutrientes, praticamente só açúcar, então a adição de nutrientes (ou frutas) eu faço de acordo com o livro "O Guia do Hidromel", do Luis Felipe de Moraes (recomendo comprar o livro), pelo menos 3 adições de nutrientes, agitar para retirar o CO2 ajuda muito, só faço a trasfega quando a FG fica abaixo de 1000, não costumo consumir antes de 1 ano de maturação já que uso as leveduras de vinho, Red Star e as vezes kveik, é ótimo pra exercitar a paciência, kkk, tenho um hidromel guardado já passou de 5 anos, 16,8 abv, uma hora dessas eu abro ele...
 
Faço hidromel, melomel, bouchet e pyment com frequenci (as vezes duas técnicas melomel-bouchet), estou experimentando um braggot agora, mas como já falaram, o mel é pobre em nutrientes, praticamente só açúcar, então a adição de nutrientes (ou frutas) eu faço de acordo com o livro "O Guia do Hidromel", do Luis Felipe de Moraes (recomendo comprar o livro), pelo menos 3 adições de nutrientes, agitar para retirar o CO2 ajuda muito, só faço a trasfega quando a FG fica abaixo de 1000, não costumo consumir antes de 1 ano de maturação já que uso as leveduras de vinho, Red Star e as vezes kveik, é ótimo pra exercitar a paciência, kkk, tenho um hidromel guardado já passou de 5 anos, 16,8 abv, uma hora dessas eu abro ele...
Show de bola!!! Elio. Estou começando, fiz 2 levas e gostei do resultado. O primeiro ficou melhor. Porém não tenho (minha esposa) essa paciência toda pra esperar tanto, sei que deve ficar muuuuito melhor se ficar pelos menos uns 6 meses maturando.
Gostaria de uma ajuda com o ajuste da água. Como faço mais pra minha esposa, que gosta bastante desses assuntos vickings, você sabe onde posso encontrar um bom ajuste de água, mais próximo da água daquela região. Obrigado.
 
Cara que felicidade que temos tantos hidromeleiros por aqui. Até achei numa certa época, que fazer hidromel tinha sido abandonado por boa parte dos praticantes

Quanto a perfil de água, sinceramente nunca fiz ajustes. sempre foi mais escolher a marca de água mineral preferida e meter fogo na receita.

Tem uma receita que ainda to precisando fazer, que é a Viking Blood, nós cervejeiros não teremos problemas em executa-la. Nela vai a adição de lúpulo.

vou deixar um link da Pompeia Hidroméis do Luis Felipe , la tem uma receita que parece ser interessante

https://pompeiahidromeis.com.br/2013/02/22/sangue-viking-viking-blod-hidromel-de-personalidade/
 
Cara que felicidade que temos tantos hidromeleiros por aqui. Até achei numa certa época, que fazer hidromel tinha sido abandonado por boa parte dos praticantes

Quanto a perfil de água, sinceramente nunca fiz ajustes. sempre foi mais escolher a marca de água mineral preferida e meter fogo na receita.

Tem uma receita que ainda to precisando fazer, que é a Viking Blood, nós cervejeiros não teremos problemas em executa-la. Nela vai a adição de lúpulo.

vou deixar um link da Pompeia Hidroméis do Luis Felipe , la tem uma receita que parece ser interessante

https://pompeiahidromeis.com.br/2013/02/22/sangue-viking-viking-blod-hidromel-de-personalidade/
Muito obrigado Mario, vou dar uma olhada.
 
Show de bola!!! Elio. Estou começando, fiz 2 levas e gostei do resultado. O primeiro ficou melhor. Porém não tenho (minha esposa) essa paciência toda pra esperar tanto, sei que deve ficar muuuuito melhor se ficar pelos menos uns 6 meses maturando.
Gostaria de uma ajuda com o ajuste da água. Como faço mais pra minha esposa, que gosta bastante desses assuntos vickings, você sabe onde posso encontrar um bom ajuste de água, mais próximo da água daquela região. Obrigado.
nunca me preocupei em ajustar a água pro hidromel, só pra cerveja
 
Atualização sobre como está meu hidromel.
Está indo bem, o gosto melhora a cada dia. Estou fazendo um cold crash, e já clarificou bastante.
Estou com uma dúvida, o hidromel já está a 20 dias na geladeira. Será que agora já posso tirar e fazer as trasfegas a temperatura ambiente?
 
