Hibiscus, como extrair cor com o mínimo de gosto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Joined
Oct 25, 2016
Messages
67
Reaction score
14
Olá nobres,


a intenção aqui é pegar uma cerveja de base clara (blond) e deixá-la num vermelho vivo. Acho que tingir com hibiscus seria uma excelente opção, mas queria saber qual técnica vcs recomendariam pra extrair o máximo de cor e mínimo de gosto, e qual quantidade diriam que é ideal pra 50l?

um abraço!
 
Imagino que seja usando um "dry hopping". Colocar o hibisco direto na cerveja. Teria que testar.

Usei em uma Saison 100g em 20l 5min na fervura. Ficou o sabor ácido na cerveja. Combinou bem com a saison.
750e3d6d81c80dd947e8ac3062f9a94b.jpg
2671340aae7da62a0763993dd5fe5309.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Olha, realmente não faço a mínima ideia técnicamente, mas apostaria eu utilizar somente na lavagem dos grãos...como quando quero colocar uma cor mais escura na cerveja adicionando malte escuro no final da mostura sem adicionar adstringência...
 
Olá nobres,


a intenção aqui é pegar uma cerveja de base clara (blond) e deixá-la num vermelho vivo. Acho que tingir com hibiscus seria uma excelente opção, mas queria saber qual técnica vcs recomendariam pra extrair o máximo de cor e mínimo de gosto, e qual quantidade diriam que é ideal pra 50l?

um abraço!

Acredito que a melhor opção seria na mosturação. No entanto, acredito que o vermelho do hibiscus mais o amarelo da blond vai dar uma tonalidade alaranjada, não vermelho.

Abraço!
 
Acredito que a melhor opção seria na mosturação. No entanto, acredito que o vermelho do hibiscus mais o amarelo da blond vai dar uma tonalidade alaranjada, não vermelho.

Abraço!

Gabriel, não dá. Ou sai vermelho ou sai rosa/rosado.
 
Eu colocaria no final da mosturação com um saquinho de dry hopping.. acho q colocaria por uns 10 min só.
Pessoal q faz Black IPA, pra não dar tanto aroma torrado pra breja, deixando ela apenas com a cor negra, usa essa técnica aí q eu falei. Acho q se aplica também pro hibisco!

Abração!

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
 
Tem um vídeo no canal "Mosturando" no youtube que fala sobre o hibisco e como utilizar quando se quer o gosto ácido ou se quer apenas a cor. Lá ele menciona que para dar somente cor você deve colocar durante a maturação por uns cinco dias. Agora, de acordo com o canal, se você adicionar na mosturação ou na fervura vai acabar dando uma acidez também, o que não é o seu caso.
Ele menciona também a quantidade e como você pode utilizar (se joga direto no balde ou se faz um chá antes, como o colega do hidromel fez), dá uma olhada.
Abraços.
 
Fiz uma FruitBier a dois meses atrás com Morangos e Hibisco. Adicionei hibisco seco por 7 dias na fermentação secundaria. Coloquei no hop bag. 15g/l. Base da cerveja foi Malte pilsen 6row e malte de trigo.
 

Attachments

  • 8a9b0fda-3198-4313-8945-5de3439578d2.jpg
    8a9b0fda-3198-4313-8945-5de3439578d2.jpg
    87.1 KB · Views: 196
  • 78a5a4c2-800c-4ab7-a068-02ef7e0a73f7.jpg
    78a5a4c2-800c-4ab7-a068-02ef7e0a73f7.jpg
    105.4 KB · Views: 153
  • 761fc393-b454-4b7c-be97-cfef466c4106.jpg
    761fc393-b454-4b7c-be97-cfef466c4106.jpg
    84.7 KB · Views: 137
se o hibisco não for para fervura, e for adicionado somente na secundária o gosto ácido reduz bastante!:mug:
 
É esse o vídeo ! :)



Tem um vídeo no canal "Mosturando" no youtube que fala sobre o hibisco e como utilizar quando se quer o gosto ácido ou se quer apenas a cor. Lá ele menciona que para dar somente cor você deve colocar durante a maturação por uns cinco dias. Agora, de acordo com o canal, se você adicionar na mosturação ou na fervura vai acabar dando uma acidez também, o que não é o seu caso.
Ele menciona também a quantidade e como você pode utilizar (se joga direto no balde ou se faz um chá antes, como o colega do hidromel fez), dá uma olhada.
Abraços.
 
Será que usar hibisco numa cerveja bem escura pode trazer alguma tonalidade do rosa, mesmo que na espuma? Acho que vou tentar numa Black IPA... apesar de ter quase certeza de que será um movimento inútil hehehe
 
Olá! Reativando o tópico.... Vou fazer uma Red e estou querendo incrementar o vermelho, e pensei em usar o hibiscos. O problema, para mim, pelo que vi nas fotos, é a espuma... que também fica rosa. Alguém conseguiu usar sem ter essa espuma? Sem ficar parecendo um Grapette? :p
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grapette
 
Back
Top