Atualização sobre como está meu hidromel.
Está indo bem, o gosto melhora a cada dia. Estou fazendo um cold crash, e já clarificou bastante.
Estou com uma dúvida, o hidromel já está a 20 dias na geladeira. Será que agora já posso tirar e fazer as trasfegas a temperatura ambiente?
Eu nunca usei cold crash pra hidromel, só na cerveja
 
Atualização sobre como está meu hidromel.
Está indo bem, o gosto melhora a cada dia. Estou fazendo um cold crash, e já clarificou bastante.
Estou com uma dúvida, o hidromel já está a 20 dias na geladeira. Será que agora já posso tirar e fazer as trasfegas a temperatura ambiente?

Oi, gente.
Chegando de para-quedas aqui... :)
Eu tenho feito cold crash nos meus hidroméis.
Acabo deixando pelo menos 3 ou 4 semanas, e costumo tirar quando tem outra leva pra ocupar o espaço. rs
Da minha experiência, o que não decantou nesse período na geladeira, vai demorar a decantar de qualquer maneira, e vc pode deixar fora, num canto fresco da casa, e deixar por mais um tempo, o que precisar, na verdade...
Boa sorte ai. ;-)
 
Fala minha gente, como estão as produções ai de vocês, fazendo bastante hidromel?

Como estão sendo as experiências ?
Bicho, fiz outro ontem. o/

Inspirado numa sobremesa alemã, apfelkuchen.
Usei suco de maçã, canela, cravo e caramelizei (de leve) parte do mel.
Devo colocar um pouco de maçã ainda, ou uns saquinhos de chá de maçã.

Acho q vai ficar bom. :)
 
Estão indo bem. :)


Hj em dia tenho repetido algumas receitas, mas sempre testando umas novas.

Engarrafei esses dias um com pimenta branca e anis estrelado, tá bem bom. :)



Que bom que ta rolando umas experiências ai, além é claro, é bom saber que ta tendo exito na sua produção.
Meus parabéns.


E tuas fermentações?

No meu caso, faz um tempinho que não faço nada, mas melo menos andei dando uma visitada nos meus antigos lotes.
e rapaz, como deixa o tempo maturar o hidromel faz uns milagres.

Um JAOM eu ta um brinco. brilhante, translucido, fora que ta com uma coloração otima.
 
Que bom que ta rolando umas experiências ai, além é claro, é bom saber que ta tendo exito na sua produção.
Meus parabéns.
Cara, tenho produzido sem parar, tem uns 2,5 anos.
Uns lotes melhores q outros, mas todos bons. :)

Tive uma única perda, a uns 4 anos, mas acho q nem estava perdido, eu q não tinha experiência e conhecimento, acabei jogando na pia... rs
Hj, acho q era um lote q só precisava de mais maturação...


No meu caso, faz um tempinho que não faço nada, mas melo menos andei dando uma visitada nos meus antigos lotes.
e rapaz, como deixa o tempo maturar o hidromel faz uns milagres.

Um JAOM eu ta um brinco. brilhante, translucido, fora que ta com uma coloração otima.
Pô, bom demais.
JAOM redondinho, maturado, tem o seu lugar. rs :D

Mas é isso mesmo, o tempo ajuda demais.
Agora, q estou com produção maior, q estou conseguindo deixa-los maturar mais, e não beber todas as garrafas. hehehe
Agora q estão ficando algumas pro futuro...
Fermentava de 5 em 5 litros, bebia tudo no terceiro mês. hehehe
 
Back
Top